Carregando...
Quanto mais aperfeiçoar a análise de dados por meio de aplicações de IA e seus subcampos, mais eficiente uma empresa será no mercado. Saiba mais!
Diversos segmentos no Brasil estão passando por uma transformação digital nas suas operações e estratégias de negócios, que muito se deve a aplicações de IA (Inteligência Artificial) em suas soluções. E não somente nas startups tecnológicas, que têm por objetivo a disrupção de segmentos inteiros usando IA. Empresas tradicionais que querem se manter competitivas também estão seguindo essa tendência.
Neste artigo, Igor Cortez, Head Data Scientist da Neoway, explica como esse cenário tecnológico ajuda os negócios e faz uma equipe comercial vender mais e melhor.
O machine learning é um subcampo de IA que estuda algoritmos com capacidade de reconhecer padrões e fazer inferências para aperfeiçoar a execução de uma tarefa sem receber instruções explícitas. A distinção de instruções explícitas indica que a maneira de se chegar a uma resposta não é pré-programada, ou seja, o próprio algoritmo faz essa descoberta.
A maioria das empresas usa o machine learning para a automação de processos (como tarefas de escritório ou veículos autônomos) e para acelerar a tomada de decisão de negócios. No segundo caso, ele está inserido no contexto de analytics, que oferece quatro tipos de soluções:
O termo Big Data remete a grandes volumes de dados de alta complexidade. À sua definição são atribuídos cinco princípios, os chamados 5 Vs:
Nesse quesito, onde entram as aplicações de IA? Elas ajudam a extrair o valor latente no Big Data, dando sentido, interpretabilidade e potencial de gerar valor a um emaranhado de informações. Para tanto, é fundamental implantar na empresa uma cultura Data Driven (guiada por dados), a fim de que todos os seus profissionais entendam a importância dos dados na definição de estratégias e no aperfeiçoamento do funil de vendas.
Empresas de recuperação de crédito também se beneficiam do Big Data, pois as ferramentas combinam inúmeras variáveis para manter sempre atualizada a carteira de clientes devedores. A Plataforma Neoway, por exemplo, também analisa fontes públicas externas para facilitar o trabalho da equipe de recuperadores.
Confira mais alguns exemplos de como as aplicações de IA têm impactado o mundo dos negócios:
Para saber mais sobre aplicações de IA para otimizar o seu negócio, continue acompanhando o blog da Neoway e siga nossas páginas no Facebook e LinkedIn.