Como a Neoway organiza os seus times de tecnologia para gerar inovação

SCROLL DOWN

Um dos aspectos mais importantes em empresas reconhecidamente inovadoras e com alta performance é a organização adequada das equipes. 

Tanto que, nos últimos anos, cresceu a percepção dos gestores sobre os benefícios dos métodos ágeis, que reforçam o valor de times pequenos, estratégias colaborativas e responsabilidades compartilhadas. 

Para Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, a mensagem estava clara desde meados dos anos 1990, quando ele incorporou o conceito “2 pizzas” na gigante do varejo. 

A lógica é a seguinte: se uma equipe não puder ser alimentada com 2 pizzas, talvez ela seja grande demais e precise ser reduzida para eliminar a burocracia, ganhar eficiência e abrir caminho para a escalabilidade.

Neste conteúdo, vamos abordar a organização dos times de tecnologia da Neoway e compartilhar detalhes de toda a engrenagem que “roda” as soluções de dados para clientes e parceiros. 

Maior empresa de soluções de Big Data e Inteligência Artificial na América Latina, a Neoway tem a missão de desenvolver a economia do Brasil por meio de inovação, e o momento não poderia ser mais propício para tratar desse tema.

Em meio à digitalização sem precedentes em curso no País, é fundamental que as empresas possam ter acesso a soluções poderosas e intuitivas capazes de transformar dados em conhecimento para fortalecer negócios.

Os princípios da inovação na área de tecnologia

os princípios inovação área tecnologia

A premissa da cultura de desenvolvimento na Neoway é a compreensão dos problemas enfrentados pelos clientes e a busca de soluções que gerem valor, dentro do contexto de cada negócio, de acordo com os desafios apresentados. 

Por isso, os times de tecnologia são guiados por valores como: compartilhamento de objetivos, autonomia, transparência, missão com propósito, aprendizado compartilhado e liberdade criativa.

Na prática, significa que as equipes de desenvolvimento atuam diretamente para alavancar sistemas e acelerar o processo de inovação em duas frentes: interna e externamente.

Dentro da Neoway, o objetivo é desenvolver aplicações para que as áreas de negócios possam criar suas próprias soluções rapidamente, de forma simplificada e com ganho de escala.

Para fora da Neoway, a estratégia é atuar junto à área de Customer Success para resolver as “dores” dos clientes por meio da análise de dados em setores variados.

Esse trabalho é feito a partir de sistemas robustos e integrados, que reúnem um grande volume de dados e aplicam inteligência de mercado para solucionar desafios do dia a dia.

Tecnologia a serviço dos negócios

tecnologia serviço negócios

A sintonia fina entre tecnologia e negócios passa pelo funcionamento efetivo da Plataforma Neoway. 

É ela que promove, sem que o usuário perceba, uma infinidade de conexões “invisíveis” entre aplicações para realizar o cruzamento de dados e prover respostas satisfatórias às mais diversas requisições.

Um dos diferenciais da plataforma é a sua capacidade de reaproveitamento. 

Ou seja, a partir de aplicações generalistas e totalmente integradas, torna-se viável a criação de especialidades em cada um dos pilares de solução da Neoway (Sales & Marketing, Risk & Compliance, Fraud Prevention, Legal Analysis e Credit Management)

Assim, os sistemas são integrados e podem ser reutilizados de acordo com necessidades específicas de cada produto ou pilar de atuação da Neoway.

Tomando como exemplo o pilar de Sales & Marketing, é possível realizar uma série de movimentos alinhados com as necessidades de cada negócio e replicá-los em outras jornadas com praticidade e agilidade.

Por exemplo, as bases de dados da Neoway podem ser conectadas às bases de clientes para o enriquecimento de informações com a finalidade de análise de dados e geração de insights.

Essa primeira conexão abre portas para outras ações, tais como match de dados não estruturados, inserção de dados em bases exclusivas, criação de painéis de visualização das informações e até a incorporação de Machine Learning ao pipeline de vendas. 

Por meio do “On Target”, por exemplo, a tecnologia analisa a carteira atual de clientes e identifica potenciais novos clientes através de uma análise de similaridade, recomendando leads com alto grau de precisão.

Tudo isso de forma reutilizável, possibilita encurtar caminhos e tornar as soluções digitais mais acessíveis em diferentes modelos de negócio.

O resultado dessa filosofia de trabalho é a construção de um ambiente promissor de negócios, que permite a concepção de novos pilares de soluções e fomenta o ecossistema de plataforma tecnológica como um todo.

Por meio da evolução dos times de tecnologia, abrem-se caminhos para uma mudança fundamental na atuação da Neoway: a ideia de que, um dia, empresas terceiras poderão desenvolver seus próprios produtos a partir das soluções concebidas internamente.

Organização dos times – das células às colméias

organização times células colmeias

Até 2019, os times de desenvolvimento da Neoway eram organizados em silos funcionais, isto é, divididos por departamentos. Isso começou a mudar no ano passado, com o lançamento do programa Neoway 3.0 e uma visão integrada de todas as áreas.  

Agora, as equipes de tecnologia são estruturadas em grupos apelidados de “células” e “colméias”, formadas por profissionais com competências específicas e ao mesmo tempo complementares.

As células são pequenas equipes com autonomia para desenvolver projetos com objetivos previamente estipulados. Como são poucas as pessoas envolvidas, esses times geralmente se comunicam melhor e evitam ruídos que possam comprometer o trabalho.

Já as “colmeias digitais” ganharam esse nome em alusão ao processo eficaz e produtivo das abelhas. Dentro da Neoway, as colmeias formam pequenos grupos de tecnologia que podem se conectar com outras áreas para potencializar os resultados. 

Um dos principais diferenciais dessa organização coesa de times é a capacidade de manter as equipes com foco nas verticais de negócio atendendo às jornadas de valor dos clientes.

Por dentro da Engenharia da Neoway

por dentro engenharia neoway

O programa Neoway 3.0 organiza a área de Engenharia de Software em 7 áreas, cada uma com suas células e colméias dedicadas às necessidades dos clientes.

As áreas são: Aplicações, Dados, Governança, Plataforma, Analytics, Projetos/Operações e Product Design. 

De forma colaborativa, as colméias da Neoway unem as diversas áreas para criar soluções de software e serviços que habilitam os 5 pilares de negócios mencionados anteriormente.

Importante ressaltar: todas as células são formadas de acordo com os objetivos verificados nas jornadas de valor, que por sua vez são definidas pelos problemas a serem resolvidos.

As células são compostas por três camadas: estratégica, tática e operacional, cada uma com profissionais capazes de lidar com os respectivos desafios técnicos e de usabilidade dos projetos.

Além disso, os stakeholders da Neoway atuam em conjunto com as células para garantir que todo o trabalho esteja alinhado do início ao fim. São eles: profissionais dos times de marketing, vendas ou da área de Customer Success, que por terem contato direto com os clientes traduzem expectativas e apoiam na compreensão dos objetivos.

O mais importante nesse fluxo é contar com equipes multidisciplinares capazes de compreender toda a jornada e desenvolver soluções conectadas com as necessidades dos clientes.

No caso do pilar de “Risk & Compliance”, por exemplo, existe uma célula dedicada exclusivamente ao monitoramento de variáveis. Trata-se de um acompanhamento contínuo de dados sensíveis que guiam as análises de diligência. 

Chamada de Monitoring, ela se soma às outras células da “Colmeia de Compliance”, como a célula do “Explorer”, que desenvolve um motor de busca cujo resultado é a emissão de dossiês com informações públicas para análise de diligências. 

Há, ainda, a célula de “Graph Analysis”, que permite a visualização de conexões entre quadros societários de empresas para identificação de conflitos de interesse. 

Dessa forma, portanto, o conjunto de células ajuda a criar uma solução ponta a ponta para a jornada de Compliance atendida pelas soluções da Neoway.

Na contramão da Lei de Conway…

na contramão lei conway

No universo da tecnologia, há um pensamento que ficou conhecido como a Lei de Conway. Segundo esse preceito, “organizações que projetam sistemas estão limitadas a produzir projetos que são cópias de suas estruturas de comunicação”. 

Mas, dada a importância da gestão para o bom desempenho dos times de tecnologia, é recomendável que, neste caso, a prática não reflita a teoria.

Por esse motivo, a Neoway vai na direção oposta da Lei de Conway. Aposta primeiro na definição da arquitetura de sistemas e, depois, na composição dos times de tecnologia adequados que fazem “rodar” toda a engrenagem. Assim, a empresa garante que as equipes evoluam a arquitetura continuamente e sigam desafiando os preceitos teóricos.

Guiadas pelo espírito colaborativo, as células da área de tecnologia atuam para que as decisões possam ser tomadas em linha com os interesses de todas as partes envolvidas. Com isso, é possível verificar que as evoluções realizadas na arquitetura são acomodadas de acordo com a necessidade de cada produto.

Conclusão

Ao priorizar os problemas a serem resolvidos em cada contexto, os times de tecnologia da Neoway demonstram flexibilidade para apoiar e contribuir ativamente com as áreas de negócios.

Atuando nas jornadas de valor, as equipes de desenvolvimento ajudam a fomentar a inovação de maneira ágil e reforçam a importância da escalabilidade para o impacto positivo nos demais setores da empresa.

Esse entendimento integrado sobre a estrutura de trabalho leva ao bom desempenho das equipes multidisciplinares e à sintonia organizacional, condição imprescindível para iniciativas mais colaborativas e eficientes.
*Este artigo é de autoria de Luciano Faustino e Vinícius Verardi de Oliveira

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura