Compliance financeiro: saiba como implementá-lo na sua empresa

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O compliance é um elemento cada vez mais importante nas empresas. Afinal, é preciso se manter em conformidade com a legislação, atender as normas do setor e se atentar às políticas internas.

Não à toa, o compliance possui diversas ramificações, dentre elas o compliance financeiro. Seu objetivo é garantir a lisura nas relações comerciais e nas transações financeiras das quais a organização faz parte, prevenindo e combatendo possíveis atos ilícitos, antiéticos e avaliando potenciais riscos.

De fato, desde as mais recentes alterações na chamada Lei de Lavagem de Dinheiro, em 2012, o compliance financeiro deixou de ser uma preocupação exclusiva das instituições financeiras e começou a fazer parte da rotina de empresas de todos os setores.

O que é compliance financeiro?

O compliance financeiro analisa as operações da empresa, fazendo sua validação e garantindo o atendimento às regras estabelecidas.

Com isso, é possível manter sob controle todos os processos que possam afetar o patrimônio da organização, além de assegurar a fidelidade das informações e registros sobre essas transações.

Naturalmente, o compliance financeiro é a área que trata as tentativas de fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção, de forma mais direta. Por isso mesmo, sua atuação é imprescindível para proteger a empresa desses atos e, assim, resguardá-la de problemas jurídicos, financeiros e reputacionais.

O objetivo do compliance financeiro é garantir a conformidade com as leis, normas e boas práticas nas relações comerciais de uma organização. Isso envolve ações de compra e venda, fusões e aquisições, e o estabelecimento de novas relações com fornecedores, prestadores de serviço, colaboradores, parceiros e clientes.

 Assim como também toma conta das principais normas internas de uma empresa.

Diferenças entre o compliance e o compliance financeiro

De um modo geral, a área de compliance está conectada à adequação às leis, regulamentações, padrões éticos de um setor e normas internas. Contudo, o compliance financeiro possui uma característica que o diferencia do âmbito generalista: o foco nos processos financeiros de uma empresa. Ou seja, é considerado um subsetor do compliance. 

Assim sendo, é aplicado tanto nos setores financeiros de empresas quanto em instituições bancárias, fintechs, escritórios de contabilidade e outras organizações do segmento. 

O foco regulatório na área, no entanto, é mais rígido com relação às normas, justamente por se tratar do campo que lida com atividades monetárias essenciais para a sociedade. Assim sendo, há órgãos fiscalizadores com operações diretamente voltadas ao monitoramento de ações, como o Banco Central (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). 

Seu objetivo é, portanto, combater fraudes e crimes financeiros, tema que será tratado no tópico a seguir. 

Tipos de fraudes e crimes em bancos e fintechs

Como a tecnologia (e os dados) pode ajudar?

O compliance financeiro está diretamente relacionado à gestão de riscos e prevenção à fraude. Para isso, um dos passos mais importantes é a análise de dados sobre as pessoas — físicas e jurídicas — e os valores envolvidos nas transações.

No entanto, a grande questão é: em um mercado que gera e se pauta cada vez mais por dados, como fazer para ter eficiência e agilidade nesse processo?

A resposta está na tecnologia, sobretudo as ferramentas de Big Data. Juntamente com outras soluções, como Inteligência Artificial, essas tecnologias permitem a coleta e análise de grandes volumes de dados.

Mais do que isso: para que o compliance possa atuar, é preciso que esses dados sejam estruturados e armazenados da maneira correta. Ferramentas desse tipo conseguem atender a essa necessidade, de forma a facilitar o acesso e a interpretação das informações.

Sendo assim, uma das grandes vantagens da tecnologia de dados para o compliance financeiro é agilizar o processo de identificação de redes sociais, sejam transações suspeitas, possíveis conflitos de interesses entre as partes, além de riscos de lavagem de dinheiro e outras práticas irregulares.

Essas soluções também facilitam as operações de background check de colaboradores, fornecedores, parceiros e quaisquer outros stakeholders da empresa — novos ou antigos —, ajudando a avaliar se elas não têm nenhum envolvimento com práticas vedadas.

Com mais agilidade por meio de tarefas automatizadas, tecnologias como Big Data e IA também geram uma importante economia de tempo. Assim, as equipes que estariam envolvidas nesses processos podem se dedicar a atividade de cunho mais estratégico.

Qual a sua importância e vantagens?

Infográfico: Principais vantagens do compliance financeiro: atualizar e aperfeiçoar as normas internas; dar mais transparência aos processos; determinar processo para prevenir práticas ilícitas; fortalecer a credibilidade da marca, garantir o cumprimento das leis; melhorar a eficiência das operações; potencializar a vantagem competitiva da empresa.

É claro que um programa de compliance que ajuda a organização e evitar fraudes e lavagem de dinheiro é fundamental para proteger seu patrimônio. No entanto, não se pode menosprezar a importância do compliance financeiro para a reputação da empresa.

Companhias envolvidas em crimes desse tipo terão sua imagem manchada junto ao mercado, praticamente impossibilitando o fechamento de novas parcerias, a atração de investidores e tampouco de novos clientes.

Por isso, o compliance financeiro é um passo importante tanto interna quanto externamente.

Para a própria empresa, ele representa uma ferramenta para garantir que todos os processos e pessoas estejam agindo de acordo com a Lei e demais normas. Do ponto de vista do mercado, passa uma mensagem de integridade e de conformidade com as exigências legais.

Importante ressaltar, ainda, os impactos financeiros dessas medidas. Afinal, não se trata apenas de proteger o patrimônio de tentativas de atos irregulares, mas de evitar que a empresa se veja envolvida em custos de processos judiciais que podem levar a multas, sanções e reparações.

Vale também citar que o compliance financeiro norteia o desenvolvimento de processos internos para o controle e mitigação de riscos. Isso não só ajuda a assegurar o cumprimento das regras, como estabelece os procedimentos para o tratamento das não conformidades, permitindo a detecção de quaisquer desvios.

Isso posto, podemos resumir as principais vantagens do compliance financeiro:

  • Atualizar e aperfeiçoar as normas internas;
  • Dar mais transparência aos processos;
  • Determinar processo para prevenir práticas ilícitas;
  • Fortalecer a credibilidade da marca;
  • Garantir o cumprimento das leis;
  • Melhorar a eficiência das operações;
  • Potencializar a vantagem competitiva da empresa.

Como implementar o compliance financeiro?

Infográfico: 6 passos para fazer o compliance financeiro: 1. Ter um código de conduta; 2. Manter um canal de denúncia; 3. Realizar treinamentos; 4. Criar fluxos de aprovação; 5. Centralizar os dados; 6. Integrar diferentes áreas.

O compliance financeiro deve ser aplicado no monitoramento e no controle das transações financeiras da empresa. Sua implementação, porém, vai depender do porte e do setor em da empresa.No entanto, existem alguns passos básicos. Entre eles:

Ter um código de conduta

O código de conduta traz as diretrizes que devem ser seguidas por todos dentro da empresa, inclusive a questão financeira. Ele serve como um guia que traz as normas e procedimentos esperados das pessoas nas mais diferentes situações.

Manter um canal de denúncia

Seja no compliance financeiro ou em qualquer outro campo, as hotlines são um importante recurso para que as pessoas possam realizar denúncias de forma anônima e segura.

É fundamental que essas denúncias sejam devidamente investigadas, pois elas podem ajudar na detecção e prevenção de problemas.

Realizar treinamentos

A capacitação de colaboradores e gestores é outro passo importante para garantir a eficácia do compliance financeiro. Os treinamentos servem para atualizar as pessoas sobre as normas e condutas esperadas e também funciona como um canal de comunicação para tirar dúvidas e dar feedbacks.

Criar fluxos de aprovação

Uma importante ferramenta para impedir desvios é estabelecer fluxos de aprovação. Esse é um método que consiste em envolver mais pessoas nos processos, criando uma hierarquia para aprovação de orçamentos e outros documentos relacionados à área financeira.

Centralizar os dados

É importante que todas as informações financeiras da empresa estejam centralizadas em um mesmo sistema. Só acima será possível avaliar as transações e cruzar a análise dos dados para encontrar atividades suspeitas.

Integrar diferentes áreas

Para que o programa de compliance financeiro cumpra sua função, ele não pode existir e atuar de forma isolada. É preciso que ele funcione integrado a outras áreas do compliance, abrangendo todos os setores da empresa.

Afinal, para que essas ações sejam bem-sucedidas, é preciso assegurar a conformidade da empresa como um todo.

Quais setores podem ser envolvidos?

Segundo o art. 9 da Lei da Lavagem de Dinheiro, estão sujeitas às obrigações da legislação, as pessoas físicas ou jurídicas dos seguintes setores:

  • Bolsa de valores;
  • Compra e venda de imóveis;
  • Juntas comerciais e os registros públicos;
  • Assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência;
  • Gestão de fundos, valores mobiliários ou outros ativos;
  • Abertura ou gestão de contas bancárias, de poupança, investimento ou de valores mobiliários;
  • Criação, exploração ou gestão de sociedades de qualquer natureza, fundações, fundos fiduciários ou estruturas análogas;
  • Financeiras, societárias ou imobiliárias;
  • Alienação ou aquisição de direitos sobre contratos relacionados a atividades desportivas ou artísticas profissionais.
  • Empresas de transporte e guarda de valores;
  • Bens de alto valor de origem rural ou animal ou intermedeiem a sua comercialização.

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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