Quando uma empresa adota a Inteligência de Negócios como parte de sua gestão, as chances de uma tomada de decisão ser acertada crescem substancialmente. Isso é possível graças ao uso inteligente do Big Data. Ou seja, as informações estratégicas coletadas, contextualizadas e cruzadas entre si, com informações internas e do mercado, geram conhecimento e servem de base para análise e definição de ações e estratégias. Os impactos são percebidos em diferentes setores e atendem uma lista de necessidades da empresa que inclui:
- Otimização de recursos;
- Descobertas de nichos e oportunidades;
- Maior eficiência na prospecção;
- Melhor qualificação de clientes;
- Redução no risco de inadimplência;
- Maior precisão no trabalho da equipe comercial.
Conheça os impactos da Inteligência de Negócios
Otimização de recursos
Um dos impactos mais evidentes no uso da inteligência de Negócios é a possibilidade de otimizar recursos como, por exemplo, o investimento em ações de marketing. A análise de informações pode indicar que a empresa deve investir mais em campanhas para atrair e conquistar clientes de um determinado perfil ou de uma determinada região.
A otimização de recursos também pode ser um dos pontos-chave para a decisão sobre a abertura de novas unidades. As informações ajudam a mapear localidades com alto potencial de consumo ou com características que a Inteligência de Negócios mostre como valiosas para justificar um investimento.
Descobertas de nichos e oportunidades
O impacto da Inteligência de Negócios pode também ajudar a empresa a identificar novas oportunidades e revisitar o posicionamento de mercado. A segmentação tem se mostrado um caminho a ser tomado em tempos de incertezas econômicas, mas também como estratégia para abrir e liderar um segmento com características específicas.
Esta é uma decisão que não pode ser tomada no escuro. O Big Data Analytics contribui para que sejam levantadas informações que confirmem o potencial do segmento e também possam servir de argumento junto aos executivos e orientar as primeiras decisões neste novo posicionamento.
Mais eficiência na prospecção
O modo de prospectar clientes evoluiu bastante nos últimos anos. O uso de informações tem tudo a ver com isso e tendências como o best-seller Receita Previsível, proposto pelo consultor Aaron Ross, comprovam a eficiência deste novo jeito de fazer prospecção.
Não há sentido em não tirar proveito dos insumos disponíveis para “refinar” o trabalho de busca por novos clientes. É desta maneira que se pode focar nos potenciais clientes com mais chances de conversão, pois já possuem características alinhadas com o que a empresa oferece e deseja alcançar em termos de vendas.
Qualificação dos clientes
Muito provavelmente este tende a ser o impacto mais desejado pela maioria das empresas: ter clientes mais qualificados. E o uso da Inteligência de Negócios permite que a empresa avance, com informações que ajudem a identificar diferentes características do cliente. Isso ajuda a criar um perfil ideal de cliente, ou ICP (Ideal Customer Profile). A partir disso, é possível definir quais ações podem ser adotadas para atraí-los e converter a venda.
Redução nos riscos de ter clientes inadimplentes
A Inteligência de Negócios ajuda a empresa também a reduzir as chances de negociar com clientes considerados ‘maus’ pagadores. Isso porque, pode-se avaliar melhor o histórico de pagamento, às dívidas contraídas e os bens de uma determinada empresa ou pessoa e também cruzar informações para buscar a sua ligação com sócios ou diretores que estejam envolvidos em casos de inadimplência e até de corrupção.
Há maior segurança nas transações comerciais e um suporte importante na política de compliance que a empresa adotar, , trazendo maior transparência e conformidade com leis e reguladores, gerando segurança para os stakeholders e para a própria empresa.
Maior precisão no trabalho de vendas na Inteligência de Negócios
Tempo é dinheiro para qualquer empresa. Por isso, não é mais possível ter uma estrutura de vendas operando sem um bom direcionamento. O suporte da Inteligência de Negócios dá maior precisão ao trabalho dos vendedores, que ganha agilidade e possibilidades reais de diminuir o custo de aquisição do cliente e melhorar as receitas.
Portanto, ao usar dados para uma prospecção mais eficiente, os vendedores podem filtrar melhor qual cliente contatar, buscando sempre pelo perfil ideal definido pela empresa. Desta forma , o método de seguir uma planilha com nomes e telefones quase de forma aleatória faz parte do passado, e somente com a Inteligência de Negócios é possível ter um trabalho de vendas com maiores chances de gerar resultados.