Como manter a inovação de produtos?

SCROLL DOWN

Confesso que esta pergunta já me fez refletir em vários momentos. Já vivenciei várias experiências para fomentar a criatividade e a inovação, no decorrer percebi que essas ações dependem do tamanho e maturidade das empresas. 

Algumas ações que geralmente vejo estabelecem são:

  • Capacitação de todos colaboradores em metodologias.
  • Ambiente de trabalho diferenciado.
  • Criação de ambientes de inovação.
  • Padronização de um processo.
  • Fomento ao intraempreendedorismo.

Porém essas ações podem funcionar, porém muitas vezes não geram o resultado esperado.

E alguns dos problemas que se tornaram barreiras no caminho das inovações esperadas foram:

  • Estrutura hierárquica de comando e controle.
  • Cobrança em excesso e falta de apoio ao erro.
  • Controle de tempo sobre o tempo do desenvolvimento.
  • A inovação não ser valorizada.

Hoje, atuo como CPO e tenho que ser um líder que incentiva a inovação e valoriza as pessoas que buscam inovar dentro do time. Como em qualquer empresa de tecnologia adotamos práticas ágeis, porém não temos um processo padronizado de agilidade para todos os times. Cada um deles tem a liberdade de escolher o framework (Kanban, Scrum e outros), pois não nos preocupamos com o método e sim com a cultura e a liberdade de criação.

Desenvolvemos uma estrutura na qual as pessoas têm autonomia com responsabilidade nas suas decisões e criamos um ambiente que valoriza os seguintes aspetos, para incentivar a inovação:

  • Creative freedom
  • Cooperation & Sharing
  • Flexibility
  • Value Oriented
  • Relaxed Atmosphere
  • Think Big
  • Respect for Diversity
  • Autonomy & Accountability

Por isso, valorizamos em nos nossos líderes as seguintes caracteristicas:

  • Humildade
  • Inclusão
  • Cooperação
  • Melhorar sempre
  • Ser mentores
  • Protagonismo
  • Ousadia

Com esses princípios e valores da nossa cultura estabelecemos ações práticas que fomentam a inovação, tais como: quartas-feiras sem reuniões; sextas-feiras de liberdade criativa, com 20% do tempo para inovações e teste de ideias.

Além disso, fomentamos eventos para troca de ideias e compartilhamento de experiências, como os Tech Councils que são realizados a cada 15 dias e proporcionam um espaço para colaboração no qual qualquer pessoa pode trazer temas e apresentar; hackathons para o desenvolvimento de novas ideias e os CS awards,que são apresentações do time de customer success sobre os cases de sucesso nos clientes.

Outro ponto importante da cultura de inovação é a estrutura multidisciplinar de trabalho sem uma visão de “chefe”, o papel dos líderes e apoiar e fomentar a inovação. 

Como quebramos o paradigma de estrutura tradicional?

Falamos abertamente dos erros nas retrospectivas e criamos um ambiente para que as pessoas tenham segurança psicológica para experimentar e errar.

Também aplicamos diversas metodologias que auxiliam no processo, tais como: Design Thinking, Service Design, Design Sprint, Ideation. No entanto, olhamos para a essência destas metodologias que são: pessoas, colaboração, cooperação e times multidisciplinares. 

O foco destas metodologias é a interação das pessoas e colocar o cliente no centro da inovação, trazendo-o para criar junto o produto. Muito além da tecnologia, são as pessoas que inovam. A tecnologia é apenas o meio para resolver o problema de uma ou várias pessoas.

Na minha percepção, o líder deve criar um ambiente no qual as pessoas tenham confiança para se expor, abrindo espaço para discussões honestas e sem juízo. Eu, particularmente, aprecio muito quando alguém do time me questiona ou discorda das minhas sugestões, porque assim conseguimos criar uma empresa verdadeiramente inovadora e com agilidade.

A minha conclusão hoje, quando olho pelo que já passei e para o que construímos atualmente (e que evolui a todo instante), é que errar faz parte de qualquer processo de inovação, e isso é igual para qualquer empresa.

O que nos diferencia nessa jornada é a maturidade com que lidamos com esses erros, se temos práticas para dissecá-los rapidamente e transformá-los em aprendizados e, acima de tudo isso, se essa jornada também contribui para o aprendizado e aperfeiçoamento de todos que participam dela.

* Rafael Lessa, é CPO da Neoway

Por 

Rafael Lessa

Apaixonado por inovação, Rafael Lessa faz parte do time da Neoway desde 2019 e atualmente é Chief Product Officer da companhia.

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