KYC onboarding ajuda a prevenir e combater lavagem de dinheiro em instituições financeiras

SCROLL DOWN

Índice

  • Como funciona o KYC durante o onboarding de clientes de instituições financeiras?
  • Como KYC onboarding se relaciona com os setores de AML e antifraude?
  • O que é o conceito de onboarding perpétuo (ou onboarding contínuo)?
  • Como o KYC onboarding promove o AML compliance?
  • Como a tecnologia atua na diligência prévia no onboarding digital de clientes?

Conhecer bem seu cliente é uma prerrogativa fundamental para todas as empresas, e por diversos motivos, como:

  • quanto mais uma organização conhece o público que atende, mais ela tem condições de oferecer produtos ou serviços que mantenha esse público fiel a ela;
  • quanto mais informações e dados atualizados uma instituição possui de seus clientes, menores os riscos de ela ser vítima de práticas maliciosas, como fraudes ou lavagem de dinheiro.

Em inglês, o conjunto de estratégias voltado para conhecer melhor os clientes é chamado de Know Your Customer, com a sigla KYC. Trata-se de uma das práticas mais importantes do universo do compliance, especialmente no setor financeiro.

Este artigo vai demonstrar como o KYC pode ser usado no onboarding de clientes e como a tecnologia facilita esse processo. 

Baixe agora o seu Checklist para Onboard Digital e garanta boas práticas de compliance em seus processos.

Como funciona o KYC durante o onboarding de clientes de instituições financeiras?

Onboarding de clientes é a etapa inicial do processo de contato de um cliente com uma empresa, que começa logo após o fechamento de um negócio. Ou seja, é a integração de um cliente à empresa.

No caso das instituições financeiras, trata-se de uma etapa especialmente importante, tanto em termos de prevenção de riscos quanto de satisfação do cliente. Um estudo de mercado com bancos digitais mostrou que pessoas que avaliaram o processo de cadastro com as notas 9 e 10 estavam seis vezes mais propensas a permanecerem conectadas com a instituição financeira.

Já o Know Your Customer (KYC) (“conheça seu cliente”) é um conjunto de estratégias que visam reunir informações sobre os clientes e que tem como objetivo oferecer mais segurança ao onboarding.

O KYC envolve também processos de identificação de usuários para a elaboração de políticas de aceitação para evitar fraudes e prevenir riscos, além de manter a adequação da empresa a leis e regulamentações do setor a que está inserida. 

No caso do onboarding digital em instituições financeiras, existem várias diretrizes que devem ser cumpridas, como as previstas na Lei 9.613 e na Circular do Banco Central 3.978. 

O background check é uma estratégia que auxilia no KYC, pois busca informações sobre o cliente para analisar e entender quais são os dados mais importantes para o processo e, assim, priorizá-los durante a checagem. 

Como KYC onboarding se relaciona com os setores de AML e antifraude?

Empresas de todos os portes e segmentos estão expostas a riscos, mas essa realidade é ainda mais dura para as instituições financeiras. 

Nesse sentido, uma organização que cumpre à risca os preceitos do KYC reduz – ou até mesmo elimina – os riscos relacionados a fraudes e transações ilícitas.

Importante lembrar que essas ameaças não apenas colocam em risco as operações da empresa – justamente por não permitir o compliance pleno –, mas também podem ferir a imagem do negócio junto ao seu público e ao mercado. 

Prevenção à Fraude no Setor Financeiro | Neoway Simplifica

Por isso, contar com processos que ajudem a prevenir – e não apenas mitigar – riscos é fundamental.

Com as estratégias de Know Your Customer, a empresa consegue estruturar formas para monitorar transações e acompanhar o cadastro de clientes, cruzando dados e criando padrões que servirão como base para situações futuras.

Essas estratégias devem ser adotadas pelos setores que atuam no combate a fraudes e lavagem de dinheiro – de preferência com uma abordagem unificada, conhecida como FRAML – para se tornarem mais eficazes.

O que é o conceito de onboarding perpétuo (ou onboarding contínuo)?

Infográfico traz benefícios de um onboarding bem feito utilizando o KYC.

O onboarding contínuo diz respeito à ideia de alimentar a integração com o cliente ao longo de toda a sua jornada de relacionamento com a instituição, e não apenas no contato inicial.

Trata-se de uma estratégia de manutenção de bom relacionamento, que faça com que os clientes queiram continuar contratando os serviços daquela empresa, e também de manutenção do monitoramento, para que a empresa continue alerta para eventuais riscos decorrentes desse relacionamento.

A tecnologia é essencial para o onboarding perpétuo, porque ferramentas de inteligência que conseguem se manter atualizadas sobre os clientes que estão inseridos em seu banco de dados permitem e facilitam esse monitoramento rotineiro e contínuo – inclusive com disparo de alertas diante de comportamentos fora do padrão.

Como o KYC onboarding promove o AML compliance?

Desde 2019, a necessidade de um detalhamento mais aprofundado das rotinas de Know Your Customer tornou-se ainda mais importante, uma vez que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualizou as normas de prevenção a crimes de lavagem de dinheiro (AML) e financiamento ao terrorismo (PLDFT) naquele ano, por meio da resolução 617.

Mais tarde, com a norma CVM 50, a importância do KYC no compliance contra a lavagem de dinheiro ficou ainda mais robusta.

Essas normas dizem respeito, justamente, à forma como o KYC deve ser realizado pelas instituições financeiras, garantindo a prevenção contra crimes de lavagem de dinheiro. Tais como:

  • Atualização dos critérios de classificação de investidores como Pessoas Expostas Politicamente (PEP);
  • Ampliação dos sinais de alerta referentes às operações atípicas que devem ser monitoradas;
  • Apresentação de rotinas pontuais voltadas para a gestão do cadastro simplificado dos clientes classificados como investidores não residentes;
  • Elaboração periódica de avaliação interna de risco de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo;
  • Estabelecimento da Abordagem Baseada em Risco como principal instrumento de governança de PLDFT;
  • Maior detalhamento das rotinas de Know Your Customer, incluindo ações voltadas à identificação do beneficiário final.

Como a tecnologia atua na diligência prévia no onboarding digital de clientes?

A tecnologia é uma aliada essencial no onboarding digital, ao conferir agilidade e maior segurança e precisão na tarefa de analisar os dados durante a diligência prévia sobre aqueles clientes.

Nesse sentido, três frentes contribuem especialmente para isso:

  1. O Big Data Analytics, ou seja, a análise de grandes volumes de dados, que é uma opção para dar agilidade e escalar processos como KYC, onboarding digital e esteira de validação. Com ele, em poucos segundos, é possível realizar a verificação de documentos e a validação de novos usuários.
  2. Machine Learning e Inteligência Artificial: grandes instituições financeiras estão utilizando o Machine Learning – aprendizado de máquina – para automatizar processos de KYC e combater fraudes e crimes financeiros. Baseada em Inteligência Artificial, essa tecnologia permite desde a integração e monitoramento de clientes até a investigação de fraudes, servindo também para dar suporte às pesquisas em diferentes fontes de dados.
  3. As APIs permitem a integração de dados diretamente nas plataformas que as empresas utilizam, ajudando o time de compliance na tomada de decisões mais adequadas para os potenciais riscos.

A Neoway possui quatro soluções de Prevenção a Perdas para KYC que unem todas essas tecnologias.

  • Neoway Check: permite confirmar as informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer, Onboarding Digital e outras validações.
  • Neoway Compliance: possibilita acessar dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. E fazer diligências completas, para evitar riscos e tomar decisões rapidamente.
  • Neoway Watcher: permite monitorar automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios e identificar problemas, para agir de forma rápida, evitando riscos legais e reputacionais.
  • Neoway Lawsuits: cria relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.

Com essas soluções, é possível prevenir as perdas em todas as frentes, evitando prejuízos decorrentes tanto de fraudes e golpes quanto de lavagem de dinheiro.

Elas são capazes de centralizar, organizar e entregar tudo o que é preciso para uma empresa se prevenir contra crimes financeiros, com precisão e agilidade para validar documentos de identidade, cruzar informações, gerenciar processos antifraude e monitorar clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Estas são as seis principais frentes que tornam o pilar de Prevenção à Fraude da Neoway diferenciado no mercado:

  1. Onboarding digital massificado – É possível validar documentos de identidade (RG, CNH etc) por meio de tecnologias como reconhecimento facial, óptico e documentoscopia digital, para evitar ações fraudulentas.
  2. Scores antifraude – Possui scores antifraude para validar e-mails, telefones e CPFs, encontrar o endereço mais provável, entre outras informações relevantes para a análise de riscos.
  3. Coleta de informações – O cliente pode acessar dados internos e externos de diferentes sites e fontes, inclusive uma base histórica de fraudadores. Além disso, é possível combinar critérios para descartar homônimos.
  4. Análise em detalhes – Permite identificar ligações societárias, vínculos com listas restritivas nacionais e internacionais, além de ativos tangíveis e intangíveis. E ainda pesquisar termos na web para análises reputacionais.
  5. Monitoramento contínuo – A plataforma dispara alertas automáticos sobre comportamentos atípicos de terceiros para garantir a prevenção contra fraudes e riscos reputacionais.
  6. Arquivamento de histórico – Todas as evidências que comprovem verificações prévias podem ser armazenadas, garantindo a conformidade com os prazos regulatórios. Também é possível controlar e rastrear históricos de criação e edição dos arquivos.

Se você deseja contar com uma solução tecnológica que auxilie no KYC da sua instituição financeira, garantindo a prevenção de perdas, inclusive decorrentes de fraudes e lavagem de dinheiro, conheça a Neoway Fraud Prevention.

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura