Estudo de mercado: 10 insights para a sua estratégia

SCROLL DOWN

Certos investimentos de marketing movimentam milhões e, muitas vezes, são responsáveis por levar o nome da marca para diferentes públicos. Por isso mesmo, demandam um posicionamento analítico, que possa ajudar a definir critérios e indicadores para o sucesso.

Você já ouviu falar em estudo de mercado? Este processo pode auxiliar gestores na tomada de decisão e ajudar a empresa a se comunicar melhor com determinados nichos. Além disso, o estudo de mercado ajuda na identificação de gaps em projetos antigos e, claro, no desenvolvimento de novas soluções.

O que é o estudo de mercado?

O estudo de mercado, como o próprio nome sugere, envolve a realização de pesquisas e levantamentos de dados para a criação e execução de campanhas de marketing. Neste processo, os gestores passam a ter uma visão mais qualitativa e quantitativa das informações e podem definir atividades e investimentos com agilidade, eficiência e segurança. 

Porém, o estudo de mercado demanda bastante atenção. Existem diferentes tipos de estudos que podem ser feitos e cenários a serem analisados. Além de definir bem o objetivo da campanha, é fundamental identificar quais caminhos serão seguidos e processos a serem utilizados para otimizar os esforços e garantir melhores resultados. 

Estudo de Mercado e Pesquisa de Mercado: existe diferença? 

Infográfico: Estudo de Mercado e Pesquisa de Mercado: Entenda a diferença

Apesar da semelhança dos nomes e da relação entre os processos, é interessante lembrar que o estudo e a pesquisa de mercado são coisas diferentes. Talvez, a principal discrepância entre eles esteja no estágio da estratégia. 

O estudo de mercado é feito antes de colocar a campanha no ar, é uma forma de ter mais previsibilidade de uma ação. Nele, são avaliados diversos aspectos como: persona, concorrentes, movimentações de mercado, tendências, orçamento e segmentos.

Não é preciso ir muito longe para entender como essas ações funcionam. Elas podem ser adaptadas a diferentes setores e movimentar inúmeras empresas. Recentemente, por exemplo, a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) divulgou um dado interessante, que pode ilustrar o conceito. 

De olho em uma tendência mundial, 57% de empresas de bebidas alcoólicas brasileiras passaram a investir em práticas relacionadas à políticas ESG, que envolvem mais sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. 69% das empresas, por meio de estudo de mercado, trabalham para reduzir a produção de resíduos sólidos e atender indicadores de governança ambiental. 

Apesar de ações contínuas voltadas para a sustentabilidade, esse tipo de investimento também ajuda a trazer mais valor à marca e força aos produtos em seus lançamentos. 

Mas, então, o que é a pesquisa de mercado? A pesquisa analisa o desenvolvimento e os resultados da campanha após o seu lançamento. Ela permite que a empresa tenha uma visão mais crítica sobre o que têm determinado o sucesso ou fracasso de um produto específico. A pesquisa  pode ser feita por meio de entrevistas, análise de concorrência e levantamento de dados sobre vendas, por exemplo. 

Quais os benefícios do estudo de mercado para a empresa? 

Para garantir mais força competitiva à empresa, é importante ter em mãos informações estratégicas e aprofundadas sobre o mercado. Imagine lançar uma campanha para aumentar as vendas, sem analisar o público-alvo e suas preferências. Ou, sem saber se o seu produto possui diferenciais que impactam a decisão de compra do consumidor. Não faria muito sentido, não é mesmo?

O estudo de mercado permite que este tipo de investimento seja mais inteligente, direcionando esforços para o que realmente importa. Ele também ajuda na identificação de novas oportunidades, valorizando espaços e nichos que ainda não foram explorados. 

O processo ainda reforça a importância da atuação conjunta entre vendas e marketing, para que as duas equipes tenham uma visão mais estratégica. Essa integração e ação colaborativa, faz com que a comunicação da empresa seja mais efetiva, auxilia na prospecção de clientes e em melhores negociações.

Além de tudo isso, o estudo de mercado ajuda a aprimorar o próprio produto, e permite que a empresa identifique pontos de melhorias em seus processos, que envolvem tanto a construção da oferta, quanto a logística e o pós-atendimento. 

Como fazer um estudo de mercado eficiente? 

Definir um objetivo é fundamental para o sucesso do seu estudo de mercado. Afinal, o que a empresa espera saber sobre o concorrente ou o que ela deseja saber sobre certo nicho em expansão? 

Ao identificar essa informação, fica mais fácil definir quais serão os aspectos analisados, em qual tempo o estudo será realizado e onde os dados serão aplicados. Você pode definir também quais serão os critérios da pesquisa e os tópicos mais importantes, como:

  • Perfil de clientes (idade, localização, gênero),
  • Perfil de fornecedores,
  • Barreiras de concorrência e setoriais,
  • Tendências,
  • Comportamento do consumidor, etc.

Existem diversas maneiras para que a empresa consiga identificar novas e melhores oportunidades. Confira, abaixo, 10 insights para que o seu estudo de mercado seja ainda mais efetivo! 

Infográfico: Como fazer um estudo de mercado eficiente

1.Faça um diagnóstico de mercado

Apesar de ser um estudo mais abrangente, o diagnóstico de mercado ajuda na identificação de diferentes players que oferecem o mesmo produto ou serviço que o seu. Nesta etapa, também é possível avaliar a demanda dos consumidores e ter uma visão macro do ambiente de atuação, identificando, por exemplo, o potencial de mercado e oportunidades futuras.

2.Identifique as tendências

Conectado a primeira etapa, a identificação de tendências é muito importante para que a campanha tenha aderência por parte do público e consiga trazer uma mensagem efetiva e atualizada. Neste contexto, também vale identificar possíveis inovações ou tecnologias que estão surgindo e que podem ser aplicadas para a melhoria do produto. 

3.Crie uma Buyer Persona

Afinal, quem é a sua buyer persona? Este conceito refere-se a um personagem semi-fictício de um cliente ideal. Investir na criação da buyer persona faz com que a sua empresa entenda o seu consumidor potencial e consiga oferecer um produto mais direcionado e efetivo. Faça um levantamento de idade, localização, status financeiro, desejos e desafios e tenha, por meio das informações, uma visão mais estratégica.

4.Estude as possibilidades de intenção de compra

Acompanhar e medir a intenção de compra, pode ajudar os gestores a terem mais previsibilidade sobre o sucesso da campanha. Nesta etapa, você avalia qual a probabilidade do cliente comprar o seu produto ou a inclinação que ele possui para a compra. 

Para o que isso serve? Tais dados podem lhe ajudar a fazer uma precificação correta e competitiva. Além disso, você passa a ter um melhor entendimento sobre a jornada do seu consumidor, compreendendo melhor quais são as suas fases de atração e interesse, consideração e fechamento de compra.

Saiba mais sobre o tema em nossos artigos:

Precificação inteligente: como o Big Data ajuda neste processo? 

O que é e como descobrir o potencial de mercado da sua empresa?

5.Realize entrevistas e construa enquetes

NPS, entrevistas e feedbacks são extremamente valiosos. Eles servem como um termômetro e mostram a adesão do público e a aceitação dos clientes diante do seu produto. Sabemos que o sucesso de uma campanha não envolve apenas a sua utilidade, mas também o atendimento, a divulgação, a experiência da compra e tantos outros fatores.

Os feedbacks e o NPS podem ser solicitados aos clientes que estão testando o produto e que, de alguma forma, já conseguem ter uma noção mais aprimorada do que foi ofertado. Já as entrevistas, até mais alinhadas ao estudo de mercado, ajudam a traçar possibilidades e pontos de atenção.

6.Se informe sobre a regulamentação do mercado

Os órgãos públicos são muito exigentes quanto à regularização e normas de mercado. Suas ações visam a proteção do consumidor em diferentes cenários e a manutenção do funcionamento correto dos segmentos. Um exemplo simples e clássico é a obrigatoriedade da data de validade em produtos alimentícios. A venda de mercadoria imprópria para consumo constitui crime, passível de detenção e multa.

7.Faça testes com seu produto

Testes de produto e estratégias Go-to-Market são essenciais. Antes de lançá-lo no mercado, vale realizar testes (em diferentes formatos, para praças distintas) para identificar pontos de melhorias, eleger as melhores métricas de acompanhamento e entender o market share.

8.Liste seus principais concorrentes

Depois de avançar no seu estudo, você provavelmente terá uma visão mais clara sobre seus concorrentes diretos e indiretos. Com isso, além de uma postura mais competitiva e possibilidade de ter novos insights, você conseguirá verificar questões cruciais do produto, como:

  • Qualidade,
  • Precificação,
  • Ponto de Venda,
  • Distribuição e abrangência,
  • Marca,
  • Garantias,
  • Facilidades.

9.Faça um levantamento de dados e uma análise de resultados

O  levantamento de dados (e a análise posterior) são processos fundamentais, que podem garantir a eficiência de toda a campanha. Mais do que fazer um estudo aprimorado, você deve saber utilizar e aplicar as informações obtidas para a identificação de gaps e pontos de melhoria. 

Transformar dados em conhecimento é um desafio para muitas empresas, mas é por isso mesmo que os processos de Big Data e as empresas especialistas na área, como a Neoway, são tão importantes e podem auxiliá-lo neste momento.

10.Implemente melhorias no seu plano de negócio

Com a análise dos dados e o resultado em mãos, este é o momento de implementar melhorias no produto e tornar o plano de negócio ainda mais forte. Seja para expandir a campanha, administrar melhor os números ou auxiliar gestores em suas decisões, é importante começar a colocar em prática as ações definidas durante o estudo de mercado. 

Conclusão

Com a concorrência cada vez mais acirrada e os setores em constante evolução, o estudo de mercado pode ser a chave para uma boa campanha de marketing. Este olhar crítico e aprofundado, permite que a empresa se prepare para novos desafios e tenha ainda força competitiva.

A organização e a definição correta de objetivos são os passos primários para a criação de um estudo de mercado direcionado. Os resultados desse processo podem ser relevantes para diferentes setores, auxiliando inclusive a atuação conjunta das áreas de vendas e marketing.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Neoway e receba na sua caixa de e-mail dicas e sugestões de conteúdos como este! 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura