Índice
- Automação com embasamento e agilidade
- Tendências de prevenção de perdas
– Segurança e compliance contra fraudes no varejo - Conclusão
O ano de 2025 foi marcado por discussões sobre como a Inteligência Artificial pode acelerar as operações de todas as áreas de negócio.
No ecossistema de prevenção de fraudes, gestão de riscos e compliance a questão é semelhante. E o que podemos perceber é que ainda há um longo caminho a percorrer até que automação e IA mexam os ponteiros no setor.
Por outro lado, é possível perceber que há um enorme potencial de ganho em eficiência, segurança e inteligência de decisão com o uso de novas tecnologias nesse setor.
Boa parte dos times de prevenção a fraudes e compliance ainda usam IA de forma pontual, sem processos estruturados, por exemplo.
Assim, fica claro que as ferramentas de Inteligência Artificial já provaram seu valor, mas ainda não estão sendo usadas em toda sua capacidade. Não dá mais para apontar essas tecnologias como tendência, hoje elas são uma necessidade para escalar o compliance e torná-lo cada vez mais preditivo, eficiente, ágil e integrado às decisões de negócio.
No artigo de hoje, vamos comentar alguns dos destaques desse ano e quais são as tendências de prevenção de perdas para 2026, especialmente nos segmentos de prevenção a fraudes, gestão de riscos e compliance.
Quer potencializar sua estratégia de Compliance?
Tenha uma visão 360 das suas análises, com mais previsibilidade, segurança e agilidade.
Automação com embasamento e agilidade
Um dos exemplos do uso dessas inovações é para complementar soluções de automação, como o Seeker, motor de decisão para compliance e fraude da Neoway.
Usando IA, é possível gerar relatórios de evidências que fazem uma análise de documentos que corroboram com o score obtido pelo motor e empoderam os profissionais em sua tomada de decisão.
Leia mais: Automação de decisão: como usar a tecnologia para tomar melhores decisões
E esse é só o começo de uma nova era analítica para a gestão de risco. Em 2025, termos como “empresas de fachada” e “laranjas” ganharam o noticiário com força por conta das investigações das autoridades. Tal cenário reforça ainda mais a necessidade de reforçar os controles de risco, com indicadores que analisem a probabilidade de CNPJs e CPFs serem usados como fachada ou laranjas em esquemas.
Leia mais: Impactos da regulamentação de criptoativos no Brasil na gestão de fraude e compliance
Outro destaque é a necessidade de detectar vínculos com partes dentro desses perfis de risco. Essas análises de relações, onde um determinado CPF ou CNPJ é aprovado, mas tem relacionamentos que podem ser suspeitos vai continuar como destaque no próximo ano.
Automação, inteligência analítica e IA ainda têm um bom caminho a percorrer no compliance. E é exatamente nesse espaço, entre a experimentação e a inovação, que estão as oportunidades de entrega de valor em 2026.
Principais tendências de prevenção de perdas
A regra é clara: a cultura de compliance precisa acontecer de forma mais proativa e integrada à estratégia organizacional.
O cenário de compliance e prevenção a fraudes vai exigir uma habilidade que, por vezes, é esquecida pelas companhias: a adaptação contínua.
Com a evolução das legislações e do ambiente regulatório, espera-se que a governança corporativa seja ainda mais cobrada, seja pelo mercado ou pelos órgãos reguladores.
Com a popularização de tecnologias como machine learning, Inteligência Artificial (IA) e outras, podemos dizer que a automatização de auditorias, background checks e outras atividades para prevenção de riscos devem ser o foco dos profissionais do mercado.
A inteligência analítica vai aumentar o poder de execução dos times, sendo uma aliada importante para garantir maior eficiência na identificação de não conformidades e na mitigação de fraudes.
Além disso, a automação permite que empresas realizem um monitoramento contínuo de seus stakeholders, reduzindo custos e aumentando a precisão das análises.
Outro ganho relevante da automação é a redução de erros operacionais, que ainda são uma causa significativa de perdas para as empresas.
As tendências para 2026, portanto, giram em torno de dois pilares fundamentais:
- Segurança e confiança: implementação de tecnologias capazes de reduzir fraudes e proteger dados.
- Eficiência operacional: uso de inteligência analítica e automação para minimizar erros e perdas.
Segurança e compliance contra fraudes no varejo
Marcas confiáveis terão a maior vantagem competitiva em um cenário de crise de segurança e confiança. Empresas que investem em prevenção de fraudes e em processos de compliance robustos se tornam mais confiáveis aos olhos dos consumidores.
Para construir essa confiança, é essencial adotar práticas como:
- Transparência nos processos de segurança.
- Implementação de tecnologias que protejam os dados do consumidor.
- Demonstração ativa de responsabilidade e compromisso com a ética.
Um exemplo do uso de automação é a realização de background checks de forma automática usando soluções capazes de integrar dados e avaliar se um fornecedor possui alguma propensão a fraudes no onboarding, dentre vários outros usos possíveis.
No contexto de análise de fornecedores, temos um case de sucesso da Pernambucanas que ilustra bem o assunto. Veja como a empresa ganhou agilidade e precisão com as soluções de Data Analytics da Neoway:
Pensando nessa necessidade, apresentamos ao mercado em 2024 o nosso motor de decisão para compliance e fraude, o Neoway Seeker.
Disponível por meio de plataforma e API, a solução é capaz de descomplicar processos de onboarding, gerar scores baseados em políticas de risco personalizadas e realizar análise em massa em questão de segundos.
Por falar em onboarding, o momento de conexão entre empresas e novos relacionamentos comerciais é essencial para mapear possíveis riscos e mitigar perdas.
Assim, a Neoway lançou um Guia Antifraude para Onboarding e monitoramento de fornecedores que traz os cases de sucesso no mercado de varejo para explicar conceitos como onboarding, ongoing, Know Your Transaction e vários outros.
Conclusão
As tendências de prevenção de perdas e fraudes para 2026 indicam um cenário cada vez mais desafiador para empresas de todos os segmentos.
A popularização das ferramentas de Inteligência Artificial trouxe avanços importantes, mas também elevou o nível de sofisticação das ameaças.
Em um mundo de crise de segurança e desconfiança, empresas que adotarem soluções tecnológicas inovadoras e processos bem definidos terão maior capacidade de proteger suas operações, reduzir perdas e fortalecer a confiança dos consumidores.
Adriano Martins, da Claro Brasil, conta como as soluções da Neoway ajudam a empresa a mitigar riscos na área de compliance e fraudes, além de ressaltar a importância de ter uma ferramenta que permita gerar um onboarding mais ágil e seguro.
Investir em IA, automação, segurança de dados e inteligência analítica não é apenas uma medida preventiva, mas um diferencial competitivo que garantirá a sobrevivência e o sucesso das empresas em um mercado cada vez mais exigente.
No próximo ano, a inteligência de dados permitirá às empresas não apenas antecipar riscos, mas também transformar insights em decisões mais rápidas e certeiras. E a Neoway seguirá ajudando as principais companhias do país nessa jornada.
Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre as soluções da Neoway para prevenção de perdas.