Dimensionamento de mercado: o que é e como mensurar?

SCROLL DOWN

O dimensionamento de mercado é uma prática vital para o crescimento estratégico e sustentável de um negócio. Porém algumas empresas não dão a devida importância ou não sabem ao certo como fazê-lo.

Em muitos casos, pode ser difícil estimar o potencial de um determinado nicho, principalmente pela falta de elementos para embasar essa análise. Sendo assim, é preciso recorrer a métodos de pesquisa que abasteçam a empresa com dados e informações. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto! 

O que é o dimensionamento de mercado?

Dimensionamento de mercado é o processo de estimar o potencial do mercado de uma empresa e do segmento em que ela atua. Seu objetivo é identificar possibilidades e oportunidades ainda não exploradas pelos concorrentes dentro do seu nicho, aproveitando as lacunas deixadas por eles. 

Assim, pode-se utilizá-lo, por exemplo, quando se deseja entrar em um novo mercado ou lançar um novo produto. Ao fazer o dimensionamento de mercado, a empresa consegue localizar tendências do seu setor e descobrir as quantias (volume, unidades, valores) movimentadas no seu mercado.

Qual a importância do dimensionamento de mercado?

O dimensionamento de mercado permite ampliar o nível de detalhamento que o negócio tem sobre seu nicho. Isso inclui análises de elementos como:

  • Tendências (dos concorrentes, dos consumidores, de inovações etc.);
  • Possibilidades de crescimento;
  • Custos;
  • Nível de concorrência e principais players;
  • Canais de distribuição mais utilizados.

Ou seja, a partir da avaliação do dimensionamento de mercado, a empresa aprofunda o conhecimento sobre seu nicho e traz mais embasamento para a tomada de decisões. Deixando de lado suposições e “achismos”, para amparar as decisões na realidade do mercado.

Dimensionar o potencial do mercado também é importante para atrair investidores. Isso porque os ajuda a entender o valor das oportunidades dentro de um determinado nicho e as expectativas de crescimento das empresas.

Inteligência Comercial – Neoway Simplifica (Episódio 1)

Por tudo isso, o dimensionamento de mercado deve ser encarado como uma questão estratégica, fornecendo dados e informação essenciais para o planejamento da empresa

Como fazer o dimensionamento de mercado?

Para fazer o dimensionamento de mercado da forma correta e trazer benefícios para empresa, alguns passos são essenciais:

Conhecer o perfil de cliente ideal (ICP)

O ICP é um elemento indispensável para avaliar o potencial de mercado. É a partir desse perfil que será possível estimar o tamanho do mercado consumidor e as possibilidades de crescimento do negócio.

É preciso saber quem a empresa deseja atingir e com qual solução pretende fazer isso.

Falando especificamente do ecossistema B2B, por exemplo, o perfil do cliente ideal deve considerar informações como o porte da empresa-alvo, seu segmento, suas atividades e os motivos que a levariam adquirir um determinado produto ou serviço.

Isso vai propiciar uma especificidade muito maior na hora de definir o mercado, o público e o interesse nas soluções ofertadas.

Realizar estudo de mercado

Como comentamos, os estudos de mercado são recursos importantes para trazer dados e informações que ajudem a compreender a realidade do mercado tal como ela é, sem suposições e chutes.

As pesquisas podem ser feitas pela própria empresa, conduzidas por consultorias especializadas ou por entidades que representam o setor como um todo. Vale ressaltar que,  quando realizadas internamente, elas possuem um nível de detalhamento ainda maior para o negócio.

Consultar fontes oficiais

Órgãos governamentais e entidades de classe também devem ser consultadas para a obtenção de informações. Essas instituições costumam realizar e divulgar pesquisas mercadológicas de tempos em tempos, que ajudam a entender melhor a situação atual do mercado.

É a junção de dados internos, de terceiros e de fontes oficiais que vai possibilitar previsões de vendas potenciais. Afinal, a empresa terá em mão informações suficientes sobre concorrentes e sobre o setor como um todo para fazer estimativas mais precisas.

Investir em tecnologia

Quando falamos em trabalhar com dados, o uso da tecnologia é imprescindível. Em um mercado altamente digitalizado, a quantidade de informações geradas a todo instante torna praticamente inviável a realização de análises precisas manualmente.

Ferramentas capazes de processar e tratar grandes quantidades de dados são aliadas para analisar tendências, oportunidades e informações de maneira mais precisa e assertiva.

E então, gostou do artigo? Cadastre-se na newsletter da Neoway e acompanhe os principais insights sobre o poder dos dados para impulsionar negócios:

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura