Banco de dados de marketing: como usá-lo para potencializar o crescimento sustentável do seu negócio

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Índice

  • Principais aspectos de um banco de dados de marketing (database marketing) orientado a vendas 
  • Como unir Big Data Analytics e inteligência analítica para gerar novos negócios
  • Ações com base em análise dos dados que alavancam as vendas
  • Como um banco de dados de marketing atualizado potencializa o crescimento sustentável

Você já deve ter ouvido falar em database marketing, não é mesmo? Essa estratégia também é conhecida, em português, como banco de dados de marketing.

Sua função compreende coletar e disponibilizar dados detalhados dos consumidores para o desenvolvimento de ações de marketing mais focadas em cada perfil de público, com o objetivo de gerar melhores resultados.

Agora, você sabe como funciona na prática e quais as principais vantagens de usar essa estratégia no marketing da sua empresa?

Neste artigo, você confere os principais aspectos desse banco de dados e como pode utilizá-lo para ter mais eficiência em suas estratégias de marketing e vendas.

Veja nosso guia sobre Ideal Customer Profile (ICP) e saiba como o Big Data Analytics ajudará em seu processo.

Principais aspectos de um banco de dados de marketing (database marketing) orientado a vendas

Quanto mais você conhece o seu público, mais compreende o que ele precisa. Consequentemente, melhor é a forma como sua empresa se comunica com ele e como oferta o produto/serviço com maior aderência à necessidade dele. Vender mais e melhor passa, necessariamente, por entender para quem você (empresa) vende. 

Por isso, podemos pensar no banco de dados de marketing como ponto de partida para as estratégias comerciais que envolvem inteligência analítica

Esses dados garantem o direcionamento mais efetivo para ações comerciais, de relacionamento e suporte às campanhas de marketing. Inclusive, ao analisar os dados de clientes e mercado, é possível identificar oportunidades de negócio e fortalecer ações de fidelização de clientes

São as informações detalhadas sobre clientes e prospects, centralizadas em um mesmo lugar, que permitem uma análise aprofundada do comportamento do consumidor.

Assim, essa inteligência de dados atuará no processo de segmentação, que o ajudará a dividir uma base de clientes/prospects em grupos com perfil em comum. Esse agrupamento de clientes pode ser por idade, gênero, localidade, frequência de compra, ticket médio, nível de interação com a marca, tecnologias preferidas, e outras características.

E o resultado? Você identifica informações de perfil, interesse e comportamento de grupos de clientes que geram insights poderosos para alavancar as vendas. Tudo isso, contribui para a otimização dos seus investimentos e aumento dos resultados.

Como unir Big Data Analytics e inteligência analítica para gerar novos negócios

Big Data Analytics envolve a aplicação de diversas técnicas e ferramentas para analisar e interpretar grandes volumes de dados. 

Esse método permite o processamento com alto desempenho de dados estruturados (organizados em um banco de dados) e não estruturados (que precisam de organização) para sua análise com eficiência. Essa prática ajuda a dar sentido ao imenso volume de dados produzidos pelas pessoas, conhecido como Big Data.

Com Big Data Analytics, é possível transformar informação em ação, pois as empresas podem identificar padrões e perfis do seu mercado para tomar decisões com base em dados e desenvolver uma cultura data driven.

Mas o que fazer com tantos dados? É fundamental saber como transformá-los em informação relevante para, depois, ser gerada uma ação. É aí que entra a inteligência analítica por meio da capacidade de coletar e analisar dados para a tomada de decisões

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

Além de ampliar o entendimento das demandas da empresa, amplia a visão do que diz respeito aos clientes e à concorrência. Essas análises inteligentes facilitam identificar padrões, sejam em situações simples ou complexas, e prever com maior precisão seus resultados. 

Com a inteligência analítica, é possível prever as necessidades do cliente; melhorar a gestão de processos, tendo apoio de pesquisa, comunicação, pensamento crítico e resolução ágil de problemas; ter maior controle sobre os dados, havendo um aprimoramento da coleta de informações; e definir metas mais adequadas, por ter informações mais precisas.

Portanto, ao unir a tecnologia de Big Data Analytics com inteligência analítica, novas oportunidades de negócios se abrem a partir da análise detalhada de informações sobre mercado ou perfil de cliente, por exemplo, dando espaço para o desenvolvimento de diferenciais competitivos para a companhia.

Veja como um de nossos clientes, a PJ Neblina, empresa que atua no mercado de energia como distribuidor de materiais elétricos e soluções em automação industrial, utiliza os dados de forma estratégica em suas decisões:

Ações com base em análise dos dados que alavancam as vendas 

Confira alguns tipos de ações que podem ser feitas com base em análise de dados com o objetivo de aumentar as vendas:

Qualificação de leads

Ao fazer a análise dos leads e adquirir um conhecimento profundo sobre ele por meio dos dados gerados pelo database marketing, você pode fazer segmentações da sua base e criar campanhas de nutrição para os clientes.

Cálculo do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Para saber como está a saúde financeira da empresa, é preciso analisar os dados de CAC, sendo o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividido pelo número de clientes conquistados em um determinado período. 

Cálculo de Lifetime Value (LTV)

Quando se faz o cálculo de LTV, você identifica o valor de retorno que terá com um cliente ao longo do tempo, ou seja, o quanto ele gastará com você durante o período contratado para usar seu produto ou serviço.

Com a análise desses dados de LTV, você pode traçar estratégias para prolongar esse tempo, compreender a experiência do consumidor, e até planejar a aquisição de novos clientes.

Definição de promoções

A análise de dados do database marketing também possibilita a criação de promoções específicas para se aproveitar as oportunidades em uma determinada época do ano, já que você pode identificar as variações do volume de vendas e tendências de consumo ao longo do tempo. 

Realização de campanhas de mídia paga

Ter informações precisas sobre seus clientes – como características demográficas, interesses e comportamento, permite direcionar melhor as campanhas de Ads e evitar o desperdício de verba com perfis de público que não têm aderência com os produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Envio de comunicações customizadas

Ao conhecer a jornada de compra do consumidor por meio dos dados levantados, as comunicações estabelecidas com os clientes se tornam mais eficazes.

O envio de e-mail marketing, por exemplo, fica muito mais estratégico e com informações relevantes para o cliente, despertando seu interesse em ler o conteúdo e até em comprar um produto ou serviço mencionado nessa comunicação.

Como um banco de dados de marketing atualizado potencializa o crescimento sustentável

O marketing de banco de dados leva à compreensão de que ter um grande volume de dados não é suficiente para ter melhores resultados. 

É preciso que esses dados sejam confiáveis e que possam ser convertidos em informações relevantes, por meio de inteligência analítica, para impactarem positivamente as vendas. Como os dados atualizados e segmentados das soluções de Marketing e Vendas da Neoway

Alana Nunes conta como a TOTVS ganhou 60% de eficiência operacional e 25% de aumento de oportunidades na geração de demanda, utilizando as soluções de dados da Neoway.

Essas soluções ajudam empresas, que possuem áreas de vendas e marketing, a venderem mais com eficiência operacional.

Com as soluções de Marketing e Vendas, você ganha melhoria em suas estratégias de go-to-market e tem um crescimento sustentável com insights precisos sobre onde alocar investimentos.

Sabe o que mais você ganha com essas soluções? Você tem:

  • maior eficiência operacional para uma análise precisa do mercado e previsibilidade nas vendas para otimizar a alocação de recursos em suas estratégias;
  • precisão na estratégia de go-to-market, que proporciona segurança na tomada de decisões e impulsiona o alcance das metas de negócio;
  • crescimento sustentável e rentabilidade ao impulsionar a geração de demanda e atrair clientes de alto valor.

Nossa expertise com dados segmentados permite oferecer soluções completas, adaptadas às necessidades específicas de cada setor: tecnologia, mercado automotivo, saúde, financeiro, entre outros. Estamos preparados para impulsionar o sucesso do seu negócio em qualquer ambiente industrial!

Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa na definição de estratégias de negócios e no atingimento das metas, fale com um de nossos especialistas.

Aprimore seus esforços de marketing e vendas com as soluções Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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