O que é NPS? Entenda sua importância e aplicação

SCROLL DOWN

Mensurar a satisfação de clientes é um passo essencial para empresas que desejam avaliar se são, de fato, bem ou mal-sucedidas nas suas ações. E, para isso, um dos indicadores mais importantes é o NPS.

Neste post, veja o que é NPS, como pode ser calculado, sua importância, como pode ajudar a melhorar as vendas, a aprimorar os produtos e o papel dos dados nesse processo. Acompanhe!

O que é o NPS?

NPS significa Net Promoter Score. Trata-se de uma metodologia baseada em pesquisas e classificação utilizada para mensurar — qualitativa e quantitativamente — a satisfação dos diferentes públicos com os quais a empresa se relaciona (parceiros e, sobretudo, clientes) e a qualidade da sua experiência.

Por meio de ferramentas como questionários, a organização consegue coletar informações relevantes sobre as percepções desses públicos em relação a fatores como o produto e/ou o serviço oferecido pela empresa, atendimento, entre outros.

Com essas respostas em mãos, torna-se mais fácil para os gestores compararem a perspectiva externa de seus clientes e parceiros com o ponto de vista interno de líderes e profissionais da equipe, que muitas vezes não é capaz de captar o verdadeiro sentimento desses públicos.

Em muitos negócios, o NPS já é encarado como um indicador-chave de desempenho (KPI), permitindo à organização ter uma visão geral dos seus pontos fortes e fracos, além de possibilitar a implementação e acompanhamento de melhorias.

Como calcular o NPS

Infográfico: Como calcular o NPS

O NPS é calculado com base em uma pesquisa simples. Basicamente, devem ser feitos dois questionamentos, um de ordem qualitativa e outro, quantitativa:

  • “Em uma escala de 0 a 10, quais são as chances de você recomendar a empresa para um amigo?” ou “Em uma escala de 0 a 10, como você classifica o nosso atendimento?”.
  • “Por que você deu esta nota?”.

Baseado nas notas fornecidas, os respondentes serão divididos em três categorias distintas:

  • Promotores: pessoas que deram nota 9 ou 10. Isso significa que estão satisfeitas com a empresa, desejam manter a relação com ela e a recomendariam para amigos e colegas.
  • Neutros: respondentes que deram nota 7 ou 8. Trata-se de pessoas que não ajudam a divulgar a marca, ou seja, não a recomendam a ninguém, mas também não fazem comentários negativos.
  • Detratores: pessoas que tinham notas de 0 a 6. Esses respondentes estão insatisfeitos com a empresa, não tiveram uma experiência positiva e, dependendo do grau de decepção, podem prejudicá-la com feedbacks negativos.

Uma vez que todos esses aspectos foram considerados e contabilizados, é possível utilizar uma fórmula simples para calcular o NPS:

NPS = Promotores – Detratores / Número Total de Respondentes

Por exemplo: 100 pessoas responderam à pesquisa da empresa. Considerando que 50 delas são consideradas promotores (nota 9 ou 10), 30 são neutros (nota 7 ou 8) e 20 são detratores (nota de 0 a 6), então o cálculo do NPS seria:

NPS = 50 – 20 

NPS = 30

Importante notar que nem sempre todas as pessoas respondem à pesquisa. Nesse caso, há duas saídas para calcular o NPS: desconsiderar os não respondentes do número total ou considerá-los neutros.

No entanto, como o fato de não terem respondido pode ter se dado por problemas técnicos, como o não recebimento da pesquisa, o mais indicado é ignorar os que não responderam.

Por fim, vale destacar que não existe um índice NPS considerado ideal. O valor vai depender da empresa, do ramo que atua, do seu porte e de outros fatores. É claro, porém, que o melhor resultado é aquele que apresenta o maior número número de promotores.

Para organizações que ainda não têm um histórico desse cálculo, é possível utilizar como base os valores de empresas concorrentes diretas.

Por que NPS é importante

Infográfico: Benefícios e importância do NPS para as empresas

O NPS auxilia as empresas na obtenção de insights de como melhorar suas estratégias, sejam elas relacionadas ao atendimento ou a seus produtos e serviços. E isso tem impacto direto nos esforços voltados para a fidelização de clientes.

Não à toa, o NPS é uma das métricas mais importantes para o time de Customer Success (CS). Com auxílio desse índice, a equipe trabalha para elevar a taxa de retenção e engajamento dos clientes e para reduzir a taxa de churn.

Mas o NPS também traz outros benefícios importantes. Destacamos:

  • Analisar a concorrência e realizar comparações;
  • Aperfeiçoar soluções e processos;
  • Identificar a percepção da marca por clientes e parceiros;
  • Impulsionar o crescimento da empresa.
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Otimizar o posicionamento da marca.

Como o NPS ajuda a melhorar as vendas, a aprimorar os produtos e o atendimento

A metodologia NPS pode ser utilizada nos diferentes pontos de contato da empresa com o cliente. Entre eles:

  • Atendimento: ao realizar uma pesquisa após o atendimento, a empresa consegue determinar com mais precisão a qualidade da interação. Isso é fundamental para avaliar se e o que é preciso melhorar no atendimento.
  • Produto: ao pedir que os clientes respondam se indicariam ou não o produto da empresa e/ou se a solução atendeu às suas necessidades, torna-se mais fácil identificar possíveis problemas, como a falta de alinhamento com as dores da persona do negócio.
  • Serviço: seguindo a mesma linha da avaliação do produto, o NPS possibilita que a empresa avalie possíveis falhas na prestação de um determinado serviço.

Como aplicar no marketing

O NPS pode ser aplicado de diferentes formas no marketing da empresa. Um exemplo é o chamado Marketing de Defensores. Trata-se de uma estratégia que utiliza o NPS para descobrir os promotores da marca e, a partir daí, iniciar um relacionamento mais próximo com essas pessoas. O objetivo é realizar ações para deixá-los mais satisfeitos e potencializar sua defesa da empresa.

Outra aplicação do Net Promoter Score no setor de marketing é utilizá-lo para segmentar sua base de clientes de acordo com o nível de satisfação. Dessa forma, as empresas conseguem ser mais assertivas em suas campanhas, personalizando as estratégias para cada perfil. A ideia é manter os promotores fiéis, transformar os neutros em promotores e aumentar a satisfação dos detratores.

O NPS também permite ao time de marketing saber com mais precisão o que se passa na com os clientes. Novamente, isso colabora para a identificação dos pontos fracos da empresa, que podem ser trabalhados para aumentar a satisfação e, consequentemente, a retenção desses consumidores.

Como aplicar no setor de vendas

A percepção dos clientes sobre a empresa e suas soluções é uma informação vital para o setor de vendas. Isso porque o NPS fornece ao time comercial informações reais e concretas sobre os clientes para o desenvolvimento de estratégias.

Os profissionais de vendas utilizam essas informações para identificar o que realmente importa e quais são os diferenciais que podem ser utilizados durante a fase de negociação com possíveis novos clientes.

Além disso, em alinhamento com o marketing, o time de vendas pode trabalhar ações junto aos promotores da marca, incentivando-os a indicá-la e divulgá-la. O resultado são mais oportunidades de vendas e mais recursos para atrair novos clientes.

Como os dados e a tecnologia podem ajudar neste processo

No mercado atual, é seguro afirmar que dados estão se tornando o principal ativo de uma empresa. Com o surgimento de novas tecnologias, os negócios lidam diariamente com extensos volumes de informação, gerados em uma velocidade cada vez maior.

Contar com ferramentas capazes de coletar e analisar esses dados — e gerar insights e conhecimento a partir deles — é um dos grandes trunfos que uma empresa pode ter atualmente.

O Big Data, por exemplo, é muito útil para a melhorar a experiência do cliente porque permite analisar diferentes tipos de dados e gerar métricas de desempenho para ajudar a identificar pontos de melhoria.

Essas ferramentas também podem ser úteis para facilitar os processos internos, torná-los mais ágeis e eficientes. Um exemplo é a análise das taxas de abandono de chamadas telefônicas. Se elas estão elevadas, isso significa que melhorias precisam ser feitas para evitar que isso aconteça.

Até mesmo os sentimentos e as emoções dos clientes podem ser mais bem entendidos por meio de outras tecnologias como Inteligência Artificial e Deep Learning (redes neurais). Isso porque elas são capazes de analisar comentários e outros tipos de feedbacks dos clientes.

E então, gostou do conteúdo? Para continuar se informando sobre o tema, veja o que fazem os times de vendas e marketing, como os dois setores se relacionam, como a empresa pode alinhá-los e quais os benefícios dessa integração. Acesse Vendas e Marketing: integrar para impulsionar os resultados e saiba mais!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura