O ambiente de negócios atual é muito complexo e competitivo. Nesse cenário, os dados assumem um papel central para orientar a tomada de decisão porque tornam o processo mais confiável e previsível, especialmente em uma estratégia de expansão de mercado.
Empresas que buscam aumentar sua participação no mercado e vender mais precisam se ancorar em processos eficientes, que ajudem a coletar e interpretar os dados para fornecer uma visão clara sobre o comportamento dos clientes e prospects.
Essa maior compreensão é alcançada por meio da combinação de informações internas e externas que ajudam as empresas em análises, segmentações e prospecções mais precisas para aumentar as vendas.
Foi pensando nisso que a Fundação Dom Cabral (FDC) decidiu contratar as soluções de Sales & Marketing da Neoway. Com mais de 40 anos de atuação, a FDC é uma escola de negócios brasileira cujo objetivo é desenvolver executivos, empresários e gestores públicos para promover a evolução do ambiente de negócios e, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Reconhecida internacionalmente, a instituição de ensino forma cerca de 27 mil novos líderes todos os anos, além de ter sido considerada a melhor escola de negócios da América Latina e a 9ª melhor do mundo no ranking do jornal Financial Times.
Atualmente, a área de Inteligência de Mercado da Fundação Dom Cabral é inteiramente Data Driven. E isso só foi possível por meio do desenvolvimento de uma solução de Business Intelligence (BI) flexível e customizada.
Cenário e desafios enfrentados pela FDC
Antes da parceria com a Neoway, a Fundação Dom Cabral enfrentava três desafios principais para melhorar seu desempenho.
Eram eles:
- Ter maior visão de penetração da FDC em setores e mercados do Brasil: a empresa possuía uma visão mais voltada ao seu setor, tendo dificuldade para entender o contexto e o potencial do mercado brasileiro como um todo;
- Melhorar o desempenho de acesso a dados no mercado B2B;
- Melhorar a velocidade e qualificação dos dados para apoiar a estratégia de inteligência de mercado.
Antes da parceria com a Neoway, a FDC utilizava diferentes fontes e bases de dados externas, o que dificultava a formação de uma visão integrada e ágil, já que, para isso, o processo de cruzamento de dados deveria ser bastante robusto.
Importante notar que a FDC atende diversas frentes: médias empresas, grandes organizações, gestão pública e também oferece produtos voltados para pessoas físicas.
Ou seja, sua atuação se dá em diversas áreas de negócios, que devem ser atendidas e compreendidas, cada uma à sua forma. Isso tornava as questões envolvendo agilidade e produtividade em um problema a ser resolvido.
O que foi feito com a Neoway?
Com a contratação da Neoway, a Fundação Dom Cabral pôde criar um BI flexível que possibilitou cruzar dados internos e externos, e criar uma estratégia mais eficiente . Com isso, a área de Inteligência de Mercado conseguiu promover:
- Conhecimento mais amplo da base de clientes atuais e potenciais;
- Customização das visões estratégicas e atendimentos das expectativas das áreas de mercado (setor, região etc.);
- Mais celeridade nas entregas estratégicas e analíticas;
- Novas visões de BI para gerentes e canais, dando um maior apoio estratégico aos associados em todo o Brasil;
- Ganhos de padronização e agilidade por meio da consulta unificada de clientes e prospects;
- Georreferenciamento de clientes e prospects.
Resultados da estratégia de expansão de mercado da FD
Quantitativos
- Atualização e padronização das informações da base de clientes: a coleta dos dados seguia uma periodicidade predefinida e, agora, passou a ser diária, o que favoreceu análises e estudos.
- Expansão do atendimento estratégico de Inteligência de Mercado: a empresa focava em estudos setoriais e de mercado em 4 praças; hoje, são 31 praças, incluindo as regiões dos associados. Isso representa uma expansão de atendimento de 675% .
- Maior conhecimento da penetração da empresa em setores e estados em relação ao faturamento da empresa ou grupo.
- Redução no tempo para consulta de dados de prospects e clientes: o que antes dependia do repasse e validação da área financeira e levava, em média, 180 minutos, passou a ser feito em apenas 10 minutos, o que representou uma diminuição de 94%.
Qualitativos
- Ampliação da relevância e da capilaridade da área de inteligência;
- Estruturação do setor por meio de um processo de transformação digital permeado por toda a instituição e apoiado pela Neoway;
- Expansão do atendimento de inteligência para todo o Brasil;
- Otimização do tempo de coleta e análise de dados.
A parceria com a Neoway possibilitou à Fundação Dom Cabral construir uma visão de dados que os ajudou a aumentar sua participação no mercado e reduzir o tempo gasto nos processos de Inteligência de Mercado.
A Neoway conta com soluções que apoiam as estratégias de expansão por completo. Elas permitem aperfeiçoar a consulta de informações sobre clientes, prospects e outras empresas, além de dar agilidade para análises e estudos.
A ferramenta adotada pela Fundação Dom Cabral centraliza, organiza e disponibiliza, em um só local, os dados necessários para entender seu mercado, encontrar oportunidades de expansão, conhecer o perfil do melhor cliente e gerar leads mais qualificados.
O Neoway B2B Intelligence entrega informações sobre todas as empresas do Brasil, como CNAE, faturamento estimado, número de funcionários e situação cadastral, entre outras.Quer entender na prática como a Plataforma Neoway pode ajudar a sua empresa a vender mais e melhor?