Índice
- O que é um sistema antifraude?
- Por que investir em um sistema antifraude?
- Como escolher a melhor solução antifraude?
Seja no e-commerce ou em outras plataformas digitais, empresas e indivíduos estão expostos a riscos frequentemente.
Segundo uma pesquisa da PSafe, um em cada cinco brasileiros já foi vítima de roubo de identidade na internet, seja do número de telefone, perfil de redes sociais, e-mail, CPF ou número de cartão de crédito. Isso representa mais de 24 milhões de vítimas em todo o país.
Não à toa, cresce o número de empresas brasileiras que querem aumentar os investimentos em prevenção a fraudes. Afinal, mais do que proteger seus próprios dados, o que as organizações querem é oferecer uma experiência segura para os consumidores.
O que se busca é gerar uma sensação de confiabilidade e proteção que é fundamental para o sucesso dos negócios.
A seguir, entenda mais sobre sistemas antifraude, sua importância e como escolher. Acompanhe!
O que é um sistema antifraude?
Um sistema antifraude é uma ferramenta que reúne uma série de funcionalidades que têm como objetivo aumentar a segurança e proteger as empresas contra golpes e tentativas de roubo de dados, sobretudo relacionados a meios de pagamentos e informações pessoais. Para isso, os sistemas atuam na prevenção, detecção e análise de fraudes.
Importante destacar que essas soluções não se dedicam apenas à proteção de consumidores em plataformas de e-commerce e lojas virtuais. Elas podem ser empregadas para reforçar a gestão de riscos, por exemplo, no onboarding de clientes e até mesmo na contratação de colaboradores e parceiros.
Geralmente, esses sistemas se baseiam em tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning para analisar uma série de informações em frações de segundo, cruzando dados, reconhecendo padrões de comportamento e validando a operação (seja ela um pagamento, uma tentativa de acesso a um serviço, entre outras ações).
Outro fator fundamental para o combate à fraude é o Big Data, ou seja, grandes volumes de dados gerados a todo segundo em bancos de dados diversos, que, quando analisados, permitem realizar verificações e confirmações.
Dentre os recursos utilizados por um sistema antifraude destacam-se:
- Validação de documentos, inclusive com auxílio de documentoscopia;
- Verificação da autenticidade e atualização dos dados cadastrais;
- Análise comportamental;
- Rastreamento de localização;
- Uso de métodos de autenticação de usuários, como biometria e reconhecimento facial;
- Background check.
Por que investir em um sistema antifraude?
A adoção de sistemas antifraude pelas empresas gera uma série de benefícios, entre eles:
Trazer mais segurança e otimizar a experiência do cliente
Roubo de dados, vazamentos de informações e phishing são apenas algumas das fraudes a que os consumidores estão expostos. Diante disso, soluções de combate e prevenção a fraudes são uma medida fundamental para resguardar a experiência dos clientes.
Como comentamos, a tecnologia também serve para proteger o negócio, uma vez que pode ser empregada em processos internos, já que colaboradores e parceiros também podem ser vítimas ou autores de golpes.
Dar mais agilidade à identificação de fraudes
No ambiente digital, as empresas precisam agir com rapidez. Os recentes relatos de pessoas que tiveram seus celulares roubados e suas contas bancárias movimentadas por criminosos são um exemplo que mostra a necessidade de sistemas que identifiquem riscos com agilidade.
Um sistema antifraude valida a identidade do usuário, confirma suas informações cadastrais e decide se aquele comportamento é suspeito ou não. Tudo de forma automatizada.
Graças a tecnologias como o Machine Learning, cada nova detecção serve como um aprendizado para o sistema, que consegue mapear as ações e identificar padrões. E isso o torna ainda mais eficiente.
Reduzir prejuízos financeiros
Fraudes podem causar danos financeiros irreparáveis a organizações e seus clientes, parceiros e colaboradores. A isso devemos somar o desgaste na reputação da empresa, que pode ser igualmente prejudicial.
Investir em um sistema antifraude é, portanto, algo essencial também para resguardar a saúde financeira do negócio e para mantê-lo competitivo em um mercado que cada vez mais busca empresas confiáveis e seguras.
Como escolher a melhor solução antifraude?
Para escolher o melhor sistema antifraude, existem alguns pontos de atenção. Destacamos:
Flexibilidade
Como vimos, processos automatizados são fundamentais para a detecção de fraudes de forma mais ágil. No entanto, é preciso que o sistema seja flexível. Em casos de potenciais falsos positivos, a empresa deve ser capaz de realizar uma análise manual. Isso é fundamental para evitar perdas e manter o cliente.
Integração
É normal que empresas utilizem diferentes sistemas nas suas rotinas. O sistema antifraude precisa ser capaz de integrar-se às demais soluções, adaptando-se aos processos do negócio, reduzindo atritos e evitando a perda de tempo. Para isso, as APIs são soluções cada vez mais utilizadas.
Tecnologia
Se a agilidade é um dos pontos mais importantes para o combate a golpes no meio digital, então é preciso que o sistema antifraude conte com as tecnologias que gerem rapidez e eficiência nas análises, como a Inteligência Artificial e o Machine Learning.
Necessidades e objetivos do negócio
É claro que analisar os recursos e funcionalidades é importante, mas a empresa deve, antes de tudo, atentar-se às suas próprias necessidades. De nada adianta escolher a solução antifraude mais inovadora do mercado se ela não satisfizer o que o negócio precisa.
É preciso entender que cada negócio requer um tipo diferente de solução. Portanto, é importante fazer uma análise dos pontos críticos das operações e buscar as ferramentas que consigam resolvê-los, entregando os pontos acima: automação, integração e eficiência.
Reputação
Obviamente que a solução escolhida deve ser fornecida por uma empresa reconhecida no mercado e com expertise no assunto. É fundamental pesquisar as diferentes opções e quem está por trás delas. Sempre que possível, o preço não deve ser o (único) balizador da decisão.
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A Neoway oferece ferramentas que centralizam, organizam e entregam tudo o que a sua empresa precisa para evitar fraudes. O Neoway Check, por exemplo, permite automatizar o onboarding digital para dar agilidade a esse processo. Dentre suas funcionalidades, destacam-se:
- Validação da identidade do cliente a partir de reconhecimento facial com prova de vida;
- Tecnologia de OCR que permite coletar dados cadastrais por meio de fotos dos documentos;
- Validação de documentos por meio da documentoscopia;
- Background check para verificar restrições do usuário a partir do cruzamento de CPFs com dados públicos.
Também é possível agregar dados sobre processos às suas pesquisas com o Neoway Lawsuits e priorizar as análises de riscos a partir do Score Compliance. As informações podem ser integradas à plataforma de sua preferência via.
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