Dados e IA são ferramentas essenciais para melhoria de processos de compliance regulatório

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é compliance regulatório?
  • Quais são os riscos ao não se adequar ao compliance regulatório?
  • Como desenvolver um programa de compliance regulatório eficaz por meio de dados?
  • Quais ferramentas podem auxiliar nessa tarefa?
    – Neoway Compliance
    – Neoway Watcher
    – Neoway Lawsuits

As normas as quais as empresas — especialmente as instituições financeiras — estão sujeitas são rigorosas. Além disso, recebem atualizações frequentes. Por isso, as ações de compliance regulatório são essenciais no mundo corporativo atual. 

Por meio delas, é possível combater o risco regulatório, que pode gerar uma série de danos reputacionais e financeiros. Em casos mais graves, chega ao ponto de trazer prejuízos irreversíveis à companhia, como a paralisação de suas operações. 

A boa notícia é que as ferramentas tecnológicas são poderosas aliadas para o cumprimento desta tarefa. Então, se você deseja saber como os dados são utilizados para aperfeiçoar processos de compliance regulatório, continue a leitura. 

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

O que é compliance regulatório?

Compliance regulatório é o conjunto de práticas, processos e sistemas utilizados para que uma empresa atue em conformidade regulatória. Em outras palavras, é toda atividade que visa garantir o cumprimento de regras estabelecidas pelo governo ou por meio do código de conduta interno da organização. 

Seu principal objetivo é assegurar a responsabilidade ética, integridade e transparência da corporação para evitar multas, sanções, penalizações, litígios legais e crises de imagem. 

Os riscos regulatórios incluem questões jurídicas, ambientais, contábeis, trabalhistas, cibernéticas e algumas peculiaridades setoriais de cada segmento industrial. 

Quais são os riscos ao não se adequar ao compliance regulatório?

Uma empresa que não se adequa à legislação está sujeita a uma série de imbróglios prejudiciais às suas operações. Algumas das principais consequências da não conformidade regulatória são:

  • Multas: os órgãos reguladores aplicam multas cujo valor varia de acordo com a gravidade da violação. Isso quer dizer que contravenções graves podem acarretar em penalidades financeiras severas. 
  • Processos jurídicos: a não conformidade pode gerar processos e litígios que levam a problemas aos cofres e à imagem da empresa.
  • Danos reputacionais: existem várias questões éticas que podem comprometer a imagem de uma organização na ótica dos clientes e de outros stakeholders, como potenciais parceiros de negócios.
  • Dificuldade de acesso a capital e investimentos: as falhas no cumprimento da legislação afastam, também, potenciais investidores, fusões e aquisições e acesso a crédito. 
  • Paralisação operacional ou fechamento: a não adaptação à regulamentação atual pode fazer com que haja paralisação parcial (de uma área ou setor específico) ou total da empresa. Isso ocorre por meio da revogação de licenças e autorizações que podem levar tempo para serem adquiridas novamente. 

Como desenvolver um programa de compliance regulatório eficaz por meio de dados?

Assim como em diversas outras áreas do mercado, os dados desempenham um papel fundamental para o compliance regulatório. Uma de suas principais funções é o fornecimento de informações que ajudam no aprimoramento do programa de compliance interno

Como consequência, são aprimorados os processos internos e condições de diligência prévia, elaboradas regras de conduta mais eficientes e aperfeiçoadas as medidas preventivas para mitigação de toda a natureza de riscos. 

No setor financeiro, onde as regras são ainda mais rígidas, os dados auxiliam na identificação de ameaças oriundas de fontes externas. Ou seja, funcionam tanto para o onboarding de clientes quanto para uma análise acurada de parceiros, fornecedores de serviços e até mesmo potenciais colaboradores, cuja contratação pode gerar riscos de conflitos de interesses

Nesse sentido, as ferramentas de bancos de dados são essenciais. Elas identificam padrões e anomalias, permitindo a detecção de problemas antes mesmo que ocorram, incluindo riscos de fraude

Quais ferramentas podem auxiliar nessa tarefa?

Mãos de um homem digitando em um notebook, o qual apresenta gráficos que podem ter relação com Compliance Regulatório.

Existem muitas ferramentas que auxiliam na elaboração, implementação e monitoramento de um plano de compliance regulatório eficiente. A seguir, conheça algumas das melhores soluções disponíveis no mercado

Neoway Compliance

A Neoway Compliance é a ferramenta que realiza a modelagem de dados para diligência prévia e gestão de compliance. Isso quer dizer que se baseia no aprendizado de máquina para avaliar informações massivas em tempo real e gerir riscos danosos à empresa durante o onboarding de clientes e análise de crédito. 

Neoway Watcher

A Neoway Watcher, por sua vez, atua de maneira contínua no monitoramento de pessoas jurídicas ao observar mudanças de CNAE ou atualizações no quadro societário, por exemplo. Aqui os processos também são empoderados pela inteligência artificial para aprimoramento constante.  

Neoway Lawsuits

A Neoway Lawsuits traz dados estruturados sobre processos judiciais e extrajudiciais. Ou seja, traz todas as informações jurídicas necessárias para a avaliação precisa e o cumprimento do compliance regulatório para atuação dentro dos conformes da legalidade. 

Se você quer saber mais sobre as opções oferecidas pela Neoway, veja tudo que a Neoway tem a oferecer para polimento dos processos de compliance na sua empresa. 

Identifique o nível de exposição da sua empresa a riscos de compliance em menos tempo.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura