Sustentabilidade nas empresas: 3 práticas essenciais

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Há alguns anos, a sustentabilidade é um assunto que levanta a preocupação e a atenção da sociedade. Por isso, a sua importância não pode ser desconectada do universo corporativo e da influência que exerce nas empresas.

O crescimento de políticas e práticas como o ESG deixaram de ser uma simples recomendação e passaram a ser uma necessidade, sendo cada vez mais entendidas como formas de fazer negócios de uma maneira consciente e ética.

Na prática, essa demanda gera uma série de impactos diretos nas empresas, garantindo competitividade no mercado e sucesso dos negócios. A seguir, vamos ver mais detalhes sobre a importância e as melhores práticas de sustentabilidade nas empresas. Acompanhe!

Sustentabilidade nas empresas: por que é importante?

Infográfico: Sustentabilidade nas Empresas: Por que é Importante?

A sustentabilidade nas empresas demanda um conjunto de políticas e práticas que abrangem as diferentes concepções do termo: crescer de maneira sustentável, ao mesmo tempo que promove a preservação do meio ambiente e o bem-estar das pessoas (colaboradores, consumidores, parceiros e comunidades afetadas).

Para que esses objetivos sejam alcançados, é preciso que essas práticas sejam adotadas em todas as operações da organização, incluindo as de seus parceiros e fornecedores.

A ideia é que a sustentabilidade nas empresas não seja um processo voltado para si, mas que seja algo que promova uma transformação em toda a cadeia de produção, do fornecimento de matéria-prima à forma como o produto final é entregue ao consumidor.

A sustentabilidade nas empresas tem o poder de transformá-las internamente. E com práticas administrativas mais éticas e conscientes, o resultado natural é um aumento da competitividade, da atratividade para parceiros e investidores e para a reputação da empresa no mercado.

Além disso, práticas sustentáveis tornam o negócio mais eficiente e eficaz. Dentre os benefícios, podemos citar:

  • Redução de desperdícios e resíduos, 
  • diminuição de custos,
  • otimização do uso de recursos (sobretudo naturais) são apenas alguns dos benefícios.

Mas é importante destacar que a sustentabilidade nas empresas também é algo lucrativo.

Uma pesquisa feita pela Union + Webster e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) aponta que 87% dos brasileiros prefere adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis. Mais do que isso, 70% dos entrevistados afirmou que pagaria a mais por isso.

Quais práticas sustentáveis as empresas podem adotar?

Infográfico: Quais Práticas Sustentáveis as Empresas Podem Adotar?

Existe uma série de medidas, em todas as frentes de atuação, que as empresas podem adotar para se tornarem mais sustentáveis. Porém, vamos focar naquelas de maior impacto:

1.Garantir uma produção eficiente

Embora medidas como reduzir o uso de papel, aproveitar a água da chuva ou utilizar fontes de energia alternativa sejam louváveis, fato é que o maior impacto das empresas no meio ambiente se dá por meio do seu ciclo produtivo.

Sendo assim, é imprescindível otimizar a produção para uma exploração mais consciente dos recursos naturais (especialmente a água) e para gerar o menor impacto possível na natureza, como a preocupação com emissões de gases, desmatamento de áreas verdes e despejo de rejeitos.

Nesse sentido, a economia circular é um conceito de extrema importância para reduzir a geração de lixo e poluição através da reutilização, reciclagem e recuperação de materiais ao longo da cadeia.

2.Promover a responsabilidade social

A responsabilidade social é um dos pilares fundamentais quando falamos de sustentabilidade nas empresas. Trata-se de um conjunto de ações colocadas em práticas em benefício dos diferentes públicos da organização (interno e externo).

Isso envolve a geração de valor para todos os stakeholders da empresa, como a promoção do bem-estar dos colaboradores, a realização ações nas comunidades impactadas pelos negócios e iniciativas que tragam impactos positivos reais para a sociedade como um todo.

3.Fazer a gestão de riscos em toda cadeia

É preciso que a empresa faça a diligência de toda a sua rede de relacionamentos, com o objetivo de identificar e avaliar os riscos que essas pessoas e negócios representam.

Políticas como Know Your Supplier (KYS), Know Your Customer (KYC) e Know Your Employee (KYE) são fundamentais para garantir que parceiros, colaboradores e outros públicos de interesse compartilham dos mesmos princípios, especialmente do ponto de vista socioambiental.

Coletar dados e analisar informações para evitar riscos exige um trabalho extenso de mitigação. Acesse nosso infográfico Quer entender melhor como desenvolver práticas de monitoramento de stakeholders? e veja como a inteligência de dados da Neoway oferece ferramentas que agilizam os processos de diligência e monitoramento de pessoas e empresas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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