Índice
- Retrospectiva 2025: o que bombou este ano em marketing e vendas
- Tendências de marketing e vendas para 2026
- Conclusão
Não tem como negar: o cenário de marketing e vendas é sempre muito dinâmico. Enquanto algumas tendências de marketing vêm e vão rapidamente, outras chegam com tudo e se consolidam nas estratégias das empresas ano após ano.
Em 2025, vimos uma aproximação ainda maior entre as estratégias de marketing e vendas para fortalecer os resultados das empresas com foco em precisão e eficiência operacional.
Nesse sentido, temas como inteligência artificial, análise de dados, hipersegmentação de audiências e data collaboration são alguns exemplos do marketing trends de 2025 e dão spoiler para algumas das tendências de 2026.
No artigo de hoje, vamos destacar algumas das tendências de mercado que marcaram presença este ano, o que você pode esperar para 2026 e como a Neoway pode apoiar seu planejamento de vendas, e mais, suas estratégias de negócios.
Quer acelerar a chegada da sua empresa ao próximo nível?
Soluções completas e adaptadas para o momento do seu negócio.
Retrospectiva 2025: o que bombou este ano em marketing e vendas
Final de ano é aquele momento para repensar o que passou e fazer o balanço do que foi bom e do que não rendeu o resultado que você esperava.
Por isso, acompanhar as tendências de marketing nesse período para revisar seu planejamento de marketing e ajustar o seu planejamento comercial ajuda a refinar suas estratégias para o ano seguinte.
Inteligência artificial como aliada das estratégias de marketing e vendas
A IA tem revolucionado os negócios e facilitado a realização de processos, tanto criativos quanto operacionais, para além do uso do ChatGPT.
Isso é possível observar com base na ampla capacidade da inteligência artificial de processar um grande volume de dados.
Com a inteligência artificial, sua empresa pode analisar esses dados em tempo real, o que garante mais agilidade aos processos e desenvolvimento de estratégias que irão impulsionar as suas vendas.
A recomendação feita por IA e machine learning é um exemplo de prática que cresceu ainda mais este ano com o avanço da tecnologia.
Não apenas na recomendação de vídeos e anúncios que frequentemente são usados em redes sociais e plataformas de streaming, a inteligência artificial já atua na recomendação de clientes de forma eficaz, além de facilitar a priorização de leads. Dessa forma, negócios B2B podem identificar com rapidez as empresas que devem trabalhar por ordem de relevância e têm maior chance de conquistar o sucesso nas vendas.
Nesse contexto, a inteligência artificial para vendas e prospecção B2B teve destaque.
O jeito de prospectar mudou. Agora, não é sobre aumentar volume de leads, mas sobre encontrar o cliente certo e reduzir desperdício para alcançar melhores resultados com eficiência operacional.
E é com o objetivo de ajudar empresas B2B a terem precisão e eficiência nas suas ações de marketing e vendas que o Neoway On Target tem se destacado.
O On Target utiliza IA e dados únicos do ecossistema B3 para ajudar a sua empresa a expandir o seu market share e a rentabilizar a sua carteira de clientes.
A solução analisa a carteira de clientes atual, considerando mais de 570 variáveis de segmentação, para identificar o mercado potencial e recomendar as melhores oportunidades de venda, seja para novos clientes ou ofertas de upsell ou cross-sell.
Tudo isso para potencializar a precisão da sua estratégia de marketing e vendas com foco no crescimento sustentável dos negócios.
Você também vai gostar destes artigos que se destacaram este ano:
- Como o Einstein usou dados Neoway para potencializar sua estratégia de expansão B2B
- Como a Nestlé aumentou a conversão de vendas em 10% com o Neoway On Target
- RevOps: passo a passo para implementar o Revenue Operations
- Como identificar se o seu cliente fará a troca de veículo nos próximos meses
Tendências de marketing e vendas para 2026
A partir do que vimos se consolidar este ano como tendências de marketing e vendas, já temos um gosto do que está por vir.
Um tema que tem chamado a atenção do mercado e promete ser forte tendência em 2026 é a hipersegmentação de audiências digitais.
Com as mudanças previstas nas regras de cookies de terceiros, a queda na precisão das plataformas de mídia paga, o aumento dos custos de anúncios e a necessidade de segmentar audiências com mais granularidade, a hipersegmentação de audiências digitais tem se mostrado uma estratégia eficaz para o mercado publicitário, como explica Eduardo Ferreira, Diretor de Operações Comerciais, Dados e Performance da Globo:
“A partir da parceria que construímos com a Neoway, mostramos para um público que tem altas expectativas do futuro da publicidade, da capacidade de segmentação e personalização que toda essa força, toda essa entrega, já está disponível para o mercado publicitário. (…) Ninguém mais pode desperdiçar o seu investimento de publicidade. Em tempos onde todas as linhas de despesas de marketing se tornam mais exíguas e o desafio do CMO se torna maior, a nossa resposta pra isso é: a partir de uma parceria Globo e Neoway, ofertar uma solução que garante essa melhor rentabilidade no investimento de publicidade, onde marketing deixa de ser despesa e passa a ser investimento.”
Saiba mais sobre a parceria Neoway e Globo e como a solução Digital Audiences pode ajudar a sua empresa a aumentar o desempenho das suas campanhas por meio de públicos hipersegmentados e a reduzir o desperdício do seu orçamento de marketing.
Assim, o data collaboration é também uma das grandes apostas de tendência para 2026, já que integra dados first party e third party e independe de cookies de terceiros para uma melhor segmentação dos dados para anúncios mais eficientes.
Veja como outros clientes estão potencializando suas campanhas de tráfego pago com o Digital Audiences:
Daniel Stochero, CEO da Agência Stochero, conta como a solução Digital Audiences se tornou essencial nas operações de mídia paga da sua agência e como o nível de precisão na segmentação tem ajudado a aumentar a performance dos clientes e a impulsionar a estratégia de forma integrada:
“A Digital Audiences se tornou uma peça essencial nas nossas operações de mídia paga. Com os dados da Neoway, conseguimos aumentar significativamente a assertividade na definição de público, encontrando audiências realmente qualificadas e alinhadas ao perfil que buscávamos para as campanhas, algo especialmente valioso em um cenário digital onde a segmentação nas plataformas está cada vez mais limitada. Em projetos do segmento imobiliário que usamos, por exemplo, utilizamos a ferramenta para identificar pessoas que já haviam adquirido um imóvel e tinham perfil financeiro compatível para a compra de um segundo. A plataforma nos ajudou a mapear clusters de oportunidade, entender faixas de renda e direcionar o investimento com muito mais segurança, sendo assim o ICP determinado no início da campanha junto com a Neoway foi exatamente o que encontramos nos leads gerados após o contato com essas pessoas que foram impactados com os anúncios.”
Confira também como o Digital Audiences está fazendo a diferença nas estratégias de mídia programática da Adsplay, conforme o relato de Gabriel Simão, Gerente de Mídia & BI:
“O uso dos dados B3 traz um potencial real de levar a mídia programática a um novo patamar de segmentação. Passamos a trabalhar com um nível de precisão em que, além de comportamentos presumidos, conseguimos impactar pessoas com base em ações reais, com granularidade, confiabilidade e um detalhamento extremamente coeso com o público das campanhas. O resultado se reflete em entregas mais assertivas, com altos índices de interação e taxas de conversão até 100% superiores às que normalmente observamos. Essa profundidade de dados e inteligência fortalece nossa argumentação comercial, trazendo mais clareza sobre o potencial de cada público e ampliando nossa capacidade de construir soluções alinhadas às necessidades reais dos clientes.”
Sairão na frente as empresas que contarem com as melhores ferramentas, que aplicam essas tecnologias de forma estratégica e visam impactar o crescimento sustentável dos negócios.
Veja algumas dicas dos nossos especialistas para ajudar o seu planejamento 2026:
Conclusão
Planejar as ações de vendas do próximo ano com base em dados estratégicos do seu mercado, que permitam saber exatamente a quem você deve vender para ter mais precisão nos esforços comerciais, é algo que promove grande impacto nos resultados. E o melhor, não apenas no próximo ano, mas a longo prazo também.
Nesse contexto, o Neoway On Target é a solução que considera mais de 570 variáveis compostas por dados únicos para identificar o mercado potencial e recomendar as melhores oportunidades de venda, seja para novos clientes ou para ofertas de upsell e cross-sell, além de entregar um pipeline pronto para seus vendedores trabalharem.
Já com o Digital Audiences, suas campanhas impactam públicos com maior potencial de conversão, o que contribui para a redução de dispersão de mídia, a melhoria do entendimento de audiência por vertical, a redução do CAC e o aumento do ROAS, tornando suas campanhas mais relevantes e estratégicas para o crescimento do negócio.
Conte com a Neoway para acelerar as suas estratégias de marketing e vendas em 2026. Fale com nossos especialistas!