Aprenda a fazer uma análise de concorrência para se destacar no mercado

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é a análise de concorrência?
  • Por que fazer análise de concorrência e quais os benefícios?
  • Como fazer análise de concorrência: cinco passos essenciais
  • O que vem após a análise de concorrência?

O objetivo de toda empresa é conquistar mais espaço no mercado e aumentar suas vendas. Para isso, é necessário conhecer o mercado em que atua e seus competidores. Mas, isso não pode ser feito na base da intuição: é preciso ter uma estratégia. E é justamente para isso que serve a análise de concorrência.

Neste post, veja o que é análise de concorrência, sua importância, os benefícios que pode trazer para a sua empresa e o passo a passo para colocá-la em prática.

O que é a análise de concorrência?

Análise de concorrência consiste em analisar e monitorar a forma como os competidores de uma empresa atuam no mercado. Isso envolve a avaliação das soluções que eles oferecem, suas estratégias de precificação, como é realizada sua gestão comercial, a percepção dessas marcas por parte do público (clientes ou não), entre outros aspectos.

Essa prática geralmente está dentro do escopo das estratégias de Business Intelligence (BI). Ela é fundamental para o planejamento e para a gestão de vendas, pois permite identificar oportunidades e riscos, além de fornecer subsídios para embasar a tomada de decisões.

Para que serve a análise competitiva?

A análise competitiva é uma prática que desempenha um papel de guia em negócios. É por meio dela que os gestores são capazes de tomar decisões mais inteligentes, identificar ameaças e oportunidades de negócio e definir metas alcançáveis. 

Infográfico sobre análise de concorrência traz tipos de concorrentes: diretos; indiretos; substitutos; e concorrentes de marketing.

Por que fazer análise de concorrência e quais os benefícios?

Ilustração de um homem em pé traz os benefícios da análise de concorrência.

A finalidade principal da análise de concorrência é entender como a empresa pode desenvolver diferenciais competitivos e, assim, destacar-se perante os competidores, com o objetivo de manter seus clientes e atrair novos consumidores.

Um bom trabalho de análise de concorrência é fator-chave para o planejamento estratégico da organização, no entanto, as empresas não devem agir apenas  com base no que seus concorrentes fazem..

Entre os principais benefícios dessa prática, destacamos:

Impulsiona as vendas

A análise de concorrência consegue promover mudanças que ajudam a aumentar as vendas e a receita, além de contribuir para um melhor posicionamento da marca no seu nicho de atuação.

Como essa estratégia se baseia na coleta de dados e informações sobre os competidores e o mercado em geral, é possível extrair insights relevantes para uma atuação mais estratégica. Assim, é possível explorar melhor os diferenciais da organização e desenvolver ações mais eficientes para atrair e reter clientes.

Melhora a tomada de decisão

A tomada de decisão é outro processo que se beneficia da análise de concorrência, uma vez que ela permite identificar pontos falhos e promover as melhorias necessárias, seja nas soluções oferecidas ou em determinados processos.

Ao saber o que seus concorrentes fizeram de bom e de ruim, essa prática torna-se uma fonte de aprendizado importante para inspirar boas práticas e evitar a repetição de erros.

Favorece a inovação

Ao permitir que a empresa aprenda com a experiência de quem lidera o mercado, a análise de concorrência pode contribuir para a reestruturação do negócio em busca de mais inovação.

Isso acontece porque não é possível simplesmente replicar o que deu certo em outra empresa. Cada organização tem suas particularidades e sua realidade, e o simples “copia e cola” de processos pode se mostrar bastante ineficiente.

Assim, para aproveitar o aprendizado, a empresa precisa considerar suas próprias características e adaptar o que observou à sua própria realidade. E isso é combustível para a inovação.

Facilita a compreensão do mercado

A análise de concorrência pode trazer insights reveladores. Dependendo do volume de informações analisadas, ela pode mudar completamente a percepção da organização sobre o mercado em que atua.

Por meio dessa avaliação, a empresa entende, por exemplo, quem são de fato seus concorrentes estratégicos, como eles chegam aos consumidores, quais produtos impulsionam seu faturamento e quais os diferenciais competitivos que eles adotam. Essas informações são valiosíssimas para entender a concorrência, o mercado e o público consumidor.

Veja exemplos de expansão dos negócios utilizando a Inteligência geográfica neste episódio do podcast Bites & Business:

Auxilia na identificação de lacunas

A análise de concorrência ajuda a identificar falhas no desempenho da empresa. Por outro lado, ao estudar o mercado, também é possível descobrir os gargalos que afetam os seus concorrentes. Novamente, isso é uma fonte importante de aprendizado e permite elaborar ações para uma atuação mais preventiva, que evite os mesmos erros da concorrência.

Ajuda a identificar e prever tendências

As empresas que conhecem a fundo seu mercado e seus concorrentes têm mais insumos para identificar tendências de mercado. Com isso, podem encontrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento de produtos, além de aumentarem a previsibilidade das vendas.

Como fazer análise de concorrência: 5 passos essenciais

Ilustração de uma mulher em seu computador com dados a sua frente: Na imagem tem o seguinte texto: 5 passos essenciais para fazer análise da concorrência.

1. Identifique quem são seus concorrentes

O primeiro passo para realizar uma análise de mercado é saber quem são, de fato, os concorrentes da empresa. Para isso, é preciso conhecer a fundo o próprio nicho em que atua.

Importante lembrar que os competidores não são apenas aqueles que oferecem uma solução parecida, mas todos que, de alguma forma, resolvem o mesmo problema para  o mesmo público.

Nesse sentido, existem dois tipos de concorrentes: os diretos, que são aqueles que possuem soluções e público-alvo semelhantes; e os indiretos, que não oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas que podem satisfazer as necessidades dos mesmos clientes.

2. Defina os objetivos da análise

Todo estudo precisa de objetivos claros. Para que a análise de concorrência seja bem-sucedida, é preciso defini-los logo no início do trabalho. Assim,  evita-se perda de tempo e investimentos por conta da ausência de dados.

Por isso, a empresa precisa ter clareza sobre o que pretende alcançar com essa análise. Alguns objetivos podem ser: avaliar as estratégias de precificação, entender o relacionamento entre as empresas e seus clientes, melhorar a percepção da marca, compreender melhor seu market share ou identificar os pontos fortes e fracos nas estratégias.

Objetivos bem definidos servem como norte para o estudo, ajudando a estabelecer diretrizes sobre o tipo de dados que devem ser coletados e sobre as análises que serão priorizadas.

3. Escolha os critérios que serão analisados

Uma vez definidos os objetivos da análise de concorrência, é necessário definir quais aspectos serão analisados em cada competidor. Esse passo é importante para trazer mais eficiência e foco para a estratégia e, também, facilitar a definição dos indicadores mais relevantes em cada avaliação.

Exemplos de informações que podem ser pesquisadas:

  • Número de funcionários;
  • Faturamento;
  • Produtos e serviços;
  • Fatia de mercado;
  • Política de precificação e descontos;
  • Diferenciais competitivos;
  • Estratégias de marketing;
  • Histórico da empresa.

4. Estipule o melhor método de coleta de dados

Embora muitos dados estejam disponíveis em bancos de dados de acesso público, a análise de concorrência exige um trabalho de investigação e pesquisas. Isso pode envolver a consulta a ex-clientes e parceiros, buscas na internet e também o uso de ferramentas de análise especializadas. 

Por esse motivo, após a definição dos critérios que serão considerados, é preciso definir de que modo essas informações serão coletadas. Dependendo da alternativa, deve-se prever o custo e o tempo necessários para isso.

5. Faça um relatório e apresente os resultados

O passo final da análise de concorrência é a geração de relatórios ou estudos com os dados analisados e os resultados obtidos. É muito importante que essas informações sejam compartilhadas com todas as áreas da empresa interessadas nessa avaliação para ajudá-las na sua tomada de decisões.

Os relatórios podem trazer comparações com a própria empresa para tornar mais clara a compreensão do mercado e dos concorrentes.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, criar estratégias eficientes e focadas no público-alvo se tornou elemento primordial para as empresas que buscam estar um passo à frente. 

O que vem após a análise de concorrência?

Agora que você se aprofundou melhor no seu mercado e, principalmente, nas empresas que são suas concorrentes, chegou a hora de desenhar, desenvolver e aplicar suas estratégias de marketing e de vendas. 

Ter dados confiáveis em mãos nessa hora é imprescindível para acertar o alvo e impulsionar o faturamento do negócio. Em outras palavras, é possível criar uma inteligência comercial para impactar os leads certos, prospectar clientes com maiores chances de fechar negócios.

A Neoway desenvolveu soluções específicas para isso. Confira nossas soluções de Sales & Marketing:

B2B Intelligence: nessa ferramenta, você tem acesso a dados e informações relevantes sobre todas as empresas do Brasil, como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários e mais.

Para empresas que fazem negócios com outras empresas (B2B), essa plataforma inteligente fornece dashboards que dão maior visibilidade sobre seus prospects, para impulsionar sua força de vendas.

B2C2B Intelligence: da mesma forma, o B2B Intelligence, traz informações relevantes para empresas que fazem negócios com o cliente final (B2C), fornecendo dados que elevam a assertividade das suas campanhas de marketing e do seu time comercial. 

Após a análise da concorrência, a inteligência comercial de uma empresa inicia os passos para iniciar o desenvolvimento acentuado, o chamado crescimento com aceleração em espiral. Trata-se de uma metodologia que faz uso dos dados para alcançar a maturidade plena e tirar o máximo proveito do uso da tecnologia para alcançar os melhores resultados. Fale com um de nossos especialistas para saber como acelerar suas vendas.


Leia também: descubra como reduzir desperdício de tempo e recursos e aumentar as vendas do seu negócio nem nosso guia completo de segmentação eficiente para aumento de vendas!

Veja como reduzir desperdício de tempo e recursos e aumentar as vendas do seu negócio nem nosso guia completo de segmentação eficiente para aumento de vendas!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura