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Estratégia de marketing digital: quais são e quando usar

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Veja quais são as principais estratégias de marketing digital, como ter sucesso nas redes sociais, as ferramentas que podem auxiliar nas suas ações e mais!

No Brasil há 134 milhões de pessoas com acesso à internet e, dessas, 82% já fizeram alguma compra online. Portanto, a presença digital já é uma exigência para empresas que desejam se destacar no mercado. E é aí que entram as estratégias de marketing digital.

São elas que permitem às marcas aumentar sua presença online, construir sua autoridade e consolidar sua relevância junto ao público.

Neste post, veja quais são as principais estratégias de marketing digital, aprenda a montar seu planejamento e a como ter sucesso nas redes sociais, além de conhecer ferramentas que podem auxiliar nas suas ações.
Boa leitura!

Quais são as vantagens das estratégias de marketing digital

Mais interatividade

Se o marketing tradicional é, basicamente, uma via de mão única, com o marketing digital a história é diferente.

Não à toa, um dos seus grandes diferenciais é a interatividade com o público, tirando o foco do produto que a marca comercializa e trazendo-o para a experiência do usuário ao longo da jornada de compra.

Essa revolução exigiu das empresas uma reestruturação das suas estratégias, uma vez que os consumidores passaram a ter voz, opinando, recomendando, reclamando e esbravejando publicamente, sobretudo nas redes sociais.

Menor tempo de implementação

É da natureza da internet ser ágil. Independentemente do local onde a pessoa estiver, em poucos segundos ela pode entrar em contato com todo o tipo de informação e indivíduos.

Para implementar estratégias de marketing digital, basta um computador com acesso à internet e um pouco de tempo para colocá-las em prática.

Em poucos cliques, é possível atingir milhares de pessoas em diferentes lugares do mundo.

Capacidade de mensuração

Como lida com ferramentas digitais, o marketing digital permite às empresas monitorar os resultados de cada ação posta em prática, muitas vezes em tempo real.

Isso possibilita que as marcas tenham uma noção exata e concreta do que está funcionando e trazendo retorno e do que precisa de ajustes para não causar prejuízos.

Toda boa ferramenta de marketing digital coleta e fornece acesso a uma série de métricas fundamentais para o negócio, tornando as estratégias muito mais precisas e embasando a tomada de decisões.

Menor custo

Com o passar do tempo, o marketing tradicional (offline) tornou-se caro. Anúncios de TV, spots de rádio, outdoors pela cidade, páginas de revistas e jornais.

Tudo isso tem um custo alto e, ainda pior, possui limitações bem claras a respeito do retorno desse tipo de investimento.

Quando falamos de estratégias de marketing digital, geralmente nos referimos a investimentos que podem ser muito mais baratos e com um ROI bem mais elevado.

Além disso, como vimos acima, a possibilidade de mensurar resultados com mais precisão otimiza a alocação de recursos da empresa.

Segmentação mais precisa

No marketing tradicional, é muito mais difícil delimitar exatamente com quem a empresa está falando.

Esse cenário mudou com a introdução das estratégias de marketing digital, que possibilita aplicar um nível de segmentação altamente preciso da audiência, falando diretamente com um grupo de pessoas específicas.

Isso só é possível porque, na internet, é muito mais simples monitorar as atividades dos usuários, desde suas informações pessoais aos seus hábitos de consumo e conteúdos favoritos.

Desse modo, direcionar a mensagem certa para o público certo torna-se muito menos oneroso e muito mais preciso.

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Inbound Marketing

Inbound Marketing pode ser entendido como marketing de atração, ou seja, quando se define uma estratégia, o objetivo é que a empresa seja facilmente encontrada por sua audiência.

No Inbound Marketing, o foco das marcas está em entender as necessidades e as dores dos seus potenciais clientes para, a partir daí, estabelecer um canal de comunicação de modo a disponibilizar uma solução que seja capaz de atender às suas demandas.

Como comentamos, a internet, por meio de diversas ferramentas, possibilita o acompanhamento de diferentes informações sobre os interesses e o comportamento das pessoas.

Quando isso é feito de maneira contínua, a empresa consegue traçar um perfil bem claro de quem é sua audiência e do que ela precisa.

Isso facilita o estabelecimento de uma conversa efetiva e constante, e não apenas a imposição de uma mensagem que nem sempre a interessa.

A principal ferramenta do inbound marketing para atingir seus objetivos é a produção e divulgação de conteúdo. Ou seja, a oferta de informações relevantes que ajudem o público de uma empresa a solucionar seus problemas.

Redes sociais

Se falamos que uma das principais vantagens das estratégias de marketing digital é a interatividade com a audiência, então não há melhor lugar para isso do que nas redes sociais, que são canais focados em comunicação, diálogo e influência.

Ter um perfil ativo nas principais redes sociais que o público da marca frequenta tornou-se uma estratégia indispensável para promover conteúdos e ações e criar uma relação de proximidade com as pessoas que se interessam pela empresa e seus produtos.

Nesse sentido, mais do que canais de divulgação e vendas, as redes sociais vêm sendo cada vez mais usadas para reforçar os valores da empresa, mostrando para o público o ideal por trás da marca e da sua atuação no mercado.

Por esse motivo, as rede sociais são a ferramenta mais importante quando falamos de gerar engajamento.

As estratégias voltadas para redes sociais podem ter vários objetivos: da geração de buzz em torno da marca à geração e conversão de leads, a publicação de conteúdos que interessem à audiência da empresa.

Marketing de conteúdo

As pessoas estão constantemente em busca de soluções na internet. Na maiorias dos casos, elas procuram essas respostas por meio de buscadores, como Google e YouTube.

O que se busca com o marketing de conteúdo é posicionar a marca na hora e no ponto certos da jornada de compra para oferecer as soluções que melhor atendam a cada consumidor.

E isso é feito por meio da publicação de informações que sejam relevantes para o público da empresa, de modo a atrair o maior número de pessoas e convertê-las em clientes.

O conteúdo produzido pode ser disponibilizado em diferentes formatos, como textos em blogs, infográficos, vídeos, webinars, podcasts e perfis nas redes sociais.

O importante é que o material agregue valor ao usuário e ajude-o a encontrar a resposta que tanto procura.

Email marketing

Email marketing é a estratégia de disparo de mensagens com fins comerciais direcionadas a um grupo de contatos obtidos por meio dos diferentes canais da empresa.

De uma maneira geral, o conteúdo do email marketing é focado em branding e na construção de confiança e lealdade ao redor da marca, embora também possa ser usado para o envio de ações promocionais.

O envio de mensagens de email costuma ser feito de maneira segmentada, de acordo com o perfil de cada usuário, de modo a aumentar, gradualmente, o relacionamento entre a empresa e seus atuais, futuros e potenciais clientes.

E isso pode ser feito com objetivo de comunicação, para renovar negócios, adquirir novos clientes ou ainda ofertar novas soluções.

Por fim, um dos grandes diferenciais do email marketing é a possibilidade de mensuração precisa dos resultados, por meio de métricas como taxa de abertura, respostas, entre outros.

CRO

Conversion Rate Optimization consiste em todas as ações que visam elevar as taxas de conversão, ou seja, os esforços postos em prática para reduzir o atrito e aumentar a quantidade de pessoas que são levadas da base de contatos ao fundo do funil de vendas.

O objetivo do CRO, ou otimização de conversão, é identificar, por meio de testes e análise de dados, em que pontos as conversões estão sendo mal aproveitadas no site da empresa, extraindo mais do tráfego que ele recebe.

Assim, em vez de atrair mais visitantes, o CRO trabalha com o aumento das conversões na própria página, por meio da potencialização das ações que a empresa deseja que o usuário realize no seu site (call-to-action).

SEO

Como vimos, algumas das estratégias de marketing digital, sobretudo o marketing de conteúdo, têm grande foco nos mecanismos de busca e em fazer com que a empresa seja mais facilmente encontrada pelos usuários.

Um conceito fundamental é a obtenção de resultados de maneira orgânica, sem a necessidade de investir em anúncios para que a marca esteja bem posicionada para as pessoas que buscam algo relacionado a ela.

Para conquistar esse objetivo, existe uma série de boas práticas e técnicas para a otimização de páginas que são chamadas de SEO (Search Engine Optimization).

Colocá-las em prática é fundamental para tornar o conteúdo disponível e compreensível para os mecanismos de busca e seus algoritmos.

O que faz com que eles entendam que aquele site é capaz de prover uma boa experiência e fornecer as respostas que o usuário procura.

Além de posicionar melhor a página nos resultados de uma busca, atraindo mais visitantes e aumentando as chances de conversão, o SEO colabora para aumentar a relevância e a autoridade da marca em seu segmento de atuação.

Assim, sua marca pode se transformar em referência em seu mercado.

SEM

Como podemos ver, os mecanismos de busca são foco importante das estratégias de marketing digital.

O Search Engine Marketing ou Marketing de Busca abrange um conjunto amplo de ações para gerar tráfego e visibilidade, seja por meio de esforços pagos (links patrocinados) quanto de não pagos (SEO).

Mas é importante notar, no entanto, que algumas empresas utilizam SEM como sinônimo de estratégias pagas.

O objetivo do marketing de busca é fazer com que uma determinada página seja privilegiada e seja mostrada com prioridade para os usuários que pesquisam por algo relacionado a ela nos mecanismo de busca.

Links patrocinados

SEO é uma estratégia que leva tempo até que os resultados comecem a aparecer. Por isso, é importante que a empresa tome outras medidas para aumentar sua presença na internet e se expor mais ativamente ao público. E uma das maneiras para fazer isso é por meio dos links patrocinados.

Os links patrocinados nada mais são do que espaços pagos reservados nas páginas de resultado de uma pesquisa ou em um site que são pagos por cliques (PPC ou pay per click).

Para conquistar esse espaço, é necessário que o conteúdo anunciado seja relevante para a palavra-chave pesquisada.

Por isso, a grande vantagem desse tipo de mídia paga é aproveitar uma demanda que já existe
Porém, direcioná-la por meio de links patrocinados nos mecanismos de busca, encurtando o caminho de usuários que possam se interessar pelas soluções oferecidas pela marca.

Assim, usar o PPC é uma alternativa para diversificar o tráfego e “proteger” o site da empresa de possíveis mudanças nas estratégias de SEO e no ranqueamento da página nos buscadores.

Leia mais: Estratégias de Marketing: ações para vender mais e reter clientes

Como Montar Estrategia Marketing Digital Inicio

Como montar uma estratégia de marketing digital do início

Defina objetivos

Na hora de montar uma estratégia de marketing digital, é essencial pensar em diferentes tipos de objetivos.

Isso porque, em muitos casos, os objetivos principais (macro) da empresa dependem do cumprimento dos objetivos secundários (micro).

Outro ponto que merece atenção é o prazo. Um bom planejamento leva em consideração não apenas a complexidade dos objetivos estabelecidos, como também contempla as metas a curto, médio e longo prazo.

Errar na definição dos objetivos da marca pode comprometer toda a estratégia de marketing da companhia.

Crie Indicadores-chave de Performance (KPIs)

Todo objetivo deve vir acompanhado de indicadores. Porém, com um leque tão grande de opções, é necessário definir os índices que interessam de fato à empresa, que serão responsáveis por mostrar que as estratégias estão no caminho certo rumo aos objetivos propostos.

Os KPIs (Key Performance Indicators) nada mais são do que métricas que podem ser medidas e analisadas e que têm impacto direto para o sucesso da empresa.

Sem eles, fica muito mais difícil identificar os pontos que devem ser melhorados e quais devem ser reforçados.

Detalhe as personas do seu negócio

Conhecer o público-alvo é algo de fundamental importância para toda e qualquer empresa que queira melhorar seus resultados.

E a melhor maneira de fazer isso é por meio do estudo e do detalhamento das personas do negócio.

Além de ser uma fonte de insights importantes para as estratégias de marketing digital da marca, as personas são a ferramenta que permitirá à empresa encontrar novas informações sobre seu público e confirmar aquelas que ela já tem.

Esses dados são cruciais para adaptar as soluções que são oferecidas ao mercado e para a criação de estratégias que estejam mais alinhadas com o público de interesse da empresa, facilitando a condução dos leads pela jornada de compra.

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4 estratégias de marketing digital para ter sucesso com suas redes sociais + exemplo

Anúncios pagos

Anúncios pagos são estratégias de marketing digital que não devem ser menosprezadas. Isso porque eles podem ajudar a acelerar os resultados que a empresa pretende alcançar, seja em relação à própria marca ou às suas soluções.

Todas as principais redes sociais contam com plataformas específicas para a criação de anúncios pagos.

Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads, YoutTube Ads e LinkedIn Ads são exemplos de espaços para a criação de campanhas que podem otimizar a geração de tráfego e a atração de novos clientes.

A grande vantagem dos anúncios pagos nas redes sociais é a capacidade de segmentação do público que as plataformas oferecem.

Filtros por interesse, características demográficas, localização, faixa etária e gênero são apenas algumas das opções para tornar as campanhas mais precisas e eficazes.

Importante notar que, durante a criação do anúncio, a escolha de palavras-chave estratégicas é fundamental para aumentar a eficácia do conteúdo junto ao público-alvo.

Sorteios

Os sorteios são uma estratégia muito utilizada por empresas que desejam destacar sua marca ou suas soluções.

Essas campanhas têm como objetivo estimular o usuário a tomar uma ação específica planejada pela empresa, seja ela uma curtida em uma publicação ou o compartilhamento de um conteúdo em seu perfil pessoal.

Em troca, o usuário passa a concorrer a algum brinde oferecido pela empresa.

Para que seja bem sucedido, é importante que o sorteio seja realizado apenas quando a marca já conta com uma base sólida de seguidores.

Além disso, é claro, deve-se oferecer algo que seja de interesse do público e que ajude a empresa a destacar sua atuação e suas soluções.

Fique atento para obedecer todas as regras e legislação referente ao assunto!

Lives

Lives se tornaram uma forte tendência nos últimos anos e foram impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus.

Como estratégia de marketing digital para empresas, as transmissões ao vivo devem ser utilizadas para apresentar melhor as ideias e as soluções que a empresa oferece, bem como interagir de maneira mais próxima e imediata com o público.

Stories

Conhecida funcionalidade do Instagram, os Stories geralmente são utilizados em tom mais intimista, permitindo às marcas mostrar um pouco do seu dia a dia e dos bastidores do que acontece na empresa.

Esse tipo de publicação tem alto poder de engajamento e ajuda a criar uma relação de proximidade com os consumidores, colaborando para aprofundar o sentimento de pertencimento, importante para a fidelização dos clientes.

Também pode ser usado no Facebook, no WhatsApp e até mesmo no YouTube e no Twitter,

Exemplo: estratégia de marketing digital para Instagram

Não é preciso ideias mirabolantes para gerar excelentes resultados no Instagram.

Um exemplo disso foi uma ação beneficente feita pela Disney, em 2018, em comemoração aos 90 anos do Mickey Mouse, ícone, mascote e identidade visual mais forte da marca.

A campanha denominada Share Your Ears – do português, Compartilhe Suas Orelhas – foi lançada durante o programa especial de 90 anos de Mickey exibido no canal ABC.

Durante a exibição, a ação incentivou os telespectadores a postarem fotos no Instagram exibindo as orelhas do Mickey e com a hashtag #ShareYourEars.

Para cada imagem postada, a Disney doou US$ 5 para uma instituição de caridade de apoio às crianças. O sucesso foi tanto que o objetivo inicial de doações foi dobrado.

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Ferramenta Marketing Digital Cinco Plataformas Colocar Estrategia Pratica

Ferramenta de marketing digital: 5 plataformas para ajudar a colocar sua estratégia em prática

Semrush

SEMRush é uma ferramenta voltada para profissionais de marketing digital com foco na análise da concorrência.

Na plataforma, o usuário pode conferir as palavras-chave orgânicas e de anúncios utilizadas pelos competidores mais bem posicionados.

UberSuggest

UberSuggest é uma ferramenta voltada para a pesquisa de palavras-chave, exibindo resultados que não estão disponíveis no Keyword Planner do Google.

Keywordtool.io

Keywordtool.io é uma excelente alternativa para encontrar variações de palavras-chave de cauda longa, que são termos menos abrangentes e mais específicos, com menos concorrência e mais qualidade.

Google Keyword Planner

Ferramenta sob o leque do Google Ads, o Keyword Planner é fundamental para quem deseja pesquisar palavras-chave relevantes para seus próximos conteúdos.

A grande vantagem é que a plataforma tira as informações diretamente do próprio Google, ou seja, é possível ter em mãos dados relevantes para melhorar as estratégias voltadas para o principal buscador da internet.

Neoway

A Neoway conta com soluções que ajudam empresas a otimizar suas estratégias de marketing digital, realizando uma análise completa no que diz respeito ao mercado e aos clientes da empresa.

Uma delas é a Plataforma Neoway Sales & Marketing, que traz funcionalidades para prospecção de clientes, mapeamento da concorrência, análise de comportamento de mercado, estimativa de potencial de consumo, geomarketing, etc.

Outra é o Neoway Digital, totalmente voltada a automação de marketing, que consegue unir estratégias on e offline com maestria por meio de um sistema de algoritmos inteligentes, baseado em machine learning e Big Data Analytics.

Com ele, é possível identificar os visitantes do site da empresa, segmentar a audiência e fazer a ativação em diferentes canais digitais.

Todas essas funcionalidades estão dispostas em um só ambiente, o que permite a visualização e controle total da automação de marketing.
Entenda melhor as aplicações dessa ferramenta no artigo Plataforma de marketing digital: como funciona o Neoway Digital.

Conclusão

Uma presença digital forte e bem planejada deixou de ser um diferencial e é fator preponderante para a sobrevivência das empresas no mercado diante da sua concorrência.

As estratégias de marketing digital são fundamentais para direcionar os esforços e os recursos de forma acertada, possibilitando à marca se destacar junto ao seu público e atrair cada vez mais novos interessados.

A Neoway conta com soluções completas de marketing digital para auxiliar sua empresa a se destacar na internet. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

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Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
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