Marketing Indireto: o que é e por que implementar?

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As estratégias de marketing visam, de forma simples, fazer com que as marcas sejam lembradas pelos consumidores, tornando-se sua primeira escolha na hora da compra. E dentre os principais recursos para alcançar esse objetivo está o marketing indireto.

Neste post, veja o que é marketing indireto, como implementá-lo, quais são suas vantagens e por que é tão importante entender e conhecer seu público-alvo. Acompanhe!

O que é Marketing Indireto?

Marketing indireto são ações para promoção ou venda de um produto ou serviço fora de um contexto publicitário, ou seja, em canais que não têm, em essência, um objetivo comercial.

O objetivo dessa estratégia é divulgar a marca, mas de forma mais sutil e menos invasiva. Para isso, o produto ou serviço apresentado nesses canais nunca são o destaque.

Um exemplo conhecido desse tipo de ação é o product placement, que acontece em filmes, séries e novelas. Ou também a marca dos patrocinadores estampadas nas camisas de clubes de futebol

Ao contrário de outras abordagens mais agressivas, no marketing indireto, chamadas para ação como “compre agora!” ou “aproveite já!” não são utilizadas.

O que se busca é colocar a marca na cabeça das pessoas, aproveitando seu subconsciente para influenciar sua decisão de compra em algum momento no futuro. Aliás, é importante destacar que essa é uma estratégia a longo prazo.

Como implementar?

Infográfico: Como implementar uma estratégia de marketing direto

Para que as estratégias de marketing indireto sejam precisas e assertivas, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo e ter a persona do negócio muito bem definida.Afinal, é preciso que a marca saiba não apenas quem são essas pessoas, mas também entenda suas necessidades, seus comportamentos, seus hábitos, etc.

Essas informações também vão ajudar a entender onde elas estão, isto é, quais canais a que os consumidores que seguem e admiram a marca têm acesso e costumam acompanhar.

Por exemplo: a Red Bull patrocina eventos e atletas de esportes extremos pois sabe que boa parte do seu público se interessa por essas atividades. Essa é a forma como eles trabalharam e construíram a marca ao longo dos anos, relacionando-se com aventuras e adrenalina. Provavelmente não valeria a pena para a marca fazer product placement em uma novela, por exemplo.

Vantagens do Marketing Indireto

Infográfico: Vantagens do Marketing Indireto

O marketing indireto possui alguns benefícios interessantes. Destacamos:

Reconhecimento de marca

Toda estratégia de marketing visa promover a marca e reforçar seu posicionamento no mercado. No marketing indireto a empresa pode, assim como no caso da Red Bull, associar-se a certos nichos, comportamentos ou formas de agir e pensar. E isso ajuda a aumentar seu valor e a construir um senso de familiaridade com seu público.

Custo-benefício

Embora alternativas como product placement em um filme ou patrocínio de clubes de futebol possam ser inacessíveis para empresa menores, existe uma infinidade de outros canais que podem ser utilizados no marketing indireto.

Estratégias de marketing digital (marketing de conteúdo, SEO, etc.), redes sociais, parceria com influenciadores digitais, vídeos no YouTube, além do próprio boca a boca, são exemplos de canais em que o marketing indireto pode ser trabalhado.

Credibilidade e autoridade

O principal benefício do marketing indireto é a construção e consolidação da autoridade da marca. Ao aparecer em canais onde não se espera e de forma mais sutil, a empresa ganha visibilidade, ao mesmo tempo que evita ter sua imagem associada somente a vendas, relacionando-se, em contrapartida, a valores.

Por que é importante entender e conhecer melhor o seu público-alvo?

Conhecer o público-alvo é um elemento essencial das estratégias de marketing indireto. E vale reforçar: definir corretamente esse público não é importante apenas para saber quem são essas pessoas e em quais canais é possível encontrá-las.

A compreensão do público-alvo colabora para a melhoria da identidade e da linguagem da marca, uma vez que, conhecendo previamente seus potenciais clientes, ela saberá a mensagem e a forma certa de se comunicar com eles.

E isso também tem a ver com o tipo de conteúdo que será produzido ou produto que será exposto. Afinal, mais do que estar no canal certo e falar com as pessoas certas, é importante levar a elas algo que realmente precisam e querem.

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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