A realidade atual do mercado coloca os dados do centro das estratégias das empresas. São eles que vão embasar a tomada de decisão e o planejamento estratégico da organização.
Nesse contexto, coletar os dados de clientes e leads e mantê-los sempre atualizados é essencial para que a empresa seja bem-sucedida. Por isso, o enriquecimento de dados é tão importante.
Essa prática busca consolidar as informações já existentes e garantir a qualidade dos novos dados que serão coletados, sendo chave para assegurar que sejam precisos e reflitam a realidade dos clientes. E isso é fundamental para que o time de vendas receba dados confiáveis que possam direcionar ações e abordagens mais assertivas.
A seguir, veja mais detalhes sobre enriquecimento de dados no CRM e como a Neoway pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!
O que é enriquecimento de dados?
Enriquecimento de dados é o processo de otimizar as informações coletadas por meio das estratégias e campanhas de marketing.
Muitas vezes, as empresas não possuem informações suficientes sobre seus leads, o que dificulta a criação de ações mais focadas e a personalização dos conteúdos e das abordagens. Além disso, muitos dados tornam-se obsoletos e podem levar a erros ou à simples perda de tempo e recursos.
Nesse sentido, o objetivo do enriquecimento de dados é aumentar o valor comercial dessas informações, garantindo que as equipes de vendas e marketing tenham à sua disposição dados completos, precisos e sempre atualizados sobre os leads.
Vamos supor que a organização conte apenas com o endereço de e-mail e o nome de um lead. Para que consiga criar uma campanha mais direcionada e personalizada, é preciso contar com mais informações.
Assim, o enriquecimento atua no sentido de buscar mais dados sobre esse potencial cliente, sejam eles geográficos, demográficos, comportamentais, profissionais, cadastrais, entre outros.Importante notar que, para que isso possa ser feito, é fundamental contar com um CRM. Essa ferramenta vai auxiliar na organização e na segmentação da base de leads e clientes da empresa, assegurando um melhor desempenho das campanhas e potencializando as conversões ao longo do pipeline de vendas.
Quais são os benefícios do enriquecimento de dados?
Uma das formas que as empresas têm para gerar leads e captar seus dados são os formulários. O problema é que, quanto mais campos houver, isto é, quanto mais informações forem pedidas, menor tende a ser a taxa de conversão das landing pages.
Por meio do enriquecimento de dados, o time de marketing consegue manter o formulário enxuto, sem que isso prejudique a qualidade das informações, uma vez que elas podem ser completadas e atualizadas posteriormente. E isso resulta em uma melhora da taxa de conversão de visitantes em leads.
Mas também há outros benefícios dessa prática que valem a pena ser citados. Entre eles:
Otimiza as ações de marketing e vendas
O enriquecimento de dados no CRM abre novas possibilidades, melhorando a comunicação e favorecendo a segmentação de leads e a personalização das campanhas.
Além disso, dados enriquecidos são importantes também para a nutrição de leads, proporcionando um melhor entendimento sobre essas pessoas e a criação de estratégias para aumentar a taxa de conversão.
Melhora a experiência do cliente
O enriquecimento de dados no CRM proporciona uma melhor experiência para o cliente quando ele se relaciona com a empresa. Afinal, como vimos, há mais precisão nas abordagens.
Assim, é possível, por exemplo, que o time de vendas personalize o script para torná-lo mais relevante para cada lead. Isso pode se refletir em estratégias mais eficazes de cross selling e upselling, além de facilitar a identificação de sinais de alerta para um possível churn.
Aumenta a produtividade
Todos os estágios do funil de vendas e de marketing são beneficiados com o enriquecimento de dados. Com ele, a empresa otimiza a segmentação da sua base e conta com informações confiáveis e completas para reconhecer os leads mais alinhados ao perfil do cliente ideal (ICP).
Com o tempo, os dados enriquecidos ajudam as equipes a entender mais profundamente seus clientes e leads, e o que ele deseja da empresa. Também torna-se mais fácil entender seu comportamento e suas motivações.
Tudo isso ajuda a otimizar as campanhas e, por consequência, melhorar o trabalho das equipes de marketing e vendas, aumentando a sua produtividade.
Aumenta o ROI
Dados enriquecidos levam a uma melhora das estratégias, o que, por sua vez, permite que a empresa alcance mais facilmente suas metas e apresente melhores KPIs de vendas. O resultado disso é um aumento das vendas e um melhor ROI.
Por que é importante manter o CRM atualizado?
A produtividade dos itens está diretamente relacionada à qualidade dos dados no CRM. O problema é que nem todas as empresas dão a devida importância para o enriquecimento dessas informações.
Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Findstack, 91% dos dados presentes em sistemas CRM são incompletos, obsoletos ou duplicados. Ou seja, a esmagadora maioria deles não ajudam as organizações a alcançar seus objetivos.
Dados de pessoas e empresas são alterados a todo instante. Seja uma simples mudança de endereço de e-mail de um lead pessoa física ou uma alteração substancial no faturamento de uma organização, as informações contidas no CRM podem tornar-se obsoletas de uma hora para a outra.
A questão é que as áreas de marketing e vendas dependem desses dados para tomar decisões e planejar suas ações – qualificação de leads, prospecção de clientes, segmentação, nutrição etc.
Sendo assim, a empresa que não faz o enriquecimento de dados no CRM se torna menos competitiva e deixa de aproveitar oportunidades de negócios que podem impactar no seu caixa.
Como você pode enriquecer seus dados?
O processo de enriquecimento de dados torna as informações mais precisas e valiosas para os objetivos de um negócio. Para tal, existem diversas práticas que se mostram úteis para aprimoramento do banco de dados.
Uma delas é o recolhimento constante de dados, que permite atualizar as informações sobre o lead, registrando cada passo dado na jornada do cliente.
Além disso, há a integração com fontes externas. Existem soluções, como o CRMin da Neoway, que atualizam essas informações em tempo real. Isso evita que se tornem desatualizadas e mantém os contatos preparados para serem alvos de campanhas de marketing e de vendas.
Nem sempre mais dados representam uma maior qualidade. Por isso, processos de limpeza e higienização têm como objetivo remover informações duplicadas, inconsistentes, desatualizadas, irrelevantes ou dispensáveis. Ou seja, auxilia na organização – mais uma maneira de enriquecer dados.
Como usar o enriquecimento de dados na prática?
Para facilitar a compreensão dos processos de enriquecimento de dados, vamos recorrer a um exemplo prático. Imagine que você já tenha uma campanha de marketing digital em andamento, na qual são recolhidos leads.
Porém, em um primeiro momento, os únicos dados recolhidos são nome e email do cadastrado.
É possível, por exemplo, realizar um webinário, para o qual é preciso preencher um formulário com mais informações: o nome da empresa, o número de funcionários ou o orçamento para uma determinada atividade. Esse é um exemplo simples de enriquecimento de dados.
Agora, pense nas muitas outras possibilidades abertas ao se contratar uma plataforma como o CRMin, que amplia a quantidade de dados, trazendo informações mais precisas e atuais sobre os leads. Aí está mais uma forma de enriquecer a base de forma automzatizada.
Ferramentas para enriquecimento de dados no CRM
O enriquecimento de dados não é uma tarefa simples, e tentar fazer isso manualmente tornaria o processo extremamente demorado e oneroso. Felizmente, hoje, existem diversas ferramentas que podem auxiliar as empresas nesse trabalho.Baseadas em Big Data, essas soluções permitem minerar, coletar e limpar grandes volumes de dados, auxiliando na construção de uma base de contatos robusta e completa. Além disso, essas tecnologias estimulam a consolidação de uma cultura data driven, em que os dados passam a ser o centro da tomada de decisões.
Conheça o CRMin, a solução da Neoway para enriquecimento de dados
O CRMin é uma das aplicações que fazem parte da Plataforma Neoway. Trata-se de um integrador de dados entre o Big Data da Neoway e os CRMs Salesforce e Dynamics.
Com ele, é possível enviar entidades de prospects e novos clientes e/ou enriquecer a base de clientes atuais, com informações estratégicas para potencializar o negócio.
Benefícios e possibilidade de uso
- Ganhar produtividade e receber automaticamente no CRM leads quentes e priorizados por propensão de compra;
- Aprimorar as estratégias de segmentação e cruzar dados Neoway com informações de produto, ticket médio, ciclo de venda e outras;
- Executar uma revisitação inteligente e completa dos leads do pipeline para não gerar leads repetidos;
- Enviar leads diretamente da plataforma para a força de vendas;
- Otimizar os processos por meio de importações diárias e automáticas que dispensam interferência humana;
- Qualificar e enriquecer os leads antes de inserir informações não confiáveis ou irrelevantes no CRM;
- Descartar ou repriorizar leads com baixa propensão de fechamento e reduzir esforços desnecessários do seu time de prospecção;
- Conduzir estudos para conhecer o cliente, encontrar oportunidades de vendas e identificar motivos de churn, por exemplo.
Funcionalidades
- Importação de dados da sua carteira para a Plataforma Neoway;
- Exportação de dados da Plataforma Neoway diretamente para Salesforce e Dynamics;
- Configuração dos dados que deseja importar para a Plataforma Neoway;
- Importações manuais ou configuração de importações diárias e automáticas para alimentar a plataforma;
- Utilização da aplicação leads para importação de dados.
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