O que é Inbound Marketing e como criar uma estratégia eficiente?

SCROLL DOWN

A internet mudou a forma como consumimos e nos relacionamos. E isso trouxe mudanças significativas na forma como as empresas se relacionam com seu público e nas suas estratégias de comunicação e vendas. É nesse contexto que o  Inbound Marketing surgiu e se tornou a realidade do mercado.

E é fácil de entender o porquê: com custos muito menores comparado ao marketing tradicional, essa estratégia consegue trazer resultados expressivos e agilidade nas conversões.

Segundo um levantamento da Hubspot, mais de 93% dos negócios que usam estratégia de  Inbound Marketing tiveram aumento no tráfego para o seu site. Além disso, quase 50% dessas empresas tiveram aumento nas vendas em apenas sete meses. Vamos aprofundar nossos conhecimentos em  Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma estratégia que se baseia na produção e no compartilhamento de diferentes formas de conteúdo para atrair e engajar um determinado público-alvo, estabelecendo um relacionamento entre o consumidor e a marca.

O que se busca, no final das contas, é criar mensagens que chamem a atenção dessas pessoas e abram a porta para que a empresa possa, por meio de conteúdos úteis e relevantes, apresentar suas soluções (produtos ou serviços) e transformar esses consumidores em clientes.

Uma característica do  Inbound Marketing é que seus esforços são concentrados em atrair as pessoas certas, mas sem ações intrusivas. Ou seja, todo o conteúdo é produzido e compartilhado levando em consideração um segmento específico, buscando atingir apenas o público-alvo da sua empresa. Essa estratégia é utilizada para que os clientes cheguem até a sua empresa de forma passiva.

Em resumo, o Inbound Marketing busca construir uma espécie de diálogo, em que a empresa oferece conteúdos para engajar sua audiência, mantendo um canal aberto de comunicação para aprofundar essa relação.

Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Infográfico: Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Como vimos, o Inbound Marketing é uma estratégia para conquistar a atenção de um público-alvo específico.

Por outro lado, o outbound marketing atua de forma ativa. Diferente do Inbound, nessa estratégia é a sua empresa que vai atrás de potenciais clientes e faz o primeiro contato, por meio de uma comunicação unilateral. 

O outbound marketing é feito com uma audiência mais ampla e mais heterogênea, ainda que segmentada. Por conta disso, o resultado pode não ser tão positivo quanto no Inbound, visto que o público nem sempre é qualificado.

Quais são as vantagens do Inbound Marketing?

Algumas das principais vantagens do  Inbound Marketing são:

Atingir as pessoas certas

Com a definição do público-alvo e das personas, é possível trabalhar com ações de Inbound altamente segmentadas, trazendo muito mais eficiência para as campanhas, além de reduzir custos e aumentar as conversões.

Aumentar a visibilidade da marca

Antes da internet, as marcas que uma pessoa conhecia estavam limitadas àquelas na sua região. Com o Inbound Marketing, é possível alcançar consumidores em qualquer lugar, levando conteúdos que não só ajudam a tornar a empresa mais conhecida, mas também a posicionar-se como autoridade na área de atuação.

Maior aproximação com os clientes

O  Inbound Marketing é uma estratégia que foca na construção de uma relação de confiança. Em vez de empurrar uma oferta para um consumidor, a empresa coloca-se à sua disposição, oferecendo conteúdos úteis e relevantes.

Com isso, os consumidores estabelecem uma relação de confiança com a marca e as pessoas tornam-se mais abertas a ouvir o que a empresa tem a dizer, recomendar e sugerir.

Mensurar resultados

É possível acompanhar diversas métricas que ajudam a indicar o andamento e o sucesso de cada ação de cada campanha.

Número de visualizações no conteúdo, quantidade de pessoas que abandonaram a página, o tempo que elas permaneceram no site, quantos emails foram abertos, quais os dados demográficos e geográficos desse público (idade, gênero, localização etc), são apenas algumas métricas dentre muitas outras.

Ter acesso a esses dados é fundamental para a construção de estratégias ainda mais precisas e, principalmente, para definir indicadores importantes para a empresa, como o retorno sobre investimento (ROI) e o custo de aquisição de clientes (CAC).

Confira outras vantagens do  Inbound Marketing:

Quais são as principais estratégias de Inbound Marketing?

Infográfico: Quais as principais estratégias de inbound marketing

Existem inúmeras estratégias de Inbound Marketing que podem ser adotadas. Destacamos as principais:

Criação da persona do negócio

A persona é o elemento que vai guiar basicamente todas as decisões relativas à produção de conteúdo, a linguagem e canais de comunicação. Em suma, trata-se de um personagem semi fictício que busca, com informações reais e detalhadas, representar o cliente ideal da empresa.

Produção de conteúdo original e de qualidade

O conteúdo é o cerne da estratégia de  Inbound Marketing. É fundamental que o material produzido entregue valor para a pessoa, trazendo informações e ajudando-a a resolver seus problemas.

Seja um post para o blog, um e-book, um webinar ou publicações nas redes sociais, o conteúdo produzido pela empresa deve ser original, de qualidade, útil e relevante para o público.

Aplicação das técnicas SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de boas práticas para otimizar o site e os conteúdos da empresa para os mecanismos de busca. Elas são essenciais para aumentar o tráfego orgânico do site e aumentar sua visibilidade na página de resultados dos principais buscadores da internet.

São dezenas de técnicas de SEO, dentre as quais destacam-se: o uso de palavras-chave relacionadas ao negócio, otimização de elementos como URL, título, subtítulos e meta-descrição, utilização de vídeos e imagens nos conteúdos, links internos e geração de backlinks, entre outras.

Outras estratégias de  Inbound Marketing essenciais que não podem ser negligenciadas são a publicação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais e o uso do e-mail marketing.

Quais são as ferramentas mais conhecidas nesse segmento?

Infográfico: Quais as ferramentas mais conhecidas para inbound marketing

Existem muitas ferramentas que podem ajudar o trabalho de Inbound Marketing, desde a automatização de tarefas ao acompanhamento de métricas e boas práticas.

Algumas das mais conhecidas são:

  • RD Station: software para automação de marketing e CRM, que centraliza a gestão de todo o processo de marketing e vendas.
  • Semrush: plataforma completa para pesquisa de palavras-chave, análise do site, dos conteúdos, dos perfis sociais e análise da concorrência.
  • HubSpot: plataforma com diferentes módulos – marketing, vendas, serviços – que fornece informações, análises e insights sobre redes sociais, anúncios, SEO, entre outras funcionalidades.
  • Google Analytics: gratuita, essa ferramenta do Google permite monitorar o desempenho das ações e campanhas de  Inbound Marketing, com métricas atualizadas em tempo real.

A segmentação do público é crucial para as estratégias e para os esforços de marketing e vendas. Acesse nosso guia Segmentação eficiente para aumento de vendas e entenda como, a partir dela, é possível reduzir desperdício de tempo e recursos, além de melhorar os resultados do seu negócio.

Assine nossa newsletter

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura