Insider Trading: como prevenir com Compliance

SCROLL DOWN

Índice

  • Qual é a pena para este tipo de crime?
  • Quais prejuízos essa prática pode trazer para o mercado?
  • Como prevenir Insider Trading com o Compliance?

O insider trading ocorre quando uma pessoa tem acesso a informações relevantes e desconhecidas do público e as utiliza para ganhar dinheiro no mercado financeiro. 

Quem comete essa prática é o insider. Trata-se da pessoa, interna ou externa à uma empresa, que obtém acesso a informações relevantes sobre seus negócios ou sobre o mercado, antes de sua publicização. Assim, ele utiliza as informações para si ou as compartilha com terceiros.

Com essas informações, o insider compra ou vende ativos de acordo com o cenário que se desenha. Se as informações revelam uma tendência de alta, ele compra os ativos antes de que eles se tornem públicos, lucrando com a valorização. Se houver tendência de baixa, ele vende os ativos e evita perder com sua desvalorização.

Qual é a pena para este tipo de crime?

Esta ação se encaixa no que é previsto pela Lei 10.303/2001, no capítulo “Dos Crimes Contra o Mercado de Capitais”, nos seguintes termos:

Art. 27-D. Utilizar informação relevante ainda não divulgada ao mercado, de que tenha conhecimento e da qual deva manter sigilo, capaz de propiciar, para si ou para outrem, vantagem indevida, mediante negociação, em nome próprio ou de terceiro, com valores mobiliários. Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa de até 3 (três) vezes o montante da vantagem ilícita obtida em decorrência do crime“.

Talvez o caso mais conhecido desse crime, nos últimos anos no Brasil, foi o caso da JBS, em 2019. A partir de denúncia do Ministério Público Federal, um dos empresários proprietários do frigorífico se tornou o primeiro preso por insider trading do Brasil.

Segundo a Polícia Federal, um empresário usou informações privilegiadas para obter lucros no mercado de capitais. Nesse caso, ele vendeu parte das ações da empresa antes do vazamento de uma delação premiada à Justiça.

Quais prejuízos essa prática pode trazer para o mercado?

Além do ato criminoso em si, o insider trading traz uma série de prejuízos. A começar pela reputação das empresas envolvidas, que se veem em meio a um escândalo que pode se tornar público. Há também os prejuízos financeiros, uma vez que ela passa a contar com a desconfiança do mercado e da sociedade, o que pode levá-la a fechar as portas.

Além disso, o insider trading também prejudica o mercado. Isso porque, por óbvio, o uso de informações privilegiadas e ainda não divulgadas ao público configura concorrência desleal. Assim, investidores e empresas que têm acesso a esses fatos podem impulsionar seus negócios e prejudicar os demais.

Por fim, é fundamental destacar que nem todo insider trading é criminoso. Gestores, funcionários e administradores de uma empresa podem negociar ativos com base em informações ainda não publicadas, desde que comuniquem essas transações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e, posteriormente, divulguem ao público a negociação.

Como prevenir Insider Trading com o Compliance?

Ilustração que apresenta visualmente o que é Insider Trading.

Para reduzir as chances de insider trading e os prejuízos que essa prática pode causar, muitas empresas investem no compliance. Trata-se de um conjunto de diretrizes e ações preventivas para coibir condutas que violem a legislação.

Leia mais: Front running: saiba como as empresas podem se proteger dessa prática ilegal

Vale lembrar que qualquer ato ilícito praticado por pessoas ligadas à organização (administradores, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores) poderá recair sobre esta última em uma eventual investigação e punição pela Justiça, levando aos prejuízos que já citamos.

Sendo assim, o compliance tem uma abordagem voltada para a prevenção. O objetivo é identificar brechas de segurança que podem facilitar o cometimento de crimes como: 

Ao mitigar os riscos relacionados a essas práticas ilegais, o compliance torna-se um importante aliado para resguardar a reputação e a credibilidade da empresa junto ao mercado e à sociedade.

Afinal, é uma demonstração de que a organização atua ativamente para manter-se em conformidade com a lei e com os preceitos éticos e para prevenir e combater quaisquer atos que atentem contra esses princípios.

Leia mais: Lei antiterrorismo: como proteger sua empresa de perdas e multas

Importante ressaltar que, com base na Lei Anticorrupção, a adoção de um programa de Compliance efetivo, juntamente com políticas de governança corporativa, podem evitar que as organizações sejam responsabilizadas por atos cometidos por pessoas a ela ligadas (administradores, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores). Isso é essencial diante da previsão de responsabilidade objetiva da lei.

Para que sua empresa possa se prevenir contra crimes de insider trading, é essencial estruturar adequadamente a área de Compliance da organização com papéis e responsabilidades definidos, conferindo ainda ferramentas de monitoramento necessárias a uma atuação mais ágil e eficiente.

Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções de Prevenção de Perdas.

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura