Inteligência Artificial em vendas é tendência para melhorar indicadores comerciais

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Índice

  • Como utilizar a Inteligência Artificial em vendas?
    – Machine learning
    – Análise de sentimento
    – Segmentação de leads
    – Criação de conteúdo
    – Conversação
    – CRM
  • Como utilizar o On Target para melhorar as vendas?

Ao longo dos anos, a tecnologia revolucionou diversos setores. A área comercial não foi uma exceção. Recentemente, uma das inovações que mais impactaram o segmento foi a Inteligência Artificial em vendas

Se por um lado é possível utilizá-la para antever tendências, identificar padrões, segmentar públicos e tomar melhores decisões baseadas em dados, por outro, as tecnologias generativas adentram o mercado com suas soluções de chatbots conversacionais, por exemplo. 

Mas, afinal, como utilizar a Inteligência Artificial para aumentar as vendas e se destacar em um segmento tão competitivo? É o que você saberá neste artigo. Então, continue a leitura. 

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Como utilizar a Inteligência Artificial em vendas?

Análise de dados, predição comportamental, recomendações com base em interesse, mensagens personalizadas, previsão de demanda, análise de sentimento, qualificação de leads. A Inteligência Artificial traz uma quantidade infindável de oportunidades para melhorar as vendas de um negócio

É por isso que, independentemente do setor, as empresas têm investido cada vez mais nesse tipo de solução. A seguir, conheça algumas das formas mais interessantes de utilização de IA para vendas. 

Machine learning

O aprendizado de máquina (machine learning) é uma metodologia transversal entre as diversas tecnologias de Inteligência Artificial. Isso porque é justamente o que faz com que o algoritmo seja aperfeiçoado e melhore a funcionalidade para a qual foi criado.

O machine learning para vendas ocorre, por exemplo, na recomendação de produtos em uma loja virtual. Ao avaliar os dados comportamentais dos usuários, é possível prever quais são os itens relacionados que são de interesse daquele público. 

É notável o exemplo do Instagram. Um usuário que já acessou vários anúncios de roupas nessa rede social, passa a receber cada vez mais propagandas parecidas. Até mesmo o estilo favorito de vestuário é filtrado pelo algoritmo, por meio de aprendizado de máquina, para alavancar o potencial de compra.

Porém, como os hábitos dos consumidores se alteram, é preciso um monitoramento constante que torne essas indicações mais acuradas com o passar do tempo.   

Machine Learning: como ter mais agilidade e eficiência nas empresas?

Veja o caso da Netflix. Esta plataforma também usa machine learning para indicar filmes e séries que têm mais chances de agradar ao assinante. Mas os gostos se alteram com o passar do tempo. Então é preciso que o algoritmo esteja sempre atualizado, acompanhando as demandas do cliente, para que as recomendações sejam o mais assertivas possível. 

Isso também é usar IA para vendas, já que, em última instância, se o assinante nunca encontrar algum filme ou série que o agrade, ele logo vai cancelar o pacote.

O mesmo tipo de estratégia vem sendo usado por portais de notícias, por exemplo, que estão começando a se preocupar em detectar o tipo de informação que mantém o leitor por mais tempo conectado, com base em localização geográfica, assuntos favoritos, dentre outros critérios. Ou seja, IA e Machine Learning podem e devem ser usados em qualquer setor.

Análise de sentimento

A análise de sentimento é uma aplicação da Inteligência Artificial para compreender as emoções e os sentimentos dos clientes. Naturalmente, elas são expressas por meio de opiniões. 

Esses feedbacks podem advir de mídias sociais, pesquisas de mercado ou plataformas de avaliação de empresas. 

As ferramentas de IA são responsáveis por monitorar, agregar e analisar as bases de dados para compreender quais é a percepção do público acerca de uma marca, produto ou serviço

Segmentação de leads

A coleta, segmentação e qualificação de leads são importantes metodologias no universo de marketing e vendas. Esses são exemplos de estratégias nas quais a Inteligência Artificial tem muito a contribuir. 

Leia mais: Leads B2C: guia para segmentação e qualificação de potenciais clientes

Por meio dessa tecnologia são criados modelos preditivos de classificação e pontuação de leads baseados no comportamento prévio da audiência

Também é possível observar, por exemplo, o comportamento do usuário no site, enviando mensagens diferentes para públicos segmentados e, como consequência, aumentando as taxas de conversão

Criação de conteúdo

Atualmente, uma das estratégias de marketing digital de maior sucesso é a criação de conteúdo. Nesse sentido, a Inteligência Artificial pode atuar em diferentes frentes. Uma delas é no entendimento das preferências do público para elaborar conteúdos que sejam realmente valiosos. 

Outra vertente é a Inteligência Artificial Generativa. Esse tipo de tecnologia é capaz de criar materiais e peças de diferentes formatos (imagens, áudio, texto etc.) a partir de modelos de linguagem pré-estabelecidos.

Recentemente, um projeto de lei totalmente formulado com o uso do ChatGPT foi sancionado em Porto Alegre. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde janeiro de 2023, passou a usar uma ferramenta de Inteligência Artificial para ajudar os magistrados a redigir documentos jurídicos.

Da mesma forma, sites que trabalham com vendas podem utilizar a IA generativa para programar textos descritivos de produtos, que sejam bem redigidos e tenham potencial de convencimento para a compra, além de uso de técnicas de SEO.

Conversação

Ainda no campo da IA generativa, existem as soluções de conversação. É o que ocorre, por exemplo, com os chatbots inteligentes. Eles imitam a linguagem humana ao responder e direcionam os potenciais clientes, além de tirar dúvidas e realizar outras tarefas. 

Tais ferramentas podem desafogar ou substituir equipes de vendas, tornando o processo de vendas mais barato e eficiente

Como bem disse Julio Zaguini, CEO da Botmaker, ao podcast Bytes & Business, da Neoway:

“Onde quer que um robô possa recepcionar um usuário e resolver um problema de um usuário – quem quer que seja esse usuário, de onde quer que ele venha e qualquer que seja a necessidade que o robô se proponha a atender –, aí está uma oportunidade.” 

Ele destacou que o chatbot pode ser usado para “uma infinidade de soluções de negócios”, muito além das vendas. 

“A tecnologia permite hoje que o bot atue com olhos e ouvidos para receber uma mensagem, ele tem um cérebro que processa essa imagem e, se ele estiver programado para atender àquela necessidade vinda do usuário, ele tem um dedo e uma boca para contestar. Na verdade, estamos falando de um cérebro automático.”

CRM

A Inteligência Artificial também exerce um papel muito importante para sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, também conhecidos como CRMs (Customer Relationship Management)

Além de armazenar todas as informações dos consumidores, esse tipo de software é potencializado quando integrado ao aprendizado de máquina.

Ele pode, por exemplo, utilizar o histórico de compras para realizar recomendações personalizadas. Ou, em um nível analítico, criar relatórios avançados personalizados para trazer insights às equipes de vendas. 

Como utilizar On Target para melhorar as vendas?

A plataforma de Inteligência Artificial para vendas mais completa do mercado é o On Target. Essa solução permite a integração com o CRM corporativo para analisar e descobrir quais são os prospects com maior possibilidade de conversão. 

Por meio dessa aliança, o algoritmo do sistema se retroalimenta. Enquanto o sistema de gestão de relacionamento recolhe as informações, o On Target interpreta esses dados. Isso gera uma maior previsibilidade de vendas.

Se você deseja saber mais sobre esse recurso, entre em contato com o nosso time comercial e veja se é o que você precisa para o seu negócio.

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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