Carregando...

Como fazer uma consulta de CPF rápida e eficiente?

Scroll Down

Veja por que e como fazê-la, quais são os riscos de ignorá-la e como a tecnologia pode facilitar essa tarefa.

Inadimplência e fraudes são dois dos fatores que mais prejudicam a gestão financeira de uma empresa. A implementação de processos e ferramentas são ações que ajudam a reduzir esses riscos, e a consulta de CPF é uma das medidas mais importantes.

Neste post, veja por que e como realizá-la, quais são os riscos de ignorar esse processo e como a tecnologia pode facilitar essa tarefa.

Por que fazer a consulta de CPF?

Vantagens De Fazer Consulta De Cpf 1024x1024

Todo cidadão possui um CPF próprio, ao qual está atrelada uma série de informações sobre a pessoa e suas atividades, como processos judiciais e irregularidades fiscais.

Verificar os dados do documento é uma das ações mais eficazes para que a empresa conheça com quem ela está prestes a se relacionar porque ajuda a conferir a veracidade e consistência dos dados cadastrais fornecidos. 

Do ponto de vista operacional da empresa, a consulta de CPF contribui para um ambiente mais transparente, onde as operações comerciais ocorrem com mais segurança.

Algumas das vantagens que essa prática pode trazer para a organização são:

  • Identificação de pendências financeiras: identificar clientes que podem não honrar seus compromissos.
  • Verificação do score do cliente: indica se o consumidor é bom ou mau pagador.
  • Segurança: reduz as chances de fraudes e golpes, como falsidade ideológica, fraude com cheques e calotes.

Quais informações verificar?

Quais Informacoes Verificar Ao Fazer Uma Consulta De Cpf 1024x1024

A consulta de CPF levanta informações valiosas para as estratégias de compliance, de crédito e de prevenção a fraudes das empresas.

Entre as questões a serem verificadas com frequência, estão:

  • Negativação de crédito: é o principal aspecto verificado durante a consulta de CPF. Permite à empresa entender se o consumidor está negativado junto a outra instituição, bem como o valor da sua dívida e quando foi contraída.
  • Status junto à Receita Federal: mostra a situação cadastral do CPF, com informações sobre o registro da pessoa física.
  • Pessoas Politicamente Expostas: permite identificar PEPs, o que é importante para mapear os riscos inerentes aos negócios.
  • Ações judiciais: para verificar se existe algum processo na Justiça que represente algum risco para a negociação.
  • Score de crédito: verifica o score do cliente junto aos órgãos de proteção do crédito. Isso influencia diretamente na concessão de crédito e financiamento.
  • Protestos: traz informações que indicam se há algum pagamento pendente, seus valores, data e quem o solicitou.

Quais os riscos de não fazer a consulta de CPF?

Quando uma organização não adota  a consulta de CPF – e também de CNPJ – em seus processos de concessão de crédito, compliance e anti-fraude, aumentam as chances de golpes, contratação de parceiros inidôneos ou onboarding de clientes com alto risco de inadimplência.

Como resultado, a empresa pode ter que lidar com prejuízos operacionais, financeiros e até mesmo de imagem.

Como fazer a consulta de CPF?

Esse processo pode ser feito junto a fontes públicas, como a Receita Federal, ou fontes privadas, no caso de empresas especializadas.

No primeiro caso, o acesso a informações mais abrangentes sobre a situação da pessoa física é gratuito. No entanto, geralmente não constam dados fiscais ou financeiros; apenas aqueles relacionados ao Fisco, como a entrega das declarações do Imposto de Renda.

Já empresas que oferecem essa solução permitem acesso a dados mais específicos, como dívidas, ações judiciais, negativação de nome, cheques sem fundo, entre outras informações que foram citadas.

Veja mais no podcast sobre análises inteligentes e como elas mudam o cenário de crédito com tecnologia de ponta:

Como a tecnologia pode ajudar neste processo?

Ferramentas de Big Data Analytics permitem a realização de consulta de CPF mais rápida e eficiente.

Por meio de plataformas especializadas e APIs, é possível acessar, em um só ambiente, todas as informações necessárias para fazer a validação de forma ágil e segura, com dados atualizados direto das fontes oficiais.

A Neoway é uma empresa especializada em soluções de Big Data Analytics. Por meio das soluções de Risk & Compliance, Fraud Prevention e Credit Management, a plataforma Neoway oferece tudo o que uma empresa precisa para fazer os processos de onboarding e análise de crédito de forma segura e ágil.Quer saber mais sobre como a Neoway pode ajudar? Acesse o case Monitoramento de compliance: Engie Brasil acompanha mais de 8 mil stakeholders e saiba como a empresa passou a monitorar todos os seus fornecedores, parceiros e projetos!

Como fazer uma consulta de CPF rápida e eficiente?
Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista