Biometria facial: como ela ajuda a evitar fraudes?

SCROLL DOWN

De acordo com um relatório da Allied Market Research, a demanda global por sistemas de biometria facial deve movimentar mais de R$ 50 bilhões em 2022.

Isso mostra como a tecnologia de reconhecimento facial vem ganhando espaço nas empresas, sobretudo devido aos custos mais acessíveis e ao aumento da precisão dos sistemas, fruto da integração com tecnologias como a Inteligência Artificial.

Capaz de trazer mais segurança a diferentes tipos de operação, esse recurso desponta como um importante aliado em um cenário difícil. Tecnologias como a biometria facial são fundamentais para tentar proteger clientes, empresas e seus dados, e criar sistemas de segurança mais robustos.

O que é e como funciona a biometria facial?

A biometria facial é a tecnologia que se baseia na leitura das características do rosto humano. Assim como acontece com a impressão digital ou com a retina, por exemplo, cada pessoa tem aspectos que tornam seu rosto único.

Soluções de biometria facial utilizam tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning para identificar dezenas de pontos nodais para reconhecer uma pessoa. Isso inclui a análise de características como a distância entre os olhos, a grossura dos lábios, o tamanho da testa, o formato do nariz, entre outros.

A partir dessa leitura, os traços capturados são comparados a dados presentes em bancos de dados — e aqui entra outra tecnologia: o Big Data. A autenticação acontece de acordo com o nível de similaridade entre o rosto da pessoa e a imagem armazenada.

Geralmente, as empresas constroem bancos de dados com essas imagens a partir, por exemplo, da requisição do envio de uma selfie ou foto de um documento no momento do cadastro. É essa imagem que vai servir como base de comparação para o sistema realizar a validação ou não daquela pessoa, como acontece no acesso a um serviço digital, por exemplo.

Onde a biometria facial pode ser aplicada?

Infográfico: Onde A Biometria Facial Pode Ser Aplicada

A biometria já possui diversas aplicações no nosso dia a dia e, conforme a tecnologia avança, ela se torna ainda mais presente. Alguns exemplos de uso são:

Autenticação de transações

Assim como há instituições financeiras que utilizam a leitura da impressão digital ou da palma das mãos, algumas empresas hoje realizam a liberação de operações por meio do reconhecimento facial. Pagamentos e saques, por exemplo, já podem ser feitos dessa forma.

Controle de acesso

Em empresas ou condomínios residenciais, a biometria facial vem ganhando espaço como forma de autenticação de moradores, colaboradores e visitantes para a liberação da entrada e acesso a determinados locais.

Segurança

A biometria facial já vem sendo amplamente utilizada em aeroportos, seja para a liberação dos viajantes nos totens eletrônicos de leitura de passaporte, seja para o monitoramento das pessoas que circulam no local.

O setor da segurança pública também se beneficia da tecnologia, implantada sobretudo em câmeras de monitoramento, ajudando a identificar suspeitos.

Desbloqueio de smartphones

Um dos usos mais simples da biometria facial é o desbloqueio de aparelhos celulares. Enquanto alguns modelos ainda fazem apenas a leitura das digitais, usuários com aparelhos mais modernos podem apenas direcionar a câmera do smartphone para o rosto e fazer o desbloqueio.

Quais são as vantagens da biometria facial?

Infográfico: Quais São As Vantagens da Biometria Facial

Alguns dos benefícios do uso da biometria facial são:

Mais segurança

Recursos biométricos são, de maneira geral, muito seguros. Afinal, as características de uma pessoa são únicas, o que dificulta (mas não impossibilita), fraudes de identidade.

Maior precisão

Por se basear em tecnologias de ponta, como a IA, a biometria facial é precisa. Com isso, além da segurança, ela ajuda a dar mais agilidade para os processos (identificação de cliente e, liberação de passes, etc.) e mais confiabilidade às transações.

Integração facilitada

A biometria facial pode ser facilmente integrada a outras soluções que a empresa utiliza. Inclusive, ao contrário do que se possa imaginar, sua implementação não é complexa, tampouco cara, o que a torna uma opção de bom custo-benefício.

Aperfeiçoamento constante

Quanto mais a biometria fácil se populariza, mais precisa ela se torna. Isso porque, quantos mais dispositivos e empresas utilizando essa tecnologia, mais ricas se tornam as bases de dados e mais inteligentes se tornam os algoritmos. 

Como essa tecnologia é usada para evitar fraudes nas empresas?

Embora a maior agilidade às operações seja um ganho importante, a biometria facial tem se destacado como uma ferramenta para a prevenção a fraudes, adicionando uma camada extra de segurança às suas operações.

A tecnologia de reconhecimento facial pode ser utilizada tanto internamente, para melhorar o acesso a dados e ambiente, ou externamente, ajudando a proteger os clientes e suas informações.

Nesse sentido, a contribuição da biometria facial no combate a fraude pode ser resumida nos seguintes pontos:

  • Verificação de identidade: a tecnologia dificulta golpes de identidade.
  • Identificação de fraudadores: embora os criminosos também estejam em constante atualização e tenhamos exemplo de casos de fraudes por meio da biometria facial, fato é que essa ferramenta dificulta esse tipo de golpe e ajuda a identificar atividades suspeitas.
  • Impedir roubo de senhas: uma vez que os usuários não precisam mais digitar senhas ou PINs, o processo de validação torna-se mais seguro e evita-se o roubo de senhas.

Segundo dados da Serasa Experian, no Brasil, houve uma tentativa de fraude a cada 7 segundos (os dados são relativos a setembro de 2021). Isso mostra a importância das empresas investirem em novas formas de segurança, para si e para seus clientes e parceiros.

A biometria facial consegue trazer mais complexidade para as camadas de segurança, dificultando o acesso ou uso de um serviço ou local por pessoas não autorizadas. E, por sorte, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível e disseminada.

Saiba como as soluções Neoway podem ajudar a sua empresa na prevenção e identificação de fraudes de identidade. Fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura