Como identificar empresas que investem em tecnologia web

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Índice

  • Panorama do perfil das empresas que investem em tecnologia web
  • Como segmentar o mercado-alvo e os potenciais clientes
    • Dados verticalizados
  • Como identificar o momento ideal de prospecção
    • Indicadores de priorização
  • Como melhorar a eficiência da prospecção de clientes com uma recomendação de go-to-market mais eficaz e dados verticalizados

Segundo dados levantados pela TNS Research, as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e crescem cerca de 60% a mais em comparação com as empresas que não fazem esse investimento. 

Isso reforça o que se observa nas empresas, em diferentes segmentos de atuação, que têm investido em tecnologias para aprimorarem seus processos e obterem melhores resultados em vendas. 

Acompanhe, neste artigo, a importância de se ter acesso a dados atualizados de empresas que investem em tecnologia web para prospectar o cliente certo e potencializar suas estratégias go-to-market.

Panorama do perfil das empresas que investem em tecnologia web

Das empresas ativas no Brasil, 1,2 milhão possui alguma tecnologia web observada a partir do seu domínio. Dentre elas, 73% estão em um bom momento para ser prospectada, 38% são microempresas e o principal ramo de atividade é o varejo com 22% dos CNPJs.

Essas empresas estão concentradas no estado de São Paulo (36%), seguido por Minas Gerais (9,6%), Paraná (7,8%) e Rio de Janeiro (7,7%). Dessas empresas ativas, 34% possuem tecnologia paga.

Esses dados levantados na plataforma Neoway são uma pequena amostra do cenário das empresas que investem em tecnologia web. 

Mais do que acompanhar as tendências globais do mercado, investir nesse tipo de tecnologia é o caminho para aproveitar oportunidades de crescimento.

No Brasil, por exemplo, conforme os primeiros resultados de um estudo realizado pela Febraban com a Delloitte, os bancos pretendem investir em tecnologia em 2024 R$ 47,4 bilhões, o que representa um aumento de 21% em relação a 2023. Entre as prioridades estão sistemas cloud e inteligência artificial (IA).

Saber sobre o investimento em tecnologia e cruzar a outras informações detalhadas que mostram o perfil tecnológico das empresas é fundamental para traçar estratégias mais focadas. Quanto mais se entende sobre um mercado específico, mais chances se tem de ofertar exatamente o que as empresas buscam para se desenvolver. 

Esse processo passa por ter dados atualizados que auxiliam na segmentação, ou seja, na visualização do mercado para se ter mais clareza do público-alvo e precisão nas ações, contribuindo para maior eficiência operacional e inteligência de mercado.

Como segmentar o mercado-alvo e os potenciais clientes

Ao realizar a segmentação de mercado, assim como a segmentação de clientes, a empresa consegue analisar e identificar as diferentes necessidades dos grupos de compradores que compõem seu público-alvo.

A partir dessa análise, a empresa se torna capaz de realizar ajustes, seja na solução que é oferecida ao mercado, no preço, na comunicação ou até mesmo na distribuição, com o objetivo de maximizar seu poder de penetração e reduzir perdas.

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

Antes de se levantar as informações sobre um público específico, é preciso definir o objetivo: por que a empresa quer segmentar seus clientes e o que será feito com as informações coletadas. 

Então, após ter mapeado esses pontos iniciais, é importante focar em:

  • ter uma base de clientes organizada;
  • definir as variáveis para fazer a divisão por perfis estratégicos para a empresa;
  • segmentar os clientes conforme as categorias definidas;
  • fazer as análises dos dados levantados.

Esse processo inclui a escolha da ferramenta para a coleta dos dados e para fazer o acompanhamento do mercado. Por meio da tecnologia de dados, é possível fazer um trabalho mais estruturado e análises mais precisas.

Dados verticalizados

Quando se pensa em mercado B2B, a segmentação é imprescindível no processo de trabalho devido às especificidades de cada setor.

Para fazer uma segmentação precisa, é necessário contar com dados verticalizados que retratam diferentes realidades das indústrias do mercado. Essas indústrias, ou segmentos, podem ser:

  • tecnologia;
  • automotiva;
  • saúde;
  • financeira;
  • seguros;
  • construção civil;
  • entre outras.

As ferramentas que fornecem dados verticalizados, além de contribuírem para a eficiência operacional conforme as particularidades de cada segmento, contribuem para a inteligência de mercado e estratégia go-to-market.

Como identificar o momento ideal de prospecção

As ferramentas de prospecção de clientes B2B são essenciais para empresas que buscam expandir suas carteiras de clientes e gerar novas oportunidades comerciais. 

Isso porque aceleram e aprimoram processos internos, da identificação do perfil de cliente ideal (ICP) à sua fidelização. A tecnologia de dados é aliada na prospecção de clientes

A Neoway conta com modelos que apoiam na priorização das melhores empresas para prospectar por meio do mapeamento de companhias que estão em crescimento e são relevantes. 

Indicadores de priorização

Como citamos antes, 73% das empresas estão em um bom momento para serem prospectadas. E como é possível chegar nessa informação? O modelo desenvolvido pela Neoway associa as faixas muito alto, alto, médio e baixo aos seguintes indicadores:

  • empresa com relevância em relação aos seus bens e ativos;
  • empresa em crescimento que apresenta indícios de crescimento/expansão;
  • momento para prospecção que combina os dois primeiros indicadores e identifica as empresas mais propícias para serem prospectadas.

Como resultado das análises realizadas com os dados levantados pela ferramenta, é possível ter uma recomendação go-to-market, que está relacionada tanto aos dados verticalizados quanto aos indicadores de priorização.

Com os dados e a tecnologia da Neoway, você conta com uma ferramenta estratégica para prospectar seus clientes no momento ideal e, consequentemente, que contribui para o crescimento dos negócios.

Como melhorar a eficiência da prospecção de clientes com uma recomendação de go-to-market mais eficaz e dados verticalizados

Você deve ter notado que para prospectar bem não tem outro jeito: é preciso contar com dados precisos e detalhados que formam uma base confiável para prospectar para o cliente certo. 

Por meio de dados únicos e tecnologias que trazem inteligência analítica, fornecemos soluções para toda a esteira de growth intelligence e identificamos as melhores oportunidades para as estratégias de crescimento comercial.

Ricardo Oliveira, do time da Rivesa Volvo, conta como a empresa conseguiu extrair clientes qualificados e ter resultados crescentes com as soluções de Sales & Marketing da Neoway.

As soluções de Marketing e Vendas da Neoway ajudam empresas que possuem áreas de marketing e vendas a venderem mais com eficiência operacional, além de ganharem melhoria em suas estratégias com insights precisos sobre onde alocar investimentos.

Sabe o que mais você ganha com essas soluções? Você tem:

  • maior eficiência operacional, para uma análise precisa do mercado e previsibilidade nas vendas para otimizar a alocação de recursos em suas estratégias;
  • precisão na estratégia de go-to-market, que proporciona segurança na tomada de decisões e impulsiona o alcance das metas de negócio;
  • crescimento sustentável e rentabilidade, ao impulsionar a geração de demanda e atrair clientes de alto valor.

Estamos preparados para impulsionar o sucesso do seu negócio em qualquer ambiente industrial! A partir da análise do seu cliente, você pode verificar o seu perfil de cliente ideal. Com ele, você compreende o potencial do seu mercado e se há fit com seu produto e, então, recebe a recomendação go-to-market. 

Alana Nunes conta como a TOTVS ganhou 60% de eficiência operacional e 25% de aumento de oportunidades na geração de demanda, utilizando as soluções de dados da Neoway.

Agora, se você precisa se aprofundar nas especificidades do seu segmento, é necessário ter dados ainda mais detalhados.

Nossa expertise com dados segmentados permite oferecer soluções completas, adaptadas às necessidades específicas de cada setor. 

Assim, empresas do segmento de tecnologia, por exemplo, podem contar com os dados da solução Hightech. Essa solução ajuda empresas de produtos e serviços de tecnologia a segmentar e compreender seu mercado-alvo e revela o perfil tecnológico de seus potenciais clientes.

Veja alguns segmentos que se beneficiam ao entender o potencial de gastos em tecnologia das empresas:

  • Fornecedoras de ERP, e-commerce, chatbot e hospedagem, por exemplo, que querem entender melhor o mercado tech e identificar oportunidades de negócios.
  • Fintechs e empresas de serviços financeiros que precisam saber se seus clientes potenciais já utilizam alguma tecnologia relacionada a meios de pagamento.
  • Consultorias de tecnologia que precisam ter insights sobre as tecnologias utilizadas pelos seus clientes potenciais para oferecer produtos e serviços mais aderentes.    

Além de saber em quais tecnologias web seus clientes potenciais investem, você tem informações ainda mais precisas para o seu time de inteligência de mercado e para acertar a sua estratégia go-to-market. 

Entenda se o cliente que você quer conquistar investe em tecnologias web relacionadas a: 

  • Análises e rastreamentos: automação de marketing, CRM, plataforma de gerenciamento de dados.
  • Anúncios: retargeting/remarketing, Ads Analytics.
  • Mídias de áudio e vídeo: webcast, vídeo players, digital vídeo ads.
  • E-commerce: solução de hospedagem, aplicativo de compra, plugin para gerenciamento de conteúdo.
  • Meios de pagamento: processamento e aceite de pagamento, botão de checkout, bitcoin.
  • Gestão de conteúdo: blog, código aberto, landing page.
  • Provedores de e-mail: e-mail transacional, plataforma de marketing, gerenciamento de campanhas.
  • Provedores web: hospedagem em nuvem ou dedicada.

Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa na definição de estratégias de negócios e no atingimento das metas, fale com um de nossos especialistas.

Conheça as soluções de tecnologias web dos seus clientes, entenda a sinergia com o seu produto e prospecte melhor!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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