Jornada do Cliente: conheça o caminho percorrido pelo público até a compra

SCROLL DOWN

Table of Contents

  • O que é a jornada do cliente?
  • Por que é importante mapeá-la e estruturá-la?
  • Dicas práticas para estruturar a jornada do cliente
  • Aprimore a jornada do cliente com análises preditivas precisas
  • Quais são as fases da jornada do cliente

A jornada do cliente está presente nas estratégias de marketing e pode ser traduzida como um conjunto de ações que antecedem a decisão de compra com o objetivo de levar o lead à conversão. A ideia é usar conteúdos e ofertas relevantes para estimulá-lo em cada etapa da jornada, de modo a construir sua percepção de valor dos produtos e serviços ofertados.

Por isso, antever e monitorar os passos percorridos pelo futuro cliente até sua tomada de decisão é essencial para vender mais e melhor, além de possibilitar uma experiência de consumo mais personalizada para cada tipo de público atendido pela empresa.

No entanto, com volumes cada vez maiores de informações a serem analisadas, a tarefa de mapear e estruturar as estratégias ao longo da jornada do cliente se tornou mais complexa e exige cuidados para que a interpretação dos dados agregue referências com o maior grau de precisão possível.

Neste momento, ferramentas como o Big Data Analytics surgem como importante aliadas, dando eficiência e escalabilidade ao processo. 

Continue a leitura e entenda como funciona a jornada do cliente e como as soluções de Big Data podem ajudar a torná-la mais eficiente. 

O que é a jornada do cliente?

A jornada do cliente é a trajetória que um consumidor percorre ao longo do seu relacionamento com uma empresa, desde seu primeiro contato com a marca até se tornar um cliente, e também o pós-venda.

É claro que esse caminho não é o mesmo para todos os leads, mas a jornada do cliente serve para ajudar os times de marketing e vendas e entender as dores e as necessidades desses consumidores em cada etapa dessa jornada.

O objetivo é guiar a criação das estratégias, abordagens e materiais que façam mais sentido de acordo com o momento em cada lead se encontra, atraindo sua atenção, educando-o e levando-o até o momento da conversão. Em outras palavras, ela trata da experiência do cliente junto à marca.

Assim como o funil de vendas, a jornada do cliente é dividida em etapas. Como vimos, cada uma delas demanda uma estratégia diferenciada com o objetivo de levar o lead à fase seguinte. São elas:

  • Aprendizado e descoberta: o consumidor ainda não sabe que tem um problema ou não identificou uma oportunidade; em muitos casos, sequer conhece a empresa.
  • Reconhecimento do problema: o futuro cliente está ciente dos seus problemas e busca se informar mais sobre o assunto e possíveis soluções.
  • Consideração de solução: o lead já conhece e começa a pesquisar e avaliar algumas das soluções possíveis para o seu problema.

Decisão de compra: a pessoa já realiza comparações entre as principais soluções que encontrou, buscando conhecer as vantagens, desvantagens e diferenciais de cada uma para bater o martelo.

Quais são as fases da jornada do cliente?

Um diferencial da jornada do cliente é que a empresa pode acompanhar todos os “passos” de um potencial cliente em seu processo de tomada de decisão.  Isso faz com que as ações sejam frequentemente analisadas, revisadas e até alteradas, conforme o perfil comportamental do potencial cliente e a etapa em que se encontra na jornada. 

Para isso, deve-se buscar dados estratégicos que ajudem a moldar a persona que se deseja alcançar, conhecer as etapas da jornada e saber o que fazer em cada um delas.

Mas quais são as etapas da jornada do cliente?

1. Aprendizagem e descoberta

É a etapa inicial da jornada do cliente, na qual ele ainda está longe de comprar qualquer coisa, mas demonstra interesse em saber mais sobre determinado problema.

O desafio do marketing da empresa é desenvolver conteúdos que comecem a ensiná-lo sobre questões relevantes relacionadas à sua área de atuação sem adotar uma abordagem comercial. Este é um momento de descoberta (da necessidade, da oportunidade e da empresa) e não de venda. Nesta etapa, a produção de blog posts educativos é a ação mais adequada.

2. Reconhecimento do problema

Seguindo na jornada do cliente, a empresa passa a trabalhar mais focada na dor do consumidor. Ou seja, apresenta-se o problema com as possíveis soluções.

Ao oferecer este tipo de conteúdo, a empresa dá um passo importante na jornada. Ganha pontos, constrói autoridade e abre caminho para que o potencial cliente se torne um lead e se aproxime da compra. A produção de e-books é o formato mais indicado para esta etapa da jornada do cliente.

3. Consideração da solução

Na etapa da consideração da solução, a relação com o futuro consumidor avança algumas casas na jornada do cliente. É o estágio em que o potencial cliente começa a identificar e reconhecer o problema e já faz pesquisas em busca de soluções para ele.

É o momento de ser mais incisivo nas estratégias, porque agora se está lidando com um cliente bem diferente do início da jornada. Este cliente sabe que tem um problema e já tem acesso a possíveis soluções. Por causa disso, a etapa pode ser acelerada e ter uma ênfase de urgência para que não se perca a oportunidade de fechar a venda com um cliente de fato potencial.

Nesta etapa, pode-se pensar em webinars ou tutoriais explicando as funcionalidades de um determinado produto ou serviço, inclusive fazendo uma oferta mais clara e apresentando a marca/empresa.

4. Decisão de compra

Na etapa final da jornada, o cliente já está propenso a fechar a compra. Ele tem opções para decidir qual solução adquirir, desde que resolva seu problema, atenda suas necessidades e esteja de acordo com seu orçamento.

Neste caso, o esforço da empresa é fechar a jornada apresentando quais as vantagens do produto ou serviço. Também é o momento de destacar diferenciais em comparação com principais concorrentes. Ajuda nesta etapa, o compartilhamentocompartilhando de cases e demonstrações, por exemplo, que atestem na prática o resultado gerado pelo produto ou pelo serviço.

Por que ela é importante mapeá-la?

Como vimos, a jornada do cliente dará o norte para as estratégias de marketing e vendas da empresa. É esse recurso que vai ajudar os times a compreender o processo de decisão de compra dessas pessoas e o que elas buscam em cada estágio. 

Concentrar todos os recursos e esforços apenas na etapa de decisão de compra é pouco eficiente e mais custoso. Afinal, de nada adianta apresentar oferta atrás de oferta para os consumidores se muitos ainda nem sabem que têm problema e outros sequer estão certos de que querem adquirir uma solução.

No mercado atual, em que o consumidor está cada vez mais empoderado e bem informado, destacam-se aquelas empresas que adotam uma abordagem mais educativa e uma postura mais consultiva. Além de mais efetiva para guiar o consumidor ao longo da jornada, isso colabora para a construção da autoridade da marca e para um melhor relacionamento com os futuros clientes.

A jornada de compra é uma forma de tornar o processo mais metódico em todos os pontos de contato com o público. Assim, quando um prospect interagir com a empresa, na etapa que for (afinal, nem todos os consumidores começam a jornada do mesmo ponto), os times de marketing e vendas saberão exatamente o que fazer e o que oferecer para atraí-lo e guiá-lo à conversão.

Importante notar que a jornada do cliente não se trata apenas da conversão dos leads. Ela também é fundamental para o pós-venda, sobretudo para as estratégias de relacionamento e retenção e fidelização dessas pessoas.

Em resumo, a jornada do cliente ajuda a:

  • Aumentar a taxa de conversão de leads;
  • Avaliar a experiência do consumidor com a empresa;
  • Compreender as demandas e desejos do público;
  • Elevar o ticket médio
  • Entender os pontos de contato com a marca;
  • Fidelizar e garantir a satisfação dos clientes;
  • Focar nas necessidades reais do público;
  • Identificar critérios para a definição do estádio da jornada de cada lead;
  • Reconhecer pontos de melhoria nos canais de interação, nas abordagens e nos conteúdos;
  • Reduzir a taxa de churn;
  • Segmentar a base de clientes;
  • Trazer mais previsibilidade para as ações da empresa.

Quais são as fases da jornada do cliente?

Um diferencial da jornada do cliente é que a empresa pode acompanhar todos os “passos” de um potencial cliente em seu processo de tomada de decisão. 

Isso faz com que as ações sejam frequentemente analisadas, revisadas e até alteradas, conforme o perfil comportamental do potencial cliente e a etapa em que se encontra na jornada. 

Para isso, deve-se buscar dados estratégicos que ajudem a moldar a persona que se deseja alcançar, conhecer as etapas da jornada e saber o que fazer em cada um delas.

Mas quais são as etapas da jornada do cliente?

1. Aprendizagem e descoberta

É a etapa inicial da jornada do cliente, na qual ele ainda está longe de comprar qualquer coisa, mas demonstra interesse em saber mais sobre determinado problema. O desafio do marketing da empresa é desenvolver conteúdos que comecem a ensiná-lo sobre questões relevantes relacionadas à sua área de atuação sem adotar uma abordagem comercial. Este é um momento de descoberta (da necessidade, da oportunidade e da empresa) e não de venda. Nesta etapa, a produção de blog posts educativos é a ação mais adequada.

2. Reconhecimento do problema

Seguindo na jornada do cliente, a empresa passa a trabalhar mais focada na dor do consumidor. Ou seja, apresenta-se o problema com as possíveis soluções. Ao oferecer este tipo de conteúdo, a empresa dá um passo importante na jornada. Ganha pontos, constrói autoridade e abre caminho para que o potencial cliente se torne um lead e se aproxime da compra. A produção de e-books é o formato mais indicado para esta etapa da jornada do cliente.

3. Consideração da solução

Na etapa da consideração da solução, a relação com o futuro consumidor avança algumas casas na jornada do cliente. É o estágio em que o potencial cliente começa a identificar e reconhecer o problema e já faz pesquisas em busca de soluções para ele. É o momento de ser mais incisivo nas estratégias, porque agora se está lidando com um cliente bem diferente do início da jornada. Este cliente sabe que tem um problema e já tem acesso a possíveis soluções. Por causa disso, a etapa pode ser acelerada e ter uma ênfase de urgência para que não se perca a oportunidade de fechar a venda com um cliente de fato potencial. Nesta etapa, pode-se pensar em webinars ou tutoriais explicando as funcionalidades de um determinado produto ou serviço, inclusive fazendo uma oferta mais clara e apresentando a marca/empresa.

4. Decisão de compra

Na etapa final da jornada, o cliente já está propenso a fechar a compra. Ele tem opções para decidir qual solução adquirir, desde que resolva seu problema, atenda suas necessidades e esteja de acordo com seu orçamento. Neste caso, o esforço da empresa é fechar a jornada apresentando quais as vantagens do produto ou serviço. Também é o momento de destacar diferenciais em comparação com principais concorrentes. Ajuda nesta etapa, o compartilhamentocompartilhando de cases e demonstrações, por exemplo, que atestem na prática o resultado gerado pelo produto ou pelo serviço.

Ficou interessado em desenvolver ou rever a jornada do cliente da sua empresa? Continue acompanhando as atualizações do blog da Neoway e saiba mais sobre marketing e vendas

Dicas práticas para estruturar a jornada do cliente

Infográfico: 5 dicas para estruturar a jornada do cliente: 1. Construção de buyer personas 2. Definição do período de tempo 3. Identificação dos canais de interação 4. Mapeamento dos pontos de contato 5. Reconhecimento das necessidades e desafios do cliente.

Não existe receita pronta para estruturar a jornada do cliente. A definição de cada trajetória pode variar de empresas para empresa e de acordo com seu público. Isso dito, existem algumas boas práticas que podem ser seguidas para facilitar essa tarefa. Destacamos:

Construção das buyer personas

O primeiro passo para construir a jornada do cliente é moldar a persona que se deseja alcançar. Para isso, busque dados estratégicos que ajudem a definir este perfil.

Estes insumos podem vir de bases internas, como do cadastro de quem já é cliente e dos leads que já entraram em contato de alguma forma com a empresa – por pesquisas na internet, dúvidas tiradas via SAC, interação nas redes sociais, leitura de blog posts, download de materiais de referência e até por ações fora do ambiente digital (como participação em eventos e distribuição de folders e panfletos impressos).

Com as personas traçadas, torna-se mais fácil definir estratégias, abordagens, tipos de conteúdo, tom de voz e os melhores canais para se comunicar com o público.

Definição do período de tempo

É importante que a empresa estipule uma janela de tempo em que a jornada do cliente deve ser realizada. É claro que, para isso, é preciso estudar o comportamento do público e o histórico dos clientes que fazem parte da base para saber com mais precisão a duração do ciclo de vendas e quanto tempo os consumidores demoram para avançar de uma etapa a outra.

Nesse sentido, cada oferta e setor têm suas particularidades. Geralmente, o mercado B2B possui processos mais longos, enquanto o B2C pode trabalhar com prazos mais curtos.

Identificação dos canais de interação

Como vimos, a definição da persona vai ajudar a entender quais são os melhores canais para interagir com o público. Mais do que estar presentes em todas as plataformas, é essencial que a empresa identifique em quais delas sua audiência realmente está e usa com mais frequência, e também que tipo de conteúdo mais consome nesses canais.

Seja no Facebook ou no TikTok, essas mídias servem como ponto de partida e também são uma excelente fonte para coleta de informações.

Mapeamento dos pontos de contato

Identificados os canais de interação, também é preciso delimitar os pontos de contato do cliente com a marca ao longo de toda a jornada (antes, durante e depois da compra). Essa definição é muito importante para guiar as estratégias e torná-las mais efetivas e assertivas; da mesma forma que o cliente pode se conectar com a marca nas redes sociais, outros podem aparecer na loja física.

Em seguida, é preciso entender quando e onde se dará a primeira e a última interação. É preciso que a empresa tenha claras as duas pontas do processo: que leva um consumidor a descobrir seu negócio e qual deve ser a última interação antes do pós-venda.

Vale ressaltar: a jornada do cliente tem um começo, mas não tem fim. É preciso seguir com ações para garantir sua retenção e levá-lo à fidelização.

Reconhecimento das necessidades e desafios dos clientes

Em cada interação e ponto de contato é preciso que os times de marketing e vendas busquem entender suas motivações, o que eles buscam e quais obstáculos estão no seu caminho. Também é importante mapear o que eles fazem na sequência: mandam um e-mail ou procuram mais conteúdos?

Todas as ações devem ser acompanhadas para que se possa ter uma melhor noção do caminho que os diferentes clientes percorrem e identificar gargalos e loops que podem estar atrapalhando sua experiência e criando fricções na jornada.

Aprimore a jornada do cliente com análises preditivas precisas

A empresa pode se beneficiar ainda mais das informações coletadas para a definição da persona do negócio e para a estruturação da jornada do cliente. A partir desses dados, o time de marketing consegue segmentar os públicos de acordo com as características de seu interesse, agrupando-os por diferentes características, como por exemplo:

  • Frequência de compra;
  • Valor médio de compra;
  • Período de compra mais frequente;
  • Forma de pagamento usual;
  • Produtos/serviços procurados;
  • Pontos de contato com a empresa;
  • Dados sociodemográficos (idade, sexo, renda, cidade, estado etc.);
  • Faturamento (B2B);
  • Número de funcionários (B2B);
  • Decisor/influenciador da compra (B2B).

Com base na segmentação, define-se então os modelos comportamentais e demográficos das personas a serem trabalhadas e assim é possível customizar as ações para cada uma delas e em cada etapa da jornada do cliente.

O Big Data Analytics é inserido neste processo trazendo mais possibilidades para a definição das personas, grande agilidade e precisão para segmentá-las e para realizar as análises preditivas.

Essa ferramenta examina rapidamente grandes volumes de dados históricos e presentes, inclusive captados de fontes externas, para projetar tendências. Com isso, pode-se, por exemplo, acrescentar mais variáveis à segmentação e dividir os perfis de personas em nichos ainda não explorados.

Outro ponto importante do Big Data é a possibilidade de encontrar mais clientes. Podemos dizer que estas plataformas funcionam como um garimpador, pois com elas a empresa consegue “clonar” o perfil de um cliente que já está na carteira e buscar outros com as mesmas características. Por ter um perfil ideal, fica mais fácil inseri-lo e trabalhá-lo na jornada do cliente até a sua conversão.

Toda esta busca e ampla combinação de informações estratégicas vai apontar claramente para as empresas quais as reais necessidades e desejos das suas personas.

O resultado são ações de marketing totalmente data-driven, mais eficientes para a jornada do cliente, com recursos de campanha alocados corretamente, maior capacidade de atrair e reter consumidores, ampliar o ticket médio e até diminuir a taxa de churn.

Isso porque uma empresa que é capaz de entender melhor seus atuais e futuros clientes consegue criar um relacionamento de confiança e um senso de autoridade que podem ser decisivos na decisão de compra.

Assim, a aplicação do mindset data-driven no marketing, apoiado por ferramentas de Big Data Analytics, traz benefícios como:

  • Identificar com precisão as características e perfil do público-alvo;
  • Buscar mais prospects com o perfil ideal para compra;
  • Cruzar com rapidez as informações internas e externas para segmentação,
  • Alocar com eficiência os recursos para campanhas de atração e retenção, escolhendo os canais adequados para cada público;
  • Prever os resultados com maior precisão;
  • Analisar e avaliar o impacto do trabalho desenvolvido, identificando pontos de melhorias ou novas possibilidades.

Portanto, sempre que o time de marketing tiver a necessidade de otimizar campanhas e ações, o Big Data Analytics pode ser utilizado para dar mais precisão às análises preditivas, antecipando padrões de comportamento dos clientes e impactando-os no momento certo da jornada de compra..

Gostou do artigo? Acesse nosso e-book Marketing e vendas: como integrar as áreas para potencializar os resultados e veja tudo o que você precisa saber para alinhar as duas áreas!

5 dicas para entender e desenhar a jornada do cliente

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura