Como monitorar e fazer análise de gestão de terceiros

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Índice

  • O que é gestão de terceiros?
  • Por que monitorar e fazer a gestão de terceiros?
  • Como monitorar e gerir terceiros?
  • Realize monitoramentos contínuos com o Neoway Watcher
  • Conclusão

A gestão de terceiros é essencial para que as empresas consigam detectar, analisar riscos e agir rapidamente com o objetivo de mitigar possíveis danos. Esse acompanhamento se tornou ainda mais importante com a publicação do Decreto Federal nº 11.129/2022, regulamentando a Lei Federal nº 12.846/2013 (“Lei Anticorrupção”), que aumentou a importância das diligências na gestão de terceiros, contratação e monitoramento de Pessoa Politicamente Exposta (PEP ou PPE), além de doações e patrocínios.

O Decreto ainda instituiu um aumento de 4% para 5% na redução da multa caso a empresa possua um programa de integridade robusto no momento da violação à Lei Anticorrupção.

Neste artigo, vamos explicar o que é a gestão de terceiros, quais devem ser os alvos desse acompanhamento constante e como fazê-lo de maneira ágil e eficiente com a ajuda da tecnologia.

Quer reduzir riscos e aumentar a produtividade da sua área de compliance? Conheça ferramentas que irão auxiliá-lo nessa tarefa.

O que é gestão de terceiros?

A gestão de terceiros é o acompanhamento dos dados e comportamentos dos stakeholders de uma companhia — sejam eles parceiros de negócio, fornecedores ou clientes —, realizado com o objetivo de detectar possíveis riscos que possam ter impactos negativos para os negócios.

Esses impactos vão desde danos à reputação da companhia até a perda de negócios, passando por possíveis fraudes, conflitos de interesse e outras situações que podem levar a danos significativos nos resultados.

Leia mais: Saiba como a Engie Energia monitora mais de 8 mil stakeholders

Geralmente, o monitoramento desses públicos é um passo seguinte à due diligence dentro da estrutura de compliance. Ou seja, antes de fechar qualquer negócio, é feita uma análise de todos os antecedentes de uma empresa para garantir que não haja um histórico comprometedor. 

Depois de aprovado o negócio ou parceria, torna-se necessário acompanhar qualquer possível mudança na estrutura e na conduta da empresa parceira para se certificar de que ela não oferece riscos aos negócios.

Por que monitorar e fazer a gestão de terceiros?

Ilustração sobre os porquês de fazer a gestão de terceiros, que podem ser encontrados ao longo deste artigo.

O principal objetivo de monitorar e gerir parceiros, fornecedores e clientes é garantir que a sua empresa está segura contra fraudes e riscos de compliance. Mesmo após realizar uma análise prévia durante a due diligence, o fato é que os cenários mudam muito rapidamente e uma transação que antes não oferecia qualquer tipo de ameaça pode passar a merecer maior cuidado.

Um exemplo prático é o relacionamento com Pessoas Politicamente Expostas (PEPs). Imagine que você fechou contrato com um fornecedor e, anos depois, um sócio da empresa vence uma eleição. Apesar disso não significar que o contrato precisa ser desfeito, a situação exige uma análise mais detalhada no longo prazo.

Outro caso, dessa vez mais grave, é quando um fornecedor é colocado em uma lista de Trabalho Escravo ou alguma lista restritiva internacional, como a da ONU e a da Interpol. Nesse caso, é possível que a parceria precise ser encerrada imediatamente. Afinal, não é interessante ter a imagem atrelada a esses tipos de crimes.

Os custos de não monitorar os terceiros podem ser financeiros e reputacionais. Além do risco de sofrer algum tipo de fraude ou processo judicial, a empresa que não fiscaliza seus stakeholders pode sofrer danos à imagem organizacional ao ser acusada ou condenada por manter relações com pessoas e empresas antiéticas.

Baixe o Guia de Implantação de Monitoramento de Stakeholders e saiba como garantir processos de diligência mais eficientes.

No âmbito jurídico, é essencial lembrar da Lei Anticorrupção (12.846/2013), um marco na legislação brasileira, que impôs medidas contra atos ilícitos cometidos por empresas contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Essa lei introduziu a responsabilização objetiva administrativa e civil de empresas, ou seja, elas podem ser culpabilizadas pelos atos cometidos por seus funcionários e sócios sem a necessidade de prova de dolo, culpa ou má-fé da companhia. 

As punições aplicáveis variam de acordo com uma série de critérios, como a gravidade da infração, o efeito negativo provocado, a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, entre outros. Já as penas podem ser a publicação da decisão condenatória e multas que variam de 0,1% a 20% do último faturamento bruto da empresa. 

Mais recentemente, o Decreto Federal nº 11.129/2022 passou a exigir maior rigor na gestão dos riscos das atividades desempenhadas pela empresa, incluindo a realização de análises de riscos periódicas e a alocação eficiente dos recursos da companhia em atividades de compliance.

Quais stakeholders podem ser monitorados na gestão de terceiros?

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Prestadores de serviço;
  • Investidores e acionistas;
  • Parceiros de negócio;
  • Influenciadores associados à marca;
  • ONGs apoiadas pela marca.

Como monitorar e gerir terceiros?

Ilustração de uma mulher e dicas de como monitorar e gerir terceiros, que podem ser encontradas ao longo deste artigo.

Um bom procedimento de gestão de terceiros começa pelo mapeamento dos riscos que cada público pode representar para a sua empresa. Desta forma, é possível entender quais dados e comportamentos você precisa analisar. Essa estruturação inicial é importante porque, atualmente, uma quantidade enorme de dados é gerada a todo momento, mas nem todas essas informações são úteis.

Ao se ater às informações que realmente precisam ser acompanhadas, você consegue tornar suas análises mais objetivas, ágeis e eficientes, além de economizar os investimentos necessários para coletar, organizar e armazenar os dados.   

O passo seguinte é definir o apetite ao risco da empresa. Isso ajudará a entender qual nível de preocupação cada informação irá trazer e, assim, você poderá estruturar um plano de gerenciamento de riscos compatível com a realidade da sua empresa.

Leia mais: Conheça o programa de Compliance e redução de riscos da Claro 

Após definir os dados que serão analisados e o apetite ao risco, é hora de coletar e analisar as informações. Podemos dizer que esse é um dos maiores desafios das empresas. Apesar de haver um alto volume de informações disponíveis, elas estão espalhadas por diversas fontes diferentes que nem sempre “conversam” entre si ou possuem o mesmo padrão.

Outro desafio é o fato de que os dados são constantemente atualizados e nem sempre é possível visitar cada fonte regularmente para coletar cada dado novo ou alterado. Nesse cenário, as tecnologias de Big Data Analytics (softwares de gestão de terceiros) são essenciais, já que automatizam todo o processo de coleta, limpeza e organização dos mesmos.

Essas soluções fazem a coleta automática em milhares de fontes diferentes, higienizam os dados para que eles apareçam em um mesmo formato e disponibilizam para o usuário de forma intuitiva, permitindo que conexões e insights sejam encontrados de forma rápida e sem a necessidade de trabalho manual. 

É possível, ainda, aplicar Inteligência Artificial a essas soluções, de maneira que elas não só disponibilizem as informações de maneira prática, como também consigam detectar riscos sem a necessidade de intervenção humana.

Realize monitoramentos contínuos com o Neoway Watcher

O Neoway Watcher é uma ferramenta que permite monitorar automaticamente milhares de informações sobre empresas e seus sócios para evitar ameaças de compliance e fraudes.

A solução utiliza Big Data Analytics e Inteligência Artificial para coletar, analisar e enviar alertas sempre que detectar um comportamento de risco ou incomum.

Como o Neoway Watcher funciona

Você pode acompanhar variáveis como:

Conclusão

Avaliar, monitorar e realizar a gestão de terceiros como fornecedores, parceiros de negócio e clientes é essencial para evitar riscos como fraudes, prejuízos financeiros e para a imagem institucional da empresa.

Essa, porém, não é uma tarefa fácil. Por isso, torna-se imprescindível a utilização de ferramentas específicas para fazer a coleta, organização e monitoramento automático de dados estratégicos.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a monitorar os riscos da sua empresa em tempo real.

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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