Como o mercado automotivo se beneficia com a tecnologia de dados de frota de veículos

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Índice

  • Como a inteligência de mercado impacta o mercado automotivo
  • Como os dados de veículos impulsionam empresas do mercado automotivo
  • – Enriquecimento de dados
  • – Prospecção de clientes
  • – Segmentação de clientes
  • – Perfil de frota veicular
  • Conheça a solução de Frotas Veiculares

Você já notou como a tecnologia no mercado automotivo evoluiu nos últimos anos? Muito além da fabricação de veículos, a tecnologia nesse segmento acelerou no universo dos dados.

A tecnologia está presente em toda a cadeia da indústria automotiva, incluindo áreas de serviços, processos administrativos, impactando até a inteligência de mercado e estratégia comercial por meio da tecnologia de dados. 

Neste artigo, você confere como o mercado automotivo se beneficia com a tecnologia de dados de veículos para se tornarem mais competitivas.

Como a inteligência de mercado impacta o mercado automotivo

Por ser uma estratégia de coleta, processamento, monitoramento e análise de dados e informações que possam fornecer insights, a inteligência de mercado tem como ponto central embasar a tomada de decisão de uma empresa.

Esses dados podem estar relacionados a comportamento do consumidor, estratégias da concorrência, percepção da marca, tendências de mercado e outras informações relevantes para a empresa.

Em resumo, o objetivo da inteligência de mercado é analisar o que acontece do lado de fora de uma companhia e fornecer subsídios que fomentem ações para aumentar a sua competitividade, contribuindo para tomadas de decisões mais estratégicas e seguras.

Marco Matalon, Coordenador de Vendas da Neoway, explica que a Inteligência Comercial é composta por diversos processos estruturados e ferramentas, com o uso de dados inteligentes, a cadência de comunicações com os leads e clientes, indicadores de performance etc.

No mercado automotivo, em empresas como montadoras, concessionárias, locadoras, lojas, indústrias de autopeças e até instituições financeiras que atuam com esse mercado, a inteligência de mercado é que direciona a estratégia comercial, dando visibilidade, por exemplo, da concorrência e do cliente potencial.

A análise de dados é fundamental também para as áreas de marketing e vendas dentro desse segmento, pois contribui para o aumento da eficiência em estratégias de prospecção, segmentação, campanhas e previsão de demanda.

Uma locadora de veículos, por exemplo, que deseja saber o comportamento de uso e a preferência de marca de frotas veiculares corporativas, tem inúmeras vantagens ao acessar dados estratégicos fornecidos pela inteligência de mercado.

Conhecer o perfil do cliente, identificar oportunidades de mercado, acompanhar tendências, avaliar a concorrência, desenvolver estratégias comerciais com mais agilidade são algumas dessas vantagens. 

Como os dados de veículos impulsionam empresas que atuam no mercado automotivo

A compreensão do cenário atual do mercado é um dos principais benefícios do uso de dados. Ao observá-los, é possível realizar uma série de ações preditivas a partir da avaliação do potencial de market share e dos pontos fracos da concorrência, por exemplo. 

Acessar dados confiáveis e atualizados pode ser uma tarefa difícil para quem trabalha na indústria automotiva sem a ferramenta certa. Só quem tem acesso a esses dados, pode ter uma visão aprofundada do mercado de atuação e conhecer o perfil de cliente ideal. Informações como idade da frota veicular, marcas preferidas, tempo de posse e condição do automóvel são essenciais para esse segmento.

Veja nosso guia sobre Ideal Customer Profile (ICP) e saiba como o Big Data Analytics ajudará em seu processo.

Ao saber desses dados, é possível criar ações estratégicas que facilitam as análises de inteligência comercial e na definição do seu go-to-market, como enriquecimento de dados, segmentação, prospecção, até chegar na identificação do perfil de frota de veículos do seu público-alvo. 

Veja em quais frentes de trabalho o uso de dados confiáveis e atualizados pode ser o diferencial para obter melhores resultados na sua estratégia comercial.

Enriquecimento de dados

Você já ouviu falar sobre enriquecimento de dados? Esse é um processo de otimização das informações de potenciais clientes coletadas por meio de ações e campanhas de marketing que visam a captação de leads qualificados.

Marcela Costa, coordenadora de CS de Produto de S&M da Neoway, fala sobre o processo de enriquecimento de dados no CRM e como ele é fundamental no planejamento estratégico de uma empresa.

Como esses dados iniciais podem ser insuficientes – imagine ter coletado apenas nome e e-mail – ou ficarem desatualizados com o tempo, dificultando a criação de estratégias mais focadas em determinado nicho, o enriquecimento de dados atuará no sentido de buscar mais dados sobre esse potencial cliente, sejam eles geográficos, demográficos, comportamentais, profissionais, cadastrais, entre outros. Isso contribui para uma abordagem mais aderente e personalizada a um determinado público.

Assim, fica mais fácil segmentar a base de clientes da empresa e obter um melhor desempenho das campanhas para potencializar as conversões no pipeline de vendas.

Prospecção de clientes

A prospecção de clientes é a atividade realizada normalmente pelo vendedor, ou time de SDR com apoio do marketing, de buscar potenciais clientes que correspondam ao perfil da empresa. 

É a etapa inicial do funil de vendas, quando acontece o primeiro contato com o potencial cliente.

Um dos tipos mais comuns de prospecção é o outbound marketing, que é a atividade de entrar em contato com pessoas que possam ter interesse pelo seu produto ou serviço. Esse contato pode ser feito por diferentes canais, como telefone, e-mail, redes sociais ou até mesmo uma abordagem presencial. 

Para auxiliar as  atividades relacionadas à prospecção de clientes, é fundamental contar com tecnologia para o gerenciamento dos dados.

Segmentação de clientes

A segmentação de clientes se refere ao processo de dividir e organizar uma base de dados de consumidores em diferentes grupos, que podem ser por características ou interesses em comum. Esse processo auxilia na customização de entregas relacionadas a conteúdo, anúncios, propostas comerciais e outras atividades de marketing e vendas.

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

Dessa forma, é possível direcionar esforços a um grupo específico de potenciais clientes de acordo com o melhor momento de compra e proporcionar uma melhor experiência a cada grupo.

Ao segmentar uma base de clientes, uma empresa também tem a chance de identificar novos nichos e oportunidades, além de poder adotar processos mais eficientes de vendas, distribuição e prospecção. 

Perfil de frota veicular

Quando se trata de entender o perfil de empresas que atuam no mercado automotivo, o primeiro passo para o sucesso da inteligência de mercado é ter acesso a dados atualizados de frotas de veículos. 

Esses dados vão garantir uma análise precisa das empresas que possuem frota para potencializar estratégias comerciais. 

Veja alguns segmentos que têm melhores resultados ao conhecer o perfil de frota veicular do seu mercado de atuação B2B:

Locadoras de veículos

Podem planejar suas ofertas com precisão e agilidade ao ter previsões de demanda baseadas em dados.

Montadoras de veículos

Podem identificar oportunidades de vendas ao saber das preferências e as condições das frotas de veículos dos seus potenciais clientes.

Instituições financeiras

Podem encontrar clientes que possuem veículos financiados para oferecer propostas de financiamento.  

Lojas e indústria de autopeças

Podem personalizar suas ofertas de produtos, serviços de manutenção preventiva ou programas de atualização de frota de clientes.

Conheça a solução de Frotas Veiculares 

As nossas soluções de Marketing & Vendas ajudam empresas, que possuem áreas de vendas e marketing, a venderem mais com eficiência operacional. 

Por meio de dados únicos e tecnologias que promovem inteligência analítica, fornecemos soluções para toda a esteira de growth intelligence e identificamos as melhores oportunidades para as estratégias de crescimento comercial.

Os dados da Neoway + B3 são focados em verticais de negócios específicas que permitem aprofundar o entendimento do seu negócio. 

Um exemplo dessa oferta verticalizada é a solução de Frotas Veiculares da Neoway, que possibilita o acesso a dados estratégicos de veículos, leves e pesados, financiados por empresas (CNPJs), representando 70% do mercado brasileiro. São mais de 1,6 milhão de CNPJs e 4,3 milhões de veículos cadastrados na base de dados.

A solução é ideal para empresas que têm como desafio: 

  • limitação na análise do mercado de frota de veículos;
  • dificuldade em identificar potenciais clientes;
  • previsão de demanda pouco precisa;
  • dificuldade em identificar oportunidades de mercado.

O Alessandro Araujo, do time da Continental, conta sobre a importância dos dados que trazem agilidade e qualidade na tomada de decisão da empresa, e como a Neoway contribui para um estratégia mais eficiente.

Voltada para análises de inteligência de mercado e estratégia comercial, a solução permite fazer enriquecimento de dados, segmentação e prospecção de clientes. 

Com isso, você pode identificar empresas que possuem determinado perfil de frota veicular e entender o melhor momento para abordar seus clientes e prospects, ganhando agilidade e precisão em suas estratégias comerciais.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como a solução de Frotas Veiculares pode ajudar a sua empresa a potencializar o entendimento do mercado potencial, ganhando mais eficiência operacional.

A solução de Frota de Veículos tem os dados mais confiáveis e a maior base de veículos leves e pesados financiados do país.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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