Processo de due diligence: como a Braskem ganhou eficiência

SCROLL DOWN

O processo de Due Diligence permite às empresas avaliar e mitigar riscos antes mesmo de concretizar novas parcerias. 

Combinando gestão de riscos e compliance com a realização de auditorias (internas e externas) e outros procedimentos, permite avaliar terceiros, fornecedores e associados com o objetivo de identificar riscos reputacionais e de compliance, ajudando as empresas na tomada de decisão quanto ao seu relacionamento com terceiros.

Nesse sentido, direcionar a área de conformidade das empresas para uma cultura data driven, isto é, baseada em dados, é fundamental para reduzir custos e dar mais precisão, segurança e agilidade às análises realizadas.

Foi pensando nesses benefícios que a equipe de Compliance da Braskem decidiu buscar as soluções da Neoway. 

A Braskem foi criada em 2002 pela junção de seis empresas e, hoje, é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. A empresa tem participação relevante em muitas cadeias produtivas e desempenha importante papel para o desenvolvimento financeiro das regiões em que atua.

O atual Sistema de Conformidade da Braskem envolve todos os seus integrantes em um compromisso que visa a uma atuação ética, íntegra e transparente em todas as suas ações – internas, externas e capitaneadas por terceiros. 

Cenário e desafios da Braskem ao buscar a Neoway

desafios do processo de due diligence na Brasken

O grande desafio da Braskem ao buscar a Neoway foi remodelar o processo de Due Dilligence que já existia na empresa. Para isso, a empresa pensou em três grandes objetivos relacionados à área:

  • – Estabelecer um processo robusto de Due Dilligence e, ao mesmo tempo, eficiente que atendesse às especificações de requisitos de uma monitoria independente realizada por órgãos nacionais e internacionais, como Ministério Público Federal (MPF), Advocacia Geral da União (AGU), Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) e a Securities and Exchange Commission (SEC).

  • – Internalizar o processo de Due Dilligence para reduzir os gastos fixos na área de Compliance, diminuindo custos com consultorias, escritórios de advocacia e diversas ferramentas de pesquisa.

  • – Reduzir o Service Level Agreement (SLA) médio do processo de Due Dilligence, melhorando a qualidade das análises realizadas e também diminuindo o tempo de execução das análises que era gasto com falsos positivos e informações imprecisas.

De todas as demandas que foram analisadas em 2019, em aproximadamente 50% dos casos a análise era entregue em um período considerado elevado pelos clientes internos do processo, isto considerando a data de início das análises e da entrega do relatório final de classificação de risco. Apenas 9% das análises foram atendidas em prazo que atenderia às expectativas das áreas de negócio.

Leia mais: Guia: Conceitos e boas práticas de prevenção à fraude

Além de buscar mais eficiência na aplicação dos recursos despendidos com o processo de diligência e a diminuição do tempo de entrega, também havia previsão de novas demandas que seriam absorvidas pela empresa no ano seguinte, o que impactaria na proposta de internalização do processo de Due Diligence. 

Como a Braskem era antes da Neoway

Duas mulheres e um homem estão trabalhando juntos, com o objetivo de implementar um processo de Due Dilligence.

Antes da implementação da solução da Neoway, para atender todas as demandas do processo, a Braskem contava com uma equipe de três integrantes dedicados ao processo de Due Dilligence, além do apoio de uma consultoria externa, escritórios de advocacia e do uso de três ferramentas de automação de pesquisas.

O processo de diligência era feito em três etapas

1. Geração de dossiês de dados por meio dos buscadores, enfrentando instabilidades e resultados defasados;

2. Geração de relatórios preliminares de apontamentos, depurando falsos positivos e realizando pesquisas manuais e suplementares para composição final de risco;

3. Revisão dos relatórios e elaboração de sumário final indicando a classificação de risco.

Resultados obtidos com a Plataforma da Neoway

Ilustração com um personagem feminino orquestrando um prédio corporativo, com o objetivo de ilustrar o processo de due diligence.

Com a contratação da Neoway em fevereiro de 2020, a Braskem conseguiu aprimorar significativamente o processo de Due Diligence, simplificando o processo de pesquisa e busca de informações, concentrando todo o esforço de análise apenas na plataforma da Neoway

Com isso, a empresa conseguiu internalizar o processo na sua própria equipe e dispensar, de imediato, o apoio de consultores externos que prestavam serviços na modalidade de loan staff.

Principais resultados observados:

  • Redução considerável no SLA já no mês seguinte à implementação da Neoway: a média de tempo entre o recebimento de uma demanda e a formatação de uma análise de risco passou para apenas um SLA médio de 4 dias no mês de maio, prazo muito inferior aos prazos anteriormente praticados;

  • Redução de 91% no SLA de entrega no segundo trimestre de 2020, incluindo análises emergenciais e o processo de cadastro de terceiros.

Essas melhorias foram realizadas mesmo havendo um aumento de 22% nas demandas quando comparado ao ano anterior.

Adicionalmente, além do processo regular de Due Dilligence para terceiros, a plataforma Neoway possibilitou ações de análise em massa. Somente em setembro de 2020, foram regularizados mais de 500 terceiros, cujos vencimentos aconteceriam ainda no final daquele ano.

Leia mais: Como monitorar e fazer análise de gestão de terceiros

Com a parceria, foi possível fazer o enriquecimento de dados para consulta durante o processo de Due Diligence. Para tanto, foi realizado o upload de bases de clientes, fornecedores, integrantes, terceiros e partes relacionadas à plataforma Neoway, cruzando dados de mais de milhares de entidades ligadas à empresa.

Leia mais: Gestão de riscos de ponta a ponta com inteligência de dados e automação

Isso possibilitou um novo enfoque de análise e a identificação de riscos até então desconhecidos pela empresa ou que demandam um processo de análise muito mais extenso para se chegar aos mesmos resultados, tais como:

  • – Identificação imediata de eventuais vínculos políticos entre terceiros, integrantes e parceiros de negócios;

  • – Utilização da plataforma em outros processos de compliance, como investigações internas.

Resultados do projeto de otimização de due diligence

Resultados do projeto de otimização de due diligence entre Neoway e Braskem.

Quantitativos

  • – Descontinuação do uso de três ferramentas de pesquisas utilizadas para análise;

  • – Redução de custos com terceiros sem impactar sensivelmente o headcount da área, internalizando o processo de Due Diligence;

  • – Redução de 91% do SLA para entrega de análises após a implementação;

  • – Utilização de dados não normalizados de milhares de entidades para pesquisa.

Qualitativos

  • – Conhecimento de riscos ainda não mapeados pela equipe de conformidade no processo regular de análise;

  • – Adoção de uma ferramenta que se adequa ao processo implementado durante monitoria independente;

  • – Manutenção de modelo existente e enriquecimento do processo com novas fontes de pesquisa;

  • – Melhoria na qualidade das análises e no tempo de entrega de resultados da equipe de Due Diligence;

  • – Otimização dos esforços dos integrantes da equipe e entrega de análises emergenciais no tempo acordado com as áreas de negócio, reduzindo o SLA médio para entregas entre 3 a 5 dias;

  • – Utilização de informações que antes não eram normalizadas em bases sistêmicas.

A parceria com a Neoway possibilitou à Braskem internalizar o processo de Due Diligence, gerando economia de tempo e recursos, além de otimizar a realização de análises de terceiros.

A Neoway conta com Soluções de Risk & Compliance que atendem às estratégias de gestão de riscos por completo. 

Elas ajudam a otimizar o setor de prevenção a fraudes e compliance, pois diminuem o tempo de busca e interpretação das informações, além de reduzir as chances de uma análise equivocada.

A solução de Risk & Compliance utilizada pela Braskem reúne em um único local todas as informações necessárias para fazer a diligência prévia de públicos de interesse, e, dessa forma, a empresa se resguarda de fazer negócios com pessoas, parceiros e/ou fornecedores envolvidos em atividades ilícitas ou que são expostas politicamente.

Se quiser saber mais sobre soluções inteligentes para Due Diligence para a sua empresa, fale com um de nossos especialistas.

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura