Carregando...

ESG: O que é, e como reduzir riscos dos investimentos

Scroll Down

Entenda o que é ESG, seus benefícios e o papel do compliance na adoção de seus critérios.

Garantir bons resultados financeiros e construir um mundo mais sustentável e justo não são objetivos excludentes. Pelo contrário: cada vez mais, a preocupação com o meio ambiente, com a responsabilidade social e com as melhores práticas de governança têm se tornado o foco de empresas, consumidores, investidores e governos. E, nesse sentido, o ESG ganha destaque.

Neste post, entenda o que é ESG, sua importância, seus benefícios e entenda o papel do compliance no processo de adoção desses critérios. Acompanhe!

Home 2 4 1024x299

O que significa ESG?

O Que Significa Esg 1024x683

ESG é uma sigla que vem do inglês e significa “Environmental, Social and Governance” – em português, “ambiental, social e governança”.

O termo é utilizado para avaliar se uma empresa atua, de fato, para reduzir seus impactos no meio ambiente, proteger as comunidades em seu entorno e adotar os melhores processos de gestão.

Quando se trata de investimentos, ESG refere-se aos critérios e valores de sustentabilidade ecológica, social e econômica que são observados por investidores e fundos de investimento para escolher as empresas que vão receber seu aporte.

O ESG surgiu como forma de colaborar para um mundo mais justo e sustentável, em que a finitude dos recursos do planeta é respeitada, e serve como norteador para organizações que estejam preocupadas em atender às mudanças nas formas de consumo e utilizar de forma inteligente os recursos naturais.

Fatores ambientais

Está ligado à preservação do meio ambiente e à atuação da empresa no que diz respeito ao uso dos recursos naturais, conservação da biodiversidade, emissão de gases do efeito estufa e desmatamento, além de fatores como eficiência energética, gestão de resíduos e efluentes e poluição do ar e da água.

Fatores sociais

São as políticas que a empresa adota para guiar suas relações de trabalho, promover a inclusão e a diversidade, engajar, capacitar e cuidar de seus colaboradores, respeitar os direitos humanos e a legislação trabalhista, apoiar as comunidades do seu entorno, além de questões envolvendo privacidade e proteção de dados.

Fatores de governança

São as boas práticas de gestão adotadas pela empresa, que tratam da ética e da transparência em questões como independência do conselho, política de remuneração, conduta corporativa, políticas anticorrupção, diversidade na composição da liderança, relações com o poder público, responsabilidade fiscal e a criação de comitês para realizar auditorias, entre outros fatores.

Neste webinar para o mercado financeiro, veja como usar o Big Data Analytics para manter o compromisso socioambiental a partir de uma gestão de risco estratégica, ética e eficaz.

Investimentos ESG: o que são?

Investimentos Esg O Que Sao 1024x683

Investimentos ESG são aqueles em que os investidores consideram as questões ambientais, sociais e de governança para escolher quais empresas financiar. 

Ou seja, fazem uma avaliação holística, e não apenas financeira, da atuação das empresas em que estão interessados.

Podemos dizer que investimentos ESG tem foco em gerar impactos positivos de forma mais ampla para toda a sociedade e não apenas para os acionistas.

Esses investimentos vêm na esteira de um movimento de conscientização, sobretudo por parte dos consumidores e governos, que entenderam a importância de colocar a sustentabilidade no foco das discussões e das políticas públicas.

Assim, as empresas que desejam receber aportes e crescer devem se adequar aos elementos ambiental, social e de governança não apenas para garantir a conformidade com normas e leis, mas para fortalecer sua imagem junto aos consumidores e investidores.

Importância dos critérios ESG

A adoção dos critérios ESG na análise das empresas permite aos investidores levantar questões que, hoje, são consideradas fundamentais para o futuro da sociedade e do planeta, e que podem impactar diretamente nos resultados das empresas.

Esses fatores tornam-se ainda mais importantes porque, cada vez mais, vêm sendo considerados pelos consumidores na hora de decidir de quem comprar e quais empresas apoiar.

Vale destacar, no entanto, que os investimentos ESG não eximem os próprios investidores de responsabilidade, uma vez que cabe a eles destinarem seus recursos a empresas que cumpram os critérios ambientais, sociais e de governança esperados pela sociedade e pelo mercado.

Por tudo isso, o cumprimento dos critérios ESG tornou-se vital nas empresas. Para se ter uma ideia, a 2ª Pesquisa de Sustentabilidade, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) indica que 85,4% dos gestores de investimentos do Brasil consideram o potencial impacto de questões ambientais, sociais e de governança corporativa em seu processo de investimento.

Mas não se trata apenas de atrair investidores. A adoção do ESG também contribui para a sustentabilidade dos negócios no longo prazo.

De acordo com o relatório O Investimento Responsável nos Tempos de COVID-19, da Itaú Asset Management, além de contribuir para um mundo mais ético e justo, as práticas ESG trazem benefícios como redução de custos e de problemas regulatórios e legais, mais solidez e resiliência a crises, além de aumento da produtividade e crescimento da receita.

Benefícios do ESG para os investidores

Os principais ganhos para os investidores estão ligados aos benefícios gerados para as próprias empresas, ou seja,  a segurança dos negócios, a prevenção contra problemas relacionados ao compliance e a consequente construção de marcas mais fortes. 

Em outras palavras, o ESG funciona como uma forma de mitigar riscos, fator importante a se considerar quando falamos em investimentos de renda variável.

Se as empresas que adotam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança conseguem maximizar seus lucros, então os investidores que escolhem essas organizações também têm retornos financeiros maiores e, ainda, colaboram para o desenvolvimento sustentável do mercado.

Leia mais: Código de Conduta: Veja por que implementar na sua empresa

Como investir em carteiras ESG

Como Investir Em Carterias Esg 1024x683

Pessoas e empresas que desejam investir utilizando os critérios ESG contam com diferentes opções no mercado. 

A B3, bolsa de valores brasileira, possui seu próprio Índice de Sustentabilidade Empresarial (SE), no qual reúne papéis de organizações que seguem os padrões mais altos nas questões ambientais, sociais e de governança.

No exterior também existem fundos de papéis ESG, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, que acompanha o desempenho de organizações cuja atuação se pauta na preocupação socioambiental. 

Outra possibilidade são os fundos de investimentos ESG, que trazem um conjunto de empresas que atendem aos parâmetros de desenvolvimento sustentável.

Fundos ESG

Fundos de investimento ESG são uma das principais formas de investimento sustentável. Eles reúnem ações de empresas que atendem aos três critérios e permitem que seus investidores adquiram cotas em comum e compartilhem os resultados obtidos por meio da atuação de um gestor.

Os fundos ESG se diferenciam dos demais pela estratégia, já que a seleção dos ativos é feita justamente com base em questões de sustentabilidade socioambiental e de governança corporativa. 

Assim, os gestores dos fundos podem se guiar por índices e critérios que melhor atendam suas demandas.

As opções mais conhecidas de fundos ESG são os ETFs ou fundos de índice. A grande diferença desses fundos está na gestão passiva, ou seja, o gestor responsável pelos investimentos não toma decisões por conta própria, já que o objetivo dos ETFs é replicar índices de sustentabilidade.

Entenda os fundos ESG no Brasil

Em contraste com o restante do mundo, o mercado brasileiro vê um crescimento tímido do ESG como modelo de gestão e como fonte de investimentos com bom potencial de rentabilidade. 

Mesmo assim, as principais instituições financeiras do Brasil contam com produtos voltados especificamente para fundos ESG, sobretudo ETFs.

Para qualificar as empresas, esses fundos acompanham índices como:

Há ainda os chamados títulos verdes ou green bonds, voltados para o financiamento de projetos de infraestrutura sustentável. Esses títulos podem ser emitidos como letras financeiras, debêntures, cotas de fundos ou notas promissórias.

Leia mais: Governança corporativa e compliance: diferenças e desafiosA importância do Compliance para o ESG

A importância do Compliance para o ESG

A Importancia Compliance Para Esg 1024x683

Análises de conflito de interesse

O compliance atua na solução de conflitos que possam ameaçar a ética, a transparência e a qualidade das tomadas de decisão nas empresas. 

Assim, atua como um mitigador de riscos, sobretudo aqueles referentes ao cumprimento de normas legais e regulamentares e suas possíveis consequências para as organizações.

Para que isso seja possível, um dos pilares do compliance é o Código de Conduta, que resguarda os princípios e valores da empresa, de forma complementar às políticas e controles internos, para mitigar conflitos de interesse e outras ameaças.

Verificação de responsabilidade socioambiental

Um programa efetivo de compliance também ajuda a garantir a conformidade com as normas, leis e regulamentos administrativos de responsabilidade socioambiental. 

Com isso, há uma redução dos riscos socioambientais, como poluição de rios, lençóis freáticos e até mesmo do ar,entre outros impactos.

Desta forma,  a imagem da empresa é protegida, assim como é garantida  a obediência às melhores práticas ambientais e de respeito ao ser humano.

Checagem de antecedentes

A checagem de antecedentes ou background check é uma verificação prévia que permite validar informações sobre pessoas ou empresas que estão prestes a se tornarem um parceiro comercial, cliente, colaborador ou sócio de um negócio. 

Assim, a organização consegue se manter em compliance e mitigar riscos jurídicos, financeiros e institucionais que podem afetá-la.

Pesquisa de reputação das empresas no mercado

O compliance também possibilita verificar se há alguma condenação da empresa ou de seus sócios e os riscos que isso pode representar do ponto de vista socioambiental e de governança.

É possível, então, proteger a reputação da empresa e eliminar riscos que esses antecedentes poderiam representar.

Nesta edição do podcast Bites & Business, entenda como a tecnologia no Compliance dá eficiência e apoio para negócios seguros. Ouça aqui:

Soluções da Neoway para análises de Compliance

Solucoes Neoway Para Analises Compliance 1024x683

A Neoway, por meio de suas soluções de Risk & Compliance, ajuda a sua empresa a garantir a conformidade em seus processos de compliance e gestão de risco. 

Essas ferramentas oferecem segurança e agilidade para o onboarding de novos clientes e funcionários, gestão de fornecedores, análise reputacional e verificação de conflitos de interesse.

Dentre suas principais funcionalidades, destacam-se:

  • Coleta de informações: encontre em um só lugar dados internos e externos de diferentes sites e fontes. Combine critérios para descartar homônimos.
  • Análise em detalhes: identifique ligações societárias, vínculos com listas restritivas nacionais e internacionais, além de ativos tangíveis e intangíveis. Pesquise termos na web para análises reputacionais.
  • Monitoramento contínuo: receba alertas automáticos sobre comportamentos atípicos de terceiros e previna-se contra fraudes e riscos reputacionais.
  • Arquivamento de histórico: armazene evidências que comprovem verificações prévias e mantenha-se em conformidade com os prazos regulatórios. Controle e rastreie históricos de criação e edição dos arquivos.

Conheça as soluções de Risk & Compliance da Neoway:

Neoway Compliance

O Neoway Compliance apoia a realização de diligências prévias completas e a gestão de compliance para análise e prevenção de riscos. 

A ferramenta disponibiliza dados e variáveis modeladas sobre os públicos de interesse para facilitar a tarefa de encontrar e validar informações cadastrais, jurídicas e reputacionais sobre empresas e pessoas de todo o Brasil.

Com essa solução, a sua empresa consegue aperfeiçoar o onboarding de clientes, identificar conflitos de interesse e fazer análise de reputação e crédito, além de analisar grupos econômicos e mapear riscos em redes de relacionamentos.

Neoway Watcher

O Neoway Watcher é voltado para o monitoramento contínuo para decisões de compliance e prevenção de riscos. Ele permite monitorar dados de todas as empresas do Brasil, como processos judiciais, mudanças em quadros societários, alteração no CNAE, entre outros.

Com o Watcher, é possível acompanhar informações sobre empresas e sócios e padronizar as políticas de compliance por toda a organização. A ferramenta conta com uma funcionalidade que envia alertas quando detecta ações suspeitas ou fora do comum.

Neoway Lawsuits

O Neoway Lawsuits traz dados detalhados e organizados sobre processos judiciais e extrajudiciais. 

Essa ferramenta permite que você faça consultas por CPF ou CNPJ, encontre processos por advogados e escritórios, além de identificar processos de fornecedores, funcionários, clientes e parceiros.

O Neoway Lawsuits colabora com suas estratégias de compliance, ao reunir todos os dados encontrados em um relatório único para a realização de diligências e gestão de risco. A ferramenta também permite a aplicação de filtros nas suas buscas para facilitar a identificação de tendências judiciais.

Neoway API

Acesse todas as informações sobre empresas e pessoas necessárias para analisar os critérios ESG – como, por exemplo, autuações no Ibama, Licenças ambientais irregulares e ligações com trabalho análogo à escravidão – de forma segura e auditável, na plataforma de sua preferência.

Conclusão

A preocupação com fatores ambientais, sociais e de governança tem se tornado cada vez mais importante para o sucesso das empresas junto a consumidores e investidores. 

É essencial, portanto, estar alinhado com as novas demandas da sociedade e colocar a sustentabilidade ecológica, social e econômica no centro da atuação das organizações.

Como resultado, as empresas que adotam os critérios ESG conseguem aliar a busca por melhores resultados financeiros com o desenvolvimento sustentável, protegem o meio ambiente e as comunidades que impactam, ao mesmo tempo que mantêm as melhores práticas administrativas.

Saiba como as soluções Neoway podem ser aplicadas no seu negócio, fale com nossos especialistas.

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista