Conheça seis práticas antifraude que ajudam a reduzir custos operacionais nas empresas

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Índice

  • Impactos financeiros das fraudes nas empresas
  • Indicadores de redução de custos operacionais no contexto de fraude
  • Quais são as práticas antifraude que ajudam a reduzir custos
  • Como um sistema antifraude ajuda a reduzir custos operacionais nas empresas?

As fraudes em empresas representam um problema grave, causando perdas financeiras significativas e diversos outros danos para as empresas. Em um contexto cada vez mais digital, a união entre tecnologia e dados para prevenção de perdas e redução de custos operacionais é essencial.

Para compreender a magnitude do problema, basta dizer que, só no primeiro semestre de 2023, foram registradas no Brasil 2 milhões de tentativas de fraudes, com um prejuízo potencial de R$ 2,5 bilhões. Os dados são de um estudo recente da empresa ClearSale.

E a verdade é que o “custo fraude” vai muito além do impacto causado por golpes e crimes que são bem sucedidos. No artigo de hoje você vai entender quais são esses impactos, quais são os indicadores que podem demonstrar reduções nos custos gerados por tais impactos e estratégias que combinam metodologias, dados e tecnologia na prevenção à fraude.

Impactos financeiros das fraudes nas empresas

É comum encontrar notícias e estudos apontando cifras milionárias e, por vezes, até bilionárias sobre as perdas causadas por fraudes. No entanto, existe uma ressalva: esses impactos financeiros das fraudes em empresas chegam de diversas formas, e o custo financeiro direto desses golpes é só a primeira delas. 

Há ainda diversos custos envolvidos, listamos alguns deles aqui: 

  • Custos com investigações e processos: fraudes complexas podem gerar custos milionários com investigações, perícias, processos judiciais e multas.
  • Perda de reputação e valor da marca: a imagem de uma empresa pode ser prejudicada por fraudes, levando à queda na confiança de clientes, investidores e parceiros, impactando diretamente na percepção e no valor da marca.
  • Dificuldades em obter crédito e investimentos: empresas com histórico de fraudes podem ter dificuldades em obter financiamentos e investimentos, limitando seu crescimento e desenvolvimento.

Fazer uso de políticas contra fraudes e soluções tecnológicas para evitar essas perdas é essencial. Um dos setores mais regulados e que tem essa estrutura antifraude mais bem desenvolvida é o das instituições financeiras

De forma constante, essas entidades precisam recorrer à tecnologia para ações como confirmação de identidade; modelagem de dados para agilidade no onboarding de novos clientes e até mesmo para oferecer serviços seguros com uma jornada amigável aos consumidores e parceiros, dentre outros.

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Indicadores de redução de custos operacionais no contexto de fraude

No fim do dia, um dos principais benefícios da prevenção a fraudes é a redução de custos na operação das empresas de diversos segmentos. Para que tal impacto seja observado na ponta, é preciso criar e monitorar indicadores relevantes.

É assim que as principais companhias avaliam a efetividade das medidas de combate à fraude e identificam áreas de potencial otimização de custos. 

Abaixo, listamos alguns dos principais indicadores:

Taxa de aprovação de transações

O percentual de transações aprovadas após análise de riscos. Uma alta taxa de aprovação indica que a empresa está aprovando um número adequado de transações legítimas, minimizando perdas por recusar consumidores de forma indevida, por exemplo.

Taxa de rejeição de transações

Da mesma forma, a taxa de rejeição de transações por suspeita de fraude ou falta de documentação indica quanto a companhia está conseguindo prevenir perdas e bloqueando tentativas de fraude.

Essas duas taxas são intimamente conectadas e podem ser influenciadas tanto pelo apetite de risco de cada negócio quanto pelas políticas e regulamentações previstas em diferentes tipos de mercado.

Taxa de chargeback

É uma taxa determinada pelo percentual de transações estornadas por clientes por contestação de fraude ou outros motivos. Uma baixa taxa de chargeback indica que a empresa está realizando um bom trabalho na prevenção de fraudes, reduzindo custos com estornos e disputas com clientes.

Custo por fraude

Indica o valor médio do prejuízo financeiro causado por cada fraude que acontece. Um custo por fraude baixo indica capacidade de minimizar o impacto financeiro das fraudes, otimizando seus investimentos em prevenção.

João Bonomi, Product Manager de Financial Services Industry na Neoway, fala sobre um tema que é essencial no mercado financeiro: a prevenção à fraudes.

ROI em prevenção de fraude

O retorno sobre o investimento (ROI) em prevenção é importante porque indica a relação entre o valor economizado com a prevenção de fraudes e o investimento total em medidas de combate aos golpes.

Um ROI positivo indica que a empresa está obtendo um retorno financeiro significativo sobre seus investimentos em prevenção de fraude.

Tempo médio de resolução de fraudes

O impacto do tempo necessário para resolver uma disputa ou mesmo para identificar, investigar e resolver um caso de fraude é fundamental para qualquer time.

Não apenas por conta da rapidez em conter os danos causados por fraudes, mas ainda pela demanda cada vez maior por uma experiência ágil e sem fricções no onboarding e durante as operações realizadas por clientes, parceiros e outros. Aqui, cabe perfeitamente a famosa frase de que “tempo é dinheiro”.

Custos de investigação

Os valores investidos para investigação, análises de mesa, perícias e outros processos relacionados à apuração de fraudes indicam se a empresa está otimizando seus recursos ou se não está sendo eficiente nesses processos.

Essa métrica está diretamente relacionada ao indicador de tempo de resolução de casos de fraude.

Custo com processos legais

Esse indicador leva em conta o valor total gasto com processos judiciais, multas e acordos relacionados a fraudes.

Nesse caso, um custo baixo indica que a empresa está prevenindo a ocorrência de fraudes e, consequentemente, reduzindo custos com possíveis litígios.

Vale lembrar que a definição e até mesmo o cálculo desses indicadores podem variar de acordo com o segmento em que a empresa atua, suas devidas regulamentações, além da influência de outros fatores.

A combinação de diferentes indicadores fornece uma visão mais completa da efetividade das medidas de combate à fraude e auxilia na tomada de decisões estratégicas.

6 práticas antifraude para redução de custos operacionais

A necessidade de colocar em prática medidas antifraude e ajustar políticas de risco é cada dia mais urgente levando em consideração que a tendência é de aumento para as tentativas de golpes e, com ajuda de IA, esse tipo de ataque deve ficar ainda mais sofisticado.

Uma pesquisa realizada pela consultoria global Grant Thornton aponta que mais da metade dos profissionais da área antifraude se dizem preocupados com o aumento dessa exposição.

Para 80% dos entrevistados, fraude cibernética, (quando há comprometimento de e-mail comercial, hacking, ransomware e malware) e engenharia social (phishing e baiting) são as categorias com maior expectativa de aumento de fraudes.

Algumas das práticas antifraude que podem ajudar a reduzir custos operacionais e outros danos para as empresas são:

1. Validação de documentos e documentoscopia

A validação de documentos e documentoscopia é uma prática fundamental para identificar fraudes e assegurar a autenticidade de documentos apresentados em processos operacionais.

Leia mais: Falsidade documental: entenda os riscos para empresa

A verificação minuciosa de elementos de segurança, como hologramas e marcas d’água, além da análise de possíveis adulterações, previne o uso de documentos falsificados, protegendo a empresa de transações fraudulentas e reduzindo custos associados a fraudes.

2. Verificação de autenticidade e atualização dos dados cadastrais

A verificação da autenticidade e atualização dos dados cadastrais envolve a conferência regular das informações fornecidas pelos clientes, como endereço e dados pessoais, contra fontes confiáveis e atualizadas.

Manter um cadastro sempre preciso não só ajuda a identificar tentativas de fraude, mas também melhora a eficácia de comunicação e a qualidade dos serviços prestados, resultando em menores custos operacionais devido à redução de erros e de ações corretivas. Ter dados confiáveis nesse momento é imprescindível para qualquer empresa.

3. Análise comportamental

A análise comportamental utiliza padrões e algoritmos para monitorar e analisar as atividades dos usuários, identificando comportamentos atípicos que possam indicar fraudes.

Ao prever e detectar ações suspeitas antes que elas causem danos significativos, essa prática permite a implementação de medidas preventivas eficazes, contribuindo para a redução de perdas financeiras e custos operacionais associados à resolução de fraudes.

4. Rastreamento de localização

O rastreamento de localização é uma ferramenta valiosa para verificar a veracidade das informações fornecidas pelos clientes, como endereços e locais de transações.

Utilizando tecnologias de geolocalização, é possível detectar discrepâncias que possam indicar fraude, além de otimizar operações logísticas e de entrega, reduzindo custos com deslocamentos incorretos e melhorando a eficiência operacional.

5. Autenticação de usuários (biometria e reconhecimento facial)

A autenticação de usuários por meio de biometria e reconhecimento facial oferece um alto nível de segurança ao confirmar a identidade dos indivíduos de maneira rápida e precisa.

Esse método reduz significativamente o risco de fraude, como roubo de identidade e acesso não autorizado, diminuindo custos associados a fraudes e ao mesmo tempo agilizando processos de autenticação e acesso a serviços.

6. Background check

O background check consiste na verificação detalhada do histórico dos indivíduos, incluindo antecedentes criminais, registros financeiros e outras informações relevantes. 

Essa prática é essencial para garantir que colaboradores, clientes e parceiros de negócios tenham um histórico confiável, prevenindo fraudes internas e externas. 

Ao minimizar os riscos de contratar ou se associar a pessoas com intenções fraudulentas, a empresa reduz custos operacionais e protege sua reputação.

Como a Usecar evitou milhões em perdas

Dois homens da empresa UseCar contam como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de prevenção a fraudes com as soluções de dados da Neoway, evitando um prejuízo de R$17.6 milhões.

A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar na identificação e no combate à fraude, otimizando processos e reduzindo custos.

É importante buscar o apoio de especialistas experientes em prevenção de fraude para implementar um programa eficaz e adequado às necessidades da sua empresa.

O time da Usecar conta como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de prevenção a fraudes com as soluções de dados da Neoway, evitando um prejuízo de R$17.6 milhões.

Saiba mais sobre esse case de sucesso no vídeo a seguir:

O time da Usecar conta como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de prevenção a fraudes com as soluções de dados da Neoway, evitando um prejuízo de R$17.6 milhões.

Como um sistema antifraude ajuda a reduzir custos nas empresas?

As soluções de Risco & Compliance da Neoway permitem analisar empresas e pessoas para o onboarding de fornecedores, clientes e funcionários. As ferramentas auxiliam na gestão de parceiros, na análise reputacional e de conflitos de interesse, dentre outros

Além disso, existem ferramentas capazes de automatizar a tomada de decisão do onboarding, considerando políticas prontas ou customizáveis, tornando o processo mais ágil e assertivo.

A solução de automatização de decisão da Neoway utiliza inteligência analítica e os melhores dados para prevenção de perdas na sua esteira de aprovação de fornecedores, descomplicando o onboarding com automação inteligente e dados confiáveis para sua gestão de riscos.

Da coleta de informações ao monitoramento contínuo, a plataforma ajuda a empresa a manter-se em conformidade, prevenir-se contra fraudes e contra os riscos envolvidos na contratação de fornecedores.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como a Neoway pode ajudar a sua empresa a tirar do papel as melhores práticas antifraude listadas neste artigo!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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