O que é compliance criminal e porque é importante

SCROLL DOWN

Na última década, o Brasil teve grandes avanços no campo do compliance, e talvez o marco mais importante seja a Lei Anticorrupção (Lei n. 12.846/2013). A partir dela, os programas de integridade ganharam espaço nas empresas, incluindo o compliance criminal.

De fato, essa área é fundamental para garantir que as atividades da empresa continuem sem interrupção, já que qualquer ato ilícito praticado por membros da organização (de colaboradores a sócios) pode recair sobre ela própria, causando prejuízos e trazendo riscos.

A seguir, entenda mais sobre o compliance criminal e seu papel dentro das empresas. 

O que é compliance criminal?

Infográfico: O que é Compliance Criminal?

O compliance criminal é o sistema criado para avaliar as atividades da empresa com o objetivo de evitar e identificar a prática de crimes.

A ideia por trás do compliance criminal é implementar diretrizes que proíbam condutas, por parte de colaboradores, gestores, líderes e até parceiros, que violem as leis e tragam prejuízos para a organização.

Naturalmente, o compliance criminal volta-se mais para as atividades de natureza tributária, fiscal e contábil da empresa, uma vez que essas são as operações mais expostas a riscos relacionados à lavagem de dinheiro, fraudes e outros atos de corrupção.

No entanto, a atuação dessa área não se limita a isso. Na verdade, ela abrange todas as atividades da companhia, incluindo aquelas que possam resultar na sua responsabilização como pessoa jurídica. Portanto, o compliance criminal se debruça sobre práticas que vão desde furtos no estoque a crimes ambientais.

Vale destacar que essa se trata de uma abordagem preventiva, isto é, suas ações focam na identificação de possíveis brechas, falhas e comportamentos suspeitos que possam facilitar o cometimento de crimes.

Qual o seu impacto nas empresas

Infográfico: Qual o Impacto do Compliance Criminal nas Empresas?

Os impactos da adoção do compliance criminal podem ser altamente benéficos. Um dos pontos diretamente afetados é a reputação da empresa junto ao mercado.

Afinal, a existência de mecanismos para coibir e combater práticas ilícitas mostra para parceiros, investidores e consumidores a preocupação da organização em obedecer a legislação e atuar de forma ética e transparente.

Outro ganho pode ser observado na realização de uma dos mecanismos mais importantes do compliance: as auditorias internas. Esse procedimento é feito para identificar fontes de risco e, a partir da investigação dos processos internos, averiguar a legalidade das atividades desenvolvidas dentro da empresa.

Assim, quando uma organização adota o compliance criminal, as auditorias internas passam a fazer parte da sua rotina. Isso se reflete em uma maior capacidade para identificar e corrigir falhas e erros, além de fornecer dados confiáveis para a tomada de decisão.

Por fim, se uma organização conta com mecanismos para detecção e mitigar ameaças e combater práticas criminosas, obviamente isso a afasta de cenários de risco.

Por mais que fatores externos sejam imprevisíveis, o compliance criminal garante a estabilidade interna, reduzindo as chances do cometimento de crimes dentro da empresa e os prejuízos deles decorrentes.

Como se proteger de sanções e penalidades

A adoção de medidas para garantir a conformidade e o respeito às leis e normas é importante não apenas do ponto de vista da reputação e credibilidade da empresa, como citamos. Ela também é fundamental da perspectiva legal.

Um exemplo é a possibilidade de atenuação das sanções administrativas no caso da existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, conforme prevê a Lei Anticorrupção.

Outro destaque vem no Decreto nº 8.420 que regulamenta a lei e parâmetros que devem constar no programa de integridade da organização e que serão avaliados no caso de envolvimento da pessoa jurídica com práticas ilícitas.

Entre eles, destacam-se o comprometimento da alta direção, a existência de padrões de conduta, código de ética, políticas e procedimentos de integridade, treinamentos periódicos, análise periódica de riscos, entre outros.

Com isso, podemos ver que a implantação de programas de compliance se torna peça fundamental na estrutura da empresa, uma vez que pode atenuar as penalidades previstas pela legislação.

O mercado, hoje, se move com base nos dados, sejam eles de clientes, parceiros, ou concorrentes. E essas informações, geradas a cada instante, têm um valor estratégico enorme para empresas de todos os setores.

Acesse nosso post Como fazer análise de risco com Big Data, saiba como a tecnologia otimiza esse processo e conheça o case de sucesso da Claro.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura