Responsabilidade social: como torná-la um propósito da empresa?

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Com consumidores mais exigentes e um contexto global de crescente preocupação com a atuação das empresas, a responsabilidade social — juntamente com a ambiental — tem ganhado importância dentro das organizações, inclusive como elemento para sobrevivência no mercado.

Neste post, veja o que é responsabilidade social, como o conceito se relaciona com ESG e como implementá-la. Acompanhe!

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social é um conjunto de ações de caráter voluntário que as empresas colocam em prática em benefício dos seus diferentes públicos (interno e externo). 

Dessa forma, organizações consideradas socialmente responsáveis são aquelas que adotam medidas que visam tanto o bem-estar tanto de seus colaboradores, quanto das comunidades em que estão inseridas.

Dentre essas ações estão o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o respeito aos direitos humanos, por exemplo. Importante observar  que a forma como a empresa vai agir em relação a este tema vai depender das suas particularidades, isto é, seus valores, sua cultura organizacional e até mesmo o setor em que atua.

Por que é importante?

Embora seja algo voluntário, ou seja, que deve vir por iniciativa própria da empresa, a responsabilidade social ganha cada vez importância do ponto de vista competitivo.

É sabido que os consumidores estão mais exigentes. Com acesso facilitado à informação, muitos compradores buscam conhecer melhor as marcas com as quais se relacionam e das quais consomem. E dentre essas preocupações está o posicionamento das organizações em relação à sua responsabilidade social.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa global da NielsenIQ constatou que 66% dos entrevistados pagariam a mais por produtos ou serviços de empresas comprometidas  com seu impacto social e ambiental. 

Esses dados são confirmados pelo estudo Cone Communications sobre Responsabilidade Social Corporativa (CSR, do inglês), que trouxe dados interessantes. Entre eles:

  • 91% dos consumidores globais quer que as empresas atuem de forma mais responsável;
  • 90% trocaria para marcas associadas com causas socioambientais;
  • 80% compraria produtos de empresas desconhecidas caso elas fossem comprometidas com causas sociais e ambientais;
  • 71% pagaria mais por produtos social e ambientalmente responsáveis.

Já falando especificamente do Brasil, um levantamento da Union + Webster aponta que 87% dos brasileiros prefere produtos de empresas sustentáveis e 70% dessas pessoas pagaria a mais por isso.

Por fim, vale destacar que esse movimento não se limita ao público consumidor. A responsabilidade social tem se tornado uma questão importante para fechar parcerias e atrair investimentos. Inclusive, isso pode impactar até mesmo no recebimento ou não de incentivos governamentais.

Como se relaciona com ESG?

ESG é uma sigla em do inglês e significa “Environmental, Social and Governance”— em português, “Ambiental, Social e Governança”. A responsabilidade social está sob a letra S e, nesse caso, refere-se às políticas que a empresa adota para, entre outras coisas:

  • Apoiar as comunidades do seu entorno
  • Engajar, capacitar e cuidar de seus colaboradores
  • Garantir a privacidade e proteção de dados
  • Guiar suas relações de trabalho
  • Promover a inclusão e a diversidade
  • Respeitar os direitos humanos e a legislação trabalhista.

No entanto, a responsabilidade social também se relaciona diretamente à letra G da sigla ESG: a governança corporativa.

Governança corporativa “é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”, de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Nesse sentido, atuar de forma socialmente responsável é, sem dúvidas, um dos pilares essenciais da governança nas empresas. Afinal, a integração da responsabilidade social aos valores da organização é algo imprescindível para que ela seja considerada ética e bem-governada.

Considerando que toda empresa causa impactos negativos ou positivos no ambiente em que estão inseridas, as práticas ESG podem – e certamente vão – influenciar na percepção que a sociedade tem da marca e também na reputação da empresa.

Quais os impactos da responsabilidade social?

O objetivo da implementação da responsabilidade social é gerar valor para todos os stakeholders da empresa (clientes, colaboradores, parceiros etc.), além, como vimos, da sociedade.

Deve-se notar, porém, que a responsabilidade social não deve ser implantada com o objetivo apenas de criar uma boa imagem, por puro marketing. Felizmente, o mercado tem evoluído, e as organizações têm adotado abordagens mais maduras em relação ao assunto.

Isso envolve, por exemplo, a redefinição da sua missão e a elaboração de novos planos de negócio que realmente assumam a responsabilidade social como algo fundamental para sua sobrevivência e longevidade.

Os impactos da responsabilidade social nas empresas podem ser observados tanto no crescimento e na maior visibilidade da marca quanto no que ela agrega à sociedade, no sentido de valorização das comunidades, preservação do meio ambiente e contribuição para a resolução de problemas sociais.

Como vimos, diversas pesquisas comprovam que os investimentos sociais feitos pelas empresas são valorizados tanto por seu público-alvo quanto pela sociedade em geral. E esse retorno costuma ser duradouro e, uma vez que a marca passa a ser prestigiada pelo consumidor, tende a crescer.

Como reforçar a responsabilidade social na sua empresa?

A responsabilidade social só acontece com a união de questões comerciais e com o comprometimento da empresa com fatores sociais. Para começar a reforçar essas estratégias, é preciso contar com um planejamento que agregue seus conceitos à rotina empresarial. O que inclui os valores, a missão e a visão da organização.

A partir do reconhecimento da necessidade e da compreensão da adoção de medidas socialmente responsáveis e seus impactos, é necessário estabelecer políticas específicas para essa área. Isso serve para formalizar as ações e as diretrizes a serem desenvolvidas.

Uma vez que a cultura da responsabilidade social foi fomentada internamente, motivando e mobilizando colabores e lideranças, deve-se passar para medidas externas, que são as ações sociais que a empresa desenvolverá junto à comunidade.

Este aspecto exige um planejamento estratégico, pois é necessário definir um projeto que seja alinhado à cultura organizacional, assim como prever seus custos. Idealmente, deve-se focar em iniciativas que tragam impactos positivos reais para a sociedade e que atendam as demandas sociais mais latentes. Isso vai ajudar a criar uma conexão em nível emocional entre público e empresa.

Como vimos, as ações de responsabilidade social vão variar de negócio para negócio, do seu nicho e dos seus objetivos. O que não falta no mercado são bons exemplos: ações de combate à violência doméstica, bancos que promovem a educação financeira para população de baixa renda, empresas que adotam processos sustentáveis na fabricação de seus produtos, entre outros.

Por fim, vale lembrar que os projetos de responsabilidade social também devem atender o público interno da organização, isto é, seus colaboradores. Geralmente, a iniciativa passa por programas de treinamento e capacitação dos funcionários, oferecendo a eles melhores perspectivas.

O ESG já não é considerado um diferencial, mas um requisito para as empresas no mercado. Pensando nisso, preparamos o material Dados Sobre o Comprometimento das Empresas Brasileiras com Práticas ESG.

Acesse o conteúdo para entender os principais dados disponíveis das organizações brasileiras em relação ao assunto e saiba como identificar se uma empresa não coloca em prática os critérios ESG em seus processos.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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