Frota de veículos: como segmentar e prospectar empresa

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Índice

  • Como a definição do perfil de cliente ideal (ICP) facilita a segmentação e prospecção de clientes de Frotas de Veículos
  • Como segmentar e prospectar clientes do segmento automotivo com análise de inteligência de mercado e estratégia comercial
  • Conheça a solução de Frotas Veiculares para indústria automotiva, locadoras de veículos, montadoras e instituições financeiras

O transporte rodoviário tem grande relevância na economia brasileira, sendo uma das principais formas de distribuição da produção nacional. Isso porque essa modalidade é a principal aliada da atividade logística, que viabiliza a distribuição de cerca de 65% das cargas brasileiras.

A indústria automotiva também movimenta milhões tanto na venda de veículos pesados quanto leves, fazendo com que o Brasil seja o 8º maior fabricante no mundo de veículos e o 6º maior mercado desse setor.

Apesar do grande número de cifras e oportunidades que circulam por esse mercado, há um desafio de compreender a complexidade dessa indústria e das frotas de veículos quando o assunto é vendas B2B

A falta de visibilidade da concorrência e do dimensionamento de mercado são duas das principais dores dos times que trabalham com inteligência de mercado.

Quem atua no segmento automotivo tem um desafio extra: entender onde estão as empresas com potencial para venda no universo de milhões de veículos leves e pesados de frotas veiculares que existem no país.

Entender a segmentação de clientes ideal e prospectar empresas é essencial para o sucesso das empresas que atuam nessa área, sejam elas locadoras, montadoras, indústria automotiva ou instituições financeiras com produtos e/ou ofertas para o segmento ou que tenham envolvimento com o segmento de frotas.

No artigo de hoje, vamos falar sobre como segmentar e prospectar empresas nesse mercado. E quais são os dados necessários para tornar essa jornada mais eficiente.

Como a definição de ICP facilita a segmentação e prospecção de clientes de Frotas de Veículos

A definição do perfil de cliente ideal (ICP) é fundamental para otimizar a segmentação e prospecção de clientes, impactando diretamente no sucesso das estratégias de marketing e vendas.

Veja nosso guia sobre Ideal Customer Profile (ICP) e saiba como o Big Data Analytics ajudará em seu processo.

O ICP funciona como um guia detalhado que mapeia as características, comportamentos e necessidades dos clientes que têm maior compatibilidade com suas ofertas e serviços. Ao ter um ICP bem definido, você pode:

  • Direcionar seus esforços com mais precisão: ao investir apenas nos clientes que se encaixem no perfil ideal e otimizar suas ofertas;
  • Criar mensagens mais eficazes: para aumentar o engajamento e se comunicar de forma personalizada com seu público-alvo, além de desenvolver ofertas mais aderentes a esse público;
  • Otimizar o processo de vendas: sabendo quando um prospect renova a frota, por exemplo, para encurtar o ciclo de venda.

Como segmentar e prospectar clientes do segmento automotivo com análise de inteligência de mercado e estratégia comercial

O primeiro passo para segmentar e melhorar sua prospecção de clientes é realizar uma análise de mercado. É preciso descobrir o perfil do seu cliente ideal, considerando os fatores-chave para a sua estratégia comercial.

Estude também a concorrência: quem são, como atuam e qual seu público? Ao definir seus objetivos de marketing e vendas, você vai filtrar as características mais importantes para seus clientes ideais.

Pesquisa de mercado, análise de dados confiáveis e monitoramento de redes sociais são ferramentas valiosas para entender o público. Com base nessas informações, é possível segmentar grupos e definir estratégias direcionadas.

Utilize soluções de segmentação para direcionar suas campanhas de marketing e crie conteúdo personalizado para cada um dos públicos.

Utilize os canais de comunicação que elas mais utilizam, seja e-mail, redes sociais ou qualquer outro que combine com o seu negócio.

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

Um ponto importante: nem mesmo o motor mais potente do planeta vai ter um bom desempenho se não for alimentado com um combustível de qualidade. Essa analogia cabe muito bem para o uso de automação e novas tecnologias no contexto de marketing e vendas. 

O verdadeiro potencial da tecnologia para impulsionar o crescimento das empresas depende da qualidade dos dados que cada time de inteligência de mercado processa. Quando falamos de frota de veículos, a acurácia desses dados é fundamental.

Uma boa solução de dados pode ajudar sua empresa em diferentes momentos da jornada de vendas:

  • Dados que apoiam na segmentação;
  • Dados que apoiam na identificação de fit com produto;
  • Dados que identificam o momento ideal para prospecção do cliente.

“A oferta da Neoway é a única que vem pro mercado para ajudar as empresas a crescerem com eficiência”, explica Francielly Feijó, diretora da unidade de negócios de Sales & Marketing da Neoway.

Quer saber como reunir, analisar e segmentar dados de clientes para aprimorar sua estratégia de go-to-market? As soluções de Sales & Marketing da Neoway ajudam empresas, que possuem áreas de vendas e marketing, a venderem mais com eficiência operacional.

Por meio de dados únicos e tecnologias que trazem inteligência analítica, fornecemos soluções para toda a esteira de growth intelligence e identificamos as melhores oportunidades para as estratégias de crescimento comercial. 

O Alessandro Araujo, do time da Continental, conta sobre a importância dos dados que trazem agilidade e qualidade na tomada de decisão da empresa, e como a Neoway contribui para um estratégia mais eficiente.

Por meio de dados únicos e tecnologias que trazem inteligência analítica, fornecemos soluções para toda a esteira de growth intelligence e identificamos as melhores oportunidades para as estratégias de crescimento comercial. E mais, a inteligência de dados permite que os times de inteligência comercial tenham mais previsibilidade de vendas e impulsionem o crescimento das empresas.

Além de potencializar o uso das novas tecnologias para inteligência analítica, os dados focados em verticais de negócios específicas permitem aprofundar o entendimento do negócio dos clientes e são um grande diferencial da Neoway em relação ao mercado. 

A solução de Frotas Veiculares para indústria automotiva, locadoras de veículos, montadoras e instituições financeiras é uma dessas ferramentas capazes de ajudar empresas do setor a virarem o jogo.

Conheça a solução de Frotas Veiculares

A solução de Frotas Veiculares da Neoway possibilita o acesso a dados estratégicos de veículos, leves e pesados, financiados por empresas (CNPJs), representando 70% do mercado brasileiro.  

Visualize e filtre informações detalhadas, como tipo de veículo, marca, quantidade, localidade, entre outras. São mais de 1,6 milhão de CNPJs e mais de 4,3 milhões de veículos.

Com essa solução, é possível fazer enriquecimento de dados, segmentação e prospecção de empresas que possuem determinado perfil de frota veicular, trazendo informações valiosas para as empresas que precisam entender o melhor momento para abordar seus clientes e prospects. 

Ricardo Oliveira, do time da Rivesa Volvo, conta como a empresa conseguiu extrair clientes qualificados e ter resultados crescentes com as soluções de Sales & Marketing da Neoway.

Um exemplo de uso é o caso de locadoras de veículos, que podem ter insights valiosos sobre quando seus clientes em potencial renovam seus contratos de frota. Ou, para uma autopeças, saber qual o momento ideal de manutenção da frota de um cliente em potencial.

A solução de Frotas Veiculares traz insights valiosos e grande vantagem competitiva, essencial para empresas que precisam de informações e operam com o dinâmico mercado automotivo brasileiro. Com dados estratégicos, nossa solução apoia empresas a realizarem análises abrangentes para a definição da estratégia go-to-market.

Dentre os benefícios desta oferta, temos: 

  • atualização mensal, que garante maior confiabilidade dos dados;
  • visão do comportamento de compra e uso da frota para entendimento de preferências desse mercado;
  • maior detalhamento dos carros financiados (marca, modelo, condições da frota, idade);
  • maior volumetria de dados de CNPJs e veículos pesados do mercado.

Além disso, temos um time especialista para se aprofundar no entendimento do negócio do cliente e ir além, oferecendo soluções customizadas que atendem às necessidades específicas e são um grande diferencial em relação ao mercado.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como a solução de Frotas Veiculares pode ajudar a sua empresa a acelerar no mercado e vender de forma mais eficiente e estratégica.

A solução de Frota de Veículos tem os dados mais confiáveis e a maior base de veículos leves e pesados financiados do país.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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