Como as empresas podem prevenir e detectar fraudes com roubo de identidade

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Índice

  • O que é roubo de identidade?
  • Estatísticas de roubo de identidade no Brasil
  • Entenda as diferenças entre roubo de identidade e fraude de identidade
  • Tipos de fraude de identidade
  • Tendências em fraudes de identidade
  • Como o roubo de identidade afeta as empresas
  • Como as empresas podem prevenir e detectar fraudes com roubo de identidade?
  • Como blindar seu negócio com soluções de automação de due diligence e monitoramento contínuo

O roubo de identidade é uma das principais frentes de batalha para os times de segurança em empresas. Afinal de contas, o sequestro ou vazamento de dados de login de um funcionário, por exemplo, podem ser uma vulnerabilidade para todo o negócio.

Segundo o levantamento divulgado pela Aiqon recentemente, para 55% dos CISOs (sigla para diretor de segurança da informação, em tradução livre) os ataques focados no roubo de identidade de usuários são hoje a grande frente de batalha da defesa corporativa. 

É importante ressaltar que mesmo uma pequena quantidade de dados, como CPF, número da Previdência Social, endereço, nome de solteira da mãe, já são o suficiente para um criminoso fazer compras, abrir contas bancárias, tomar empréstimos ou cometer crimes em nome da vítima.

O roubo de identidade vai além dos danos imediatos causados por indícios de fraudes e pode acarretar prejuízos gigantescos tanto de reputação quanto em sanções regulatórias.

No artigo de hoje, você fica sabendo como é possível prevenir e detectar fraudes com roubo de identidade em sua empresa, utilizando soluções de verificação de identidade, automação de due diligence e monitoramento contínuo.

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Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

O que é roubo de identidade?

O primeiro ponto a abordar é a definição de roubo de identidade. Estamos falando do ato ilícito de obter informações pessoais de outra pessoa, como CPF, RG, dados bancários e outras informações sensíveis, sem o consentimento dela. 

Esses dados são utilizados para realizar transações financeiras, abrir contas, solicitar empréstimos ou cometer outros crimes em nome da vítima, causando prejuízos financeiros e danos à reputação tanto para pessoas quanto para empresas.

Leia mais: Conheça as principais fraudes bancárias e as responsabilidades das instituições financeiras quando ocorrem

Usando artifícios como engenharia social, os criminosos buscam enganar as vítimas para conseguir acesso aos dados da vítima. Após obter as informações pessoais, os criminosos podem executar uma série de golpes. Por isso, é primordial que as empresas tenham mecanismos para confirmação da identidade dos consumidores – além de verificarem se o consumidor está realmente realizando a transação.

Estatísticas de roubo de identidade no Brasil

No Brasil, o roubo de identidade tem se tornado um problema crescente. O estudo Future Consumer Index (FCI), realizado pela Ernst & Young, revelou que 7 em cada 10 brasileiros demonstram preocupação com o roubo de identidade (71%), enquanto 69% dos entrevistados mostraram que estão preocupados com segurança e privacidade de dados pessoais.

Para se ter uma ideia, segundo dados da FEBRABAN, no primeiro bimestre de 2021 os ataques de phishing, a chamada pescaria digital, cresceram 100% em relação ao ano anterior, enquanto os golpes da falsa central telefônica e falso funcionário de banco tiveram crescimento ainda maior, de 340%. Em todas essas situações, os golpes visam o furto de dados das pessoas físicas.

Leia mais: Conta laranja: como identificar indícios de fraudes e mitigar riscos

Essa realidade reforça a necessidade de medidas robustas de segurança e educação da população sobre a importância de proteger suas informações pessoais. 

Por parte das empresas, há uma série de soluções e dados confiáveis que permitem tornar mais eficiente a esteira de prevenção a fraudes. Inclusive, em momentos-chave do relacionamento com o cliente, como em seu onboarding.

Entenda as diferenças entre roubo de identidade e fraude de identidade

Roubo de identidade e fraude de identidade são frequentemente confundidos, mas possuem uma diferença fundamental: o momento em que cada uma dessas ações acontece.

Para as empresas, é importante diferenciar esses dois momentos na jornada do consumidor, até para mitigar os riscos e adotar a proteção adequada.

Roubo de identidade

Primeiro, o roubo de identidade ocorre quando alguém obtém informações pessoais de outra pessoa sem autorização, com a intenção de usá-las para ganho financeiro ou outros benefícios.

Fraude de identidade

Em seguida, vem a fraude de identidade, que envolve o uso dessas informações roubadas para cometer atividades com indícios fraudulentos, como abrir contas bancárias, solicitar cartões de crédito ou realizar compras em nome da vítima, dentre outros possíveis crimes.

Tipos de fraude de identidade

Existem diversos tipos de fraudes de identidade, dentre os principais é possível destacar:

  • Fraudes de cartão de crédito: utilização de dados de cartões roubados para realizar compras fraudulentas.
  • Fraudes de abertura de conta: uso de informações pessoais para abrir contas bancárias ou de serviços.
  • Fraude de empréstimo: solicitação de empréstimos utilizando dados falsos ou roubados.
  • Fraude de documentos: emissão de documentos falsificados para realizar atividades ilícitas.

Tendências em fraudes de identidade

As fraudes de identidade estão em constante evolução, acompanhando as mudanças tecnológicas e comportamentais. Há, inclusive, ferramentas que estão se popularizando, como o ChatGPT, que têm a capacidade de tornar mais fácil a vida dos fraudadores. 

Algumas tendências incluem o uso de Inteligência Artificial e machine learning para criar perfis falsos mais convincentes ou até mensagens de e-mail ou WhatsApp, por exemplo, que se pareçam mais com os contatos oficiais feitos por empresas verdadeiras, como bancos, financeiras e outros.

Leia mais: Checklist definitivo para prevenção de fraudes

Outro ponto é o aumento de fraudes em transações online, especialmente em períodos de grande movimentação desse mercado, como a Black Friday, por exemplo.

Há ainda ataques direcionados a pequenas empresas – até como porta de entrada para atingir companhias maiores. Como pequenos negócios frequentemente possuem menos recursos para investir em segurança, esse tipo de empresa fica mais vulnerável e se tornam alvos mais fáceis.

Como o roubo de identidade afeta as empresas

Do lado dos consumidores, as fraudes de identidade causam prejuízo. No entanto, as empresas também recebem impactos severos por conta de crimes de roubo de identidade. 

O primeiro prejuízo (e mais óbvio) para as empresas está associado diretamente aos custos financeiros gerados por indícios de fraudes e pela perda de receita. Há ainda os custos relacionados à perda de negócios no futuro por conta dos danos reputacionais, que podem ser prejudicados pela divulgação de escândalos na mídia, por exemplo.

Leia mais: Como utilizar a tecnologia para mitigar riscos de imagem?

Por outro lado, há ainda os prejuízos causados pelo investimento necessário para cumprir regulamentações e pagar (ou evitar) penalidades.

Como já comentado, 7 em cada 10 brasileiros demonstram preocupação com o roubo de identidade no Brasil, mas a sua empresa não precisa estar nessa estatística. Saiba como a Neoway pode ajudar seu time de prevenção a fraudes e compliance!

Como as empresas podem prevenir e detectar fraudes com roubo de identidade

Para prevenir e detectar fraudes de identidade, as empresas devem adotar uma abordagem multifacetada, incluindo alguns pontos, como: educação e treinamento de funcionários para reconhecer sinais de fraudes.

Há ainda soluções de tecnologias de autenticação que permitem verificar a identidade dos consumidores e detectar fraudes durante o onboarding e transações.

Leia mais: Verificação KYC: como detectar fraudes desde o onboarding

Empresas ainda podem utilizar ferramentas para monitorar transações e detectar atividades suspeitas, mudanças em documentos e consulta a listas restritivas internacionais, por exemplo, em tempo real.

É justamente por isso que as empresas precisam de uma política de KYC (Know Your Client – Conheça Seu Cliente), um conjunto de estratégias utilizado por empresas para reunir o maior número possível de informações sobre os clientes. Esse processo tem como objetivo analisar o risco de suas escolhas e oferecer mais segurança e qualidade ao atendimento.

Yasmin Taha, PMM de Prevenção de Perdas na Neoway, explica a importância do processo KYC, que pode ser traduzido para o português como “Conheça seu Cliente”.

Como blindar seu negócio com soluções de automação de due diligence e monitoramento contínuo

Um dos momentos mais importantes para a prevenção a fraudes é justamente o onboarding. A Neoway conta com soluções que ajudam empresas de diversos setores a simplificar e agilizar o processo de onboarding de clientes, fornecedores e funcionários, por meio de inteligência e análise detalhada de uma alta volumetria com informações atualizadas e confiáveis em um único local.

Além disso, as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway são capazes de automatizar a tomada de decisão do onboarding, considerando políticas prontas ou customizáveis, tornando o processo mais ágil e assertivo.

Conheça as soluções inovadoras de Prevenção de Perdas da Neoway e comece agora a automatizar processos, prevenir riscos e priorizar decisões estratégicas.

A solução de automatização de decisão da Neoway utiliza inteligência analítica e os melhores dados para prevenção de perdas na sua esteira de aprovação de fornecedores, dentre outros, descomplicando o onboarding com automação inteligente e dados confiáveis para sua gestão de risco.

Outro ponto chave em qualquer relação comercial é a diligência. Com a ajuda da Neoway, você faz uma due diligence minuciosa de seus públicos de interesse, analisando tantos pessoas físicas como jurídicas, através de dados cadastrais, reputacionais, patrimoniais e de conflitos de interesse, permitindo a conformidade regulatória e adequação a políticas de risco internas, enquanto otimiza o processo de verificação.

Para se manter seguro além do onboarding, sua empresa pode monitorar continuamente as variáveis críticas de pessoas físicas e jurídicas. Simplificamos o processo de manutenção de risco cadastral, permitindo a personalização no cadastramento das variáveis de acordo com sua política de risco, para receber alertas instantâneos sobre quaisquer alterações em desacordo.

O time da Usecar conta como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de prevenção a fraudes com as soluções de dados da Neoway, evitando um prejuízo de R$17.6 milhões.

Ganhe eficiência operacional e redução de custos, sabendo que sua base de dados está em constante monitoramento. Assim, sua empresa pode diminuir riscos e se proteger dos indícios de fraudes causados por roubo de identidade.

Ao implementar essas estratégias, as empresas podem não apenas proteger seus ativos, mas também fortalecer a confiança de seus clientes e parceiros, garantindo um ambiente de negócios mais seguro e confiável. 

Se você deseja contar com uma solução tecnológica para proteger seus negócios, fale com um de nossos especialistas!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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