Entenda o conceito e por que fazer gestão de investimentos

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é gestão de investimentos?
  • Como funciona a gestão de investimentos?
  • Quais são os tipos de gestão de investimentos?
  • Como fazer uma boa gestão de investimentos?
  • Conheça as soluções que unem as cinco boas práticas para a gestão de investimentos

Uma das áreas que mais apresentam desenvolvimento no mercado financeiro é a gestão de investimentos. Seja para ganhos pessoais, investimentos corporativos ou administração de recursos de terceiros, o setor apresenta um vasto leque de oportunidades. 

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tema. Afinal, como funciona a gestão de investimentos? Quais são os principais tipos? E como realizá-la da maneira correta?

Se você quer saber as respostas para essas perguntas, continue a leitura. Neste artigo, saiba tudo o que é necessário para gerir uma carteira de ativos de sucesso.

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

O que é gestão de investimentos?

Gestão de investimentos é um processo que consiste na administração de um conjunto de ativos financeiros para obtenção de lucro. Ou seja, o direcionamento inteligente de recursos como ações, títulos, fundos imobiliários, criptomoedas e outros para ganhos monetários. 

Em outras palavras, trata-se do ato de administrar uma carteira de ativos (ou portfólio de investimentos), por meio da compra e venda a curto ou longo prazo. Nesse procedimento, cabe ao gestor de investimentos a tarefa de monitorar indicadores, mitigar riscos, avaliar variáveis, estabelecer metas e definir prioridades. 

A gestão de investimentos é tanto uma forma de se ganhar dinheiro (enquanto pessoa física ou jurídica) quanto um tipo de serviço. Ou seja, o gestor de investimentos pode ser tanto um investidor quanto um profissional contratado. 

Em ambos os casos, os envolvidos devem tomar decisões estratégicas para aumentar os rendimentos. Para tal, observam tendências, avaliam dados e utilizam conhecimento de mercado para potencializar os resultados. 

Como funciona a gestão de investimentos?

A gestão de investimentos é uma metodologia ativa de vigilância do mercado, que visa encontrar oportunidades e desvencilhar-se de ameaças para a saúde do capital. Ou, em termos mais simples, saber a hora certa de aplicar ou retirar o dinheiro. 

Leia mais: Mercado de capitais: como usar os dados e a tecnologia nesse segmento

Naturalmente, existem estratégias envolvidas em uma gestão de investimentos. Sua elaboração depende do objetivo estabelecido. Alguns dos mais comuns são aposentadoria, fundo de garantia, compra de imóvel e renda extra. 

Assim, o gestor de investimentos realiza ações como: 

  • definição de perfil de risco;
  • seleção de investimentos;
  • diversificação de ativos da carteira;
  • rebalanceamento regular de recursos;
  • gestão de risco e identificação de oportunidades;
  • análise tributária e prestação de contas.

Quais são os tipos de gestão de investimentos?

De modo geral, existem duas maneiras de se fazer gestão de investimentos: a ativa e a passiva. A seguir, vamos conhecer sobre cada uma delas. 

Gestão de investimentos ativa

No modelo de gestão de investimentos ativa há um objetivo claro: superar uma meta pré-definida (também conhecida como benchmark). 

Assim, as pessoas envolvidas na atividade observam o mercado de perto para descobrir brechas e eventos por meio de dados, taxas, juros, inflação e outras inconstantes. 

Gestão de investimentos passiva

Já na modalidade de gestão de investimentos passiva, o propósito é seguir um benchmark. Isso quer dizer que há a previsibilidade de ganhos. Nesse caso, os investimentos também são monitorados, mas não há uma procura agressiva por oportunidades. 

Em outras palavras, são investimentos que possuem menos riscos. Mas, por outro lado, proporcionam um retorno prolongado. 

Como fazer uma boa gestão de investimentos?

Fazer uma boa gestão de investimentos não é uma tarefa fácil. Isso porque existem muitos fatores que influenciam a performance de uma carteira de ativos. 

Contudo, é possível se preparar e elaborar ações para maximizar os potenciais ganhos com as aplicações. A seguir, conheça algumas das melhores práticas. 

1. Definição de objetivos

É impossível criar uma boa estratégia de investimentos sem a definição de um objetivo. Este é o ponto de partida para criar uma sequência de ações coerente. 

2. Tolerância aos riscos

A tolerância ao risco está relacionada ao perfil de investidor. Ou seja, se é ou não aceitável a realização de uma aplicação ousada para gerar altos lucros, mesmo que existam chances de fracasso. 

Com uma linha de raciocínio estabelecida, torna-se possível a seleção de mix de ativos complementares.

3. Diversificação de investimentos

A diversificação dos investimentos é uma estratégia de mitigação de riscos. Assim, em casos de perdas, elas não serão tão significativas. Ou seja, a escolha de diferentes ativos é uma maneira de se proteger contra a volatilidade do mercado.

4. Monitoramento de ativos

Manter-se atento às variações do mercado é fundamental, especialmente na gestão de investimentos ativa. Assim, os ajustes podem ser realizados em tempo real, rebalanceando a carteira. 

5. Análise de dados

Os dados são os instrumentos de mercado mais importantes para a gestão de investimento. São eles que permitem investir de maneira planejada e inteligente.

Conheça as soluções que unem as cinco boas práticas para a gestão de investimentos

A Neoway possui soluções desenvolvidas especialmente para o mercado de capitais

São ferramentas de inteligência de dados que ajudam empresas a tomarem decisões ainda melhores em relação a seus produtos financeiros e a realizarem monitoramentos internos muito mais eficientes:

  • DataWise + é a solução que fornece dados consolidados do mercado em um só lugar para fazer análises e tomar decisões estratégicas com mais agilidade e eficiência.
  • Monitora PIP garante o cumprimento de políticas internas relacionadas a investimentos de pessoas vinculadas e ativos de própria emissão. Esta solução ajuda a proteger as empresas de práticas irregulares como insider trading e front running, afastando riscos legais, regulatórios ou reputacionais do negócio.
  • Segmentação de investidores oferece uma visão segmentada da carteira e gera insights valiosos quanto ao potencial de investimento, perfil de produtos, frequência de negociação, entre outros.

Para saber mais sobre essas soluções, entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura