Vendas e Marketing: integrar para impulsionar os resultados

SCROLL DOWN

O sucesso de uma empresa não pode ser tarefa de um único departamento. Para alcançar esse objetivo, é preciso que haja um alinhamento entre diferentes equipes e uma comunicação efetiva sobre metas e processos.

Por isso mesmo, os setores de vendas e marketing estão diretamente interligados. Diversas estratégias (como pesquisas de mercado e definições de nicho, por exemplo) podem ser feitas pelos dois times, de forma colaborativa.

Neste post, veja como os dois setores se relacionam, de que maneira a empresa pode alinhá-los e quais os benefícios dessa interação.

Vendas e Marketing: o que cada um faz?

Quando falamos da relação entre vendas e marketing para impulsionar resultados, é preciso entender que, embora sejam complementares, cada setor desempenha um papel específico dentro da empresa.

A equipe de vendas é responsável por convencer um potencial cliente a adquirir o produto ou serviço oferecido. Para isso, os vendedores lançam mão de diferentes estratégias e abordagens, entrando em contato direto com os leads repassados pelo time de marketing, seja por telefone, e-mail, videochamada ou pessoalmente.

Dentre suas atribuições, destacam-se:

Infográfico: Principais atribuições da equipe de vendas

Por sua vez, o time de marketing tem como objetivo inserir possíveis compradores no funil de vendas da empresa. Nesse caso, são utilizadas estratégias de comunicação para atrair esses leads, nutri-los e qualificá-los para que possam ser passados para a equipe de vendas convertê-los em clientes.

O marketing desempenha um importante papel no primeiro contato do futuro cliente com a marca. É esse o setor responsável por realizar pesquisas e entender o mercado em que a empresa está inserida para identificar oportunidades e tendências, desenvolver as personas no negócio e definir um planejamento estratégico.

Outras responsabilidades do marketing são:

Infográfico: Responsabilidades do time de marketing

Como os dois setores se relacionam?

A internet mudou a forma como consumimos. Hoje, boa parte do caminho dos consumidores até a aquisição de um produto ou serviço é feita online, sem qualquer interação com uma equipe de vendas. Dessa forma, os leads tornam-se protagonistas da sua jornada de compra.

Diante desse cenário, o alinhamento entre vendas e marketing é fundamental para desenvolver ações para captar novos leads e convertê-los em clientes.

Para isso, os dois setores devem atuar em conjunto para criar o pipeline de vendas, definir o perfil do cliente ideal (ICP) e determinar as estratégias para fazer com que os futuros compradores avancem de um estágio a outro do funil.

O sucesso da equipe de vendas depende diretamente do trabalho que foi feito anteriormente pelo marketing, atraindo, nutrindo e qualificando os leads com os quais os vendedores vão trabalhar para fechar novas oportunidades. Dessa forma, quanto mais bem-informados esses contatos estiverem, mais preparados eles estarão para serem abordados pelo time comercial.

Sendo assim, é importante destacar que vendas e marketing influenciam a receita da empresa. Isto é, os times dividem responsabilidades e, por isso, não podem atuar isoladamente.

Leia também:

Como a empresa pode garantir a integração de Vendas e Marketing?

Infográfico: Como a empresa pode garantir a integração de Vendas e Marketing

O alinhamento dos times de vendas e marketing não pode ser algo meramente implícito. É preciso que seja estruturado dentro da empresa, por meio de acordos claros.

Os principais passos para garantir isso são:

Estabelecer um SLA

SLA, ou Service Level Agreement, funciona como um contrato entre vendas e marketing em que são estabelecidas as responsabilidades de cada equipe e as metas que devem ser cumpridas por cada um dos times.

Esse acordo pode constar, por exemplo, a quantidade de leads que devem ser passados do marketing para vendas, quando isso deve acontecer, a qualidade esperada desses contatos, o passo a passo para o follow-up, etc.

No SLA, é fundamental que cada equipe tenha muito claro qual é o seu papel dentro da jornada do cliente. Além disso, devem ser definidas quais ações serão tomadas em conjunto para que os objetivos traçados sejam alcançados.

O acordo pode ser bastante detalhado, trazendo os profissionais envolvidos em cada processo, as ferramentas que serão utilizadas e compartilhadas, como a comunicação será feita e as metas que devem ser buscadas.

Assim, o SLA consegue reduzir os motivos de desavenças e reclamações, bem como a ocorrência de erros, uma vez que todos sabem quais procedimentos seguir e o que esperar dos outros.

Leia mais: Agile Marketing: como implementar a gestão ágil na sua empresa

Alinhar metas

Se estamos falando do alinhamento entre vendas e marketing, então não há porque separá-los no momento da definição das metas. Se a empresa tem um objetivo, é importante que a responsabilidade por alcançá-lo seja compartilhada entre os dois setores. Afinal, todos devem trabalhar para trazer melhores resultados.

Não basta o marketing gerar e qualificar leads para repassá-los ao time de vendas. A conversão desse contato em cliente só será possível se houver colaboração entre as duas áreas, permitindo que os vendedores realizem a melhor abordagem possível para aquele lead específico.

Portanto, ao definir as metas para o período, a empresa deve garantir que vendas e marketing compartilhem atribuições em prol de um objetivo em comum.

Identificar gaps das duas áreas

Uma vez que as metas foram definidas, é preciso criar uma cultura de alinhamento entre os setores. Isso pode ser feito por meio de um calendário de reuniões frequentes, que vão permitir que os times identifiquem possíveis lacunas e gargalos e colaborem mutuamente para corrigi-los.

Com feedbacks e interações constantes, vendas e marketing compreendem melhor como suas ações em um departamento impactam o outro.

Ter uma comunicação mais efetiva

Seguindo na mesma linha, a troca de informações entre os setores deve ser constante. E, para isso, é preciso garantir uma comunicação eficaz. Como vimos, o objetivo é que os setores compartilhem suas visões e responsabilidades.

Uma comunicação mais próxima é fundamental para agilizar a passagem dos leads para o time de vendas, permitir que problemas sejam resolvidos de forma mais rápida e, como resultado, garantir a produtividade e a eficiência dos seus esforços.

Quais são os benefícios do alinhamento entre Vendas e Marketing?

Infográfico: Quais são os benefícios do alinhamento entre Vendas e Marketing

Conhecer melhor os consumidores

O alinhamento entre os setores permite identificar comportamentos, interesses e necessidades dos consumidores. Com isso, é possível aperfeiçoar a capacidade da empresa em antecipar tendências e aproveitar oportunidades, além de reduzir os gargalos.

Desde a captação dos leads ao momento da decisão de compra, a atuação em conjunto entre vendas e marketing permite encontrar as ações mais adequadas para cada etapa do funil e para cada lead, de acordo com seu estágio de maturidade.

O resultado disso é uma redução da taxa de churn, a melhora do Lifetime Value (LTV) e o aumento do ticket médio por meio de cross-selling e upselling.

Maior previsibilidade

Hoje em dia, a atuação de vendas e marketing é extremamente baseada em dados. Por meio de um cultura data driven, os times adquirem uma visão mais analítica e global de todos os processos e do próprio mercado.

Com isso, a empresa ganha em previsibilidade de vendas e em receita. Assim, consegue ter mais controle sobre as principais métricas e sobre o retorno financeiro do seu negócio nos próximos meses. Isso também permite uma atuação preventiva no caso de problemas, o que ajuda a mitigar possíveis efeitos negativos e corrigir rumos.

Melhor aproveitamento de oportunidades

Com metas compartilhadas, vendas e marketing trabalham com um mesmo alvo. Isso gera menos ruídos durante o processo e traz mais clareza e transparência para as ações que precisam ser postas em prática e quais demandas devem ser priorizadas.

E isso é fundamental para que os times atuem dentro das suas possibilidades, equilibrando a balança para gerar oportunidades com foco na qualidade, e não apenas na quantidade. Sem processos sobrecarregados, os times performam melhor e conseguem aproveitar ao máximo as oportunidades que chegam.

Leia mais: Dicas para fazer um Pitch de Vendas de sucesso

Conclusão

O alinhamento entre vendas e marketing é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer. A falta de integração entre esses setores leva ao desperdício de recursos e de oportunidades. Por outro lado, quando atuam em sintonia, são capazes de expandir e escalar os negócios, alcançando melhores resultados.

Para que isso seja possível, é preciso contar com processos bem-definidos, promover o compartilhamento de responsabilidades e garantir a comunicação constante entre os profissionais de cada time. Em todos esses processos, a tecnologia é essencial.

Quer saber mais sobre como integrar as áreas para potencializar os resultados? Acesse nosso ebook sobre o tema. 

Saiba como a Neoway pode ajudar a sua empresa a integrar vendas e marketing de forma eficiente. Conheça nossas soluções de Sales & Marketing, que trazem tecnologias e dados para estratégias mais eficientes.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura