5 maneiras de mensurar resultados de sucesso

SCROLL DOWN

Profissionais de todos os ramos de negócios precisam provar o valor do seu trabalho e a funcionalidade dos seus projetos. Saber mensurar resultados é fase essencial desse processo, independentemente do setor de atuação do cliente. Mas, como medi-los? Esses são alguns pontos essenciais:

1. Definir o alvo

Em conversa com um dos meus clientes, ele me disse uma frase que não pude mais esquecer “Não há como vencer uma corrida se você não sabe onde é a linha de chegada”. Iniciar um projeto sem saber claramente qual é a expectativa, os objetivos e como avaliá-los é a melhor maneira de cair no retrabalho, gerar valores não aderentes e frustração. Uma prática de grande valia, é a aplicação da regra SMART para validar a formulação de uma meta:

  • S – eSpecífica
  • M – Mensurável
  • A – Atíngivel
  • R – Relevante
  • T – Temporal

É muito comum que na ânsia de começar a colocar as ações em prática, esquecemos de dar o devido valor à fase do planejamento ou à avaliação de se os objetivos/metas seguem o método SMART. Um bom plano não é apenas um escopo com cronograma, é preciso investir tempo e esforço em conhecer a realidade do cliente e, assim, saber como você pode ajudá-lo a alcançar resultados que façam sentido para ele.

2. Entender as raízes do problema

Quem já passou por um processo de entendimento pessoal ou profissional deve saber que muitas vezes a simples vontade de mudar não é suficiente. Com o cliente, a situação é a mesma. Portanto, não espere que ele tenha clareza sobre qual é o problema dele que você vai conseguir resolver. Por quê?

  • Dificilmente ele conhece ou sabe exatamente da sua capacidade técnica e das soluções que você é capaz de gerar. Mesmo as empresas de inteligência como a Neoway não têm todas as respostas prontas a priori e devem se adaptar às necessidades;
  • O cliente que fala com você no início do projeto, – geralmente o sponsor da iniciativa -, não necessariamente tem conhecimento da realidade de todas as áreas que podem ser impactadas. Isso faz com que ele não mitigue alguns riscos e que não vislumbre algumas oportunidades;
  • As pessoas tendem a ser simplistas e a não analisar de forma aprofundada as situações para avaliar qual problema está mais ou menos latente, e, mais importante, qual pode causar o maior impacto no longo prazo. Em muitas ocasiões, os problemas mais comentados pelos pares ou de impacto no curto prazo são os mencionados como os principais desejos de melhoria;

Dito isso, a fase de empatia e diagnóstico, que, muitas vezes, são desvalorizadas, têm grande importância na definição do alvo. Garantir o conhecimento sobre a situação atual, em quais esferas você é capaz de ajudar, e entender os porquês que levaram o cliente a enfrentar determinados problemas, é essencial para o sucesso.

Uma ferramenta muito utilizada em projetos de consultoria para ajudar nessa etapa é a chamada árvore de Causa-Raiz. A ideia é muito simples: após mapear os macroproblemas junto à gestão, deve-se investigar os porquês em até 5 níveis para encontrar as suas bases. As soluções devem tratar as raízes para que isso possa gerar um efeito cascata e, assim, seja resolvido o que chamamos de “ponta do iceberg”.

3. Quick Wins para tratamento da impaciência

Tudo seria mais fácil se vivêssemos em um mundo de pessoas compreensíveis, sem metas agressivas e cobranças advindas de múltiplas partes. Infelizmente, por mais que seja essencial investir tempo no diagnóstico da situação, é preciso, em paralelo, conquistar o que chamamos de “Quick Wins” ou “resultados rápidos”.

Aqui, os problemas de curto prazo e de rápida resolução ganham foco. Eles podem não ser o seu melhor resultado ou podem até estar muito aquém da sua capacidade, mas, te ajudarão a ter fôlego para as outras ações. Isso acalma os contratantes e ajuda a sustentar um bom relacionamento.

4. Accountability – Hora de prestar contas

Com um diagnóstico bem feito, alvo definido e ansiedade do cliente controlada, o que mais falta? Pode parecer absurdo, mas, uma das coisas mais difíceis em um projeto quando você atua como “externo” é ter o controle e a visibilidade se o que você ajuda a executar e a solucionar está de fato funcionando e “quanto”.

Entender o caminho do dinheiro dentro da organização, os pontos e momentos do processo que são impactados com o seu trabalho, além de fazer o cálculo do benefício que você gera são alguns dos argumentos mais poderosos na defesa do seu projeto. Por que, então, não é simples visualizar isso?

  • a) O cliente também sabe que esse é um dos argumentos de barganha mais poderosos que você pode ter
  • b) Entender o caminho do dinheiro e mapear os exatos pontos em que você ajuda não é simples dependendo da organização. O ideal é que você pense nisso como uma equação de múltiplas variáveis e consiga quantificar o peso que a sua ajuda gera dentro dessa equação
  • c) Existem ganhos qualitativos também, mas, muitas vezes, não faz sentido contabilizá-los. O mais importante aqui pode ser coletar histórias de vidas que você impactou com essas ações e comunicá-las para que isso se multiplique.
  • d) A liberação e a viabilidade do acesso a essas informações não dependem apenas de técnica, mas, também, de relacionamento e política.

Portanto, quando pensamos em um projeto de alto custo, o ideal é fazer com que o cliente o enxergue como um investimento.

O caminho mais fácil é identificar o valor financeiro que seu projeto está captando de retorno (ROI) e qual potencial ainda poderá atingir com ações de comportamento já mapeadas. Isso facilita para que o cliente consiga prestar contas de tal investimento e se sinta seguro em mantê-lo.

5. A influência da política e dos relacionamentos

É muito importante construir um bom relacionamento com as pessoas que são parte do dia a dia do projeto e que serão impactadas diretamente com as soluções. Para isso, busque compreender o seu decisor o quanto antes, entenda o que o motiva e em que enxerga valor.

Em suma, conheça toda a sua audiência e adeque o seu discurso. Por fim, lembre-se que a cada mudança de gestão, um novo projeto que se inicia e é necessário reavaliar todas as etapas anteriores.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura