Conheça inovações que aceleram e organizam a gestão de risco regulatório

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é um risco regulatório?
  • Como funciona a gestão de risco regulatório?
  • Como aplicar a tecnologia na gestão de risco regulatório?
    – Automação de tarefas
    – Monitoramento em tempo real
    – Bancos de dados atualizados conforme a regulamentação
    – Inteligência Artificial e aprendizado de máquina
    – Blockchain

Em busca de reduzir danos financeiros e reputacionais, as empresas — em especial as instituições financeiras — buscam, cada vez mais, melhorar seus processos de gestão de risco regulatório

Assim, as práticas relacionadas à legalidade, ética e transparência se tornaram vitais para diversos segmentos do mercado. Contudo, seu acompanhamento pode apresentar grandes desafios. 

Um deles é a constante mudança na regulamentação em diferentes esferas. Outro problema enfrentado pela área é a renovação das medidas de controles internos aplicáveis (geralmente organizadas pelo setor de compliance) e seu monitoramento. Mas provavelmente a maior dificuldade se relaciona ao enorme volume de informações com que é preciso lidar.

Com tantas variáveis e atualizações ocorrendo ao mesmo tempo, é praticamente impossível realizar as tarefas de gestão de risco regulatório manualmente. 

Então, se você deseja saber como a tecnologia pode auxiliar nessa responsabilidade, continue a leitura. Neste artigo, saiba como a inovação acelera e desenvolve a gestão de risco regulatório.

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

O que é um risco regulatório?

Risco regulatório se refere à possibilidade de uma empresa enfrentar danos ou problemas futuros devido ao não cumprimento da lei. No setor de compliance, essas normas são estabelecidas pelo Estado, embora existam também regulamentações internas. 

Seja qual for o caso, o risco regulatório é visto como ameaça à integridade financeira ou imagem de um negócio. Assim, a gestão de risco regulatório é uma medida de gerenciamento de risco

Como funciona a gestão de risco regulatório?

A gestão de risco regulatório é um conjunto de práticas, ferramentas e processos que têm o objetivo de mitigar os riscos oriundos do descumprimento da legislação. Ou seja, criar um Programa de Gerenciamento de Risco (ou PGR) para evitar sanções, multas, penalidades ou paralisações. 

Esses riscos podem advir de origens variadas, como mudanças e atualizações na regulamentação atual, erro de interpretação ou falha processual interna, apenas para citar alguns fatores. 

Como aplicar a tecnologia na gestão de risco regulatório?

O uso da tecnologia oferece um vasto leque de oportunidades para fortalecer a conformidade na gestão de risco regulatório. Isso abrange soluções que permitem acessar bancos de dados, acelerar processos morosos e encontrar lacunas para melhorias. A seguir, conheça algumas de suas aplicações. 

Automação de tarefas

Antigamente as tarefas de gestão de risco regulatório eram realizadas por pessoas. Hoje, boa parte dos processos podem ser automatizados. 

A transferência de responsabilidades para soluções tecnológicas faz com que as atividades tornem-se mais dinâmicas, rápidas e eficientes. O que, quando se fala de compliance, é um elemento de extrema importância. 

Monitoramento em tempo real

Por se tratar de uma área na qual a regulamentação é alterada conforme o tempo, é preciso monitorar frequentemente as alterações na legislação para que o PGR seja atualizado. 

Mas não é só isso. A gestão de risco regulatório vive constantemente sob ameaças de novos tipos de fraudes desenvolvidas pelos criminosos. E, portanto, é preciso observar cada passo dado para ter uma resposta imediata. 

O monitoramento constante é também importante para diligência prévia, na qual são observados dados de potenciais clientes, fornecedores e outras parcerias comerciais para a realização do onboarding. 

Bancos de dados atualizados conforme a regulamentação

É muito comum que instituições financeiras e de outros setores utilizem fontes de dados externas para enriquecimento e higienização de sua própria base de dados. Esse tipo de solução precisa ser atualizado pelas mesmas questões citadas no tópico anterior: as transformações na regulamentação. 

Por isso, é válido investir em uma plataforma que mantém-se reciclada quando o assunto são informações cruciais para o setor de conformidade.

Inteligência Artificial e aprendizado de máquina

Duas das inovações centrais na área de gestão de risco regulatório são a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina, elementos que atuam em conjunto. Por meio da modelagem de dados, é possível realizar avaliações preditivas para prever riscos, detectar anomalias e melhorar o próprio sistema de maneira constante. 

Isso quer dizer que os algoritmos avançados são responsáveis não apenas pela identificação dos riscos, mas também pela manutenção regular para adequar-se às mudanças necessárias. 

Blockchain

Tecnologias como o blockchain e criptografia trazem o que é necessário para que a gestão de risco regulatório seja realizada de maneira segura.

Isso permite a realização de auditorias para observação e análise que estarão fora de risco de alteração. Assim, é possível elaborar relatórios para desenvolver ainda mais o plano de ações de gestão de risco regulatório. 

Como a Neoway Compliance atua na gestão de risco regulatório?

A Neoway Compliance é uma solução que agrega todas as informações necessárias para a mitigação de riscos regulatórios. Por meio da plataforma, é possível acessar um vasto banco de dados modelados por Inteligência Artificial que aprimoram todos os processos do programa de compliance. 

Além de os dados serem atualizados em tempo real, o que proporciona uma maior acurácia, o aprendizado de máquina aperfeiçoa continuamente o próprio algoritmo. Isso significa atualização constante para manter as atividades de acordo com as diretrizes internas e governamental de conformidade.

Se você deseja contar com essa solução para realizar os processos de compliance da sua empresa, fale com um de nossos especialistas.

Identifique o nível de exposição da sua empresa a riscos de compliance em menos tempo.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura