TAM, SAM e SOM: o que são e como impactam a inteligência comercial?

SCROLL DOWN

TAM, SAM e SOM são siglas que representam as diferentes partes do mercado em que uma empresa está inserida. Por meio desses indicadores, é possível compreender o tamanho do mercado potencial que ela pode atingir, avaliar a viabilidade do negócio e projetar seu crescimento.

O cálculo desses três elementos serve tanto para empreendedores quanto para investidores, pois traz clareza sobre a escalabilidade dos negócios e as possibilidades de sucesso da empresa.

Total Addressable Market (TAM)

Total Addressable Market (TAM) refere-se à demanda total do mercado por um determinado produto ou serviço. Para encontrar esse número, é preciso combinar a receita de todas as empresas que compartilham um mesmo setor.

Importante notar, porém, o recorte que deve ser feito. Por exemplo: uma loja de consertos de carro não deve considerar o TAM como a soma das receitas de todo o setor automobilístico.

Afinal, ele permeia diversos outros segmentos, como peças, automóveis seminovos, motos, entre outros. Nesse caso, o Total Addressable Market deve considerar apenas as empresas que atuam com o conserto de carros.

O objetivo do TAM é ajudar a entender o tamanho do mercado, em valor monetário, em que a empresa atua. Trata-se de um indicador bastante abrangente, uma vez que é praticamente impossível que uma única empresa conquiste todo o mercado disponível no seu segmento. Assim, o TAM serve como um parâmetro. Para insights mais específicos, precisamos reduzir o escopo.

Serviceable Available Market (SAM)

Serviceable Available Market (SAM) é uma parte do TAM que está dentro do raio de atuação/influência da empresa.

O SAM representa a fatia de mercado que o negócio tem real capacidade para alcançar. Para isso, consideram-se limitações geográficas, particularidades do mercado e da solução oferecida, bem como seus canais de distribuição e outros fatores.

O conceito de SAM parte do princípio de que, como há limitações geográficas em jogo, a empresa não conseguiria atender todo o seu TAM. Voltando ao exemplo da loja de conserto de automóveis, ela não conseguiria atender todo o Brasil. Portanto, ela deve focar no seu raio máximo de cobertura.

Embora ainda seja um número muito amplo, o SAM é importante para balizar as ações da empresa no longo prazo, ajudando-a a entender o potencial de crescimento do negócio na área que atende. Para uma previsão mais realista, devemos afunilar ainda mais a análise.

Serviceable Obtainable Market (SOM)

O Serviceable Obtainable Market (SOM) é uma parte do SAM que indica a fatia de mercado que a empresa pode atingir, sob uma perspectiva realista. Para isso, deve ser considerado todo o tipo de limitações que impactam o negócio: recursos, concorrência, nível de conscientização do público, localidade, canais de vendas etc.

Com base nisso, o SOM consegue estimar quem e quantos são os clientes que, de fato, podem consumir os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Assim, essa métrica é essencial para orientar as ações a curto prazo.

Como calcular o tamanho de mercado com TAM, SAM e SOM

Agora que entendemos os conceitos de TAM, SAM e SOM, vamos ver como é possível calculá-los. Existem duas formas de fazer isso:

Top-down

Neste método, as informações vêm de cima para baixo, ou seja, são obtidas a partir de estudos de mercado ou relatórios feitos, por exemplo, por associações e consultorias. O modelo top-down é mais utilizado para estimar o TAM, uma vez que reúne informações mais abrangentes sobre tendências macroeconômicas para o setor.

Dados sobre o PIB, a balança comercial e o nível de atividade industrial são alguns exemplos. E com dados amplos e gerados por terceiros, é mais difícil chegar em números mais específicos que permitam calcular o SAM e o SOM.

Bottom-up

Neste modelo, as informações são obtidas de baixo para cima, isto é, elas são geradas internamente no setor em que a empresa atua. Isso envolve, por exemplo, relatórios de organizações de capital aberto, dados de pesquisas específicas do segmento e informações do próprio negócio (número de clientes, quantidade de vendas, ticket médio etc.).

Também é importante considerar os riscos, gargalos e desafios que podem gerar dificuldade para o negócio. O método bottom-up é mais utilizado para calcular SAM e SOM, justamente porque atua com dados mais tangíveis, sobre os produtos e serviços que são de fato comercializados no setor, bem como o público que os consome.

Qual a importância de calcular TAM, SAM e SOM?

Calcular TAM, SAM e SOM permite à empresa conhecer de maneira mais aprofundada o mercado em que está inserida. Essas métricas ajudam a embasar a tomada de decisão e a definir o escopo do negócio com mais precisão e com estimativas mais realistas.

Sabendo qual é seu alcance máximo e conhecendo seu mercado, a empresa evita o desperdício de recursos e otimiza suas ações. Afinal, ela investirá apenas onde há potencial para crescer e com foco no público certo. Em outras palavras, TAM, SAM e SOM são indicadores muito importantes para o planejamento estratégico da empresa.

E não são só os empreendedores que se beneficiam do cálculo de TAM, SAM e SOM. Para os investidores, essas informações são essenciais para entender a viabilidade e a escalabilidade do negócio e verificar se suas metas e objetivos são de fato alcançáveis.

Como o Data Analytics pode ajudar?

Embora sejam indicadores importantes, o cálculo de TAM, SAM e SOM nem sempre é das tarefas mais simples, sobretudo dentro da rotina atribulada de muitas empresas. Além disso, não basta se basear em qualquer tipo de informação ou em achismos. É preciso ter dados confiáveis à disposição.

Sendo assim, para facilitar e agilizar os cálculos e trazer mais confiabilidade e segurança para esse processo, é importante contar com a tecnologia. A aplicação de ferramentas e metodologias Data Analytics ajuda a chegar em resultados mais rápidos e precisos.

Soluções de inteligência de mercado, baseadas em Inteligência Artificial e Big Data Analytics, reúnem recursos que permitem analisar grandes volumes de dados e extrair deles o conhecimento necessário para dar suporte à tomada de decisão, além da possibilidade de realizar análises preditivas.

Inteligência Comercial – Neoway Simplifica (Episódio 1)

Tudo isso permite à empresa direcionar seus esforços e monitorar TAM, SAM e SOM de forma a transformá-los em recursos estratégicos: da segmentação de leads à escolha da área geográfica mais adequada, passando pelo cruzamento de dados para a obtenção de insights.

As soluções de Sales & Marketing da Neoway combinam tecnologias e dados para proporcionar estratégias mais eficientes de marketing e vendas. Nossas ferramentas inteligentes centralizam, organizam e entregam tudo o que você precisa para ter mais precisão e produtividade. Entenda seu mercado, encontre oportunidades de expansão, conheça o perfil do seu melhor cliente e gere leads mais qualificados.O uso de dados e saber como extrair deles o conhecimento para orientar suas decisões é essencial para melhorar sua estratégia comercial. Baixe nosso guia Conheça o seu Próximo Melhor Cliente com a ajuda do Big Data Analytics e veja um passo a passo para conhecer seus melhores clientes e gerar leads qualificados.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura