Saiba como a tecnologia atua em processos de prevenção de perdas nas empresas

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Índice 

  • Afinal, o que é prevenção de perdas?
  • Como a tecnologia atua na prevenção de perdas?
    – FRAML
    – Identificação de riscos e Inteligência Artificial
    – Machine learning
    – Criação de modelos de diligência
  • Conheça a melhor solução para prevenção de perdas
  • Case de sucesso em prevenção de perdas

Com o desenvolvimento das indústrias, as empresas buscam os meios eficazes para identificar, prever e mitigar riscos financeiros, reputacionais ou de qualquer outro tipo. Para isso, o uso de dados e Inteligência Artificial (IA) é cada vez mais comum na prevenção de perdas em diferentes setores do mercado. 

A aliança entre bancos de dados extensos atualizados com frequência, análise e algoritmos baseados em aprendizado de máquina gera os insights necessários para tomar melhores decisões. Com isso, o apontamento de ameaças e descobrimento de erros — e o posterior combate a tais problemas — torna-se mais ágil, seguro e certeiro. 

Se você quer saber como essas tecnologias atuam na prevenção de perdas, continue a leitura. Neste artigo, descubra como os dados e a IA podem representar o diferencial entre o sucesso e fracasso de um negócio. 

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

Afinal, o que é prevenção de perdas?

Prevenção de perdas é um conjunto de ações aplicadas por empresas que visam evitar ou reduzir prejuízos financeiros. As chamadas “perdas” podem ter variadas naturezas. Por exemplo, processos jurídicos, desperdício, crises de imagem, fraudes, danos materiais, penalidades e sanções. Ou seja, tudo aquilo que pode prejudicar a saúde financeira de um negócio. 

A prevenção de perdas trabalha de maneira preditiva, a fim de impedir que tais problemas aconteçam. Dependendo da potencial adversidade ou característica do setor, diferentes medidas são tomadas. 

Contudo, há algo em comum em qualquer atividade voltada à prevenção de perdas: o uso de tecnologias. Nesse cenário, a análise de dados e a Inteligência Artificial são ferramentas que aceleram, automatizam e tornam os processos mais eficientes. 

Como a tecnologia atua na prevenção de perdas?

A tecnologia exerce um papel crucial na prevenção de perdas. De câmeras de segurança que evitam furtos a complexos sistemas de combate a hackers, as soluções oferecidas pelos atuais instrumentos científicos são muitas. 

Porém, aquelas que vêm revolucionando o setor são as que atuam de maneira antecipada. Ou seja, que utilizam o aprendizado de máquina para antever potenciais ameaças e se livrar delas antes mesmo que aconteçam. 

A seguir, conheça alguns dos recursos utilizados por empresas atualmente para controlar riscos e prevenir perdas corporativas. 

FRAML

Infográfico traz benefícios de se adotar uma abordagem FRAML e ilustra este artigo sobre como utilizar dados e IA na prevenção de perdas.

FRAML é um acrônimo para Fraud and Anti-Money Laundering (Antifraude e lavagem de dinheiro). Durante muito tempo, as duas disciplinas eram tratadas separadamente. Contudo, frequentemente esses dois crimes são interligados, já que após a fraude, o infrator precisa, inevitavelmente, lavar o dinheiro. 

A abordagem FRAML visa unificá-las para fundir o melhor dos dois mundos em uma única metodologia para combate aos crimes financeiros. Ou seja, reduzir perdas em geral, aliando holisticamente os setores de antifraude e compliance

Ao redor do mundo, muitas instituições financeiras têm fundido suas equipes e criado metodologias sistemáticas que abarcam ambos os crimes. Como consequência, são elaboradas soluções e medidas abrangentes, compartilhando informações. 

Benefícios de se adotar uma abordagem FRAML:

  • Visão unificada de riscos;
  • Eficiência na identificação de atividades anômalas;
  • Redução de custos operacionais;
  • Maior capacidade de elaboração de regulamentação interna;
  • Maior capacidade de adaptação à regulamentação externa;
  • Ganhos em reputação;
  • Agregação de dados para melhor tomada de decisões.

Identificação de riscos e Inteligência Artificial

Os bancos de dados oferecem soluções precisas e eficientes para identificação de riscos. Por meio de análise, é possível compreender padrões de comportamento e evitar potenciais ameaças, o que é realizado por meio da Inteligência Artificial. 

As informações, contudo, precisam ser atualizadas. Em um mundo dinâmico e digital, as mudanças ocorrem de maneira rápida, assim como as práticas maliciosas. Por isso, é preciso combatê-las em uma velocidade equivalente. 

Machine learning

Se por um lado a Inteligência Artificial auxilia na identificação de padrões comportamentais suspeitos ou desperdícios, o aprendizado de máquina aprimora automaticamente a capacidade de apontá-los. 

Isso possibilita a previsão de situações de risco baseada em dados históricos. Um bom exemplo ocorre no setor financeiro, no qual algoritmos de machine learning recolhem dados e identificam potenciais transações incomuns, bloqueando-as automaticamente. 

Como os fraudadores criam novas oportunidades de golpes com frequência, esse tipo de tecnologia torna-se essencial. Isso porque se adequa ao longo do tempo para criar soluções cada vez mais dinâmicas e precisas. 

Criação de modelos de diligência

A diligência prévia é a verificação do potencial risco de uma parceria comercial. Ela ocorre antes mesmo do fechamento de um negócio e pode ser aplicada a clientes, fornecedores, serviços terceirizados e qualquer outro tipo de relacionamento entre negócios e pessoas. 

As tecnologias anteriormente citadas auxiliam, também, na criação de modelos de diligência. Ou seja, processos que serão utilizados para identificar as ameaças e coibir transações ilícitas, negociações que possam levar a danos financeiros ou cooperação com empresas que violam a regulamentação. 

Esses modelos são reutilizados e aprimorados com o passar do tempo. Como consequência, surgem metodologias de compliance mais seguras. 

Conheça a melhor solução para prevenção de perdas

A Neoway possui quatro soluções de Prevenção a Perdas que unem todas essas tecnologias mencionadas no artigo: FRAML, identificação de riscos e Inteligência Artificial, machine learning e criação de modelos de diligência.

Neoway Check: permite confirmar as informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer (KYC), onboarding digital e outras validações.

Neoway Compliance: permite acessar dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. E fazer diligências completas, para evitar riscos e tomar decisões rapidamente.

Neoway Watcher: permite monitorar automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios e identificar problemas, para agir de forma rápida, evitando riscos legais e reputacionais.

Neoway Lawsuits: cria relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.

Com essas soluções é possível mitigar o risco de perdas em todas as frentes, evitando prejuízos decorrentes tanto de fraudes e golpes quanto de processos judiciais, por exemplo.

Elas são capazes de centralizar, organizar e entregar tudo o que é preciso para uma empresa se prevenir contra fraudes, com precisão e agilidade para validar documentos de identidade, cruzar informações, gerenciar processos antifraude e monitorar clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Estas são as seis principais frentes que tornam o pilar de Prevenção a Perdas da Neoway diferenciado no mercado:

  1. Onboarding digital – É possível validar documentos de identidade (RG, CNH etc) por meio de tecnologias como reconhecimento facial, óptico e documentoscopia digital, para evitar ações fraudulentas.
  2. Scores antifraude – Possui scores antifraude para validar e-mails, telefones e CPFs, encontrar o endereço mais provável, entre outras informações relevantes para a análise de riscos.
  3. Coleta de informações – O cliente pode acessar dados internos e externos de diferentes sites e fontes, inclusive uma base histórica de fraudadores. Além disso, é possível combinar critérios para descartar homônimos.
  4. Análise em detalhes – Permite identificar ligações societárias, vínculos com listas restritivas nacionais e internacionais, além de ativos tangíveis e intangíveis. E ainda pesquisar termos na web para análises reputacionais.
  5. Monitoramento contínuo – A plataforma dispara alertas automáticos sobre comportamentos atípicos de terceiros para garantir a prevenção contra perdas e riscos reputacionais.
  6. Arquivamento de histórico – Todas as evidências que comprovem verificações prévias podem ser armazenadas, garantindo a conformidade com os prazos regulatórios. Também é possível controlar e rastrear históricos de criação e edição dos arquivos.

Case de sucesso em prevenção de perdas

Uma das gigantes do setor de telecom do Brasil, a Claro contratou as soluções de Risk & Compliance da Neoway e obteve resultados expressivos em prevenção de perdas e redução de riscos:

Resultados quantitativos

  • Diligência dos fornecedores de forma rápida e automatizada em uma base com 55 mil cadastros;
  • Identificação de 857 empresas inativas e/ou suspensas na base da Claro, o que representou uma melhoria no sistema de cadastros;
  • Identificação de 25 sócios de empresas fornecedoras com mandado de prisão;
  • Identificação de 2.695 sócios de fornecedores considerados PEP (Pessoa Politicamente Exposta), o que nem sempre significa um problema, mas é interessante monitorar;
  • Identificação de 23 empresas fornecedoras em nome de colaboradores, o que também requer análises mais detalhadas;
  • Identificação de 279 colaboradores cadastrados no programa Bolsa Família;
  • Identificação de 146 colaboradores que fizeram doações a partidos políticos;
  • Identificação de 29 colaboradores que são PEP secundários;
  • Identificação de 77 colaboradores que são servidores públicos. 

Resultados qualitativos

  • Redução de 46% dos documentos solicitados no momento de cadastro de fornecedores pela área de Cadastros e Monitoramento;
  • Queda de 53% no tempo de análise documental e de 44% no tempo de homologação de novos fornecedores;
  • Redução de 70% do tempo de análise e evolução societária de fornecedores considerados críticos de acordo com a política da Claro (casos, por exemplo, de mudanças no CNAE da empresa a partir da entrada de um novo sócio);
  • Aumento de 30% do número de fornecedores analisados e monitorados e redução de 25% referente a possíveis perdas financeiras;
  • Mapeamento de 100% dos fornecedores e colaboradores cadastrados em sua base e das suas relações de parentesco (colaborador que tem parentes fornecedores, por exemplo), o que garante análise sobre possível conflito de interesse.

Na prática, a parceria representou para a Claro a implementação de um sistema de compliance com automatização de processos de diligência e incremento da produtividade e eficiência para diferentes áreas. Sem contar no aumento da segurança e da transparência da empresa, que precisa enfrentar um mercado ainda com muitos riscos, problemas de segurança e fraudes.

Se você deseja contar com uma solução tecnológica que auxilie na prevenção de perdas, conheça a Neoway Fraud Prevention e utilize a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina em sua diligência prévia. 

Teste a plataforma Neoway gratuitamente e veja na prática como a melhor solução de Due Diligence do mercado funciona.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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