Inteligência analítica: como converter dados em ações

SCROLL DOWN

Apenas ter os dados brutos não é o suficiente para tomar decisões nos negócios, é necessário saber como transformá-los em informações relevantes. Nesse sentido, a inteligência analítica é uma ótima ferramenta, pois permite a análise detalhada dos dados coletados pela empresa, a fim de gerar informações precisas sobre os processos. Por meio dela, é possível obter referências que podem ser usadas no planejamento de ações e estratégias. 

Essas análises inteligentes facilitam identificar padrões em eventos e situações complexas, e prever com precisão seus resultados. Ou seja, é a capacidade direta de analisar, entender e tirar conclusões a partir dos dados. 

Neste artigo, vamos explicar mais sobre inteligência analítica e como usá-la para converter dados brutos em informações úteis. Confira!

3 tipos de inteligência segundo Robert Sternberg

Inteligência analítica: como converter dados em ações

Robert Sternberg é um psicólogo cognitivo que fez contribuições significativas para o estudo da inteligência. Ele desenvolveu a teoria triárquica, que divide a inteligência em três tipos: inteligência prática, criativa e analítica.

Inteligência prática

A inteligência prática é a capacidade de se adaptar a um ambiente em mudança. Isso significa que pessoas com alta inteligência prática são capazes de usar seus conhecimentos e habilidades para adaptar ou mudar o ambiente atual. 

Inteligência criativa

A inteligência criativa busca resolver problemas por meio da imaginação. A criatividade pode ajudar a encontrar uma solução original para um problema inesperado. Inclui o conjunto de habilidades que criam, inventam, descobrem, exploram e imaginam.

Inteligência analítica

A inteligência analítica é a capacidade de coletar e analisar dados para tomar decisões. Nela, é possível identificar padrões e conexões, e a partir disso fazer uma previsão ou recomendação. Esse tipo de inteligência é excelente para resolver problemas e tomar decisões sob pressão.

Importância e vantagens da inteligência analítica

Como vimos, a inteligência analítica ajuda a coletar e interpretar grandes quantidades de informações para identificar necessidades e oportunidades. Esses conhecimentos permitem fazer previsões e, assim, criar planos táticos para atender a futuras demandas e a mitigar riscos.

O método possibilita uma maior compreensão, não apenas das demandas da empresa, mas também, uma visão mais voltada às necessidades dos clientes e um entendimento mais preciso da concorrência. 

Os profissionais que praticam a inteligência analítica, usam suas habilidades de resolução de problemas para elevar os resultados nos negócios e para atender aos clientes com mais eficiência, o que contribui para o crescimento contínuo de uma organização.

Por meio da inteligência analítica, é possível: 

Prever as necessidades do cliente

Por meio deste modelo de análise, é muito mais fácil e rápido perceber quando houver uma demanda de seus clientes. Essas previsões podem ser usadas para aumentar a fabricação de um produto específico, por exemplo, com o devido preparo e antecipação. 

Melhorar a gestão de processos com a inteligência analítica

A inteligência analítica é baseada em muita pesquisa, comunicação, pensamento crítico e resolução ágil de problemas, fatores essenciais para identificar as áreas de melhoria nos procedimentos de negócios. 

Mais controle sobre os dados com a inteligência analítica

Outra vantagem ao usar a inteligência analítica é obter mais controle dos dados. Por meio dela, há o aprimoramento da coleta de informações, inspeção e modelagem para facilitar a compreensão de processos. 

Definição de metas mais adequadas

O método permite detectar padrões, fazer brainstormings, observar e interpretar várias métricas, que as empresas estudam para fazer melhorias em diversas áreas. Com informações precisas, é muito mais eficaz, produtivo e seguro definir metas para a empresa.

Inteligência analíticia na ciência de dados

A ciência de dados incorpora elementos da inteligência artificial, mineração de dados  (linkar texto sobre mineração de dados que será escrito em breve) e tecnologias para armazenar, processar, analisar e visualizar dados. Embora tenha forte viés técnico, matemático e estatístico, necessita estar relacionada a disciplinas cujo principal objetivo é compreender e analisar fatos reais baseados em dados. Desse modo, a inteligência analítica se torna fundamental.

É importante destacar que apesar de a ciência de dados ser abrangente, não se limita somente ao Big Data, ela também atua com o Small Data, que são conjuntos de dados de menor volume. No entanto, a análise de “pequenos dados” pode ser mais complexa, tanto da perspectiva computacional quanto da compreensão humana.

Para facilitar o processo ao analisar fontes de dados,  pode facilitar responder às quatro categorias de perguntas abaixo. 

Descritiva: o que está acontecendo?

A  compreensão de eventos em tempo real é o que define a análise descritiva. Ela busca compreender qual é o cenário da empresa ou da situação analisada.

Diagnóstica: por que isto aconteceu?

A análise diagnóstica visa estabelecer relações de causa e consequência para entender porque determinado evento ocorreu. 

Preditiva: o que acontecerá?

A análise preditiva sugere o que ocorrerá no futuro, visando extrair padrões comportamentais, de acordo com o contexto, por meio de dados históricos.

Prescritiva: o que de melhor poderá acontecer?

Enquanto a análise preditiva identifica tendências futuras, a prescritiva traça as possíveis consequências de cada ação.

Conclusão

Tomar decisões precisas, rapidamente, é um fator essencial para o sucesso nos negócios, considerando um cenário cada vez mais acelerado e suscetível a mudanças. Dessa forma, a capacidade analítica desempenha um papel cada vez mais importante, à medida que as empresas se dedicam a compreender as grandes quantidades de dados gerados todos os dias.

As empresas precisam de acesso a dados oportunos para tomar melhores decisões, assim a inteligência analítica proporciona mais eficácia na análise de dados. Sua eficiência é maximizada quando incorporada em todos os aspectos da tomada de decisão, desde o planejamento estratégico, nas decisões operacionais, e até monitoramento e melhoria contínua.

Quer aprender mais sobre inteligência analítica e outros assuntos que vão te ajudar a tomar as melhores decisões em seu negócio? No dia 30 de agosto, acontece a 5ª edição do Data Driven Business, maior evento de Data Analytics do país – e a primeira realizada pela Neoway em parceria com a B3. Inscreva-se agora para aprender a transformar dados em visão de futuro!

inteligência analítica

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura