Risk assessment: dados e inteligência artificial facilitam prevenção de riscos nas empresas

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é risk assessment (avaliação de risco)?
  • Quais são as etapas do processo de avaliação de riscos?
  • Como os dados agem no processo de avaliação de riscos de compliance?
  • Como as análises de risco podem ser feitas na prática?
  • E como as tecnologias inteligentes melhoram a metodologia de risk assessment nas empresas?

A avaliação de riscos corporativos (risk assessment) em processos organizacionais é fundamental para atuar de maneira preditiva contra perdas diversas nos negócios.

Isso é especialmente importante no caso de riscos financeiros, mas também riscos reputacionais, fiscais, operacionais, estratégicos, cibernéticos e trabalhistas.

Toda empresa deve possuir um setor de compliance atento a esses problemas, que saiba fazer uma gestão de riscos bem estruturada e um mapeamento baseado em dados inteligentes.

É um trabalho extenso, minucioso e complexo, mas que tem sido facilitado com a adoção de ferramentas de inteligência artificial capazes de rastrear um oceano de dados e disparar alertas quando algum comportamento de risco é detectado.

Este artigo vai mostrar como funcionam essas ferramentas de risk assessment e como elas são uma solução fundamental para os negócios.

Baixe agora o e-book Panorama de Fraudes para saber como blindar sua empresa e não fazer parte da estatística.

O que é risk assessment (avaliação de risco)?

Risk assessment (em português, análise ou avaliação de riscos) é uma estratégia realizada para mitigar eventuais impactos negativos aos negócios causados por erros, fraudes, problemas técnicos e/ou imprevistos de qualquer ordem.

Na prática, consiste em mapear ameaças que podem comprometer o bom desempenho de projetos e, a partir das informações obtidas, traçar planos de contingência. 

Quais são as etapas do processo de avaliação de riscos?

Embora os processos de análise de riscos possam variar, normalmente seguem uma sequência lógica de sete etapas em sua composição. 

  1. Identificação de riscos: apontamento de potenciais ameaças que podem comprometer uma empresa.
  2. Análise de riscos: distinção de impacto e probabilidade de ocorrência das ameaças identificadas. Também podem ser indicadas as causas.
  3. Avaliação de riscos: com o auxílio de ferramentas como a matriz de riscos, os riscos são avaliados por prioridade, por gravidade ou urgência. 
  4. Gerenciamento de riscos: implementação de medidas preventivas para mitigação e controle de ameaças para evitá-los ou reduzir os danos em caso de ocorrência.
  5. Treinamento e comunicação: capacitação dos envolvidos e transparência na transmissão de informação para múltiplos setores da empresa.
  6. Monitoramento contínuo: refação recorrente de todos os processos citados anteriormente.
  7. Revisão de processos: aprimoramento dos procedimentos para uma avaliação de riscos cada vez mais certeira. 

Como os dados agem no processo de avaliação de riscos de compliance?

O uso de plataformas Big Data Analytics traz mais precisão e agilidade às análises de riscos.

Com um sistema unificado, pode-se centralizar as fontes de pesquisa e manter os dados sempre atualizados, organizados e facilmente acessíveis.

Essas ferramentas conseguem coletar e analisar uma grande quantidade de dados, automatizando processos e tornando a gestão de risco e compliance mais precisa.

Quer reduzir riscos e aumentar a produtividade da sua área de compliance? Conheça ferramentas que irão auxiliá-lo nessa tarefa.

Assim como o Big Data Analytics, o machine learning – um subcampo da inteligência artificial – permite a uma empresa automatizar tarefas e ganhar inteligência para desenvolver procedimentos precisos e rápidos na hora de realizar análises preditivas.

Essa tecnologia utiliza algoritmos complexos e Big Data para identificar padrões, coletar dados de usuários e tomar decisões com base na sua própria experiência, criando conexões e tornando-se capaz de executar tarefas automaticamente.

Como as análises de risco podem ser feitas na prática?

Empresas de todos os portes, em todos os setores, podem recorrer às tecnologias inteligentes para fazer análises de riscos precisas. 

No setor financeiro, por exemplo, elas são úteis em atividades imprescindíveis para qualquer instituição que lida com grandes volumes financeiros.

Uma dessas atividades é o onboarding digital de clientes. Com a proliferação dos canais digitais, o processo de aprovação de novos entrantes deve ser feito com a mesma segurança do ambiente físico. E com um desafio adicional: garantir qualidade à experiência do consumidor, que é cada vez mais exigente.

Baixe agora o seu Checklist para Onboard Digital e garanta boas práticas de compliance em seus processos.

Não para por aí. As soluções de compliance têm o papel de acompanhar a jornada do consumidor e emitir alertas em caso de suspeitas de fraudes e cometimento de atos ilícitos. Sem falar na inadimplência, outro tópico que está sempre no radar.

De forma geral, o apoio da tecnologia é importante também em outras áreas, como na recuperação de crédito, para diminuir riscos e expandir índices.

No setor de seguros, por exemplo, é possível, com boas análises de risco, reduzir fraudes e evitar prejuízos no pagamento indevido de indenizações. 

Como tecnologias inteligentes melhoram a metodologia de risk assessment nas empresas?

A tecnologia é uma aliada essencial no risk assessment, ao conferir agilidade e maior segurança e precisão na tarefa de analisar os dados durante a diligência prévia sobre aqueles clientes e posterior monitoramento contínuo.

Nesse sentido, três frentes contribuem especialmente para isso:

  1. O Big Data Analytics, ou seja, a análise de grandes volumes de dados, que é uma opção para dar agilidade e escalar processos como KYC, onboarding digital e esteira de validação. Com ele, em poucos segundos, é possível realizar a verificação de documentos e a validação de novos usuários.
  2. Machine Learning e Inteligência Artificial: grandes instituições financeiras estão utilizando o Machine Learning – aprendizado de máquina – para automatizar processos de KYC e combater fraudes e crimes financeiros. Baseada em Inteligência Artificial, essa tecnologia permite desde a integração e monitoramento de clientes até a investigação de fraudes, servindo também para dar suporte às pesquisas em diferentes fontes de dados.
  3. As APIs permitem a integração de dados diretamente nas plataformas que as empresas utilizam, ajudando o time de compliance na tomada de decisões mais adequadas para os potenciais riscos.

A Neoway possui quatro soluções de risk assessment que unem todas essas tecnologias.

  • Neoway Check: permite confirmar as informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer (KYC), onboarding digital e outras validações.
  • Neoway Compliance: possibilita acessar dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. E fazer diligências completas, para evitar riscos e tomar decisões rapidamente.
  • Neoway Watcher: permite monitorar automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios e identificar problemas, para agir de forma rápida, evitando riscos legais e reputacionais.
  • Neoway Lawsuits: cria relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.
O time da Usecar conta como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de prevenção a fraudes com as soluções de dados da Neoway, evitando um prejuízo de R$17.6 milhões.

Com essas soluções, é possível prevenir as perdas em todas as frentes, evitando prejuízos decorrentes tanto de fraudes e golpes quanto de lavagem de dinheiro.

Elas são capazes de centralizar, organizar e entregar tudo o que é preciso para uma empresa se prevenir contra crimes financeiros, com precisão e agilidade para validar documentos de identidade, cruzar informações, gerenciar processos antifraude e monitorar clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Se você deseja contar com uma solução tecnológica que auxilie no risk assessment da sua instituição financeira, garantindo a prevenção de perdas, inclusive decorrentes de fraudes e lavagem de dinheiro, conheça a Neoway Fraud Prevention.

Identifique o nível de exposição da sua empresa a riscos de compliance em menos tempo.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura