O dimensionamento de mercado é uma prática vital para o crescimento estratégico e sustentável de um negócio. Porém algumas empresas não dão a devida importância ou não sabem ao certo como fazê-lo.
Em muitos casos, pode ser difícil estimar o potencial de um determinado nicho, principalmente pela falta de elementos para embasar essa análise. Sendo assim, é preciso recorrer a métodos de pesquisa que abasteçam a empresa com dados e informações. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é o dimensionamento de mercado?
Dimensionamento de mercado é o processo de estimar o potencial do mercado de uma empresa e do segmento em que ela atua. Seu objetivo é identificar possibilidades e oportunidades ainda não exploradas pelos concorrentes dentro do seu nicho, aproveitando as lacunas deixadas por eles.
Assim, pode-se utilizá-lo, por exemplo, quando se deseja entrar em um novo mercado ou lançar um novo produto. Ao fazer o dimensionamento de mercado, a empresa consegue localizar tendências do seu setor e descobrir as quantias (volume, unidades, valores) movimentadas no seu mercado.
Qual a importância do dimensionamento de mercado?
O dimensionamento de mercado permite ampliar o nível de detalhamento que o negócio tem sobre seu nicho. Isso inclui análises de elementos como:
- Tendências (dos concorrentes, dos consumidores, de inovações etc.);
- Possibilidades de crescimento;
- Custos;
- Nível de concorrência e principais players;
- Canais de distribuição mais utilizados.
Ou seja, a partir da avaliação do dimensionamento de mercado, a empresa aprofunda o conhecimento sobre seu nicho e traz mais embasamento para a tomada de decisões. Deixando de lado suposições e “achismos”, para amparar as decisões na realidade do mercado.
Dimensionar o potencial do mercado também é importante para atrair investidores. Isso porque os ajuda a entender o valor das oportunidades dentro de um determinado nicho e as expectativas de crescimento das empresas.
Por tudo isso, o dimensionamento de mercado deve ser encarado como uma questão estratégica, fornecendo dados e informação essenciais para o planejamento da empresa
Como fazer o dimensionamento de mercado?
Para fazer o dimensionamento de mercado da forma correta e trazer benefícios para empresa, alguns passos são essenciais:
Conhecer o perfil de cliente ideal (ICP)
O ICP é um elemento indispensável para avaliar o potencial de mercado. É a partir desse perfil que será possível estimar o tamanho do mercado consumidor e as possibilidades de crescimento do negócio.
É preciso saber quem a empresa deseja atingir e com qual solução pretende fazer isso.
Falando especificamente do ecossistema B2B, por exemplo, o perfil do cliente ideal deve considerar informações como o porte da empresa-alvo, seu segmento, suas atividades e os motivos que a levariam adquirir um determinado produto ou serviço.
Isso vai propiciar uma especificidade muito maior na hora de definir o mercado, o público e o interesse nas soluções ofertadas.
Realizar estudo de mercado
Como comentamos, os estudos de mercado são recursos importantes para trazer dados e informações que ajudem a compreender a realidade do mercado tal como ela é, sem suposições e chutes.
As pesquisas podem ser feitas pela própria empresa, conduzidas por consultorias especializadas ou por entidades que representam o setor como um todo. Vale ressaltar que, quando realizadas internamente, elas possuem um nível de detalhamento ainda maior para o negócio.
Consultar fontes oficiais
Órgãos governamentais e entidades de classe também devem ser consultadas para a obtenção de informações. Essas instituições costumam realizar e divulgar pesquisas mercadológicas de tempos em tempos, que ajudam a entender melhor a situação atual do mercado.
É a junção de dados internos, de terceiros e de fontes oficiais que vai possibilitar previsões de vendas potenciais. Afinal, a empresa terá em mão informações suficientes sobre concorrentes e sobre o setor como um todo para fazer estimativas mais precisas.
Investir em tecnologia
Quando falamos em trabalhar com dados, o uso da tecnologia é imprescindível. Em um mercado altamente digitalizado, a quantidade de informações geradas a todo instante torna praticamente inviável a realização de análises precisas manualmente.
Ferramentas capazes de processar e tratar grandes quantidades de dados são aliadas para analisar tendências, oportunidades e informações de maneira mais precisa e assertiva.
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