Índice
- Como a análise preditiva impacta as vendas
- Vantagens da análise preditiva para a estratégia comercial e previsão de vendas
- Como a análise preditiva impacta os principais segmentos do mercado
– Serviços Financeiros (FSI)
– Seguros
– Automotivo
– Bens de Consumo
– Telecom
– Varejo - Como montar uma estratégia comercial orientada por dados
Você sabia que é possível identificar tendências e prever cenários futuros a partir da tecnologia de dados? É a chamada análise preditiva. Essa técnica usa dados e estatísticas para a criação de um modelo preditivo que fornece uma previsão de cenários futuros, com base no que já aconteceu.
Isso possibilita identificar tendências, encontrar oportunidades e prever necessidades que possam surgir futuramente para se preparar com antecedência usando as melhores estratégias ao seu negócio.
A análise preditiva tem sido aplicada em diferentes segmentos com o objetivo de desenvolver estratégias comerciais mais efetivas. E o resultado é o impacto positivo nas vendas.
Confira, neste artigo, como a análise preditiva é utilizada pelas empresas e como você pode aplicá-la em suas estratégias comerciais para obter melhores resultados de vendas.
Como a análise preditiva impacta as vendas
Primeiramente, a análise preditiva precisa de dados para realizar o cálculo estatístico e apresentar possibilidades para a tomada de decisão com mais chances de sucesso.
Uma empresa que tem uma base de dados confiáveis tem a primeira etapa para fazer análises preditivas. Assim, terá visibilidade de previsões de situações que podem acontecer no futuro com base em situações que já aconteceram.
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Por exemplo, por meio dessa análise, uma empresa de tecnologia pode identificar que, dentro de alguns meses, a demanda por uma solução tem grande chance de aumentar e será necessário antes fazer algumas melhorias no sistema para poder atendê-la com maior qualidade.
Outro exemplo é de empresas que realizam as vendas preditivas. A partir de uma base de dados e estudo prévio, uma empresa identifica o interesse de alguns clientes em comprar um determinado produto e envia o produto a eles, com a possibilidade de ficar e fazer a compra ou devolver sem custo para o cliente.
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Ao usar a análise preditiva, a empresa tem muito mais chances de concluir a venda em uma estratégia que parece, inicialmente, ser tão arriscada.
Com esse tipo de análise, é possível tomar decisões com base em dados e desenvolver estratégias comerciais que aproveitem as oportunidades de vendas, tendo clareza e redução dos riscos.
Vantagens da análise preditiva para a estratégia comercial e previsão de vendas
Além de prever padrões de compra dos clientes, uma empresa pode ter outras vantagens ao utilizar a análise preditiva para vendas, como estudar o potencial de consumo do seu mercado-alvo e direcionar melhor suas estratégias de negócio.
Veja outras vantagens para estratégia comercial e previsão de vendas:
- Identificar oportunidades de vendas mais lucrativas: com base nas previsões, é possível focar as vendas em produtos mais lucrativos no momento certo, que haverá mais chances de compra.
- Aumentar a personalização de produtos e serviços: a empresa pode entender com mais profundidade os interesses dos clientes para criar ofertas mais direcionadas ao perfil do público.
- Distribuir recursos e metas com mais eficiência: ao analisar a previsão de vendas, os líderes comerciais podem alocar recursos onde mais precisam em determinado momento e distribuir as metas de vendas com mais eficácia entre o time comercial.
- Melhorar a tomada de decisões sobre cenários futuros: a partir das projeções de vendas, as estratégias comerciais podem ser planejadas com mais precisão e focadas nas oportunidades com maior chance de conversão.
Como a análise preditiva impacta os principais segmentos do mercado
A análise preditiva já tem beneficiado diferentes segmentos do mercado. Veja sua aplicação em algumas dessas indústrias:
Serviços Financeiros (FSI)
Instituições financeiras, como bancos e empresas de cartão de crédito, utilizam a análise preditiva para mapear riscos e personalizar ofertas.
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Com isso, essas instituições podem detectar e reduzir a quantidade de transações fraudulentas, além de analisar riscos na concessão de crédito.
Seguros
Com a análise preditiva, as empresas de seguros podem fazer avaliações mais precisas de sinistros, levantar riscos e, consequentemente, reduzir custos.
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Em seguros de saúde, é possível identificar pacientes com riscos de doenças crônicas ou que não aderem a tratamentos e indicar algum tipo de intervenção.
Automotivo
A análise preditiva no setor automotivo é fundamental para identificar riscos no processo produtivo e na cadeia de vendas.
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Uma concessionária, por exemplo, tem a oportunidade de perceber que a falta de um modelo específico de veículo com bastante saída no mercado em que atua causará um impacto negativo no atingimento das metas de vendas do semestre e, por meio da análise preditiva, pode tomar uma decisão rápida para otimizar sua estratégia comercial e evitar a queda nos resultados.
Bens de Consumo
Para a indústria que produz bens duráveis e não duráveis, a análise preditiva se torna fundamental para guiar as tomadas de decisões com impacto em atividades diárias, como de precificação.
Esses ajustes em preço, com base em dados precisos e projeções de cenários futuros de compra, podem ser um grande diferencial nas estratégias comerciais e no ciclo de vendas dos produtos em um mercado caracterizado pela forte concorrência, alto volume de vendas e sazonalidade de ofertas e promoções.
Telecom
Nas empresas de telecomunicações, pode ser usada na previsão de demanda de novas instalações ao acompanhar o histórico de vendas e as tendências do mercado.
Dessa forma, é possível identificar a necessidade de contratar mais instaladores dentro de alguns meses, por exemplo.
Varejo
Para varejistas, um dos benefícios em usar a análise preditiva é visto na gestão de estoque. Com ela, uma empresa pode medir a demanda por produtos e manter um inventário equilibrado, sem excesso ou escassez.
As empresas também podem utilizá-la para direcionar ofertas adequadamente para cada perfil de consumidor em seus diferentes canais de venda.
Alguns sites de e-commerce recomendam produtos com base no histórico de pesquisa e interesse do cliente com o objetivo de aumentar o ticket médio da compra.
Como montar uma estratégia comercial orientada por dados
Com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway, empresas que possuem áreas de vendas e marketing vendem mais com eficiência operacional.
Ao contar com essas soluções, você ganha uma importante aliada para desenvolver sua estratégia comercial com base em dados confiáveis e fazer análises preditivas de forma efetiva.
Nossa expertise com dados segmentados permite oferecer soluções completas, adaptadas às necessidades específicas de cada setor – de tecnologia, automotivo, de saúde, financeiro, varejo, entre outros setores.
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Outro diferencial das soluções de Marketing e Vendas da Neoway são os indicadores de priorização e prospecção, que tem como objetivo apoiar na priorização das melhores empresas para prospectar por meio do mapeamento das companhias em crescimento e que são relevantes, gerando um score final. São eles:
Indicador Empresa com Relevância
É um score relativo à combinação de variáveis indicativas de patrimônio, tamanho, porte e ativos financeiros do CNPJ, cujo objetivo é identificar empresas que possuem relevância em relação aos seus bens e ativos.
Indicador Empresa em Crescimento
É um score relativo à combinação de variáveis associadas ao crescimento e à alteração de variáveis cadastrais do CNPJ, que tem como objetivo identificar empresas que possuem indícios de crescimento/expansão.
Indicador Momento para Prospecção
É um score relativo ao momento de prospecção do CNPJ que combina os scores de relevância e de crescimento, com o objetivo de identificar empresas que estão no momento para serem prospectadas.
Esse score retorna empresas no âmbito de estarem em expansão/crescimento e possuírem indícios de patrimônio relevantes, tornando elas mais propícias para que sejam prospectadas.
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