Entenda como a tecnologia atua na composição de um relatório de não conformidade

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é “não conformidade”?
  • Para que serve um relatório de não conformidade (RNC)?
  • Quais ferramentas auxiliam na composição de um relatório de não conformidade?
    – Softwares de gerenciamento de compliance
    – Bancos de dados
    – Inteligência Artificial
    – Ferramentas de automação
    – Gestão de risco
  • Conheça a melhor solução para criar relatórios de não conformidade

Toda empresa que se preze precisa atuar de acordo com o compliance regulatório. Porém, quando são detectadas falhas, desvios de conduta ou outros tipos de erros nos processos internos, é necessário criar um documento: o chamado relatório de não conformidade

É por meio dele que é realizado o controle de qualidade do sistema de compliance de uma companhia. Ou seja, trata-se de uma peça-chave para a correção de problemas ou direcionamento de foco para determinadas atividades. 

Contudo, esta pode ser uma tarefa árdua. Por essa razão, a tecnologia emerge como uma poderosa aliada na hora de confeccionar o material. 

Neste artigo, veja quais são as ferramentas que auxiliam na composição de um relatório de não conformidade. 

Baixe o Guia de Implantação de Monitoramento de Stakeholders e saiba como garantir processos de diligência mais eficientes.

O que é “não conformidade”?

“Não conformidade” é um termo que pode se referir a qualquer ação que não esteja dentro dos padrões estabelecidos por uma regra. Contudo, no universo de compliance, é utilizado para se referir a qualquer natureza de erro encontrado em processos que visam adequar-se às normas governamentais ou controles internos

Em outras palavras, qualquer atividade que coloque em risco a integridade da companhia em relação à regulamentação oficial ou às normas estabelecidas pelo conselho de ética. 

Para que serve um relatório de não conformidade (RNC)?

O relatório de não conformidade (RNC) serve para aprimorar o programa de gerenciamento de compliance de uma empresa. Ao apontar os erros cometidos, é possível elaborar ações preventivas, treinar funcionários e agir reativamente contra qualquer ameaça aos processos internos. 

A não conformidade de compliance pode ter diversas origens. Alguns exemplos são: 

  • Erro humano;
  • Imprecisão na identificação de riscos;
  • Falha processual;
  • Defeitos tecnológicos;
  • Má conduta de stakeholders;
  • Problemas com parceiros (KYP), fornecedores (KYS) ou clientes (KYC). 

Embora muitas vezes esse tipo de desvio não seja fruto de omissão da empresa, ainda assim ela pode ser responsabilizada legalmente ou moralmente (pela sociedade), gerando danos financeiros e reputacionais. Processos de compliance não podem apresentar erros e o relatório de não conformidade permite que seja melhorado gradualmente. 

Isso é ainda mais forte em setores ligados às finanças, como o bancário e o mercado de capitais, para os quais são atribuídas normas especialmente severas. Assim, são realizadas revisões regulares que permitem investigar os procedimentos para encontrar lacunas que precisam ser preenchidas. 

Quais ferramentas auxiliam na composição de um relatório de não conformidade?

Uma mulher branca está observando gráficos em um notebook, trazendo o contexto de um relatório de não conformidade.

Quando o objetivo é criar um relatório de não conformidade, as ferramentas tecnológicas exercem um papel fundamental na identificação, documentação, automação e resolução dos problemas. A seguir, conheça algumas delas. 

Softwares de gerenciamento de compliance

As plataformas de compliance agrupam as informações necessárias para a realização de todas as atividades relacionadas à regulamentação da empresa. Com esse registro centralizado, a supervisão dos processos torna-se mais segura e eficiente. 

Leia mais: Know Your Customer Software: como implementá-lo em IFs

Para a confecção de relatórios de não conformidade, é uma forma de ter todos os dados agregados para verificação de adequação às leis, políticas internas e padrões éticos estabelecidos pela organização. 

Bancos de dados

Os bancos de dados atuam em diversas frentes durante a criação de um relatório de não conformidade. Os bancos externos auxiliam a identificar eventuais problemas em toda a cadeia de relacionamentos de uma empresa, protegendo-a contra toda espécie de violações regulatórias. 

Já os bancos internos centralizam essas informações para controle e elaboração do documento. Essas ferramentas são potencializadas quando utilizadas em conjunto. 

Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial acelera e aprimora o processo de criação de relatórios de não conformidade. Isso porque, por meio do aprendizado de máquina, é possível criar modelos de dados estruturados que são alimentados e aperfeiçoados automaticamente. 

Com isso, a empresa pode automatizar a detecção de não conformidade, analisar vastos bancos de informações em alta velocidade e implementar soluções de problemas massivamente. 

Ferramentas de automação

Em um setor no qual as falhas não podem acontecer e a velocidade de execução é um fator decisivo, a automação se mostra cada vez mais crucial. 

Leia mais: Verificação KYC: como detectar fraudes desde o onboarding

Esse tipo de tecnologia pode ser implementada em diversas áreas, como registro e documentação, fluxo de processos, análise automática de dados e auditoria. 

Gestão de riscos corporativos

As práticas voltadas à gestão de riscos corporativos são essenciais para o desenvolvimento dos relatórios de não conformidade. Isso porque apontam quais riscos ainda atingem a companhia, quais deles foram combatidos previamente (mas que podem voltar a trazer problemas) e ajudam a priorizar sua resolução.

Conheça a melhor solução para criar relatórios de não conformidade

Existe no mercado uma solução que une todas essas tecnologias mencionadas no texto e garante a composição de um relatório de não conformidade ágil e completa: a Neoway Compliance.

Ela permite acessar dados e variáveis modeladas sobre os públicos de interesse da empresa em um só lugar.

Entre esses dados, estão os seguintes:

  • processos judiciais;
  • redes de relacionamento;
  • quadros societários e de administradores;
  • entre outras informações jurídicas e reputacionais sobre empresas e pessoas.

As informações podem aperfeiçoar o processo de onboarding de clientes, identificar conflitos de interesse, auxiliar na análise reputacional e também na análise de crédito de empresas e pessoas parceiras.

Além disso, os dados coletados pela Neoway podem ser integrados em qualquer outra plataforma utilizada pela empresa, por meio de uma API.

Conheça melhor a Neoway Compliance, que traz dados atualizados em tempo real para realizar a diligência prévia e mitigar riscos no seu negócio!

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura