O que uma equipe de compliance eficiente precisa ter

SCROLL DOWN

Índice

Uma vez que muitas empresas já sabem da importância e da necessidade de ter um programa de integridade e conformidade, a dúvida que fica é: como montar uma equipe de compliance eficiente?

Esse tem sido um desafio de muitas organizações que desejam criar seu próprio departamento de compliance para garantir o cumprimento das leis, regras e normas que regem seus negócios e suas relações.

Uma das dificuldades mais comuns é formar uma equipe de compliance com profissionais capacitados e em quantidade suficiente para dar conta das demandas da companhia. Se a estruturação do setor começa como o Chief Compliance Officer (CCO), o que vem sem seguida?

A seguir, vamos ver mais detalhes sobre a formação de uma equipe de compliance e suas atribuições. Acompanhe!

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

Quais são as responsabilidades e atividades de uma equipe de compliance?

Engana-se quem pensa que a responsabilidade da equipe de compliance restringe-se a garantir a conformidade da legislação. O trabalho desse setor é muito mais profundo e complexo, envolvendo atividades que permeiam toda a organização.

Entre as principais atribuições e responsabilidades, destacamos:

  • Desenvolver e promover melhorias;
  • Fazer a análise de riscos;
  • Fiscalizar as informações contábeis;
  • Gerenciar os controles internos;
  • Implementar leis e processo de compliance;
  • Prevenir e combater fraudes;
  • Realizar auditorias periódicas.

O que faz um compliance officer?

O Compliance Officer ou CCO é responsável por assegurar que as políticas de compliance da empresa sejam seguidas, ou seja, que todas as atividades da estejam em conformidade com a legislação, com as regras do setor e com suas próprias normas internas.

Como líder do setor, o CCO deve gerir a equipe de compliance que vai auxiliá-lo nessas tarefas. É atribuição desse profissional implementar as diretrizes do programa de integridade da organização, elemento chave para garantir a conformidade nas atividades desempenhadas por colaboradores, gestores e também sócios.

Veja também: Conheça as principais tecnologias de Risk & Compliance

O compliance officer atua diretamente com o monitoramento de riscos. Seu trabalho não se limita, portanto, ao monitoramento das pessoas da empresa, mas deve estar em constante busca por brechas que podem resultar em inconformidades.

A criação do código de conduta e o estabelecimento de canais de denúncia para compliance são outras de suas atribuições.

Qual o tamanho ideal de uma equipe de compliance?

Infográfico traz alguns profissionais que ajudam a formar uma equipe de compliance eficiente, como CCO (Chief Compliance Officer), advogado, auditor, analista de dados e analista de riscos.

O tamanho ideal de uma equipe de compliance vai depender de cada empresa, do seu porte, da complexidade dos seus negócios, dos seus objetivos e dos principais desafios que enfrenta.

Por exemplo: organizações que lidam diretamente com entes públicos ou empresas que, a depender do seu ramo de atividade, devem atender a muitos órgãos fiscalizadores precisam contar, via de regra, com equipes maiores.

Budget para montar uma área de compliance. Quanto? – Videocast “Fala, Compliance!” – EP 3

No entanto, há outros fatores a se considerar. Muitas companhias preferem centralizar todas as atividades de compliance em um único time. Por outro lado, outras trabalham com diferentes células de governança espalhadas pelos departamentos da empresa, servindo como um primeiro filtro que realiza uma avaliação inicial das atividades.

Como formar uma equipe de compliance eficiente

Ilustração traz três passos para formar uma equipe de compliance. Estes podem ser conhecidos ao longo deste artigo.

Para formar uma equipe de compliance eficiente existem alguns passos que devem ser tomados. Destacamos:

Escolha da liderança

Como vimos, a figura central da equipe de compliance é o CCO. Esse profissional será o head da área, estruturando o departamento e sendo responsáveis pelos principais mecanismos de integridade e conformidade dentro da empresa.

O compliance officer deve ser uma pessoa resiliente, que entenda a importância de uma comunicação flexível, mas que, ao mesmo tempo, não abra mão do cumprimento das regras.

Estrutura dos cargos

Uma vez escolhido o líder, é necessário pensar em toda a estrutura que será formada ao seu redor. Geralmente, além do CCO, a equipe de compliance é formada por um gerente, analistas e assistentes. Em empresas de maior porte, é comum haver figuras como coordenadores e gestores, especialmente quando o departamento é dividido em grupos.

É importante lembrar que, idealmente, a equipe de compliance deve ser multidisciplinar, formada por profissionais com expertise em diferentes áreas. Isso porque o time de compliance irá atender a demandas de todos os departamentos da organização e de todas as áreas do conhecimento.

No entanto, vale ressaltar, que isso não exclui a necessidade de contar com profissionais inteiramente dedicados ao compliance, que auxiliarão o CCO na elaboração do programa de integridade, na avaliação de riscos, na melhoria das políticas internas, nos treinamentos dos colaboradores, na criação do canal de denúncias etc. 

Isso posto, é essencial que todos os colaboradores que formarem esse time tenham um profundo conhecimento da cultura organizacional, bem como dos valores, da missão e da visão da empresa. Somente assim será possível definir regras que estejam alinhadas a esses princípios.

Promoção de treinamentos

Um time eficiente depende, em grande parte, de profissionais capacitados. Por isso, é fundamental que a empresa invista no treinamento e na atualização dos colaboradores da equipe de compliance.

É importante que essa capacitação não seja uma ação isolada, mas que aconteça de forma contínua, promovendo um ciclo constante de melhorias no setor.

Como a tecnologia apoia o setor de compliance

De acordo com um levantamento da KPMG sobre a área de compliance nas empresas, 65% dos respondentes afirma que inovação e tecnologias em compliance não são temas debatidos internamente. E isso revela um cenário preocupante.

No mercado atual, contar com processos ágeis e o mais precisos possível é fundamental do ponto de vista competitivo. E quando falamos de compliance isso não é diferente.

Especialmente quando falamos da análise, mapeamento e mitigação de riscos, tudo deve ocorrer de forma alinhada e rápida. Caso contrário, as consequências podem ser irreversíveis para a organização.

Nesse sentido, a tecnologia é a maior aliada do compliance, seja por meio de ferramentas mais simples como CRM ou ERP ou daquelas que unem inovações como Big Data e Inteligência Artificial. Um exemplo de sucesso é como a Engie Brasil, maior produtora privada de energia elétrica do país, acompanha mais de 8 mil stakeholders com a plataforma de Risk & Compliance da Neoway. 

Contar com soluções tecnológicas traz mais assertividade e precisão na identificação de riscos, além de permitir a economia de tempo, liberando a equipe de compliance para tarefas menos operacionais e mais estratégicas.

O benefício da tecnologia aparece também na forma como a empresa lida com dados. Em um mercado em que eles ganham cada vez mais importância, contar com ferramentas para coletá-los e analisá-lo se converte em um importante diferencial competitivo.

Para que uma equipe de compliance obtenha o sucesso esperado, é preciso contar com as melhores ferramentas para se manter em conformidade no mercado. Conheça a Neoway Compliance e acesse em um só lugar todas as informações necessárias. 

Quer reduzir riscos e aumentar a produtividade da sua área de compliance? Conheça ferramentas que irão auxiliá-lo nessa tarefa.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura