Enriquecimento de Dados no CRM: por que tão importante?

SCROLL DOWN

A realidade atual do mercado coloca os dados do centro das estratégias das empresas. São eles que vão embasar a tomada de decisão e o planejamento estratégico da organização.

Nesse contexto, coletar os dados de clientes e leads e mantê-los sempre atualizados é essencial para que a empresa seja bem-sucedida. Por isso, o enriquecimento de dados é tão importante.

Essa prática busca consolidar as informações já existentes e garantir a qualidade dos novos dados que serão coletados, sendo chave para assegurar que sejam precisos e reflitam a realidade dos clientes. E isso é fundamental para que o time de vendas receba dados confiáveis que possam direcionar ações e abordagens mais assertivas.

A seguir, veja mais detalhes sobre enriquecimento de dados no CRM e como a Neoway pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!

O que é enriquecimento de dados?

Enriquecimento de dados é o processo de otimizar as informações coletadas por meio das estratégias e campanhas de marketing.

Muitas vezes, as empresas não possuem informações suficientes sobre seus leads, o que dificulta a criação de ações mais focadas e a personalização dos conteúdos e das abordagens. Além disso, muitos dados tornam-se obsoletos e podem levar a erros ou à simples perda de tempo e recursos.

Nesse sentido, o objetivo do enriquecimento de dados é aumentar o valor comercial dessas informações, garantindo que as equipes de vendas e marketing tenham à sua disposição dados completos, precisos e sempre atualizados sobre os leads.

Vamos supor que a organização conte apenas com o endereço de e-mail e o nome de um lead. Para que consiga criar uma campanha mais direcionada e personalizada, é preciso contar com mais informações.

Assim, o enriquecimento atua no sentido de buscar mais dados sobre esse potencial cliente, sejam eles geográficos, demográficos, comportamentais, profissionais, cadastrais, entre outros.Importante notar que, para que isso possa ser feito, é fundamental contar com um CRM. Essa ferramenta vai auxiliar na organização e na segmentação da base de leads e clientes da empresa, assegurando um melhor desempenho das campanhas e potencializando as conversões ao longo do pipeline de vendas.

Quais são os benefícios do enriquecimento de dados?

Infográfico: Quais São os Benefícios do Enriquecimento de Dados?

Uma das formas que as empresas têm para gerar leads e captar seus dados são os formulários. O problema é que, quanto mais campos houver, isto é, quanto mais informações forem pedidas, menor tende a ser a taxa de conversão das landing pages.

Por meio do enriquecimento de dados, o time de marketing consegue manter o formulário enxuto, sem que isso prejudique a qualidade das informações, uma vez que elas podem ser completadas e atualizadas posteriormente. E isso resulta em uma melhora da taxa de conversão de visitantes em leads.

Mas também há outros benefícios dessa prática que valem a pena ser citados. Entre eles:

Otimiza as ações de marketing e vendas

O enriquecimento de dados no CRM abre novas possibilidades, melhorando a comunicação e favorecendo a segmentação de leads e a personalização das campanhas.

Além disso, dados enriquecidos são importantes também para a nutrição de leads, proporcionando um melhor entendimento sobre essas pessoas e a criação de estratégias para aumentar a taxa de conversão.

Melhora a experiência do cliente

O enriquecimento de dados no CRM proporciona uma melhor experiência para o cliente quando ele se relaciona com a empresa. Afinal, como vimos, há mais precisão nas abordagens.

Assim, é possível, por exemplo, que o time de vendas personalize o script para torná-lo mais relevante para cada lead. Isso pode se refletir em estratégias mais eficazes de cross selling e upselling, além de facilitar a identificação de sinais de alerta para um possível churn.

Aumenta a produtividade

Todos os estágios do funil de vendas e de marketing são beneficiados com o enriquecimento de dados. Com ele, a empresa otimiza a segmentação da sua base e conta com informações confiáveis e completas para reconhecer os leads mais alinhados ao perfil do cliente ideal (ICP).

ICP (Perfil de Cliente Ideal) – Neoway Simplifica (Episódio 2)

Com o tempo, os dados enriquecidos ajudam as equipes a entender mais profundamente seus clientes e leads, e o que ele deseja da empresa. Também torna-se mais fácil entender seu comportamento e suas motivações.

Tudo isso ajuda a otimizar as campanhas e, por consequência, melhorar o trabalho das equipes de marketing e vendas, aumentando a sua produtividade.

Aumenta o ROI

Dados enriquecidos levam a uma melhora das estratégias, o que, por sua vez, permite que a empresa alcance mais facilmente suas metas e apresente melhores KPIs de vendas. O resultado disso é um aumento das vendas e um melhor ROI.

Por que é importante manter o CRM atualizado?

A produtividade dos itens está diretamente relacionada à qualidade dos dados no CRM. O problema é que nem todas as empresas dão a devida importância para o enriquecimento dessas informações.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Findstack, 91% dos dados presentes em sistemas CRM são incompletos, obsoletos ou duplicados. Ou seja, a esmagadora maioria deles não ajudam as organizações a alcançar seus objetivos.

Dados de pessoas e empresas são alterados a todo instante. Seja uma simples mudança de endereço de e-mail de um lead pessoa física ou uma alteração substancial no faturamento de uma organização, as informações contidas no CRM podem tornar-se obsoletas de uma hora para a outra.

A questão é que as áreas de marketing e vendas dependem desses dados para tomar decisões e planejar suas ações – qualificação de leads, prospecção de clientes, segmentação, nutrição etc.

Sendo assim, a empresa que não faz o enriquecimento de dados no CRM se torna menos competitiva e deixa de aproveitar oportunidades de negócios que podem impactar no seu caixa.

Como você pode enriquecer seus dados?

O processo de enriquecimento de dados torna as informações mais precisas e valiosas para os objetivos de um negócio. Para tal, existem diversas práticas que se mostram úteis para aprimoramento do banco de dados. 

Uma delas é o recolhimento constante de dados, que permite atualizar as informações sobre o lead, registrando cada passo dado na jornada do cliente. 

Além disso, há a integração com fontes externas. Existem soluções, como o CRMin da Neoway, que atualizam essas informações em tempo real. Isso evita que se tornem desatualizadas e mantém os contatos preparados para serem alvos de campanhas de marketing e de vendas. 

Nem sempre mais dados representam uma maior qualidade. Por isso, processos de limpeza e higienização têm como objetivo remover informações duplicadas, inconsistentes, desatualizadas, irrelevantes ou dispensáveis. Ou seja, auxilia na organização – mais uma maneira de enriquecer dados.

Como usar o enriquecimento de dados na prática?

Para facilitar a compreensão dos processos de enriquecimento de dados, vamos recorrer a um exemplo prático.  Imagine que você já tenha uma campanha de marketing digital em andamento, na qual são recolhidos leads. 

Porém, em um primeiro momento, os únicos dados recolhidos são nome e email do cadastrado. 

É possível, por exemplo, realizar um webinário, para o qual é preciso preencher um formulário com mais informações: o nome da empresa, o número de funcionários ou o orçamento para uma determinada atividade. Esse é um exemplo simples de enriquecimento de dados. 

Agora, pense nas muitas outras possibilidades abertas ao se contratar uma plataforma como o CRMin, que amplia a quantidade de dados, trazendo informações mais precisas e atuais sobre os leads. Aí está mais uma forma de enriquecer a base de forma automzatizada. 

Ferramentas para enriquecimento de dados no CRM

O enriquecimento de dados não é uma tarefa simples, e tentar fazer isso manualmente tornaria o processo extremamente demorado e oneroso. Felizmente, hoje, existem diversas ferramentas que podem auxiliar as empresas nesse trabalho.Baseadas em Big Data, essas soluções permitem minerar, coletar e limpar grandes volumes de dados, auxiliando na construção de uma base de contatos robusta e completa. Além disso, essas tecnologias estimulam a consolidação de uma cultura data driven, em que os dados passam a ser o centro da tomada de decisões.

Conheça o CRMin, a solução da Neoway para enriquecimento de dados

O CRMin é uma das aplicações que fazem parte da Plataforma Neoway. Trata-se de um integrador de dados entre o Big Data da Neoway e os CRMs Salesforce e Dynamics.

Com ele, é possível enviar entidades de prospects e novos clientes e/ou enriquecer a base de clientes atuais, com informações estratégicas para potencializar o negócio.

Benefícios e possibilidade de uso

  • Ganhar produtividade e receber automaticamente no CRM leads quentes e priorizados por propensão de compra;
  • Aprimorar as estratégias de segmentação e cruzar dados Neoway com informações de produto, ticket médio, ciclo de venda e outras;
  • Executar uma revisitação inteligente e completa dos leads do pipeline para não gerar leads repetidos;
  • Enviar leads diretamente da plataforma para a força de vendas;
  • Otimizar os processos por meio de importações diárias e automáticas que dispensam interferência humana;
  • Qualificar e enriquecer os leads antes de inserir informações não confiáveis ou irrelevantes no CRM;
  • Descartar ou repriorizar leads com baixa propensão de fechamento e reduzir esforços desnecessários do seu time de prospecção;
  • Conduzir estudos para conhecer o cliente, encontrar oportunidades de vendas e identificar motivos de churn, por exemplo.

Funcionalidades

  • Importação de dados da sua carteira para a Plataforma Neoway;
  • Exportação de dados da Plataforma Neoway diretamente para Salesforce e Dynamics;
  • Configuração dos dados que deseja importar para a Plataforma Neoway;
  • Importações manuais ou configuração de importações diárias e automáticas para alimentar a plataforma;
  • Utilização da aplicação leads para importação de dados.

Encontre as empresas ideais para cada um dos seus produtos financeiros com uso de inteligência de dados. Veja como a Neoway pode ser uma parceira de inteligência para suas ações comerciais!

Cadastre-se na newsletter da Neoway

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura