Índice
- Como a definição do perfil de cliente ideal (ICP) facilita a segmentação e prospecção de clientes de Frotas de Veículos
- Como segmentar e prospectar clientes do segmento automotivo com análise de inteligência de mercado e estratégia comercial
- Conheça a solução de Frotas Veiculares para indústria automotiva, locadoras de veículos, montadoras e instituições financeiras
O transporte rodoviário tem grande relevância na economia brasileira, sendo uma das principais formas de distribuição da produção nacional. Isso porque essa modalidade é a principal aliada da atividade logística, que viabiliza a distribuição de cerca de 65% das cargas brasileiras.
A indústria automotiva também movimenta milhões tanto na venda de veículos pesados quanto leves, fazendo com que o Brasil seja o 8º maior fabricante no mundo de veículos e o 6º maior mercado desse setor.
Apesar do grande número de cifras e oportunidades que circulam por esse mercado, há um desafio de compreender a complexidade dessa indústria e das frotas de veículos quando o assunto é vendas B2B.
A falta de visibilidade da concorrência e do dimensionamento de mercado são duas das principais dores dos times que trabalham com inteligência de mercado.
Quem atua no segmento automotivo tem um desafio extra: entender onde estão as empresas com potencial para venda no universo de milhões de veículos leves e pesados de frotas veiculares que existem no país.
Entender a segmentação de clientes ideal e prospectar empresas é essencial para o sucesso das empresas que atuam nessa área, sejam elas locadoras, montadoras, indústria automotiva ou instituições financeiras com produtos e/ou ofertas para o segmento ou que tenham envolvimento com o segmento de frotas.
No artigo de hoje, vamos falar sobre como segmentar e prospectar empresas nesse mercado. E quais são os dados necessários para tornar essa jornada mais eficiente.
Como a definição de ICP facilita a segmentação e prospecção de clientes de Frotas de Veículos
A definição do perfil de cliente ideal (ICP) é fundamental para otimizar a segmentação e prospecção de clientes, impactando diretamente no sucesso das estratégias de marketing e vendas.
O ICP funciona como um guia detalhado que mapeia as características, comportamentos e necessidades dos clientes que têm maior compatibilidade com suas ofertas e serviços. Ao ter um ICP bem definido, você pode:
- Direcionar seus esforços com mais precisão: ao investir apenas nos clientes que se encaixem no perfil ideal e otimizar suas ofertas;
- Criar mensagens mais eficazes: para aumentar o engajamento e se comunicar de forma personalizada com seu público-alvo, além de desenvolver ofertas mais aderentes a esse público;
- Otimizar o processo de vendas: sabendo quando um prospect renova a frota, por exemplo, para encurtar o ciclo de venda.
Como segmentar e prospectar clientes do segmento automotivo com análise de inteligência de mercado e estratégia comercial
O primeiro passo para segmentar e melhorar sua prospecção de clientes é realizar uma análise de mercado. É preciso descobrir o perfil do seu cliente ideal, considerando os fatores-chave para a sua estratégia comercial.
Estude também a concorrência: quem são, como atuam e qual seu público? Ao definir seus objetivos de marketing e vendas, você vai filtrar as características mais importantes para seus clientes ideais.
Pesquisa de mercado, análise de dados confiáveis e monitoramento de redes sociais são ferramentas valiosas para entender o público. Com base nessas informações, é possível segmentar grupos e definir estratégias direcionadas.
Utilize soluções de segmentação para direcionar suas campanhas de marketing e crie conteúdo personalizado para cada um dos públicos.
Utilize os canais de comunicação que elas mais utilizam, seja e-mail, redes sociais ou qualquer outro que combine com o seu negócio.
Um ponto importante: nem mesmo o motor mais potente do planeta vai ter um bom desempenho se não for alimentado com um combustível de qualidade. Essa analogia cabe muito bem para o uso de automação e novas tecnologias no contexto de marketing e vendas.
O verdadeiro potencial da tecnologia para impulsionar o crescimento das empresas depende da qualidade dos dados que cada time de inteligência de mercado processa. Quando falamos de frota de veículos, a acurácia desses dados é fundamental.
Uma boa solução de dados pode ajudar sua empresa em diferentes momentos da jornada de vendas:
- Dados que apoiam na segmentação;
- Dados que apoiam na identificação de fit com produto;
- Dados que identificam o momento ideal para prospecção do cliente.
“A oferta da Neoway é a única que vem pro mercado para ajudar as empresas a crescerem com eficiência”, explica Francielly Feijó, diretora da unidade de negócios de Sales & Marketing da Neoway.
Quer saber como reunir, analisar e segmentar dados de clientes para aprimorar sua estratégia de go-to-market? As soluções de Sales & Marketing da Neoway ajudam empresas, que possuem áreas de vendas e marketing, a venderem mais com eficiência operacional.
Por meio de dados únicos e tecnologias que trazem inteligência analítica, fornecemos soluções para toda a esteira de growth intelligence e identificamos as melhores oportunidades para as estratégias de crescimento comercial.
Por meio de dados únicos e tecnologias que trazem inteligência analítica, fornecemos soluções para toda a esteira de growth intelligence e identificamos as melhores oportunidades para as estratégias de crescimento comercial. E mais, a inteligência de dados permite que os times de inteligência comercial tenham mais previsibilidade de vendas e impulsionem o crescimento das empresas.
Além de potencializar o uso das novas tecnologias para inteligência analítica, os dados focados em verticais de negócios específicas permitem aprofundar o entendimento do negócio dos clientes e são um grande diferencial da Neoway em relação ao mercado.
A solução de Frotas Veiculares para indústria automotiva, locadoras de veículos, montadoras e instituições financeiras é uma dessas ferramentas capazes de ajudar empresas do setor a virarem o jogo.
Conheça a solução de Frotas Veiculares
A solução de Frotas Veiculares da Neoway possibilita o acesso a dados estratégicos de veículos, leves e pesados, financiados por empresas (CNPJs), representando 70% do mercado brasileiro.
Visualize e filtre informações detalhadas, como tipo de veículo, marca, quantidade, localidade, entre outras. São mais de 1,6 milhão de CNPJs e mais de 4,3 milhões de veículos.
Com essa solução, é possível fazer enriquecimento de dados, segmentação e prospecção de empresas que possuem determinado perfil de frota veicular, trazendo informações valiosas para as empresas que precisam entender o melhor momento para abordar seus clientes e prospects.
Um exemplo de uso é o caso de locadoras de veículos, que podem ter insights valiosos sobre quando seus clientes em potencial renovam seus contratos de frota. Ou, para uma autopeças, saber qual o momento ideal de manutenção da frota de um cliente em potencial.
A solução de Frotas Veiculares traz insights valiosos e grande vantagem competitiva, essencial para empresas que precisam de informações e operam com o dinâmico mercado automotivo brasileiro. Com dados estratégicos, nossa solução apoia empresas a realizarem análises abrangentes para a definição da estratégia go-to-market.
Dentre os benefícios desta oferta, temos:
- atualização mensal, que garante maior confiabilidade dos dados;
- visão do comportamento de compra e uso da frota para entendimento de preferências desse mercado;
- maior detalhamento dos carros financiados (marca, modelo, condições da frota, idade);
- maior volumetria de dados de CNPJs e veículos pesados do mercado.
Além disso, temos um time especialista para se aprofundar no entendimento do negócio do cliente e ir além, oferecendo soluções customizadas que atendem às necessidades específicas e são um grande diferencial em relação ao mercado.
Fale com um de nossos especialistas e saiba como a solução de Frotas Veiculares pode ajudar a sua empresa a acelerar no mercado e vender de forma mais eficiente e estratégica.