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Como a análise de concorrência pode fortalecer sua estratégia

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Veja o que é análise de concorrência, sua importância, os benefícios que ela pode trazer à sua empresa e o passo a passo para colocá-la em prática.

O objetivo de toda empresa é conquistar mais espaço no mercado e aumentar suas vendas. Para isso, é necessário conhecer o mercado em que atua e seus competidores. Mas, isso não pode ser feito na base da intuição: é preciso ter uma estratégia. E é justamente para isso que serve a análise de concorrência.

Neste post, veja o que é análise de concorrência, sua importância, os benefícios que pode trazer para a sua empresa e o passo a passo para colocá-la em prática.

O que é a análise de concorrência?

Análise de concorrência consiste em analisar e monitorar a forma como os competidores de uma empresa atuam no mercado. Isso envolve a avaliação das soluções que eles oferecem, suas estratégias de precificação, como é realizada sua gestão comercial, a percepção dessas marcas por parte do público (clientes ou não), entre outros aspectos.

Essa prática geralmente está dentro do escopo das estratégias de Business Intelligence (BI). Ela é fundamental para o planejamento e para a gestão de vendas, pois permite identificar oportunidades e riscos, além de fornecer subsídios para embasar a tomada de decisões.

Por que fazer análise de concorrência e quais os benefícios?

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A finalidade principal da análise de concorrência é entender como a empresa pode desenvolver diferenciais competitivos e, assim, destacar-se perante os competidores, com o objetivo de manter seus clientes e atrair novos consumidores.

Um bom trabalho de análise de concorrência é fator-chave para o planejamento estratégico da organização, no entanto, as empresas não devem agir apenas  com base no que seus concorrentes fazem..

Entre os principais benefícios dessa prática, destacamos:

Impulsiona as vendas

A análise de concorrência consegue promover mudanças que ajudam a aumentar as vendas e a receita, além de contribuir para um melhor posicionamento da marca no seu nicho de atuação.

Como essa estratégia se baseia na coleta de dados e informações sobre os competidores e o mercado em geral, é possível extrair insights relevantes para uma atuação mais estratégica. Assim, é possível explorar melhor os diferenciais da organização e desenvolver ações mais eficientes para atrair e reter clientes.

Melhora a tomada de decisão

A tomada de decisão é outro processo que se beneficia da análise de concorrência, uma vez que ela permite identificar pontos falhos e promover as melhorias necessárias, seja nas soluções oferecidas ou em determinados processos.

Ao saber o que seus concorrentes fizeram de bom e de ruim, essa prática torna-se uma fonte de aprendizado importante para inspirar boas práticas e evitar a repetição de erros.

Favorece a inovação

Ao permitir que a empresa aprenda com a experiência de quem lidera o mercado, a análise de concorrência pode contribuir para a reestruturação do negócio em busca de mais inovação.

Isso acontece porque não é possível simplesmente replicar o que deu certo em outra empresa. Cada organização tem suas particularidades e sua realidade, e o simples “copia e cola” de processos pode se mostrar bastante ineficiente.

Assim, para aproveitar o aprendizado, a empresa precisa considerar suas próprias características e adaptar o que observou à sua própria realidade. E isso é combustível para a inovação.

Facilita a compreensão do mercado

A análise de concorrência pode trazer insights reveladores. Dependendo do volume de informações analisadas, ela pode mudar completamente a percepção da organização sobre o mercado em que atua.

Por meio dessa avaliação, a empresa entende, por exemplo, quem são de fato seus concorrentes estratégicos, como eles chegam aos consumidores, quais produtos impulsionam seu faturamento e quais os diferenciais competitivos que eles adotam. Essas informações são valiosíssimas para entender a concorrência, o mercado e o público consumidor.

Veja exemplos de expansão dos negócios utilizando a Inteligência geográfica neste episódio do podcast Bites & Business:

Auxilia na identificação de lacunas

A análise de concorrência ajuda a identificar falhas no desempenho da empresa. Por outro lado, ao estudar o mercado, também é possível descobrir os gargalos que afetam os seus concorrentes. Novamente, isso é uma fonte importante de aprendizado e permite elaborar ações para uma atuação mais preventiva, que evite os mesmos erros da concorrência.

Ajuda a identificar e prever tendências

As empresas que conhecem a fundo seu mercado e seus concorrentes têm mais insumos para identificar tendências de mercado. Com isso, podem encontrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento de produtos, além de aumentarem a previsibilidade das vendas.

Como fazer análise de concorrência: 5 passos essenciais

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1. Identifique quem são seus concorrentes

O primeiro passo para realizar uma análise de mercado é saber quem são, de fato, os concorrentes da empresa. Para isso, é preciso conhecer a fundo o próprio nicho em que atua.

Importante lembrar que os competidores não são apenas aqueles que oferecem uma solução parecida, mas todos que, de alguma forma, resolvem o mesmo problema para  o mesmo público.

Nesse sentido, existem dois tipos de concorrentes: os diretos, que são aqueles que possuem soluções e público-alvo semelhantes; e os indiretos, que não oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas que podem satisfazer as necessidades dos mesmos clientes.

2. Defina os objetivos da análise

Todo estudo precisa de objetivos claros. Para que a análise de concorrência seja bem-sucedida, é preciso defini-los logo no início do trabalho. Assim,  evita-se perda de tempo e investimentos por conta da ausência de dados.

Por isso, a empresa precisa ter clareza sobre o que pretende alcançar com essa análise. Alguns objetivos podem ser: avaliar as estratégias de precificação, entender o relacionamento entre as empresas e seus clientes, melhorar a percepção da marca, compreender melhor seu market share ou identificar os pontos fortes e fracos nas estratégias.

Objetivos bem-definidos servem como norte para o estudo, ajudando a estabelecer diretrizes sobre o tipo de dados que devem ser coletados e sobre as análises que serão priorizadas.

3. Escolha os critérios que serão analisados

Uma vez definidos os objetivos da análise de concorrência, é necessário definir quais aspectos serão analisados em cada competidor. Esse passo é importante para trazer mais eficiência e foco para a estratégia e, também, facilitar a definição dos indicadores mais relevantes em cada avaliação.

Exemplos de informações que podem ser pesquisadas:

  • Número de funcionários;
  • Faturamento;
  • Produtos e serviços;
  • Fatia de mercado;
  • Política de precificação e descontos;
  • Diferenciais competitivos;
  • Estratégias de marketing;
  • Histórico da empresa.

4. Estipule o melhor método de coleta de dados

Embora muitos dados estejam disponíveis em bancos de dados de acesso público, a análise de concorrência exige um trabalho de investigação e pesquisas. Isso pode envolver a consulta a ex-clientes e parceiros, buscas na internet e também o uso de ferramentas de análise especializadas. 

Por esse motivo, após a definição dos critérios que serão considerados, é preciso definir de que modo essas informações serão coletadas. Dependendo da alternativa, deve-se prever o custo e o tempo necessários para isso.

5. Faça um relatório e apresente os resultados

O passo final da análise de concorrência é a geração de relatórios ou estudos com os dados analisados e os resultados obtidos. É muito importante que essas informações sejam compartilhadas com todas as áreas da empresa interessadas nessa avaliação para ajudá-las na sua tomada de decisões.

Os relatórios podem trazer comparações com a própria empresa para tornar mais clara a compreensão do mercado e dos concorrentes.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, criar estratégias eficientes e focadas no público-alvo se tornou elemento primordial para as empresas que buscam estar um passo à frente. 

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