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Precificação Inteligente: como o Big Data ajuda neste processo?

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Precificação Inteligente: Saiba como usar os dados para encontrar o preço certo e manter boas margens sem perder vendas.

A precificação inteligente com Big Data é uma solução para um dilema que todo negócio enfrenta ou vai enfrentar: qual é o valor certo a ser cobrado por um produto ou serviço?

Não é uma resposta simples de ser obtida; na verdade, é um ponto de equilíbrio muito delicado e uma decisão que precisa ser tomada com cautela. 

Afinal de contas, de um lado, um preço baixo pode atrair muitos clientes, mas pode corroer a margem de lucro de uma empresa até um ponto em que a venda deixa de se tornar interessante. 

O contrário também tem seus desafios, já que preservar a margem alta pode também repelir o cliente e dificultar novos negócios. 

Como caminhar nessa linha tão tênue? Para isso, felizmente, as empresas podem contar com o Big Data para adotar a precificação inteligente, que pode fazer toda a diferença. 

O que é precificação inteligente?

A ideia da precificação inteligente está ligada ao uso de Big Data e inteligência de mercado para definir uma estratégia de preços automatizada, que maximize vendas sem comprometer sua margem de lucro.

Por meio de uma vasta gama de dados, é possível criar estratégias de preço que se ajustam a fim de cumprir determinados objetivos.

As informações que a organização coleta diariamente revelam fatos interessantes sobre o comportamento do consumidor e podem indicar caminhos mais precisos para precificar os produtos.

A precificação inteligente permite utilizar diferentes métricas, KPIs e fatores na hora de definir quanto cobrar por determinada mercadoria ou serviço.

Uma loja pode perceber que determinado item tem bastante procura, mas baixa conversão, o que indica que os consumidores não estão interessados na aquisição pelo valor pedido. Os dados, então, apontariam que seria interessante reduzir a margem para garantir um volume maior de vendas.

O Big Data também pode delinear momentos em que determinado item é mais ou menos procurado. Então, o mesmo produto pode ter seu custo ao consumidor ajustado várias vezes em momentos distintos para garantir uma margem maior quando houver maior demanda ou um volume menor durante a baixa.

Precificação inteligente x precificação dinâmica

Precificacao Inteligente X Precificacao Dinamica 1024x1024

Os dois conceitos estão interligados, mas são fundamentalmente diferentes. Isso porque a precificação dinâmica é um estágio anterior e mais simples da precificação inteligente.

Com base no mercado, é possível analisar se a empresa está cobrando mais caro ou mais barato do que seus concorrentes pelo mesmo produto. Isso é a precificação dinâmica.

Uma vez que tem em mãos essa informação, a empresa pode, baseando-se na concorrência, decidir pela margem mais saudável para seus negócios, diminuindo ou aumentando o preço conforme dita o mercado.

A precificação inteligente, por sua vez, é mais complexa e leva em consideração mais fatores baseados em estatística e algoritmos avançados, que permitem mirar objetivos específicos.

Assim, a loja pode começar a definir estratégias próprias, com base em seu público, sem depender somente do monitoramento da concorrência.

Como ter sucesso com Big Data na precificação inteligente

Como Ter Sucesso Com Big Data Na Precificacao Inteligente 1024x1024

Com a devida granularidade, a análise de Big Data pode segmentar o mercado e definir o melhor preço até mesmo em nível individual, para um consumidor específico, e aumentar as taxas de conversão a fim de alcançar novos clientes ou, por exemplo, direcionar ofertas que fidelizem aqueles que já utilizam o produto.

No entanto, para chegar a esse ponto, as empresas precisam se atentar a alguns pontos para alcançar o sucesso em uma estratégia de precificação inteligente.

O primeiro e mais importante é dar atenção ao que os dados dizem. Como aponta a consultoria McKinsey, empresas de B2C costumam trabalhar melhor com a riqueza de informações que acumulam para tomar decisões melhores, enquanto as de B2B apenas os gerenciam, sem utilizá-los apropriadamente.

Muitas vezes essa falta de aptidão para analisar os dados faz com que a empresa ignore pontos que seriam chave para uma estratégia de sucesso, como os preços ideais para algum produto ou serviço.

Outro ponto é a automação, especialmente quando se lida com muitos produtos de uma só vez. É inviável gerenciar manualmente o preço de milhares de itens de forma inteligente; a prática só se torna escalável a partir do momento que se elimina o gargalo humano.

A companhia também precisa de treinamento e comunicação para desenvolver habilidades e confiança em sua equipe de vendas para que elas entendam e abracem o modelo de precificação. Isso faz com que os times tenham argumentos convincentes para o cliente.

Por fim, o acompanhamento do desempenho também é crucial para garantir uma visão transparente da rentabilidade da estratégia por cliente. As equipes de vendas e marketing precisam ter as habilidades necessárias para reconhecer e aproveitar oportunidades.

Quais são os benefícios da precificação inteligente?

Quais Os Beneficios Da Precificacao Inteligente 1024x1024

Uma empresa que opta por aplicar a precificação inteligente em seus negócios pode contar com uma série de vantagens no mercado.

A competitividade é provavelmente o grande diferencial. A empresa tem a capacidade de se manter sempre atualizada em seus preços e à frente da concorrência, o que permite atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

A prática fará com que itens com demanda mais elástica tenham seu preço reduzido e os outros aumentados, com uma margem de lucro maior. Graças aos dados, no entanto, os sistemas são capazes de entender melhor o ponto de equilíbrio entre uma margem saudável e a taxa de conversão.

A automação aplicada à precificação inteligente também proporciona maior escalabilidade ao negócio, já que permite gerenciar valores relativos a milhares de itens, de uma forma que seria inviável apenas com o trabalho humano.

A companhia também pode otimizar o seu ROI (retorno sobre o investimento), com a maximização de seus ganhos, extraindo melhores resultados de seus investimentos.

Conclusão

A precificação inteligente é uma aplicação de Big Data que tem tudo para causar um impacto cada vez maior em vários mercados, tanto em B2C quanto em B2B.

A capacidade de ajustar preços de acordo com as necessidades do momento de forma automática em grande escala é um diferencial que viabiliza melhores taxas de conversão, margens de lucro maiores e agilidade para se adaptar rapidamente aos mais variados cenários. Em outras palavras, é uma forma de atuar com inteligência de mercado

Diante da importância de definir o preço correto para um produto ou serviço, essa capacidade não pode ser subestimada. Os ganhos podem ser expressivos. Segundo a consultoria McKinsey, o aumento de 1% em um preço se traduz na alta de 8,7% no lucro operacional, desde que não haja perda de volume. 

Então, uma companhia que consegue manter esse equilíbrio pode ampliar significativamente suas receitas e multiplicar seus lucros.

Precificação Inteligente: como o Big Data ajuda neste processo?

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