Face Match: como essa solução pode diminuir as fraudes?

SCROLL DOWN

Combinar a transformação digital e o uso de novas tecnologias com a necessidade de garantir mais segurança para os usuários, seus dados e para os processos da própria empresa é um dos grandes desafios do mercado.

Dentre as muitas ferramentas que podem ajudar a trazer mais agilidade para as operações, sem comprometer a segurança e, de quebra, melhorando a experiência do usuário está o Face Match. Neste post, veja o que é Face Match, entenda como essa tecnologia funciona e conheça as principais vantagens da sua aplicação nas empresas. Acompanhe!

O que é Face Match?

Face Match é uma ferramenta para reconhecimento facial. Baseado em tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning, esse sistema faz a leitura do rosto do usuário, realizando a confirmação da sua identidade.

Como funciona e como pode ser aplicado?

A tecnologia de Face Match funciona por meio da identificação biométrica, assim como impressões digitais ou leitura da retina, por exemplo. Por meio de algoritmos complexos, a ferramenta analisa dezenas de características biométricas específicas de cada usuário, que são conhecidas como pontos nodais. 

Isso envolve a distância entre os olhos, o formato do queixo, o tamanho da testa, a largura do nariz, a espessura dos lábios, entre outras.

Uma vez que essas características foram escaneadas, o rosto é comparado com outras imagens em bases de dados (públicas ou privadas) ou com fotos de documentos que foram enviados pela própria pessoa no momento do cadastro, como no caso de empresas que exigem o envio de uma selfie e de um documento, como CNH ou RG.

Para ter mais segurança, em alguns casos, algumas empresas combinam o Face Match com outros recursos, como a documentoscopia. Esse processo evita o uso de documentos adulterados e falsificados e garante sua veracidade para que a foto de uma CNH ou de um RG possam ser utilizados sem problemas.O Face Match é muito utilizado para agilizar o onboarding digital de clientes. No entanto, essa tecnologia já possui diversas aplicações no dia a dia. É o caso da autenticação em caixas eletrônicos, do desbloqueio de smartphones, da verificação de identidade em aplicativos, da liberação de passageiros nos guichês automáticos nos aeroportos e até mesmo da identificação de suspeitos em locais públicos.

Benefícios do uso do Face Match

Dentre as vantagens da aplicação do Face Match, destacamos:

Agilidade para o onboarding de clientes

A demora na aprovação do cadastro é um dos motivos que levam os usuários a se sentirem insatisfeitos e até mesmo desistir da contratação de um serviço. Com o Face Match, o processo de onboarding torna-se muito mais rápido, além de ganhar uma camada extra de segurança.

Mais segurança

Via de regra, as tecnologias biométricas são bastante seguras. Isso porque elas trabalham com o reconhecimento de características únicas de cada pessoa. E com o Face Match não é diferente.

Ao contrário de outros métodos, como o uso de senhas, a autenticação só acontece com o escaneamento dos pontos nodais e a comparação com uma foto que é, comprovadamente, daquela pessoa.

Automação de processos

Com o Face Match, procedimentos como credenciamento e identificação de clientes podem ser totalmente automatizados. Assim como acontece no onboarding, isso traz mais agilidade e precisão para as operações, pois tudo é feito de forma automática.

Confiabilidade no uso de dados

Com uma plataforma mais segura, em que somente o usuário pode acessar, há menos riscos de comprometimento e conflito de dados.

Isso traz ganhos tanto para o usuário por meio de sistema mais eficiente de validação de acesso, controle de uso e autenticação de identidade, quanto para a empresa, que passa a contar com processos mais eficazes e potencializar sua produtividade.

Melhor experiência do usuário

O simples fato de trazer mais segurança e rapidez já seria o suficiente para melhorar a experiência do usuário.

Mas não é só isso: o Face Match, combinado à validação de documentos, permite que o usuário possa aderir a serviços sem a necessidade de preencher um longo cadastro e esperar a validação manual da empresa.

Um dos grandes desafios de profissionais que atuam na área de prevenção contra fraudes é tornar o processo de onboarding digital mais ágil, eficiente e seguro.

Acesse gratuitamente nossa checklist Onboarding Digital Sem Fraudes, conheça as vantagens desse processo e saiba mais detalhes sobre o Neoway Check, a solução antifraude da Neoway!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura