Como analisar a diversificação de ativos da carteira de investimentos de seus clientes

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Índice

  • Como a diversificação de ativos de investimentos reduz riscos nas instituições financeiras
    – Encarteiramento correto
    – Redução do churn
    – Priorização de esforços
  • Como montar uma estratégia de diversificação de ativos de investimentos para clientes PF com o auxílio dos dados
  • Como a Segmentação de Investidores promove a rentabilização da carteira de clientes?

Se informação é poder, como já é praxe dizer no universo corporativo, saber coletar e analisar as informações disponíveis sobre clientes é sinônimo de ganhos em todas as frentes para qualquer empresa.

No setor financeiro, a análise dos dados para segmentar clientes permite incrementar a rentabilização da carteira, direcionar as melhores ofertas de investimentos, aprimorar estratégias de marketing e vendas, dentre várias outras ações.

Neste artigo, veja como é possível analisar a diversificação de ativos da carteira de investimento dos clientes, promovendo oportunidades de negócios com o uso da tecnologia já disponível no mercado.

Como a diversificação de ativos de investimentos reduz riscos nas instituições financeiras  

A frase “não coloque todos os ovos na mesma cesta” é uma velha conhecida do mercado financeiro. 

A importância da diversificação de ativos é parte essencial em qualquer carteira de investimentos, seja de um investidor experiente ou iniciante, mas na perspectiva das Instituições Financeiras, como a diversificação de ativos na carteira dos clientes pode contribuir na gestão de riscos

1. Encarteiramento correto

Compreender a maturidade financeira da carteira de clientes é primordial para as estratégias de negócios das Instituições Financeiras. Para investidores mais conservadores, a complexidade dos termos e as possibilidades de alocação de ativos, poderá demandar mais esforços do time comercial, seja na apresentação dos produtos ou nas operações dentro da plataforma, por exemplo. 

Já para investidores experientes o desafio poderá ser uma oferta comercial mais robusta, apresentando propostas de previsão de lucros e o impacto das expectativas do mercado na carteira, ou seja, um overview completo do cenário atual e perspectivas a longo prazo. 

Costumeiramente, as estratégias comerciais sobre quais oportunidades de investimentos serão trabalhadas dentro de uma corretora, são direcionadas conforme o suitability dos clientes.

A segmentação dos investidores conservadores aos arrojados conduz as ofertas de produtos no mercado financeiro. Contudo, a análise sobre o encarteiramento dos investidores é realizada por formulário e pesquisa, promovida pela própria Instituição Financeira.

Entender o encarteiramento correto dos investidores garante abordagens precisas, recomendação de ativos conectados com o perfil de risco dos clientes e reduz os riscos de ofertas comerciais ineficazes.

2. Redução do churn

A diversificação dos ativos também contribui para a satisfação dos investidores no que condiz ao equilíbrio de perdas e ganhos. Como orientado pelos especialistas do mercado, uma carteira de investimentos de sucesso demanda três fatores: constância, diversificação e tempo.  

Não é novidade que os efeitos de alta ou baixa do mercado quando aplicados em uma carteira de investimentos com diversificação entre setores, indexadores e ativos, tendem a sofrer menos impacto a longo prazo. Dessa forma, um banco ou corretora que busca aprofundar as análises de mercado e ampliar o conhecimento sobre sua base de clientes, consequentemente está no caminho da redução do churn.

3. Priorização de esforços

Construir ou reorganizar uma carteira de investimentos pode ser um desafio para muitos investidores e os gestores de investimentos conseguem contribuir nesta análise, principalmente quando conhecem profundamente seus clientes e sabem onde priorizar esforços em captação, upsell ou fidelização.

Se por um lado a diversificação de ativos contribui para o fortalecimento de uma carteira de investimentos, a pulverização se caracteriza como a diversificação em excesso. Por serem definições próximas é comum a confusão entre os dois conceitos, mas da perspectiva de uma Instituição Financeira, um investidor com a carteira pulverizada pode ser uma oportunidade de negócio.

Como montar uma estratégia de diversificação de ativos de investimentos para clientes PF com o auxílio dos dados

Montar uma carteira de investimentos PF com a diversificação de ativos apropriada para as movimentações do mercado é um processo minucioso. 

Compreender as metas de curto, médio e longo prazo dos clientes e a tolerância ao risco são fatores primordiais. Além dos aspectos particulares de cada investidor, a construção de uma carteira de investimentos eficiente também passa pela coleta e criteriosa análise de dados.

André Bina, Head de Capital Markets da Neoway e Business Owner da B3, apresenta a evolução da análise de dados no Mercado de Capitais.

A tecnologia surge como uma ferramenta valiosa ao cruzar dados e promover insights para a tomada de decisões, com mais agilidade e eficiência. 

Por meio dos dados únicos, os analistas de investimentos identificam padrões, antecipem movimentos futuros e ajustam suas estratégias de acordo com o real perfil de investidor dos seus clientes.

Os dados únicos também indicam o perfil de diversificação em uma escala de baixa, média ou alta e permite uma análise profunda acerca da afinidade da base de clientes com os diferentes produtos de investimentos. 

Como a Segmentação de Investidores promove a rentabilização da carteira de clientes?

O uso de dados de forma tão estratégica garante às instituições financeiras uma perspectiva 360° sobre a forma de diversificação de ativos e maturidade financeira dos clientes. Isso, em última instância, leva ao aumento da rentabilidade e do ganho geral da carteira.

A Segmentação de Investidores permite priorizar a carteira de clientes, identificar as ofertas mais aderentes e entender o timing perfeito para oferecer os melhores produtos e soluções financeiras. Também facilita a compreensão daqueles clientes que têm potencial real para investir – e dos que não têm.

As Instituições Financeiras podem contar com uma solução completa para fazer essa segmentação de clientes e orquestrar um planejamento completo para aprofundar a segmentação dos clientes.

Além disso, todos os dados podem ser integrados por meio de uma API diretamente em qualquer outra plataforma favorita.

Para saber mais detalhes sobre a solução ideal para você fazer a segmentação de investidores no setor financeiro de maneira mais eficiente, fale com um de nossos especialistas e veja como transformar dados únicos em poder para seus produtos de investimentos.

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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