Biometria facial: como ela ajuda a evitar fraudes?

SCROLL DOWN

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Busque o assunto desejado

De acordo com um relatório da Allied Market Research, a demanda global por sistemas de biometria facial deve movimentar mais de R$ 50 bilhões em 2022.

Isso mostra como a tecnologia de reconhecimento facial vem ganhando espaço nas empresas, sobretudo devido aos custos mais acessíveis e ao aumento da precisão dos sistemas, fruto da integração com tecnologias como a Inteligência Artificial.

Capaz de trazer mais segurança a diferentes tipos de operação, esse recurso desponta como um importante aliado em um cenário difícil. Tecnologias como a biometria facial são fundamentais para tentar proteger clientes, empresas e seus dados, e criar sistemas de segurança mais robustos.

O que é e como funciona a biometria facial?

A biometria facial é a tecnologia que se baseia na leitura das características do rosto humano. Assim como acontece com a impressão digital ou com a retina, por exemplo, cada pessoa tem aspectos que tornam seu rosto único.

Soluções de biometria facial utilizam tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning para identificar dezenas de pontos nodais para reconhecer uma pessoa. Isso inclui a análise de características como a distância entre os olhos, a grossura dos lábios, o tamanho da testa, o formato do nariz, entre outros.

A partir dessa leitura, os traços capturados são comparados a dados presentes em bancos de dados — e aqui entra outra tecnologia: o Big Data. A autenticação acontece de acordo com o nível de similaridade entre o rosto da pessoa e a imagem armazenada.

Geralmente, as empresas constroem bancos de dados com essas imagens a partir, por exemplo, da requisição do envio de uma selfie ou foto de um documento no momento do cadastro. É essa imagem que vai servir como base de comparação para o sistema realizar a validação ou não daquela pessoa, como acontece no acesso a um serviço digital, por exemplo.

Onde a biometria facial pode ser aplicada?

Infográfico: Onde A Biometria Facial Pode Ser Aplicada

A biometria já possui diversas aplicações no nosso dia a dia e, conforme a tecnologia avança, ela se torna ainda mais presente. Alguns exemplos de uso são:

Autenticação de transações

Assim como há instituições financeiras que utilizam a leitura da impressão digital ou da palma das mãos, algumas empresas hoje realizam a liberação de operações por meio do reconhecimento facial. Pagamentos e saques, por exemplo, já podem ser feitos dessa forma.

Controle de acesso

Em empresas ou condomínios residenciais, a biometria facial vem ganhando espaço como forma de autenticação de moradores, colaboradores e visitantes para a liberação da entrada e acesso a determinados locais.

Segurança

A biometria facial já vem sendo amplamente utilizada em aeroportos, seja para a liberação dos viajantes nos totens eletrônicos de leitura de passaporte, seja para o monitoramento das pessoas que circulam no local.

O setor da segurança pública também se beneficia da tecnologia, implantada sobretudo em câmeras de monitoramento, ajudando a identificar suspeitos.

Desbloqueio de smartphones

Um dos usos mais simples da biometria facial é o desbloqueio de aparelhos celulares. Enquanto alguns modelos ainda fazem apenas a leitura das digitais, usuários com aparelhos mais modernos podem apenas direcionar a câmera do smartphone para o rosto e fazer o desbloqueio.

Quais são as vantagens da biometria facial?

Infográfico: Quais São As Vantagens da Biometria Facial

Alguns dos benefícios do uso da biometria facial são:

Mais segurança

Recursos biométricos são, de maneira geral, muito seguros. Afinal, as características de uma pessoa são únicas, o que dificulta (mas não impossibilita), fraudes de identidade.

Maior precisão

Por se basear em tecnologias de ponta, como a IA, a biometria facial é precisa. Com isso, além da segurança, ela ajuda a dar mais agilidade para os processos (identificação de cliente e, liberação de passes, etc.) e mais confiabilidade às transações.

Integração facilitada

A biometria facial pode ser facilmente integrada a outras soluções que a empresa utiliza. Inclusive, ao contrário do que se possa imaginar, sua implementação não é complexa, tampouco cara, o que a torna uma opção de bom custo-benefício.

Aperfeiçoamento constante

Quanto mais a biometria fácil se populariza, mais precisa ela se torna. Isso porque, quantos mais dispositivos e empresas utilizando essa tecnologia, mais ricas se tornam as bases de dados e mais inteligentes se tornam os algoritmos. 

Como essa tecnologia é usada para evitar fraudes nas empresas?

Embora a maior agilidade às operações seja um ganho importante, a biometria facial tem se destacado como uma ferramenta para a prevenção a fraudes, adicionando uma camada extra de segurança às suas operações.

A tecnologia de reconhecimento facial pode ser utilizada tanto internamente, para melhorar o acesso a dados e ambiente, ou externamente, ajudando a proteger os clientes e suas informações.

Nesse sentido, a contribuição da biometria facial no combate a fraude pode ser resumida nos seguintes pontos:

  • Verificação de identidade: a tecnologia dificulta golpes de identidade.
  • Identificação de fraudadores: embora os criminosos também estejam em constante atualização e tenhamos exemplo de casos de fraudes por meio da biometria facial, fato é que essa ferramenta dificulta esse tipo de golpe e ajuda a identificar atividades suspeitas.
  • Impedir roubo de senhas: uma vez que os usuários não precisam mais digitar senhas ou PINs, o processo de validação torna-se mais seguro e evita-se o roubo de senhas.

Segundo dados da Serasa Experian, no Brasil, houve uma tentativa de fraude a cada 7 segundos (os dados são relativos a setembro de 2021). Isso mostra a importância das empresas investirem em novas formas de segurança, para si e para seus clientes e parceiros.

A biometria facial consegue trazer mais complexidade para as camadas de segurança, dificultando o acesso ou uso de um serviço ou local por pessoas não autorizadas. E, por sorte, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível e disseminada.

Saiba como as soluções Neoway podem ajudar a sua empresa na prevenção e identificação de fraudes de identidade. Fale com nossos especialistas.

Posts relacionados

Cadastre-se na Newsletter da Neoway e receba conteúdos gratuitos sobre inovação, tecnologia e negócios.